Pior que eu sou de Salvador. Se eu fosse vivo na época poderia ter visto esse episódio, quiçá se tivesse um VHS na época tambémE.R escreveu: ↑14 Dez 2025, 13:34O SBT não tem mais o episódio do "Revolvinho".
E o episódio não é lenda urbana, pelos relatos, ele foi exibido sim pelo SBT no dia daquela enchente (e que teve inclusive horário político no dia), só que apenas São Paulo e outras poucas afiliadas exibiram (uma delas, possivelmente Salvador, isso não descartando a hipótese de que em Salvador quem assistiu, viu pela parabólica, e que a exibição tenha sido apenas em São Paulo).
A maior parte dos Estados do país não viu esse episódio, em sua única exibição em 1991.
Inclusive esse episódio está na lista CH porque existe de fato.
SBT promete exibir episódios que não vão ao ar há anos de Chapolin e Chaves
Episódios vão ao ar a partir desse domingo (14) no Clube do Chaves
- El Salsafiore
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: BAHÊA
- Curtiu: 346 vezes
- Curtiram: 389 vezes

- El Salsafiore
- Membro

Tem uns eps que passou nesse período uma única vez que tem gravação como Jogando Bola e Mal EntendidosNassau escreveu: ↑14 Dez 2025, 21:14se nem FBV Parte 3 dub maga 1984 q passou mais tempo nós temos gravações, imagina desse q passou todo comido 1 unica vez e somente pra São Paulo....
Vendo rips CH do inicio dos anos 90 parece que todo mundo gravava as mesmas coisas, não sei como o SBT passava, mas deve ter uns 10 rips do ep das Goteiras de 78 só de 1990-1992![]()
- Esses usuários curtiram o post de El Salsafiore (total: 1):
- Nassau

- O Gordo
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 881 vezes
- Curtiram: 4218 vezes
O pessoal também acreditava que "O Homem Invísivel" (1974) também só havia passado 1 vez em 1990. Depois descobriram que a posição da marca do SBT nas gravações disponíveis do episódio não batia - foi exibido mais de 1 vez antes de ser engavetado.El Salsafiore escreveu: ↑Ontem, 19:24Tem uns eps que passou nesse período uma única vez que tem gravação como Jogando Bola e Mal Entendidos
Eu acho que quase todos esses relatos de "saiu do ar em 1986 e voltou em 1992" estão errados.

- Nassau
- Membro

- Time de Futebol: Internacional
- Curtiu: 75 vezes
- Curtiram: 93 vezes
todos esses do "saiu do ar em 1990" seila, é provavel que pelo menos mais uma reprise em 1991 eles tiveram. Passavam até mts eps de CH em poucos dias de semana, demorava pra iniciar as reprises. Tlvz essa seja a impressão pra que digam que "saiu do ar em tal.. e voltou em tal..."

𝐌𝐀𝐈𝐎𝐑 𝐅Ã 𝐃𝐀 𝐃𝐔𝐁𝐋𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐁𝐊𝐒/𝐏𝐀𝐑𝐈𝐒𝐈 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐂𝐇𝐄𝐒𝐏𝐈𝐑𝐈𝐓𝐎
𝐈𝐌𝐈𝐍𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐄𝐅𝐄𝐍𝐒𝐎𝐑 𝐃𝐄 𝐒𝐀𝐍𝐃𝐑𝐀 𝐌𝐀𝐑𝐀
𝟏𝟎𝟎% 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐀𝐒 𝐂𝐄𝐂𝐈𝐋𝐄𝐓𝐄𝐒
Acompanho CH desde 2015
Nos meios desde 2022
E finalmente no Fórum em 2025
Trambicast, Jean Chambre, SBT, e seus demais asseclas são inimigos inquestionáveis do povo brasileiro e de tudo o que essa pátria representa
https://www.youtube.com/watch?v=T2nUfxEn_xU
me sigam no twitter ai... https://x.com/Donkeydude348
-
Boris
- Membro

- Curtiu: 5 vezes
- Curtiram: 31 vezes
O SBT poderia exibir El Chanfle, que eles compraram há um tempo atrás. Não domingo de manhã, mas na tela de sucessos ou cinema em casa de sábado.
- El Salsafiore
- Membro

Por exemplo, está lá que o Dia Internacional da Mulher deixou de ir ao ar regulamente em 1992, mas ele teve uma exibição "fora de data" registrado em 1994Nassau escreveu: ↑Ontem, 19:29todos esses do "saiu do ar em 1990" seila, é provavel que pelo menos mais uma reprise em 1991 eles tiveram. Passavam até mts eps de CH em poucos dias de semana, demorava pra iniciar as reprises. Tlvz essa seja a impressão pra que digam que "saiu do ar em tal.. e voltou em tal..."
Ah sei lá, eu ainda me enbanano todo com essas listas. Tinha uma dizendo: "saiu do ar em 1985, voltou ao ar em 1986, saiu do ar de novo em 1987..."
- Esses usuários curtiram o post de El Salsafiore (total: 1):
- Nassau

- Nassau
- Membro

- Time de Futebol: Internacional
- Curtiu: 75 vezes
- Curtiram: 93 vezes
Veja o caso de "O Ano Novo" de 1973, na Lista CH colocaram que "saiu do ar em 1985" sendo que tem exibição registrada em 1986, ai me percoEl Salsafiore escreveu: ↑Ontem, 19:39Por exemplo, está lá que o Dia Internacional da Mulher deixou de ir ao ar regulamente em 1992, mas ele teve uma exibição "fora de data" registrado em 1994Nassau escreveu: ↑Ontem, 19:29todos esses do "saiu do ar em 1990" seila, é provavel que pelo menos mais uma reprise em 1991 eles tiveram. Passavam até mts eps de CH em poucos dias de semana, demorava pra iniciar as reprises. Tlvz essa seja a impressão pra que digam que "saiu do ar em tal.. e voltou em tal..."
Ah sei lá, eu ainda me enbanano todo com essas listas. Tinha uma dizendo: "saiu do ar em 1985, voltou ao ar em 1986, saiu do ar de novo em 1987..."
- Esses usuários curtiram o post de Nassau (total: 1):
- El Salsafiore

𝐌𝐀𝐈𝐎𝐑 𝐅Ã 𝐃𝐀 𝐃𝐔𝐁𝐋𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐁𝐊𝐒/𝐏𝐀𝐑𝐈𝐒𝐈 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐂𝐇𝐄𝐒𝐏𝐈𝐑𝐈𝐓𝐎
𝐈𝐌𝐈𝐍𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐄𝐅𝐄𝐍𝐒𝐎𝐑 𝐃𝐄 𝐒𝐀𝐍𝐃𝐑𝐀 𝐌𝐀𝐑𝐀
𝟏𝟎𝟎% 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐀𝐒 𝐂𝐄𝐂𝐈𝐋𝐄𝐓𝐄𝐒
Acompanho CH desde 2015
Nos meios desde 2022
E finalmente no Fórum em 2025
Trambicast, Jean Chambre, SBT, e seus demais asseclas são inimigos inquestionáveis do povo brasileiro e de tudo o que essa pátria representa
https://www.youtube.com/watch?v=T2nUfxEn_xU
me sigam no twitter ai... https://x.com/Donkeydude348
- Ruan Fonseca
- Membro

- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 375 vezes
- Curtiram: 1738 vezes
Ou era só desorganização do SBT mesmo. Assim como esse ano de 2025 teve episódio comum, saturadasso de eras passadas, sendo exibido só um ano depois, mesmo com exibição diárias, não seria muito diferente pensar que o mesmo ocorresse naquela época.
Engavetamentos depois de uma única exibição, como o do vendedor de refrescos em 1984, ou do episódio do bolo de 1973 em 1988 são totalmente plausíveis, já que a implicância do SBT com episódios semelhantes é desde sempre.
Mas isso de "saiu do ar em 1985, voltou em 1986" nunca existiu. Pessoal botava fé demais na organização do SBT.
Engavetamentos depois de uma única exibição, como o do vendedor de refrescos em 1984, ou do episódio do bolo de 1973 em 1988 são totalmente plausíveis, já que a implicância do SBT com episódios semelhantes é desde sempre.
Mas isso de "saiu do ar em 1985, voltou em 1986" nunca existiu. Pessoal botava fé demais na organização do SBT.
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
- Eng. Pudim
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 544 vezes
- Curtiram: 1921 vezes
Me parece que nos anos 80 eles tinham "ciclos" de exibições, com uma ordem definida pelos lotes. Quando um episódio era pulado, a galera simplesmente estranhava e tomava nota disso, tipo "nesse ciclo, não exibiram lagartixas, leiteiro, etc".
EN VACACIONES. DIGO, FÉRIAS EM ESPANHOL.
- Chamone
- Membro

- Curtiu: 211 vezes
- Curtiram: 928 vezes
O que envolve resgatar um episódio do acervo? Pergunto eu.
No caso do Leiteiro foi fácil. Pegaram uma fita de uma fonte misteriosa (a qual ninguém traz respostas sobre) e fizeram com que [ trecho vetado] restaurassem o episódio sem ao menos que os [trecho vetado] fossem lá e [trecho vetado] no [trecho vetado] do SBT. Para um Planeta Vênus seria a mesma coisa já que não existe outra fonte para imagens.
Já para as dublagens perdidas, já seria complicado converter um formato de mídia de legado (se ele sequer existe no acervo). Caso houvesse sucesso, seria inaceitável passar o episódio com a imagem degradada então envolveria uma trabalhosa ressincronização com o lote novo para no final obter um efeito que midiaticamente infelizmente não chama tanta atenção como um episódio inteiramente raro. Muito trabalho para o SBT apesar da grana recém-injetada pelo governo.
No caso do Leiteiro foi fácil. Pegaram uma fita de uma fonte misteriosa (a qual ninguém traz respostas sobre) e fizeram com que [ trecho vetado] restaurassem o episódio sem ao menos que os [trecho vetado] fossem lá e [trecho vetado] no [trecho vetado] do SBT. Para um Planeta Vênus seria a mesma coisa já que não existe outra fonte para imagens.
Já para as dublagens perdidas, já seria complicado converter um formato de mídia de legado (se ele sequer existe no acervo). Caso houvesse sucesso, seria inaceitável passar o episódio com a imagem degradada então envolveria uma trabalhosa ressincronização com o lote novo para no final obter um efeito que midiaticamente infelizmente não chama tanta atenção como um episódio inteiramente raro. Muito trabalho para o SBT apesar da grana recém-injetada pelo governo.
(...)
- Ruan Fonseca
- Membro

- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 375 vezes
- Curtiram: 1738 vezes
No caso das dublagens perdidas é provável que o SBT guarde os cartuchos de fita magnética com a dublagem específica de determinado episódio, ou guarde as cópias umatic/betacam já com a dublagem alternativa sincronizada com a cópia recebida nos anos 80/90. No caso, pra exibir, seria só digitalizar, o que não é difícil, só leva tempo (e tempo é dinheiro).Chamone escreveu: ↑Ontem, 19:52O que envolve resgatar um episódio do acervo? Pergunto eu.
Agora se quisessem uma imagem nos padrões Televisa, ou no caso de possuirem apenas o cartucho de áudio, teriam que sincronizar com a cópia do lote novo/Quico, o que seria trabalho adicional.
VOANDO
- O Gordo
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 881 vezes
- Curtiram: 4218 vezes
Nas cópias digitalizadas de ACERVO (não as de exibição) eu tenho certeza absoluta que elas estão lá, prontinhas pra uso.
O que prova isso são os os finais remendados com a dublagem mais antiga de "O despejo do grande campeão" e "Bilhetes trocados". No caso do episódio dos bilhetes, estavam utilizando uma cópia de exibição com um corte fixo de muitos anos (no final do episódio já pulava pra cena do varal, sem o diálogo entre Chaves e Quico na escada) pra remixar com o Lote Quico, chegaram naquela cena e ops... cadê o áudio? Pegaram da trilha 2 e pronto, vida que segue
No do despejo, 8:53 em diante, o Raphael' explicou esse remendo muito melhor do que eu seria capaz
As dublagens que eles não devem ter digitalizado são as que não aparecem nos guias, como Uma epidemia de pintores, O primo do Seu Madruga, Jogo de ping-pong, Cleópatra, etc...
O que prova isso são os os finais remendados com a dublagem mais antiga de "O despejo do grande campeão" e "Bilhetes trocados". No caso do episódio dos bilhetes, estavam utilizando uma cópia de exibição com um corte fixo de muitos anos (no final do episódio já pulava pra cena do varal, sem o diálogo entre Chaves e Quico na escada) pra remixar com o Lote Quico, chegaram naquela cena e ops... cadê o áudio? Pegaram da trilha 2 e pronto, vida que segue
No do despejo, 8:53 em diante, o Raphael' explicou esse remendo muito melhor do que eu seria capaz
Raphael' escreveu:O que fizeram foi um transplante:
- Dublagem de 1984 = Cena do Seu Barriga indo falar com Seu Madruga é completa, portanto tem todo o áudio.
- Dublagem de 1990 = Cena do Seu Barriga indo falar com Seu Madruga tem mini corte, portanto não tem todo o áudio.
- Cópia de Lote velho da Televisa = Cena do Seu Barriga indo falar com Seu Madruga tem mini corte.
- Cópia de Lote novo da Televisa = Cena do Seu Barriga indo falar com Seu Madruga é completa.
Portanto no material que quiseram usar hoje: Tinham cena e não tinham áudio (daquele trechinho), então usaram todo o diálogo final da dublagem de 1984 por ser completinho, ao término voltaram com a dublagem de 1990 só para encerrar o episódio.
Essa meleca só porquê quiseram usar a cópia nova com uma dublagem que chegando ao final deixaria a sincronia adiantada devido ao corte fixo, seria mais fácil ter usado logo a dublagem de 1984 no episódio inteiro e pronto.
Deu pra entender o que eu expliquei ou ficou muito confuso?
É só ler com bastante atenção que dá pra entender o que fizeram.
As dublagens que eles não devem ter digitalizado são as que não aparecem nos guias, como Uma epidemia de pintores, O primo do Seu Madruga, Jogo de ping-pong, Cleópatra, etc...

- Chamone
- Membro

- Curtiu: 211 vezes
- Curtiram: 928 vezes
Indício que a Televisa possui múltiplas trilhas de dublagem BR.
Recentemente o Adam Savage (do Mythbusters) foi ao arquivo da Paramount e o chefe arquivista disse em certo ponto que para cópias internacionais de filmes e séries eles não guardam a mídia por completo; apenas o áudio.
Acho que essas recuperações de dublagem, como do episódio das Apostas do Chapolin não tem nenhum mérito do SBT. Eles possuem cópias velhas de séries (eu vi e um conjunto de fitas do Smallvile em SD numa dessas reportagens sobre o arquivo). Mas elementos originais de produção, dificilmente.
Recentemente o Adam Savage (do Mythbusters) foi ao arquivo da Paramount e o chefe arquivista disse em certo ponto que para cópias internacionais de filmes e séries eles não guardam a mídia por completo; apenas o áudio.
Acho que essas recuperações de dublagem, como do episódio das Apostas do Chapolin não tem nenhum mérito do SBT. Eles possuem cópias velhas de séries (eu vi e um conjunto de fitas do Smallvile em SD numa dessas reportagens sobre o arquivo). Mas elementos originais de produção, dificilmente.
(...)
- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2186 vezes
- Curtiram: 4773 vezes
O erro é o esquete estar na Lista CH da forma que está, sendo que não há nenhuma comprovação de que ele faz parte da compilação perdida. Infelizmente a Lista ainda tem suas falhas.
A sinopse dele deveria estar somente em Chespirito, temporada 72.
- Jacinto
- Colaborador

- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 9100 vezes
- Curtiram: 4996 vezes
- Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 1):
- Bully Chespirito animado