Franco Santoro escreveu: ↑14 Mai 2025, 22:58
O Papagaio do Quico (1975) (aquele caso dos relatos de uma exibição na TV Alterosa nos anos 2000, mesmo sendo pouco provável algo assim passar batido pela época, supostamente esses relatos teriam surgido antes da descoberta do Tele Guia contendo o episódio comprovando sua existência )
Um desses relatos é meu, que eu tinha passado ao
@oasis wonderwall da silva blur antes de criar minha nova conta aqui no fórum:
► Exibir Spoiler
Eu me lembro nitidamente de estar na frente da TV (literalmente de pé) e ver essa cena onde a Chiquinha, de verde, segurava uma gaiola azul com um papagaio dentro e chorava como se fosse o Chaves ali dentro. Isso talvez tenha sido entre 2005 e 2006.
Deixando claro, essa é a única lembrança verdadeira.
Em 2011 fiz minha conta no FUCH e em 2012 comecei a assistir os episódios de 80. Quando vi o Papagaio de 83, nessa cena, exatamente na parte em que a Chiquinha olha pra câmera, eu me lembrei na hora disso. E então disse que tinha visto uma versão desse episódio passar no SBT (eu sequer disse Alterosa no início, isso foi adicionado a frente como dedução por eu ser de MG) e naturalmente ninguém acreditou.
Por falta de maturidade eu respondia dúvidas com grosserias e logicamente isso levou o relato a perder qualquer credibilidade.
Enfim, anos depois apareceu a Tele-Guía com a versão de 1975. Pegou de surpresa ter mesmo uma versão nos anos 70, mas tinha um problema: a minha lembrança era da Chiquinha estar de roupa verde, e a versão de 1975 foi antes do retorno da Maria.
Como tinha um perdido desconhecido em 1978, eu disse que poderia ser um remake que aí sim teria a Chiquinha. Aí, logicamente, as respostas foram algo como "impossível, não teriam duas versões perdidas do mesmo episódio"...
Até aparecer "A Portada na Cara do Chaves", cena que foi usada perto do episódio do Papagaio em 1983 (no esquete do estilingue).
E hoje em dia já parece ser mais consenso entre todos que realmente deve ser uma outra versão do Papagaio.
Então, deixando claro, eu nitidamente me lembro de ter visto essa cena na televisão (não do episódio em si), e é algo muito específico para ter surgido do nada na mente.
Qualquer coisa que eu tenha dito além disso (a cena final com a Chiquinha), aí sim foi invenção para tentar convencer, coisa de criança na época por não acreditarem em mim.
Reafirmo: tenho a memória clara de ter visto essa cena final e isso me "assombra" desde essa época.
Não para defender ou abrir discussões sobre efeito mandela etc., é apenas para contextualizar de onde veio a história.

Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.
Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação através do estudo das Escrituras.
A Teologia deve ser:
1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender as Escrituras pelo sentido e contexto original, analisando o objetivo dos autores e seus textos, evitando interpretações por vieses pessoais.
É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, uma vez que jamais teremos o domínio completo da revelação.