As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.

Afinal, as claques fizeram falta no Programa Chespirito ou não?

Sim
53
74%
Não
19
26%

Total de votos: 72

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 723 vezes
Curtiram: 191 vezes

Mensagem por TheGamercrafterBR » 28 Jun 2020, 18:34

Uma coisa que notei é que após a retirada dos claques, e que parece que deixaram os atores rirem atrás das câmeras.
Ex: na segunda parte de "A atriz e o diretor parte 2" de 1988, é possivel ouvir a María Antonieta (É possível ouvir ela rindo até se engasgar no episódio "Uma festa de arromba" de 1992), Raul "Chato" Padilla e aquele ator que fez o caubói em Charrito dando gargalhadas em cena durante alguma fala engraçada de algum personagem.
Isso me lembra os episódios de 1972 e 1973 em que se ouviam pessoas da produção e atores rindo atrás das câmeras no áudio original.
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5238 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 28 Jun 2020, 20:00

O que alguns falaram na página anterior é minha exata opinião: A retirada de claques não serviu pra nada.

As risadas gravadas não são só risadas gravadas. Elas tem um propósito, são um "sinal sonoro pra você saber aonde rir". Coisa horrível hoje em dia, mas era o padrão da época do Chaves então a gente releva.

Quando retiraram as risadas em 82, acabaram os sinais sonoros? Não. As pausas pra risadas continuaram lá, depois de uma piada um personagem continuava fazendo as mesmas reações de 4 a 5 segundos antes de continuar o diálogo. A única diferença é que, ao invés do sinal sonoro pra rir ser uma risada, era uma musiquinha engraçada.

Ou seja, não mudou praticamente nada. De 1982 até 1995 o seriado continuou explicitando aonde que é pra rir. Não houve "respeito ao público". Na verdade, o respeito ao público já havia acabado a muito tempo, quando o Bolaños decidiu que era bom demais pra escrever histórias novas e começou a produzir temporadas inteiras só de remake.
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 2):
cyber RevolvinhoDouglas Reis

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador

Mensagem por TheGamercrafterBR » 28 Jun 2020, 20:19

Bernkastel escreveu:
28 Jun 2020, 20:00
O que alguns falaram na página anterior é minha exata opinião: A retirada de claques não serviu pra nada.

As risadas gravadas não são só risadas gravadas. Elas tem um propósito, são um "sinal sonoro pra você saber aonde rir". Coisa horrível hoje em dia, mas era o padrão da época do Chaves então a gente releva.

Quando retiraram as risadas em 82, acabaram os sinais sonoros? Não. As pausas pra risadas continuaram lá, depois de uma piada um personagem continuava fazendo as mesmas reações de 4 a 5 segundos antes de continuar o diálogo. A única diferença é que, ao invés do sinal sonoro pra rir ser uma risada, era uma musiquinha engraçada.

Ou seja, não mudou praticamente nada. De 1982 até 1995 o seriado continuou explicitando aonde que é pra rir. Não houve "respeito ao público". Na verdade, o respeito ao público já havia acabado a muito tempo, quando o Bolaños decidiu que era bom demais pra escrever histórias novas e começou a produzir temporadas inteiras só de remake.
Essas reações seriam tipo os personagens olhando para a câmera (tipo o Ramón Valdez olhando para a câmera quando é atrapalhado ou ouve alguma coisa absurda ou engraçada)?

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5238 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 28 Jun 2020, 22:00

Sim.

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador

Mensagem por TheGamercrafterBR » 28 Jun 2020, 22:07

Bernkastel escreveu:
28 Jun 2020, 22:00
Sim.
Aliás, se não me engano essas reações começaram a ser utilizadas a partir de 1974, apesar de que no episódio do "Indio pele vermelha" de 1973 esse recurso já tinha sido utilizado.

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

Pedro Gomes
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 592 vezes
Curtiram: 214 vezes

Mensagem por Pedro Gomes » 17 Jul 2024, 22:32

Ressuscitando esse tópico, eu acho que sim faz falta mas dá pra acostumar assistindo muito e eu gosto muito das BGMs principalmente quando tocava as BGMs do Pica pau AIC.

Eng. Pudim
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 537 vezes
Curtiram: 1897 vezes

Mensagem por Eng. Pudim » 17 Jul 2024, 22:41

Eu achei que era um tópico novo e já tava pensando "quem foi o imbecil que criou um tópico inútil desses?". Aí me veio a surpresa... :rolleyes:
EN VACACIONES. DIGO, FÉRIAS EM ESPANHOL.

Pereira Vinícius
Membro
Membro
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 153 vezes

Mensagem por Pereira Vinícius » 18 Jul 2024, 01:17

Também opino que apesar de ter me acostumado, a gente sente a falta sim.
O mesmo sentimento tenho quando comprei os boxes da pantera cor de rosa e vieram sem as claques (aqui uma questão de preferência minha mesmo)
O heroísmo não consistente em vencer o medo mas sim em supera-lo.

Chespirito

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 24106 vezes
Curtiram: 2965 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 22 Jul 2024, 13:23

Na minha opinião fizeram e muito. Ainda bem que nas dublagens BKS/Gota inseriram as claques novamente.

Um programa humorístico que é ambientado em um cenário fixo e poucas câmeras (na maioria das vezes) pra mim funciona melhor com trilha de risadas/aplausos justamente pq dá essa sensação de que um espetáculo está acontecendo,é como se realmente estivessem encenando para a gente.

Embora as piadas do Chespa já sejam boas por si só,as claques evidenciam aquele "punch" ,aquela ambiência necessária para ter um efeito mais cômico. O Chico Anysio disse em uma entrevista que as claques são equivalentes as trilhas sonoras sombrias em um filme de terror. Não sei se é só nostalgia cega minha,mas não imagino sitcoms como por exemplo Um Maluco no Pedaço (que eu sei que era gravada ao vivo) , Eu,a Patroa e as Crianças,Big Bang,Um Amor de Família,Arnold,Três é Demais,Seinfeld,Mr. Bean etc. sem risadas de fundo.

Agora em outras por exemplo Todo Mundo Odeia o Chris, Goldbergs,Brooklyn 99,Arrested Development ou até brasileiras tipo A Grande Família que se passam em vários cenários não precisam disso,afinal a graça já está acontecendo no desenvolvimento da história. Ou até mesmo programas de esquete como por exemplo Casseta e Planeta e TV Pirata que quase não tinham personagens/cenários fixos.
Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 2):
MeltDowncyber Revolvinho
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Chaparrón Bonaparte
Membro
Membro
Curtiu: 1125 vezes
Curtiram: 1270 vezes

Mensagem por Chaparrón Bonaparte » 23 Jul 2024, 17:18

Na minha opinião, não fazem grande falta.
Claro que, inicialmente, senti aquela sensação de "peraí, tem coisa faltando aqui", mas foi questão de assistir mais episódios que não me importei muito mais. Gosto que, no momento que os episódios ficam sem risadas, dá um ar coisa nova, parecendo que a série estava tendo uma evolução (que para muitos foi reversa, mas pra mim é evolução normal msm). :joinha:
O maior fã do Doutor Chapatin :vitoria:

Um pouco do que gosto:
- JoJo's Bizarre Adventure
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes

Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!
Se inscrevam no meu canal do YouTube!

spongebobfan13
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por spongebobfan13 » 13 Abr 2025, 21:05

Quando assisti a abertura do programa Chespirito, no final do vídeo, isso falava: com uma forma de respeito, as risadas foram pra geladeira
Isso parece mentira
Esses usuários curtiram o post de spongebobfan13 (total: 1):
Episódio Perdido Mundial

lucasdb
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 1775 vezes

Mensagem por lucasdb » 13 Abr 2025, 21:15

Como só vi anos 90 dublado nem tive problema kkkkk
Não há de queijo, só de batata. :pancada:

Medeiros CH
Membro
Membro
Curtiu: 232 vezes
Curtiram: 3013 vezes

Mensagem por Medeiros CH » 13 Abr 2025, 21:33

lucasdb escreveu:
13 Abr 2025, 21:15
Como só vi anos 90 dublado nem tive problema kkkkk
Não se esqueça desse episódio :]
Tenho um canal no YouTube, onde posto episódios do Programa Chespirito com a melhor dublagem brasileira dele (Gota Mágica), as dublagens perdidas da BKS e Parisi Vídeo e episódios em espanhol.
https://youtube.com/c/MedeirosCH

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 13 Abr 2025, 22:42

Chespirito já demonstrou respeito ao público em outras ocasiões, como quando recebeu carta de um pai relatando que a filha fanha estava sofrendo bullying com o apelido de Pópis nos anos 70. Por causa disso, ele acabou com a voz fanha de Pópis...

...Já as claques deviam causar sensação de desrespeito em um total de zero pessoas.

E é claro que as risadas gravadas fizeram falta. Tanto é que foi preciso colocar um aviso justificando ("respeito ao público"). Se elas não fizessem falta, não precisaria justificar nada. Era só seguir o baile e fazer o programa normal, sem claques e sem justificativas. Mas precisaram dar satisfação sobre aquele vazio estranho.
Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 4):
Sargento Refúgio[PV]cyber RevolvinhoDouglas Reis

Medeiros CH
Membro
Membro
Curtiu: 232 vezes
Curtiram: 3013 vezes

Mensagem por Medeiros CH » 13 Abr 2025, 23:14

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
13 Abr 2025, 22:42
Chespirito já demonstrou respeito ao público em outras ocasiões, como quando recebeu carta de um pai relatando que a filha fanha estava sofrendo bullying com o apelido de Pópis nos anos 70. Por causa disso, ele acabou com a voz fanha de Pópis...

...Já as claques deviam causar sensação de desrespeito em um total de zero pessoas.

E é claro que as risadas gravadas fizeram falta. Tanto é que foi preciso colocar um aviso justificando ("respeito ao público"). Se elas não fizessem falta, não precisaria justificar nada. Era só seguir o baile e fazer o programa normal, sem claques e sem justificativas. Mas precisaram dar satisfação sobre aquele vazio estranho.
E bem que depois de um tempinho, eles deixaram de veicular o aviso.
Tenho um canal no YouTube, onde posto episódios do Programa Chespirito com a melhor dublagem brasileira dele (Gota Mágica), as dublagens perdidas da BKS e Parisi Vídeo e episódios em espanhol.
https://youtube.com/c/MedeirosCH

Responder