Cenas cortadas em CH.

Discussão sobre cenas cortadas ou não mais distribuídas pela TELEVISA.

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 879 vezes
Curtiram: 4173 vezes

Re: Cenas cortadas em CH.

Mensagem por O Gordo » 05 Out 2014, 18:07

Marques de Sade escreveu:Olha...tem algmas gags das quais o Chespirito usava e abusava (muito "inspiradas" no Chaplin) e que eu cortaria também. No episódio (homofóbico) do Professor Apaixonado, a cena do Chaves envolvendo a caixa de garrafas, o triciclo do Quico e a bola, dura 4 MINUTOS! Tá, a gente já entendeu a piada, não precisa repetir a rotina 9 vezes.
Concordo que Chespirito abusava disso, e é altamente irritante, mas não é motivo pra cortar absolutamente nada. Também tem outro exemplo bem chato que é o "Nas pontas dos pés". Se tivesse seguido o roteiro da versão de 1973 / 1975 até que dava né, mas ele resolveu mudar pra pior, aí deu no que deu. <_<
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Marquês de Sade
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 110 vezes

Mensagem por Marquês de Sade » 05 Out 2014, 18:34

Paulo Vitor CH escreveu:Não é homofóbica não, o Chaves e o Quico só acharam estranho mesmo, pois naquela época era raríssimo ter gays por lá.
Cê acha mesmo que dentro de um canal de televisão a homossexualidade fosse algo inusitado? Ora, não seja ingênuo. Além do mais, a homossexualidade nunca foi rara em lugar ou momento histórico nenhum, por isso esse argumento de contexto temporal é inválido.

Vou te dar uma dica: procure não construir argumentos que tenham a locução adverbial "na época..." a menos que seja necessário, pois eu poderia muito facilmente ter te respondido que "na época da escravidão se achava que os negros não sentiam dor" e que isso não justifica o pensamento racista "da época".

Ruan Fonseca
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: potiguar de mossoró
Curtiu: 360 vezes
Curtiram: 1706 vezes

Mensagem por Ruan Fonseca » 05 Out 2014, 18:47

Mesmo que tu não queira, nessa época (e até hoje) se faz piadas com gays e isso não é homofobia. Vai dizer que é Loirofobia fazer piadas com loiras? Racismo com japoneses? Do mesmo jeito que podem fazer piadas com gordos, os outros tambem podem fazer piadas com gays. Ainda mais nos anos 70 em que os homossexuais eram vistos de forma diferente pela sociedade.
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Marquês de Sade
Membro
Membro

Mensagem por Marquês de Sade » 05 Out 2014, 19:07

RUANFONSECA escreveu:Mesmo que tu não queira, nessa época (e até hoje) se faz piadas com gays e isso não é homofobia. Vai dizer que é Loirofobia fazer piadas com loiras? Racismo com japoneses? Do mesmo jeito que podem fazer piadas com gordos, os outros tambem podem fazer piadas com gays. Ainda mais nos anos 70 em que os homossexuais eram vistos de forma diferente pela sociedade.

Ruan Fonseca
Membro
Membro

Mensagem por Ruan Fonseca » 05 Out 2014, 19:15

Foi a única palavra que veio a minha cabeça (se é que existe), mas deu pra entender.
VOANDO

O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 879 vezes
Curtiram: 4173 vezes

Mensagem por O Gordo » 05 Out 2014, 19:25

Loirofobia não seria medo de loiras?
(uma palavra inventada pelo RUAN possivelmente)

Tipo, hidrofobia, hidro (água) + fobia (medo) = medo de água?
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Alan1509
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 103 vezes
Curtiram: 124 vezes

Mensagem por Alan1509 » 05 Out 2014, 19:56

O gordo e o obeso escreveu:Loirofobia não seria medo de loiras?
(uma palavra inventada pelo RUAN possivelmente)

Tipo, hidrofobia, hidro (água) + fobia (medo) = medo de água?
Homofobia é medo de homossexuais então. Deu pra entender o que o Ruan quis dizer
Imagem

HOMESSA
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 812 vezes
Curtiram: 5178 vezes

Mensagem por HOMESSA » 05 Out 2014, 20:39

Fobia=aversão.
Esses usuários curtiram o post de HOMESSA (total: 1):
Marquês de Sade

Marquês de Sade
Membro
Membro

Mensagem por Marquês de Sade » 05 Out 2014, 22:04

RUANFONSECA escreveu:Mesmo que tu não queira, nessa época (e até hoje) se faz piadas com gays e isso não é homofobia. Vai dizer que é Loirofobia fazer piadas com loiras? Racismo com japoneses? Do mesmo jeito que podem fazer piadas com gordos, os outros tambem podem fazer piadas com gays. Ainda mais nos anos 70 em que os homossexuais eram vistos de forma diferente pela sociedade.
A questão é que os episódios não fazem "piada" com os gays, eles carregam uma mensagem homofóbica, mas como a maior parte da sociedade é hétero (assim como vocês aqui no fórum), ela pouco se importa com isso. Se houvesse um episódio de Chaves onde ele se negasse a ser tocado por um negro, demonstrando nojo e saindo correndo, ninguém iria demorar em dizer que o episódio carregava uma mensagem racista. O problema, meu caro, é que a raça humana se importa apenas com aquilo que lhe afeta.

E eu não acho correto piadas com loiras, com japoneses (é racismo sim), com judeus, com gordos, com negros. Não concordo com nenhum tipo de piada que envolvam caracteristicas fisicas, origem, classe social, sexualidade, etc. E este é meu grande dilema com Chaves como seriado, pois ele traz um humor carregado por estereotipos (piadas de gordo, de pobre, de velho, de burro, de feio, de morto de fome, etc.), o que é piorado pelo fato de ser uma série protagonizada por personagens infantis. É por isso que eu sempre gostei mais do Chapolin, pois são todos adultos e é outro tipo de humor.

Ruan Fonseca
Membro
Membro

Mensagem por Ruan Fonseca » 05 Out 2014, 22:27

As séries CH tem sim seus estereótipos, mas não é por isso que vai ser considerado uma série adulta, veja Tom e Jerry, que até hoje é considerado uma série infantil, mesmo com vários episódios que foram censurados por estereótipos Raciais.
E eu repito: quer dizer que, se eu ver um Negro roubando, e chamar ele de ladrão e tirar um sarro dele é racismo? Se eu ver o Seu Madruga se declarando pro professor Girafales, chamar ele de Gay e tirar um Sarro dele é Homofobia? (Até por que, quem é que ia querer um Homem como o seu Madruga)
Marques de Sade escreveu: (...) E eu não acho correto piadas com loiras, com japoneses (é racismo sim), com judeus, com gordos, com negros. Não concordo com nenhum tipo de piada que envolvam caracteristicas fisicas, origem, classe social, sexualidade, etc. (...)
Tu não se diz fã dos Simpsons, porque ele tem piadas com judeus, com gordos, piadas que envolvam origem, caracteristicas físicas, Sexualidade e etc.
Marques de Sade escreveu: A questão é que os episódios não fazem "piada" com os gays, eles carregam uma mensagem homofóbica, mas como a maior parte da sociedade é hétero (assim como vocês aqui no fórum), ela pouco se importa com isso. Se houvesse um episódio de Chaves onde ele se negasse a ser tocado por um negro, demonstrando nojo e saindo correndo, ninguém iria demorar em dizer que o episódio carregava uma mensagem racista. (...)
Vou dar minha opinião: Você pode ser chamado de racista se criticar um negro, um branco ou qualquer outra etnia. Ninguem tem culpa de ter nascido branco, negro ou amarelo, Você não tem decisão de escolha. O contrário ocorre se você for gordo, judeu, Gay, nesse caso a decisão é sua. Você escolhe o que quer ser: se você for gordo, a escolha foi sua em comer exageradamente; Se você for Judeu, a escolha foi sua em seguir a lei da torá; se você for gay, a escolha em parte foi sua, pois o pinto quem controla é Tu.
Editado pela última vez por Ruan Fonseca em 05 Out 2014, 22:59, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Ruan Fonseca (total: 1):
Fellipe
VOANDO

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Mensagem por Fellipe » 05 Out 2014, 22:55

Eu acho que dependendo do contexto, uma piada não deveria ser levada a sério. Porra, na série o Chaves e o Kiko são CRIANÇAS, é claro que eles iriam estranhar uma atitude como aquela que eles entenderam que tinha sido. Algo que não era tão comum assim na época. E SIM, falo NA ÉPOCA mesmo.

Marquês de Sade
Membro
Membro

Mensagem por Marquês de Sade » 06 Out 2014, 09:55

RUANFONSECA escreveu:As séries CH tem sim seus estereótipos, mas não é por isso que vai ser considerado uma série adulta
Chaves foi produzido para o público adulto, e isso foi repetido diversas vezes por Chespirito E corroborado pelo fato de que passava na programação noturna. O fenômeno infantil no qual a série se transformou foi incidental.

"Desde un comienzo, su creador contempló que El Chavo estaría dirigido al público adulto, no al infantil, aún cuando se tratara de adultos interpretando a niños." (https://es.wikipedia.org/wiki/El_Chavo_del_8 / referência "La historia detrás del mito - El Chavo del 8 (Episodio de televisión). TV Azteca.")
RUANFONSECA escreveu:quer dizer que, se eu ver um Negro roubando, e chamar ele de ladrão e tirar um sarro dele é racismo?
Será racismo se seus comentários forem baseados no fato dele ser negro e se você utilizar algum adjetivo racista junto com o substantivo "ladrão". E ter de responder a isto me deixa profundamente triste, pois é algo que todos devem compreender.
RUANFONSECA escreveu:Se eu ver o Seu Madruga se declarando pro professor Girafales, chamar ele de Gay e tirar um Sarro dele é Homofobia?
Simplesmentee chamar alguém de gay não é homofobia, mas o que normalmetne acontece é haver uma conotação pejorativa no uso do termo, que, sejamos honestos nem é utilizado. Os homofóbicos usam outros adjetivos pejorativos. Eu, por exemplo, era chamado de "viado" na escola quando eu nem sabia o que aquilo significava!

Mas nos atendo ao assunto dos episódios, o que você relatou não é o que acontece; ninguém "tira sarro" dos dois. O que existe é um preconceito explicitamente velado no ato de nojo e repúdio que as crianças sentem ao pensar que existe um caso entre Seu Madruga e o Prof. Girafales. A homofobia está expressa pelo nojo e repúdio.
RUANFONSECA escreveu:Tu não se diz fã dos Simpsons, porque ele tem piadas com judeus, com gordos, piadas que envolvam origem, caracteristicas físicas, Sexualidade e etc.
Sim, eu sou fã, além de dono e criador do tumblr dos Simpsons com o maior número de seguidores do mundo. E você se engana, Os Simpsons é uma série que não trabalha com "piadas", e sim com sática humorística, o que é diferente de dizer que o Seu Madruga parece um "chimpanzé reumático", como ocorre em Chaves, por exemplo.
RUANFONSECA escreveu:Vou dar minha opinião: Você pode ser chamado de racista se criticar um negro, um branco ou qualquer outra etnia. Ninguem tem culpa de ter nascido branco, negro ou amarelo, Você não tem decisão de escolha. O contrário ocorre se você for gordo, judeu, Gay, nesse caso a decisão é sua. Você escolhe o que quer ser: se você for gordo, a escolha foi sua em comer exageradamente; Se você for Judeu, a escolha foi sua em seguir a lei da torá; se você for gay, a escolha em parte foi sua, pois o pinto quem controla é Tu.
Isso sim me deixou estarrecido, na verdade, pois além de você dar a entender que ser negro seria um defeito do qual 'não se tem culpa', você justificou o antissemitismo e a homofobia, pois segundo você, se escolhe ser judeu ou gay.

Eu não vou discutir com você as teorias psicanalíticas e psicológicas que evidenciam que ser gay não é uma escolha pois você demonstrou seu pensameno a respeito. Entretanto, eu vou te dizer que ainda que ser gay fosse uma escolha, como você acredita, este fato não justifica a homofobia que leva ao bullying, ao suicício, a que gays sejam espancados nas ruas, estuprados com galhos de árvore e enrolados em arame farpado (sim, isso aconteceu com um menino de 17 anos nos Estados Unidos, se não me engano) e tantas outras coisas.

Você também está errado quando justifica o antissemitismo (posição que leva a ideologias como o nazismo) dizendo que quem é judeu, assim o escolheu. Religião, geralmente, nos é imposta. Nossos pais, logo que nascemos, nos criam com a fé da qual eles partilham. Então, com exceção daqueles que se convertem ao Judaísmo, não existe escolha em ser judeu. E novamente, você deu a entender que o antissemitismo era aceitável pois a pessoa escolhe ser o que é.

Finalmente, o que você disse a respeito de ser gordo tem uma verdade parcial. Em muitos casos, as pessoas fazem escolhas alimentares não saudáveis que levam à obesidade, mas não em todos. Existem pessoas com problemas glandulares e hormonais e que ganham peso mesmo se alimentando direito (da mesma forma como existem pessoas que, ao contrário, não conseguem ganhar peso de jeito nenhum). Independentemente, o fato de alguém ser gordo não justifica o bullying ou as piadas de mau gosto, porque partimos do princípio de que a pessoa que não tem nenhum problema hormonal e que é obesa comprou a própria comida e paga suas próprias contas, portanto, não cabe a ninguém dizer o que ela deve ou não fazer com seu dinheiro e/ou corpo.

O pessoal me critica por "entrar em discussões desnecessárias", mas ler justificações à homofobia, ao bullying e ao antissemitismo e ficar calado é impossível. Esta postagem me drenou as energias e me deixou triste demais. Não pretendo mais entrar aqui ou responder, pois meu posicionamento ficou claro.
Esses usuários curtiram o post de Marquês de Sade (total: 1):
Cláudio

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 06 Out 2014, 10:39

RUANFONSECA escreveu:Vou dar minha opinião: Você pode ser chamado de racista se criticar um negro, um branco ou qualquer outra etnia. Ninguem tem culpa de ter nascido branco, negro ou amarelo, Você não tem decisão de escolha. O contrário ocorre se você for gordo, judeu, Gay, nesse caso a decisão é sua. Você escolhe o que quer ser: se você for gordo, a escolha foi sua em comer exageradamente; Se você for Judeu, a escolha foi sua em seguir a lei da torá; se você for gay, a escolha em parte foi sua, pois o pinto quem controla é Tu.
Putz, cagou pelos dedos agora, heim?

Independente de ser escolha ou não (e sexualidade não é escolha), ninguém merece ser discriminado ou ofendido por isso. Obesidade não é escolha. É normalmente algo controlável e tratável, mas ninguém escolhe ser gordo porque tá afim de ser gordo.

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1427 vezes

Mensagem por Quase Seca » 06 Out 2014, 10:40

Cara, na boa. Se as séries vão contra às suas ideologias, é melhor parar de assistí-las ou apreciá-las (que seja). Pq em Chaves (e Chapolin tb, que não é um humor tão diferente quanto vc diz ser), vc só vai ver isso. Esteriótipos, violência, machismo (vc já disse que nenhum personagem masculino da série já bateu em um feminino, mas é só buscar um pouco que vc vai encontrar o super contraditório Chaves dizendo em um episódio que em mulher não se bate nem com a pétala de uma flor, e em outro batendo na Chiquinha ou ameaçando), aversão à gays (tem muito mais do que esse episódio...existe um episódio de Chompiras já do programa Chespirito onde ele fala claramente que seu público não fazia essas coisas erradas, indecentes [ou alguma palavra do tipo]. Pena que não encontro o vídeo), péssimos exemplos como um adulto assoprando um cigarro na cara de uma criança, ou apagando na mão da mesma, etc etc

Se for pra assistir analisando isso tudo, melhor largar mão...Ah, e não pense que os atores mudaram a visão hoje em dia não, pq é só olhar declarações e atitudes recentes por aí que vc vai ver que a cabeça é a mesma dos anos 70.
Imagem

Ruan Fonseca
Membro
Membro

Mensagem por Ruan Fonseca » 06 Out 2014, 12:09

realmente caguei pelos dedos, analizando bem percebi que estava equivocado, o que eu quis explicar é que ninguem deve julgar uma pessoa pela sua opinião, credo, raça, sexualidade. Somente pelas suas atitudes. Chaves sempre teve esse lance de piadas homofóbicas porque o pensamento da maior parte das pessoas da década de 70 (incluindo os atores) eram assim, se for cortar por causa disso tambem é pra jogar fora todos os livros de História, já que citam cenas de homofobia e desrespeito. E sim chaves tambem era uma sátira Humorística (Como o própio Chespirito disse em uma entrevista, se não me engano), basea - se no estilo de vida de pessoas que moram nas vilas pobres do méxico.
VOANDO

Responder