Eu discordo um pouco porque, antes mesmo do Carlos e do Ramón saírem, teve episódios sem eles e bons. E depois que eles saíram, a série até que teve bons momentos também, principalmente nos episódios do restaurante e no da Casa do Senhor Barriga.Don CHelipe escreveu:Confesso que para mim, se não fosse Quico e Seu Madruga, o seriado não teria feito tanto sucesso...
Apesar do Roberto ser um gênio e escrever roteiros simples que captam o telespectador, Quico e Madruga são os pilares do programa, Tudo girava em torno do Chaves, mas sem eles dois de fundo, não teria a mesma graça;
A saída do Quico pode até ter sido ruim pra série, mas foi a do Seu Madruga que pesou mais. Os episódios sem o Quico mas com o Seu Madruga em 1979, na maioria, são muito bons, dava pra ter continuado daquele jeito. Mas, com a saída do Seu Madruga, aí a série caiu de vez.
Chespirito criou o Jaiminho, o restaurante da Dona Florinda e fez a Dona Neves virar personagem fixo pra tentar suprir essas ausências. E a série melhorou com essas mudanças. Mas o auge foi mesmo com o Seu Madruga e o Quico.
Detalhe que Chespirito demorou um pouco pra fazer essas mudanças na série: o último episódio com o Seu Madruga foi em abril de 1979, o primeiro no restaurante foi em julho e o episódio da chegada da Dona Neves e do Jaiminho foi em setembro. Antes dessas mudanças, a série começou a ter mais episódios inteiros na escola, já que era mais difícil fazer histórias na vila sem o Seu Madruga e o Quico. E esses episódios inteiros na escola, embora até dê pra rir, não tem a mesma qualidade que episódios da escola de anos anteriores. Pra mim, isso também atrapalhou essa temporada. Ainda bem que ele criou essas mudanças depois, ajudou a melhorar a qualidade da série.
Confesso que eu nunca me importei com a ausência da Chiquinha no desenho, acho ela a personagem mais descartável da série.