Se fosse pelo menos um belisco...Hyuri Augusto escreveu:Como não citaram a icônica cena do soco do Seu Madruga no Quico em no episódio dos Toureadores de 1973? Além de ser um soco intencional, é cruel demais, mesmo para o pastelão. Afinal, quem pune uma criança de maneira tão absurda? Chespirito era realmente bem radical nas séries. O episódio dos Duendes não me deixa mentir...
Falas/cenas que você considera pesadas
Six, six, six! The Chavo of the beast!
- Sai-de-Trás
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Nenhum
- Curtiu: 147 vezes
- Curtiram: 983 vezes
Re: Falas/cenas que você considera pesadas

- Antonio Felipe
- Administrador

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 312 vezes
- Curtiram: 3005 vezes
Falando do meu ponto de vista pessoal enquanto bissexual, eu nunca me incomodei com as sequências possíveis de serem caracterizadas como homofobia. Cresci com esses momentos, achei engraçado desde sempre e, particularmente, não afeta minha admiração pelas séries, pelo trabalho do Chespirito. E, também, porque passei a vida toda sem fazer essa problematização, sem olhar o significado simbólico daqueles momentos.
E, a partir dessa observação, eu entendo perfeitamente quem caracteriza aqueles momentos como pejorativos. O Chaves fugindo do Seu Madruga, pensando que ele fosse gay, como fosse algo repulsivo. Até mesmo o toque ele evita, como se aquilo fosse uma coisa contagiosa. É um subtexto que denota a visão do criador, de certa forma.
Mas eu também devo considerar o ambiente em que as séries e o próprio Chespirito estavam inseridos. Década de 1970, em um país de maioria absoluta católica, em um tempo onde as coisas eram mais conservadoras. Muito diferente de hoje em que há um consenso maior sobre a normalidade ser LGBT e piadas como essas logo seriam notadas e classificadas como algo pejorativo.
Não que o contexto histórico justifique preconceitos ou qualquer outra coisa. Mas no estrito caso em discussão, ainda havia uma predominância do homossexual como muleta para o humor, para o caricato. Veja-se o caso do episódio do transplante de mão, em que a nova mão do Chapolin faz o herói se colocar em constrangimento. Ou até quando já se fez piada com Batman e Robin...
Em resumo: eu, pessoalmente, não me incomodo com as cenas. Mas entendo perfeitamente quem se incomode com elas e as discuta, problematize. Só não concordaria em condenar toda a obra ou o autor por isso.
E, a partir dessa observação, eu entendo perfeitamente quem caracteriza aqueles momentos como pejorativos. O Chaves fugindo do Seu Madruga, pensando que ele fosse gay, como fosse algo repulsivo. Até mesmo o toque ele evita, como se aquilo fosse uma coisa contagiosa. É um subtexto que denota a visão do criador, de certa forma.
Mas eu também devo considerar o ambiente em que as séries e o próprio Chespirito estavam inseridos. Década de 1970, em um país de maioria absoluta católica, em um tempo onde as coisas eram mais conservadoras. Muito diferente de hoje em que há um consenso maior sobre a normalidade ser LGBT e piadas como essas logo seriam notadas e classificadas como algo pejorativo.
Não que o contexto histórico justifique preconceitos ou qualquer outra coisa. Mas no estrito caso em discussão, ainda havia uma predominância do homossexual como muleta para o humor, para o caricato. Veja-se o caso do episódio do transplante de mão, em que a nova mão do Chapolin faz o herói se colocar em constrangimento. Ou até quando já se fez piada com Batman e Robin...
Em resumo: eu, pessoalmente, não me incomodo com as cenas. Mas entendo perfeitamente quem se incomode com elas e as discuta, problematize. Só não concordaria em condenar toda a obra ou o autor por isso.
- Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 6):
- JF CH • Jacinto • John Jow • Medeirosmaníaco CH • Bugiga • Zenon CH
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.
- JF CH
- Membro

- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 1262 vezes
- Curtiram: 1688 vezes
Tá, mas não justifica cuspir no túmulo dele, né...John Jow escreveu:Creio que ele tenha falado isso no tocante ao episódio do Dia das Crianças, em que Chespirito usa seus personagens PRA EMPURRAR GOELA ABAIXO SUA OPINIÃO DE QUE MANIFESTANTE É VAGABUNDO! E ainda tem gente que acha que ele não colocava suas opiniões nos roteiros.
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020
piadaitaliano/F42 escreveu: ↑18 Abr 2021, 21:26com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
- Bgs
- Membro

- Curtiu: 124 vezes
- Curtiram: 488 vezes
Só post top, John Jow. Deve fazer mais de 5 anos que eu não vejo esse episódio do Dia das Crianças e não tinha pensado nisso até você e o Riddle falarem sobre. É inevitável a opinião política e pessoal do criador estarem em sua obra.John Jow escreveu:Chespirito disse infinitas vezes que ele escrevia o que gostava, quando alguém dava uma sugestão de alguma piada ou algo parecido e ele não gostava, dizia na lata que não achava bom. Desdenhava outros programas. Se você não consegue observar através disso que ele colocava suas opiniões nos programas, então você é exageradamente cético. Ele não fez piadas do tipo apenas com o Chaves. Todos os seus personagens (interpretados por ele) já fizeram uma piada assim de cunho homofóbico. Como já foi repetido mil vezes, tudo se explica devido à época. Não tô crucificando Chespirito e sua opinião, nunca deixarei de gostar da sua obra, mas também não vou ficar fazendo a cega.
Creio que ele tenha falado isso no tocante ao episódio do Dia das Crianças, em que Chespirito usa seus personagens PRA EMPURRAR GOELA ABAIXO SUA OPINIÃO DE QUE MANIFESTANTE É VAGABUNDO! E ainda tem gente que acha que ele não colocava suas opiniões nos roteiros.JF CHmaníaco escreveu:O Riddle disse que por isso tinha que cuspir no túmulo dele...
Soube de uma criança que morreu pulando dentro de um poço pra imitar os Teletubbies dando tchau.Tiago escreveu:Olha se for listar todos os acidentes que aconteceu por crianças imitarem alguma coisa. Os desenhos mesmo estão cheios de "maus exemplos".
E também não condeno todo o trabalho dele, obviamente.
#BgsDNV?
- ViniCH
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: corinthians
- Curtiu: 75 vezes
- Curtiram: 342 vezes
Até parece que você não conhece o Riddle...JF CHmaníaco escreveu:Tá, mas não justifica cuspir no túmulo dele, né...John Jow escreveu:Creio que ele tenha falado isso no tocante ao episódio do Dia das Crianças, em que Chespirito usa seus personagens PRA EMPURRAR GOELA ABAIXO SUA OPINIÃO DE QUE MANIFESTANTE É VAGABUNDO! E ainda tem gente que acha que ele não colocava suas opiniões nos roteiros.
VINICH
Usuário do FCH desde 24 de janeiro de 2013
Usuário do mês de abr/18
Usuário do mês de abr/18

- JF CH
- Membro

Conheço, mas me pareceu sério o que ele disse.
E o AF esclareceu simplesmente tudo.
E o AF esclareceu simplesmente tudo.
JF CH
piadaitaliano/F42 escreveu: ↑18 Abr 2021, 21:26com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
-
Polegar
- Membro

- Curtiu: 7 vezes
- Curtiram: 1404 vezes
Minha opinião.
O velho textão de hábito... 
Editado pela última vez por Polegar em 23 Mar 2018, 01:41, em um total de 1 vez.
- Jacinto
- Colaborador

- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 8961 vezes
- Curtiram: 4935 vezes
- Cortal Cristado
- Membro

- Curtiu: 1286 vezes
- Curtiram: 1275 vezes
Eu não. 
Na verdade não li quase nenhum textão desse tópico.
Na verdade não li quase nenhum textão desse tópico.
- JF CH
- Membro

Quem leu me add no Face.
JF CH
- John Jow
- Colaborador

- Curtiu: 178 vezes
- Curtiram: 552 vezes
- bebida com metanol CH
- Moderador

- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 517 vezes
- Curtiram: 5238 vezes
Também não vejo a versão de 79 inteira há um booooom tempo. Semelhantes nem tinham estreado ainda. Mas o velho pôs o mesmo discurso na versão de 1991, e ainda intensificou a mensagem, bem no estilo "quem não concordar comigo é bobão".Borges escreveu:Só post top, John Jow. Deve fazer mais de 5 anos que eu não vejo esse episódio do Dia das Crianças e não tinha pensado nisso até você e o Riddle falarem sobre. É inevitável a opinião política e pessoal do criador estarem em sua obra.
E também não condeno todo o trabalho dele, obviamente.
Sobre condenar a obra toda, como eu disse, meu acervo CH já beira os 700gb, eu é que não vou desmerecer tudo isso por causa de 100mb de cena bosta. Acho que o velho era um babaca sim, ele fez até videozinho de "o médico disse pra minha mãe q ela devia abortar e ela disse q não e eu nasci, digam não ao aborto hurrrr durr". Mas como ele tem um legado histórico, é bem mais imprescindível separar a pessoa do trabalho (ao contrário de coisas modernosas e sem o mesmo peso cultural, como o Johnny Depp de Grindelwald por exemplo)
- ViniCH
- Membro

- Time de Futebol: corinthians
- Curtiu: 75 vezes
- Curtiram: 342 vezes
Aborto? Como assim Riddle?
VINICH
Usuário do mês de abr/18
Usuário do mês de abr/18

- JF CH
- Membro

Tem uma história de que a mãe de Chespirito ia abortá-lo, mas desistiu. Ou que o aborto seria natural, não sei direito.
Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
JF CH