Curiosidades das séries

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1235 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por Polegar » 19 Out 2024, 12:58

Como um programa exibido em 1998 não tem gravação nenhuma disponível até hoje...

Cláudio
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 443 vezes
Curtiram: 1012 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por Cláudio » 19 Out 2024, 13:15

Polegar escreveu:
19 Out 2024, 12:58
Como um programa exibido em 1998 não tem gravação nenhuma disponível até hoje...
Eu me pergunto a mesma coisa. Mesmo sendo uma exibição regional, Guadalajara é a terceira cidade mais populosa do México.
Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 1):
Sargento Refúgio

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1235 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por Polegar » 19 Out 2024, 14:03

Não tem gravação nem dessa "Baila Conmigo" ou dessa "Mujer Casos de la Vida Real"? Talvez Con Humor apareça nos comerciais, pelo menos.

É impossível não ter nada.

MVNS
Membro
Membro
Curtiu: 559 vezes
Curtiram: 445 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por MVNS » 20 Out 2024, 10:04

Edgar escorregando na tinta e improvisando, risada até atrás das câmeras. (1984)

Chespirito já ia vir ver o que aconteceu, mas voltou pra continuar a cena :lol:
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 3):
Sargento RefúgioBurrro EstropiadoFbdooito
JESUS é o caminho e DEUS é o destino.

"Ainda que eu ande pelo vale, não temerei mal algum".

Filipenses 4:6
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Mateus 6:34
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Bastam a cada dia os seus próprios problemas.

1 Pedro 5:7
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Gálatas 1:10
"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar aos homens, não seria servo de Cristo."

Mateus 5:11-12
"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

Mateus 28:19-20
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 10936 vezes
Curtiram: 1818 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 20 Out 2024, 13:29

MVNS escreveu:
20 Out 2024, 10:04
Edgar escorregando na tinta e improvisando, risada até atrás das câmeras. (1984)

Chespirito já ia vir ver o que aconteceu, mas voltou pra continuar a cena :lol:
Muito bom! :chorandoderir:
1984 foi a reprise deste episódio, sua exibição original foi em 1982.
Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
MVNS
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024. :terceiro:

MVNS
Membro
Membro

Curiosidades das séries

Mensagem por MVNS » 22 Out 2024, 22:36

Revelado o nome não de um, nem de dois, mas de seis figurantes da escolinha ao mesmo tempo. :P

Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 4):
Sargento RefúgioI.A DegenerativaCyrano (Fabricio De Carvalho).Fbdooito

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Bastam a cada dia os seus próprios problemas.

"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar aos homens, não seria servo de Cristo."

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

I.A Degenerativa
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 1181 vezes
Curtiram: 1034 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por I.A Degenerativa » 23 Out 2024, 00:28

MVNS escreveu:
22 Out 2024, 22:36
Revelado o nome não de um, nem de dois, mas de seis figurantes da escolinha ao mesmo tempo. :P

Que foda, jamais pensei em ver isso no Chaves, é o unico episódio que mais de um figurante da escolinha fala mesmo que por poucos segundos? :ponder:
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"

MVNS
Membro
Membro

Curiosidades das séries

Mensagem por MVNS » 23 Out 2024, 13:19

TVS-SBT escreveu:
23 Out 2024, 00:28
Que foda, jamais pensei em ver isso no Chaves, é o unico episódio que mais de um figurante da escolinha fala mesmo que por poucos segundos? :ponder:
Que eu me lembre, até agora sim, mas estou na temporada de 1984 ainda
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):

HenriCH
Membro
Membro
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 195 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por HenriCH » 29 Out 2024, 00:01

:Pessoal, boa noite. Não sei se vou postar no tópico correto, mas achei algo interessante. Eu estou fazendo um processo de mestrado e pesquiso sobre telenovelas brasileiras. Por conta disso, vira e mexe leio artigos sobre televisão, de modo geral. Hoje encontrei uma dissertação de 2010 do Carlos Eduardo Aguasaco. Não sei se vocês conhecem, mas tem coisas interessantes. Ele pesquisou os programas do Chapolin e obteve licença da Televisa para entrar no acervo da Protele e teve acesso a todos os episódios.
Esta investigación fue posible gracias a que en el verano de 2008, Televisa S.A. autorizó al autor para acceder a todos sus archivos en su sede de Protele (México D.F.) y le permitió visualizarlos de manera cronológica. En Televisa Protele agradezco especialmente la ayuda de Edgar Gerardo Hernández Alonso y Lissete Flores Miravete
Inclusive na referência ele dispõe programa por programa, com as datas registradas pela emissora. A dissertação é em espanhol e ainda não tive tempo de ler inteira, mas acredito que tenha coisas interessantes. Por exemplo: ele mapeou todos os episódios e registrou as duas partes da seguinte saga:

---. La bella durmiente era un señor muy feo primera parte. El Chapulín Colorado 134.
Fie.10/02/1976. Televisa, México D.F., 1976.
---. La bella durmiente era un señor muy feo segunda parte. El Chapulín Colorado 135.
Fie.10/09/1976. Televisa, México D.F., 1976.

No entanto, ele só registrou uma parte da versão de 1974:

---. La bella durmiente era un señor muy feo. El Chapulín Colorado 38. Fie.01/25/1974.
Televisa, México D.F., 1974.

Ele faz a análise da versão de 1974 num capítulo da dissertação, mas por não registrar a primeira parte segundo o apurado na Protele, leva-se a pensar que talvez o capítulo tenha se perdido e não está arquivado.

Segundo o guia de episódios, em 13/02/1975, foi exibido um perdido mundial. Ele registra:

---. Aventuras en un planeta habitado por salvajes que aunque parezca mentira no es la
tierra. El Chapulín Colorado 77. Fie.02/13/1975. Televisa, México D.F., 1975.

Para quem quiser ler, segue o link:

https://dspace.sunyconnect.suny.edu/ser ... 4b/content
Editado pela última vez por HenriCH em 29 Out 2024, 00:10, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de HenriCH (total: 2):
cyber RevolvinhoCyrano (Fabricio De Carvalho).

Tio Trambique
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 48 vezes
Curtiram: 1835 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por Tio Trambique » 29 Out 2024, 00:07

Será que a Protele moveu as fitas dos episódios perdidos para outro lugar, ou resolveram apagar de vez? Digo isso por conta dos perdidos que eram distribuídos antigamente.

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 21643 vezes
Curtiram: 2844 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por Sargento Refúgio » 29 Out 2024, 00:15

Podem estar arquivados em outro lugar da Televisa, porém não catalogados e registrados bonitinho como os comuns.
Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 1):
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Don Chompiras
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Remo
Curtiu: 256 vezes
Curtiram: 348 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por Don Chompiras » 29 Out 2024, 00:20

Aparentemente, essa dissertação foi feita em cima da atual distribuição da Televisa, uma vez que episódios como "O planeta selvagem" e "O ladrão do museu de cera" estão na ordem de hoje em dia.
Esses usuários curtiram o post de Don Chompiras (total: 1):
Por que dizer que não se é sim?

HenriCH
Membro
Membro

Curiosidades das séries

Mensagem por HenriCH » 29 Out 2024, 00:23

Mais episódios nas datas de perdidos mundiais segundo o guia de episódios:

---. Las momia no se venden; ah pero cómo se venden. El Chapulín Colorado 86.
Fie.04/24/1975. Televisa, México D.F., 1975. (indicado no Guia como A Forca)

---. Colección de rateros. El Chapulín Colorado 81. Fie.03/13/1975. Televisa, México
D.F., 1975. (indicado no guia como Chapolin vs Hitler)

---. El huérfano de la lotería. Duendecillo. El Chapulín Colorado 2. Fie.03/07/1973.
Televisa, 1973. (o guia indica que foi exibido R.S.E)
Esses usuários curtiram o post de HenriCH (total: 1):

HenriCH
Membro
Membro

Curiosidades das séries

Mensagem por HenriCH » 29 Out 2024, 00:34

Don Chompiras escreveu:
29 Out 2024, 00:20
Aparentemente, essa dissertação foi feita em cima da atual distribuição da Televisa, uma vez que episódios como "O planeta selvagem" e "O ladrão do museu de cera" estão na ordem de hoje em dia.
É interessante, porque em algumas datas dos perdidos mundiais registrados no guia como em 12/08/1976 (O Robô) e 24/06/1976 (Um bebê de carne sem osso), não constam nos registros trazidos pela dissertação.

(Perdão por ter mandado duas mensagens seguidas, ainda não sei editar direito nesse fórum)

Algumas coisas interessantes para pensar.

Num artigo de 2003 sobre os acervos de vídeo no México (https://core.ac.uk/download/pdf/153334298.pdf), há a indicação que a Televisa de fato conserva em bom estado seu acervo:
También es necesario mencionar y reconocer que algunas de las televisoras comerciales han procurado proteger la parte cultural de sus acervos. Podría citar en ese sentido a Televisa quien, a pesar de haber perdido una buena parte de sus acervos en el terremoto de 1985, conserva en muy buen estado las pocas series culturales que ha producido con una edad mayor a los 40 años.
Isso devido ao fato de que a exportação de programas desde a década de 1970 tornava vantajoso financeiramente a conservação dos programas, além da difusão de uma mentalidade conservacionista, como demonstra outro artigo de 2021 (https://ru.iibi.unam.mx/jspui/bitstream ... emoria.pdf):
En relación con la preservación de programas de televisión, es importante destacar que las primeras grabaciones fueron realizadas en la primera mitad del siglo xx. Se comenzaron a usar soportes fílmicos de 16 mm, cintas de 1 y 2 pulgadas; y, en 1956, comenzaron a utilizarse cintas Ampex; a partir de 1978 apareció el video 8 y el vhs se utilizó sólo durante seis meses; después se emplearon el Betacam y el Digital 3 (Rondero 2002 y Barquera 1993). Gracias a estos soportes fue posible grabar y editar programas de televisión y además conservarlos.
Se conservaron algunos programas de televisión en gran medida gracias al interés e intuición de productores y responsables de los canales de televisión. Porque desde que inició transmisiones este medio, el valor patrimonial y el reaprovechamiento de los programas de televisión era prácticamente nulo. Fue gracias al uso de las videocintas a principios de los años setenta que

[…] se logró conservar un registro de los programas difundidos. Sin embargo, el costo de las videocintas y el hecho de que podían borrarse y volverse a utilizar, se combinó para causar la pérdida de miles de horas de programación. A mediados de los setenta se comenzó a apreciar el valor de los archivos adecuadamente organizados, al permitir retransmisiones y la reutilización de los programas como material de una producción futura, además de que parte de las realizaciones se podían vender y con ello obtener ingresos que compensaran costos de organización y mantenimiento de los propios archivos (Pretelín 2002, 209).

Como resultado de este cambio de visión se crearon las videotecas como espacios de resguardo de este tipo de materiales. Es posible que una de las videotecas más antiguas que existen en México sea la de noticias de Televisa que resguarda material en soportes de cine desde los años cincuenta. Conviene señalar que, además de la videoteca de noticias, existe protele, la videoteca a través de la cual se comercializan programas, en especial telenovelas.
O que tudo isso me indica é que de fato não há mais episódios catalogados na Protele além dos famosos 250 do Chapolin. No entanto todo o material CH, ou quase todo, deve estar armazenado na videoteca principal da Televisa.

Podemos entender melhor essa dinâmica em outro artigo, sobre exportação de telenovelas (https://www.redalyc.org/pdf/1995/199520478024.pdf):
Este grupo comercial, a través de su empresa Televisa Estudios (antes Televisa Internacional Protele), vende programación al extranjero, franquicias de operaciones de canales y licencias de video, ofreciendo también servicios de mercadotecnia y promoviendo
artistas. Su distribución la divide en tres regiones: Latinoamérica y Estados Unidos (con oficina en Miami), Europa (con oficina en Madrid) y Asia y África (con oficina en Nueva York), además de la reciente apertura en 2007 de una oficina en Shangai, exclusiva para el
mercado chino. En Televisa San Ángel se arman los masters para exportar las telenovelas. Para ello, ahí mismo recrean pistas con efectos, incidentales y musicalización para que las telenovelas puedan ser dobladas a otro idioma. El comprador también puede solicitar una edición especial, ya que requieren ajustes en número de capítulos o en horas, o que se le envíe el original para que la empresa importadora lo subtitule.
Editado pela última vez por HenriCH em 29 Out 2024, 02:01, em um total de 2 vezes.
Esses usuários curtiram o post de HenriCH (total: 1):

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8156 vezes
Curtiram: 4507 vezes

Curiosidades das séries

Mensagem por Jacinto » 29 Out 2024, 01:54

Acho que não apagaram, devem está em algum outro lugar, por lá.

Responder