Bolão "Qual próximo EPM virá?"

Bolão pra quem acertar qual próximo episódio perdido mundial virá

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
SBT é um fenômeno universal
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 39 vezes
Curtiram: 48 vezes

Mensagem por SBT é um fenômeno universal » 28 Jun 2024, 17:10

Pedro Gomes escreveu:
28 Jun 2024, 15:31
O tão lendário papagaio 1975 possa ser também
Eu sou um dos que acredita que, se acharem uma gravação do episódio do papagaio, vai ser a versão de 78 (vulgo Portada na cara do Chaves) e não a versão de 75

Um episódio que eu poderia apostar que poderia aparecer é o Jogo de Beisebol (1977), mas não dá pra cravar nada, vai que o próximo que aparece é o Curto circuito de 74 :lol:
Esses usuários curtiram o post de SBT é um fenômeno universal (total: 1):
Don Chompiras
Imagem

I'm Shipping Up to Boston

Melchior
Membro
Membro
Curtiram: 40 vezes

Mensagem por Melchior » 28 Jun 2024, 17:48

E.R escreveu:
28 Jun 2024, 10:48
Esse é outro episódio que tenho a sensação de ter visto entre 2004 e 2006 em streamings de fora do país.

Essa parte 1 do episódio do Chimpandolfo, a outra versão dos homens idênticos e um episódio do Chapolin que o personagem fala que o nome dele é Roberto (que tem um boneco de cera do Chapolin).

E também me lembro de uma outra versão do episódio do extrato de energia volátil.
Será que você não está confundido as versões?

Eng. Pudim
Moderador
Moderador
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 525 vezes
Curtiram: 1750 vezes

Mensagem por Eng. Pudim » 28 Jun 2024, 20:15

Melchior escreveu:
28 Jun 2024, 06:06
Só porque apareceram trechos de episódios em matérias não significa que vão aparecer em gravações, pode vir qualquer um.
Facilita, porque aparição em chamadas ou matérias indica que o episódio era distribuído normalmente. Mas é preciso levar em consideração que se o SBT não tivesse recebido o episódio das pulgas amestradas, por exemplo, dificilmente saberíamos que ele era distribuído, já que não temos material dele vindo de qualquer outra fonte. O próprio perdido do robô é outro: não tinha um relato sequer apitando uma possível exibição e olha aí.

Mas eu prefiro chutar no óbvio do que dizer que, sei lá, "Os fantasmas do velho oeste" vai brotar do nada.
Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 2):
Episódio Perdido Mundialcyber Revolvinho

Tio Trambique
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 49 vezes
Curtiram: 1838 vezes

Mensagem por Tio Trambique » 28 Jun 2024, 20:27

Fenômeno universal escreveu:
28 Jun 2024, 17:10
Pedro Gomes escreveu:
28 Jun 2024, 15:31
O tão lendário papagaio 1975 possa ser também
Eu sou um dos que acredita que, se acharem uma gravação do episódio do papagaio, vai ser a versão de 78 (vulgo Portada na cara do Chaves) e não a versão de 75
Exatamente. Já se ouvia relatos dele antes da sinopse de 1975 ser divulgada.

Eng. Pudim
Moderador
Moderador

Mensagem por Eng. Pudim » 28 Jun 2024, 20:35

Inclusive, falavam sobre a Chiquinha com vestido verde e sem casaco chorando ao lado do barril, com uma gaiola na mão. Em 78 o vestido é verde e no episódio da semana anterior, "A perna quebrada", ela não usa casaco.

Outro perdido com relato é a primeira versão do banho. Dizem que nele, em vez de alguém jogar água dentro do barril, o Chaves ia andando pra trás e rindo da confusão, até que tropeçava em um balde de água e caía. Torço muito pra esse aparecer algum dia também, esse final parece muito bom. :P
Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 2):
E.RFbdooito

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6168 vezes
Curtiram: 3647 vezes

Mensagem por E.R » 28 Jun 2024, 21:08

Melchior escreveu:
28 Jun 2024, 17:48
Será que você não está confundido as versões?
Pode ser.

Com relação à episódios de Chaves, com exceção do episódio dos toureiros (1973), acho muito difícil aparecer episódios de 1973, 1974 e 1975, é mais fácil aparecer episódios de 1976 em diante.

Acho mais fácil ver trechos de episódios de 1973, 1974 e 1975 em entrevistas feitas para emissoras estrangeiras do que o episódio completo.

Já do Chapolin aí sim, acredito em episódios mais antigos aparecendo.

Por incrível que pareça, a emissora mais fácil de achar alguma coisa de 1974 e 1975 de Chaves era o SBT. E acho que eles soltaram quase tudo, depois que o Multishow foi pegar episódios em 2018.

Mudando de assunto, a parte 2 do episódio da pichorra - versão 2 também acho possível que apareça, mas é mais difícil do que aqueles que falei (porta na cara e beisebol).
Imagem
Imagem
Imagem

Melchior
Membro
Membro

Mensagem por Melchior » 28 Jun 2024, 22:20

Engenheiro Pudim escreveu:
28 Jun 2024, 20:15
Melchior escreveu:
28 Jun 2024, 06:06
Só porque apareceram trechos de episódios em matérias não significa que vão aparecer em gravações, pode vir qualquer um.
Facilita, porque aparição em chamadas ou matérias indica que o episódio era distribuído normalmente.
A TVN comprou as séries ainda nos anos 70, não é porque o episódio do necrotério apareceu em 2008 que significa que ainda era distribuído nessa época. Nessa época a série já não era exibida há muitos anos.

Pode aparecer algum episódio completo que foi exibido em matérias? Pode. Mas isso não é um parâmetro.
Esses usuários curtiram o post de Melchior (total: 1):
E.R

Eng. Pudim
Moderador
Moderador

Mensagem por Eng. Pudim » 28 Jun 2024, 22:23

Melchior escreveu:
28 Jun 2024, 22:20
A TVN comprou as séries ainda nos anos 70, não é porque o episódio do necrotério apareceu em 2008 que significa que ainda era distribuído nessa época. Nessa época a série já não era exibida há muitos anos.
Mas era distribuído nos anos 70, ué. Como chegou pra TVN, pode ter chegado pra qualquer outra emissora que comprou e exibiu as séries nessa época.

Melchior
Membro
Membro

Mensagem por Melchior » 28 Jun 2024, 23:27

Anos 70 ainda era distribuído muita coisa provavelmente.

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1245 vezes

Mensagem por Polegar » 29 Jun 2024, 04:32

A questão é que algumas emissoras renovavam os lotes, outras só o contrato.

SBT e TVN faziam renovação apenas de contrato e seguiram exibindo perdidos por muitos anos por isso. TVN mais que o SBT porque adquiriu as séries uma década antes.

Só porque a TVN tem O Necrotério, não quer dizer que mesmo que o SBT comprasse Chapolin COMPLETO como era vendido em 1984, fosse ter também.

O Chile foi muito privilegiado. Um dos primeiros países pra onde CH foi exportado. Ia recebendo as últimas temporadas quase em tempo real. Acredito que se algo vier de mais raro, vai ser do Chile (ou de um país com histórico semelhante).

Pra mim, de 76 em diante tudo de Chaves e Chapolin foi comercializado. Por isso a esmagadora maioria de conteúdos surgidos é a partir desse tempo, pode conferir.

Pintores Parte 1, FBV Parte 2, Madruguinha Parte 2, Beisebol, Portada, Trapaças da Chiquinha, Vizinhas Parte 1, Hector Bonilla Parte 1, Homens Idênticos, Robô, Necrotério, Pulgas: 12 episódios.

Em detrimento de:

Toureiros, Marteladas, Planeta Vênus, Bandido do Hospital: 4 episódios.

Se continuarem fuçando, vão gabaritar 76-79 sem deixar nada de fora. Robô, Portada e Trapaças estão aí pra provar que falta de relato, vídeo, foto, título, sinopse, desconhecimento total, não significa falta de comercialização. :joinha:

Se algo realmente se perdeu, está até 75.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 2):
Melchiorcyber Revolvinho

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 7387 vezes
Curtiram: 1864 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 29 Jun 2024, 11:58

Polegar escreveu:
29 Jun 2024, 04:32
Toureiros, Marteladas, Planeta Vênus, Bandido do Hospital
Todos exibidos na época de 80 hehe. A gente achar episódios é pela sorte, então pode vim muito bem conteúdo dessa época. Alguns que citaste de 76 pra cima, só temos trechos, e trechos também de supergenios, chespirito 72-73, enfim.
Polegar escreveu:
29 Jun 2024, 04:32
não quer dizer que mesmo que o SBT comprasse Chapolin COMPLETO como era vendido em 1984, fosse ter também
Há indícios que o SBT comprou, não sei se ficou sabendo (provavelmente não :] ), o @John Jow pediu pro Sartori gravar as fitas do Acervo, e no vídeo é mostrado vários episódios que o SBT nunca exibiu e nem sabiamos, como mais vale uma mulher feita, pobre e feita de 76, entre outros (há alguns também que não conseguimos identificar). Parece que o SBT recebeu o resto das séries em 90-91, e escolheu uns episódios pra dublar, histórias inéditas, obviamente, e também só quis dublar uns 12-13, e deixou de fora vários outros. Então sim, é possível o SBT ter perdidos mundiais.

Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 4):
Bruno CHJacintoFbdooitoPedro Gomes
Imagem

NADA! :garg:

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1245 vezes

Mensagem por Polegar » 29 Jun 2024, 14:11

John Charles Fiddy escreveu:
29 Jun 2024, 11:58
Todos exibidos na época de 80 hehe. A gente achar episódios é pela sorte, então pode vim muito bem conteúdo dessa época. Alguns que citaste de 76 pra cima, só temos trechos, e trechos também de supergenios, chespirito 72-73, enfim.
Exato, dos quatro únicos perdidos de 75 pra baixo só se tem registro porque foram vendidos até os anos 80. São registros de exibição.

Enquanto muitos de 76 pra frente só pipocaram em trechos de reportagens. São registros de ilustração, o que indica que existem e foram distribuídos até um ponto que talvez não os anos 80.

Isso só corrobora o que eu disse. :sim: É mais provável encontrar perdidos em emissoras que exibiram as séries nos 70's, não renovavam acervo e numa utopia onde encontrássemos todos os possíveis nesse esquema, os anos de 76 a 79 seriam gabaritados enquanto de 73 a 75 ainda podiam restar lacunas.
.
Não significa que não exista mais nada dessa época pra ser descoberto. Como você disse, até o Programa Chespirito ia ao ar. Eu apenas aceito a possibilidade de capítulos terem sumido de fato, pra não me frustrar. Se aconteceu, foi nessa fase.
John Charles Fiddy escreveu:
29 Jun 2024, 11:58
Há indícios que o SBT comprou, não sei se ficou sabendo (provavelmente não :] ), o @John Jow pediu pro Sartori gravar as fitas do Acervo, e no vídeo é mostrado vários episódios que o SBT nunca exibiu e nem sabiamos, como mais vale uma mulher feita, pobre e feita de 76, entre outros (há alguns também que não conseguimos identificar). Parece que o SBT recebeu o resto das séries em 90-91, e escolheu uns episódios pra dublar, histórias inéditas, obviamente, e também só quis dublar uns 12-13, e deixou de fora vários outros. Então sim, é possível o SBT ter perdidos mundiais.

Não se sabe se essa data é do Mulher Rica... mesmo, ou da Casa Mal Assombrada. E se não me engano esse é o único possível inédito do vídeo. Não dá pra cravar muita coisa com data fornecida pela Televisa.

De qualquer forma, Chapolin é o que ainda pode ter inéditos MAGA e talvez até perdidos a serem descobertos em português.

Sobre o lote de 92, era especulado há tempos que o SBT havia pela primeira vez feito uma triagem, evitando semelhantes antes mesmo de mandar dublar.

Mas é isso. Só mais um lote. Certamente não o suficiente pra ter as séries completas, senão teríamos hoje Bombeiros, saga do Engraxate, Castigo do Quico, partes de outras sagas passando pela triagem e sendo comuns da MAGA.

Não creio que o SBT manteve o restante em espanhol no acervo. Acho uma falta de logística. Casos como Batendo uma Bolinha e Caricatura de 77 devem ter dado uma passadinha no departamento de chamadas antes de rodar. Se algum perdido veio nesse lote (se veio foi semelhante, nada de Hector Parte 1, Papagaio ou outros do tipo), rodou também.

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 7387 vezes
Curtiram: 1864 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 29 Jun 2024, 14:50

Polegar escreveu:
29 Jun 2024, 14:11
enão teríamos hoje Bombeiros, saga do Engraxate, Castigo do Quico, partes de outras sagas passando pela triagem e sendo comuns da MAGA.
Só que aí que tá o lote de 92 foram muito poucos episódios, como disse 12-13, então não escolheram os bombeiros de 75, mas escolheram o concurso de beleza de 78, os dois eram inéditos mas certamente os dois não foram dublados, ou o caso do mais vale uma mulher bonita, feia e jovem, que era um "sem remake", o que descobrimos de episódio de chapolin dublado era "semelhantes", mesmo assim este não passou na década de 80-90, nem em 2006 ou 2014. Além do mais a data de 90-91, é só um chute de quando o SBT recebeu (pela teoria) as séries completas, pode ser outra data. Isso é só uma evidencia de que o SBT comprou coisa e não dublou, mas que também pode servir pra indicar a circulação de perdidos.
Polegar escreveu:
Exato, dos quatro únicos perdidos de 75 pra baixo só se tem registro porque foram vendidos até os anos 80
Exatamente isso que defendo, que muitos perdidos (isso inclui 75-73) foram vendidos na década de 80. Muitos de 76 pra frente apareceram em trechos de reportagem, como necrotério, o que pode ser (é importante sempre que o que discutimos é o que pode, o que se acha, não hipóteses totalmente atestadas) que não tenham sido vendidos na década de 80, mas só estão nos arquivos da emissora.
Polegar escreveu:
Eu apenas aceito a possibilidade de capítulos terem sumido de fato, pra não me frustrar.
Não aceitar essa possibilidade, não é se frustrar, até porque provavelmente nunca saberemos se algum perdido se perdeu realmente, só vamos se frustrar se a Televisa provar que jogou a fita fora ou destruiu ela, ou de que alguma forma se perdeu. Ter esperança em achar esses EPs não é pra se frustrar, é só acreditar que é possível, mas não ficar igual maluco com ansiedade lá em cima, até porque, tudo foi pela sorte.
Imagem

NADA! :garg:

Tio Trambique
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 49 vezes
Curtiram: 1838 vezes

Mensagem por Tio Trambique » 29 Jun 2024, 15:06

Polegar escreveu:
Mas é isso. Só mais um lote. Certamente não o suficiente pra ter as séries completas, senão teríamos hoje Bombeiros, saga do Engraxate, Castigo do Quico, partes de outras sagas passando pela triagem e sendo comuns da MAGA.
Segundo o Chespirotadas com ajuda do @James Revolti, foram identificados alguns inéditos na emissora, como por exemplo "Estourando Balões".

Pra mim todos os RioSound estavam no arquivo desde a época da Marshmallow mas passaram despercebidos e só foram incluídos na catalogação de 2011 com as cópias novas.

E tendo inéditos nesse meio, pode muito bem ter perdidos, que na época eram episódios recorrentes como qualquer outro.
Esses usuários curtiram o post de Tio Trambique (total: 1):
Episódio Perdido Mundial

Bruno CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Bahia
Curtiu: 166 vezes
Curtiram: 101 vezes

Mensagem por Bruno CH » 29 Jun 2024, 15:07

Os piratas parte 3.