Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
LX123
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por LX123 » 08 Dez 2022, 16:27

@TheGamercrafterBR Você leu as regras do fórum de como fazer um post? Pra cada post que forem escrever lá tem que apresentar de um jeito específico

RetroDev
Banido
Banido
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por RetroDev » 08 Dez 2022, 19:59

Hey gente, alguém sabe como eu poderia recriar o solo da trilha de uma forma onde ela ficasse parecida com a original? Porque realmente estou perdido nessa parte

RetroDev
Banido
Banido
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por RetroDev » 09 Dez 2022, 13:37

Hey gente, voltei, não com a versão completa da recriação, mas com os primeiros 32 segundos junto de uma ""nova"" abertura (nova entre muitas aspas pois tem o mesmo estilo de abertura das minhas primeiras recriações), espero que gostem!

Red Caboose
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 390 vezes
Curtiram: 233 vezes

Mensagem por Red Caboose » 09 Dez 2022, 20:57

juniorminecraft2008 escreveu:
09 Dez 2022, 13:37
Hey gente, voltei, não com a versão completa da recriação, mas com os primeiros 32 segundos junto de uma ""nova"" abertura (nova entre muitas aspas pois tem o mesmo estilo de abertura das minhas primeiras recriações), espero que gostem!
Nossa, ficou mais engraçada que a original :]
Ah, brincadeiras à parte, gente... Que recriação mais divertida, eu adorei :joia:
Imagem

oasis wonderwall da silva blur
Membro
Membro
Curtiu: 367 vezes
Curtiram: 1485 vezes

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 10 Dez 2022, 22:42

a parte do clarinete tá sensacional
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

Imagem

Ricardo Moro
Membro
Membro
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 18 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 12 Dez 2022, 22:43

Chamone escreveu:
25 Nov 2022, 16:53
Vocês são um bando de malucos. :lol:

O que tem neste trecho são cinco notas de clarinete, sem o efeito aplicado, fazendo uma segunda voz reforçando o fim da frase musical. Isso foi uma escolha deliberada do artista e não um acidente.

E como elas casam perfeitamente, tudo leva a crer de que o instrumento misterioso da primeira parte é um clarinete com efeitos aplicados.
Todos nesse tópico são malucos! Procuramos uma bgm de uns 50 segundos a 10 anos, só isso haha. Mas acho que você não pegou a referência, essa parte das 5 notas de clarinete é de fácil percepção, embora nessa vídeo do sonoplasta ela não é tão audível quanto em outras montagens feitas anteriormente. Na última das 5 notas tem tipo um "risco" não sei explicar, parece uma falha. E em outras montagens também é possível perceber.

Agora, que tipo de equipamento devem ter usado para fazer essa distorção? Quais tecnologias se tinham disponíveis à época? Talvez de para pesquisar algo em torno do tipo de edição usada.

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 580 vezes

Mensagem por Chamone » 13 Dez 2022, 14:53

Ricardo Moro escreveu:
12 Dez 2022, 22:43
Chamone escreveu:

O que tem neste trecho são cinco notas de clarinete, sem o efeito aplicado, fazendo uma segunda voz reforçando o fim da frase musical. Isso foi uma escolha deliberada do artista e não um acidente.

E como elas casam perfeitamente, tudo leva a crer de que o instrumento misterioso da primeira parte é um clarinete com efeitos aplicados.
Todos nesse tópico são malucos! Procuramos uma bgm de uns 50 segundos a 10 anos, só isso haha. Mas acho que você não pegou a referência, essa parte das 5 notas de clarinete é de fácil percepção, embora nessa vídeo do sonoplasta ela não é tão audível quanto em outras montagens feitas anteriormente. Na última das 5 notas tem tipo um "risco" não sei explicar, parece uma falha. E em outras montagens também é possível perceber.

Agora, que tipo de equipamento devem ter usado para fazer essa distorção? Quais tecnologias se tinham disponíveis à época? Talvez de para pesquisar algo em torno do tipo de edição usada.
Tem muita coisa não explicada rolando nesse trecho inicial porque é impossível determinar com precisão qual o instrumento e técnicas usadas. É um mistério dentro do mistério.

Como sempre eu aposto na possibilidade de ser o próprio clarinete da segunda parte, e na possibilidade de ser uma gravação acelerada com efeito pedal wah-wah. E posso demonstrar agora:

Semanas atrás achei essa gravação de trombone com pedal:

Se a gente acelerar esse trecho...

Suspeitei desde o princípio! Por isso não vou mais atrás de discos de moog.
(...)

Ligoiho
Membro
Membro
Time de Futebol: . . .
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Ligoiho » 13 Dez 2022, 18:05

Chamone escreveu:
13 Dez 2022, 14:53
Ricardo Moro escreveu:
12 Dez 2022, 22:43
Chamone escreveu:

Tem muita coisa não explicada rolando nesse trecho inicial porque é impossível determinar com precisão qual o instrumento e técnicas usadas. É um mistério dentro do mistério.

Como sempre eu aposto na possibilidade de ser o próprio clarinete da segunda parte, e na possibilidade de ser uma gravação acelerada com efeito pedal wah-wah. E posso demonstrar agora:

Semanas atrás achei essa gravação de trombone com pedal:

Se a gente acelerar esse trecho...

Suspeitei desde o princípio! Por isso não vou mais atrás de discos de moog.
Sabe me dizer quanto você acelerou? Pra fazer uma versão na velocidade e pitch que originalmente deve ter sido tocado.

Ricardo Moro
Membro
Membro
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 18 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 13 Dez 2022, 22:51

Deveras interessante em! Foi até agora a comparação mais próxima que eu ouvi do instrumento da primeira parte da bgm.

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 14 Dez 2022, 00:54

Ricardo Moro escreveu:
13 Dez 2022, 22:51
Deveras interessante em! Foi até agora a comparação mais próxima que eu ouvi do instrumento da primeira parte da bgm.
Se conseguíssemos encontrar alguma música com clarinete com pedal, sem dúvidas poderíamos ter certeza se realmente é um clarinete sintetizado com efeito wah wah.
Aliás, antes de ver a postagem dele, eu ia sugerir que pode realmente conter um minimoog sim na bgm, pelos vídeos que eu assisti, o som do minimoog se assemelha bastante com o baixo da BGM, ou seja, ele é a percussão da música.
Eu vi que já mencionaram o Vangelis nesse tópico, mas duvido que seja ele, mas voltei nesse ponto porque entre 2000 e 2003 minha mãe foi jornalista do SBT, e tenho um DVD com matérias dela na emissora na qual a música do menu é nada mais nada menos do que a "Theme From Antarctica" do álbum Antarctica composto por Vangelis, indicando que o SBT possui trilhas dele também.
Mas é só uma curiosidade, nada que vá ajudar nas buscas.

wendel sousa
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiram: 0

Mensagem por wendel sousa » 14 Dez 2022, 16:19

foi muito interessante essa possibilidade de que o primeiro instrumento misterioso que poderia ser mini moog, tem também grande chance de ser um instrumento de sopro com distorção, mas não temos como ter certeza que o instrumento de sopro da segunda parte seja realmente um clarinete, pois muitos membro ja observaram que o som é estridente, é diferente de clarinete clássico.

se a linha é procurar disco com sintetizadores, seria interessante procurar por disco com instrumentos de sopro sintetizados.

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 14 Dez 2022, 19:39

Andei dando uma pensada a respeito da BGM ser um clarinete com pedal envelope filter e acelerado, e se a BGM original é mais lenta e o SBT aumentou a velocidade para usar no Chapolin?

Red Caboose
Membro
Membro
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 390 vezes
Curtiram: 233 vezes

Mensagem por Red Caboose » 15 Dez 2022, 12:01

Ligoiho escreveu:
14 Dez 2022, 19:39
Andei dando uma pensada a respeito da BGM ser um clarinete com pedal envelope filter e acelerado, e se a BGM original é mais lenta e o SBT aumentou a velocidade para usar no Chapolin?
O pior é que, se eu não me engano, o Bazzo já levantou a mesma hipótese
Imagem

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 580 vezes

Mensagem por Chamone » 15 Dez 2022, 15:00

Não existe precedente de trilha acelerada em chamadas ou programas do SBT.
(...)

OAPavanati
Membro
Membro
Curtiram: 1 vez

Mais informações encontradas!

Mensagem por OAPavanati » 15 Dez 2022, 15:59

Boa tarde,
há alguns dias atrás vim olhar deste tópico a procura de informações sobre a música. Fui ver o tópico ancião no site moogmusic.com feita pelo membro Espírito Zombeteiro sobre o tema há quase 10 anos atrás e recentemente (10 de outubro) foi respondida, dizendo que é claramente da Score Production, mas o site está fora do ar, e tentar contatar a MusicTracks Unity, que já foi afiliada com a Score.

Eu enviei um email para eles dizendo sobre a afiliação deles com a Score e enviei uma montagem da música para eles
Algumas horas depois, me responderam que encontraram uma música parecida, porém não estava completa e claramente cortada. Eles disseram que não é nem deles e nem da Score e que nunca tiveram algum relacionamento com a Score, e que era de alguma outra afiliada da época. Eles confirmaram que os instrumentos eram uma bateria eletrônica modelo Rolland Cr-17, lançada em 1978, um clarinete de modelo desconhecido e um sintetizador minimoog, o que já sabemos. Eles me deram a música parecida, editada um pouco com reverberação, pois não podem enviar músicas que eles possuem para pessoas não autorizadas:

A música de abertura do Chapolin! (Eu suspeito um pouco, pois deu para ouvir um pouco do narrador de uma chamada)
Falei para ela que era essa a música que procuramos, mais uma pequena parte. Perguntei se ao menos sabiam de que álbum era e que se eu pudesse comprá-la, eu iria.

Ela me respondeu que não encontrou ela na biblioteca principal, ou seja, não sabem quem é o autor nem de que álbum é. É a trilha nº985 da terceira pasta de suas trilhas desconhecidas. O que ela podia fazer é me passar para o setor financeiro para negociar sua compra. É o trecho mais longo que ela pôde achar e confirmou que foi tocada entre 1982 e 1983 e a venderam para 38 empresas em 1983 e também disse que ela tem muita influência polka.

Ela me passou para o setor financeiro, mas infelizmente não pude comprar pois eles não tem os direitos para a música e, se vendessem, o autor poderia abrir uma ação judicial. Agora é a parte interessante, ele procurou pela biblioteca onde acharam a música e lá dizia que era propriedade de Michael Manfred, um compositor alemão que fizeram um contrato apenas uma vez. Infelizmente, ele já faleceu e a música continua sem nome. Ele me mandou uma outra versão gratuita com um pouco de reverberação. Ele aparentemente a editou para parecer completa:
https://d53f3db976.cbaul-cdnwnd.com/b86 ... d53f3db976

Por enquanto, a música completa continua um mistério, mas espero ter ajudado na busca. Sigam-nos os bons nesta procura!

Trancado