Qual descaracterização de personagem mais te decepcionou?
- Furtado
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 122 vezes
- Curtiram: 91 vezes
Re: Qual descaracterização de personagem mais te decepcionou
Jaiminho, com certeza.
Após a saída definitiva do Ramón em 1982, o Jaiminho incorporou o Seu Madruga. Episódios como "É duro ser eletricista" e "Os gesseiros" foram refeitos com Jaiminho desempenhando as funções do Madruga. Nada a ver, pois o Jaiminho surgiu como um personagem bonachão e até amigo do Chaves em 1979 e virou um velho rabugento e malvado. Inclusive a dublagem do Clube usava o termo "Seu Jaiminho".
Após a saída definitiva do Ramón em 1982, o Jaiminho incorporou o Seu Madruga. Episódios como "É duro ser eletricista" e "Os gesseiros" foram refeitos com Jaiminho desempenhando as funções do Madruga. Nada a ver, pois o Jaiminho surgiu como um personagem bonachão e até amigo do Chaves em 1979 e virou um velho rabugento e malvado. Inclusive a dublagem do Clube usava o termo "Seu Jaiminho".
Editado pela última vez por Furtado em 05 Abr 2016, 18:11, em um total de 1 vez.
Ex-moderador do Bar do Chespirito
- FlavioRamoz
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 3 vezes
- Curtiram: 15 vezes
Tirou as palavras da minha boca.Furtado escreveu:Jaiminho, com certeza.
Após a saída definitiva do Ramón em 1982, o Jaiminho incorporou o Seu Madruga. Episódios como "Ser duro é eletricista" e "Os gesseiros" foram refeitos com Jaiminho desempenhando as funções do Madruga. Nada a ver, pois o Jaiminho surgiu como um personagem bonachão e até amigo do Chaves em 1979 e virou um velho rabugento e malvado. Inclusive a dublagem do Clube usava o termo "Seu Jaiminho".
O Chapolin contar histórias é apenas algo que mostra seu lado "educador", não é nada que vá contra sua personalidade. E já o Nhonho, como já foi citado antes, nunca foi um gênio, a ver pelo seu comportamento fora da escola... Apenas demonstrava-se um pouco mais esperto do que os outros, ou pode-se presumir que em certas épocas estudava mais ou menos, quem sabe.
Já o Jaiminho sim, teve sua figura bastante descaracterizada sendo transformado num "novo Seu Madruga". Na questão da dublagem do Clube, creio que usar o termo "Seu Jaime" (ou "Seu Jaiminho") foi o menor dos problemas, afinal por ele ter se mudado pra vila (episódio de 1982), os vizinhos adultos o tratarem de uma maneira mais "formal" pra mim se explica naturalmente. Isso vem da versão original, a Dona Clotilde o chama de "Don Jaimito".
O perfil do personagem ser desvirtuado é um problema do roteiro mesmo, embora tente se colocar algumas explicações, como em "Pior a emenda que o solado" de 1991, onde ele afirma ter sido aposentado do serviço de carteiro e estar procurando uma nova ocupação... Ora, ele não deveria era procurar ficar sem nenhuma ocupação? E ainda aposentado continua usando o uniforme, enfim.
Flávio Ramos
http://www.gaiolaproducoes.com.br
- Chavo Arachán
- Moderador
- Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
- Curtiu: 778 vezes
- Curtiram: 835 vezes
Yo creo que la peor caracterización fue, y concordando con mis compañeros aquí, fue la de Jaimito el Cartero. Para mí que no lo deberían transformar en el nuevo Don Ramón, sino a Doña Nieves ocupando el rol del hombre "Mamá". Y las escenas de Quico para mí deberían repartirse entre Ñoño, la Popis y Godinez.
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.
Vamo que vamos e tenhamos dito!!!

-
- Membro
- Programa CH: Chapolin Animado
- Time de Futebol: Não Tenho Time
- Curtiu: 37 vezes
- Curtiram: 25 vezes
Jaiminho Carteiro gravando papel de Seu Madruga nos anos 80, Pópis como uma chiquinha alternativa em vários capítulos depois de 1978, o figurino feio da Bruxa do 71 e da Chiquinha dos anos 80 parece respectivamente a vovó malfada e o palhaço bozo.
Esses episódios do início dos anos 80 o Sbt poderia ter comprado na época, se exibisse desde 1984 ou 1990 o pessoal já ficaria acostumado, como ver um de 1972 e um de 1978, que nem liga os telespectadores, quem causou essa dificuldade de adaptação aos episódios mais novos é o próprio Sbt que comprou apenas a fase dos anos 70, e nem se quer teve interesse pelo Programa Chespirito e quando compraram, foi as temporadas finais mais fracas. A tendência desde 1973 segundo ano do programa era remake e depois dos anos 70 foi a mesma, a tendência era ficar nesse mar de remakes. Mas ali foi um desperdício, poderiam ter criados roteiros novos ou novos personagens. Nota-se que realmente Chaves estava ali no Chespirito só para encher linguiça. Chespirito não tinha mais o mesmo interesse em Chaves, só usou como pretexto de alcançar o climax da fama, não soube acessorar bem seu produto, sua criação
Esses episódios do início dos anos 80 o Sbt poderia ter comprado na época, se exibisse desde 1984 ou 1990 o pessoal já ficaria acostumado, como ver um de 1972 e um de 1978, que nem liga os telespectadores, quem causou essa dificuldade de adaptação aos episódios mais novos é o próprio Sbt que comprou apenas a fase dos anos 70, e nem se quer teve interesse pelo Programa Chespirito e quando compraram, foi as temporadas finais mais fracas. A tendência desde 1973 segundo ano do programa era remake e depois dos anos 70 foi a mesma, a tendência era ficar nesse mar de remakes. Mas ali foi um desperdício, poderiam ter criados roteiros novos ou novos personagens. Nota-se que realmente Chaves estava ali no Chespirito só para encher linguiça. Chespirito não tinha mais o mesmo interesse em Chaves, só usou como pretexto de alcançar o climax da fama, não soube acessorar bem seu produto, sua criação
Editado pela última vez por Champion em 05 Abr 2016, 21:02, em um total de 1 vez.

-
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 5 vezes
- Curtiram: 1185 vezes
Vejo gente falando do Jaiminho... Essa é, ao meu ver (e ao ver de muitos) a descaracterização mais grave de todas, mas aconteceu no Programa Chespirito, e eu abordo aqui no tópico apenas Chaves e Chapolin, na era clássica.
Sobre o Chapolin: o programa foi transformado em 1978 (para pior), por uma comodidade de Chespirito, uma acomodação. A essência do personagem era ser um herói atrapalhado, que, na maior parte das vezes, resolvia os casos que lhe eram incubidos da maneira mais exótica e inesperada possível. Isso era a viga mestre da atração desde sempre, e foi muito bem mantida... até 1977.
A partir daí, Roberto decidiu implantar suas paródias de roteiros famosos e acontecimentos da história dentro do seriado, que não tinha nada a ver com isso. É descaracterização, sim! Se não de personagem, de formato.
Chapolin virou um contador de histórias sem mais nem menos, em muitos episódios aparecia apenas em escassos segundos, no início e no final, segurando um livro, falando de forma superficial sobre ele e começando a ler algumas frases, dando a deixa para o que não passava de uma grande esquete disfarçada, ainda por cima remakeada dos anos anteriores. Uma desculpa que não colou.
O que foi feito nesse estilo:
Sobre o Chapolin: o programa foi transformado em 1978 (para pior), por uma comodidade de Chespirito, uma acomodação. A essência do personagem era ser um herói atrapalhado, que, na maior parte das vezes, resolvia os casos que lhe eram incubidos da maneira mais exótica e inesperada possível. Isso era a viga mestre da atração desde sempre, e foi muito bem mantida... até 1977.
A partir daí, Roberto decidiu implantar suas paródias de roteiros famosos e acontecimentos da história dentro do seriado, que não tinha nada a ver com isso. É descaracterização, sim! Se não de personagem, de formato.
Chapolin virou um contador de histórias sem mais nem menos, em muitos episódios aparecia apenas em escassos segundos, no início e no final, segurando um livro, falando de forma superficial sobre ele e começando a ler algumas frases, dando a deixa para o que não passava de uma grande esquete disfarçada, ainda por cima remakeada dos anos anteriores. Uma desculpa que não colou.
O que foi feito nesse estilo:
- Quase Seca
- Membro
- Time de Futebol: Vasco
- Curtiu: 347 vezes
- Curtiram: 1415 vezes
Tá faltando coisa aí. Em 1976 também tem "O retrato do General Valdés", 1977 tem a "Fortuna de Frederic Chopin" e 1978 ainda tem "Olha o Passarinho".

-
- Membro
Isso, isso, isso! Tinha me esquecido...
- Jimmytwain91
- Membro
- Curtiu: 48 vezes
- Curtiram: 180 vezes
Não acho a temporada de 1978 ruim, acho uma das melhores por sinal, acho que foi legal o Chespirito mudar um pouco os episódios e assim evitou de ficar fazendo histórias repetidas e a mesma coisa de sempre (os remakes no caso).....
-
- Membro
- Curtiu: 2 vezes
- Curtiram: 7 vezes
A pior foi o jaiminho virando seu madruga
Criador do CentroCH
-
- Membro
Ao contrário,o que ele mais fez foi remakes. A diferença é que ele remakeou esquetes, só isso.Jimmytwain91 escreveu:Não acho a temporada de 1978 ruim, acho uma das melhores por sinal, acho que foi legal o Chespirito mudar um pouco os episódios e assim evitou de ficar fazendo histórias repetidas e a mesma coisa de sempre (os remakes no caso).....
Já explicado que o tópico só trata da fase clássica!JVCH escreveu:A pior foi o jaiminho virando seu madruga

- Jimmytwain91
- Membro
- Curtiu: 48 vezes
- Curtiram: 180 vezes
Sim, mas o bom foi que ele deu uma bela mudada no roteiro desses episódios...
-
- Membro
- Programa CH: Chapolin Animado
- Time de Futebol: Não Tenho Time
- Curtiu: 37 vezes
- Curtiram: 25 vezes
Mas o Churrumín, essa diferenciação de Chaves anos 70 e anos 80 90 existe só no Brasil por que o público se acostumou com a saturação das exibições do SBT, no México para eles é tudo a mesma coisa, lançaram DVD's intitulado O Melhor Do Chaves, com mistura de episódios do Programa Chespirito com os da fase Clássica. Falando em geral do Chaves realmente a pior descaracterização foi a do Jaiminho, já que restringiste apenas para fase clássica acho que a pior descaracterização foi o Nnhonho com personalidade e pensamento de Quico, e no Chapolin ele ter virado um bom moralista ético contador de histórinha. 

- FlavioRamoz
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 3 vezes
- Curtiram: 15 vezes
Bom, você acabou "desvirtuando" o assunto do seu próprio questionamento.Churrumín escreveu:Roberto decidiu implantar suas paródias de roteiros famosos e acontecimentos da história dentro do seriado, que não tinha nada a ver com isso. É descaracterização, sim! Se não de personagem, de formato.
Todos os argumentos que você usou podem reforçar sua tese de uma descaracterização no formato DO PROGRAMA, a meu ver não identificam nenhum tipo de mudança no perfil psicológico DO PERSONAGEM Chapolin Colorado.
Esta característica de "educador" ou contador de histórias não tem nenhuma contradição com momentos anteriores (nem posteriores) da série. Inclusive, um pouco deste traço pode ser percebido quando Chapolin vai falar dos seus "velhos refrões populares" - uma tentativa de reforçar seu ponto de vista com uma afirmação de credibilidade reconhecida -, assim como quando cita suas "parábolas".
Pra mim ocorre mudança de perfil muito mais drástica no "Chapolin gordo" dos anos 90, quando ele chuta o balde e, entre outras coisas, começa a falar que está num cenário, reclama do isopor ou da produção, nitidamente escancarando que está (e sabe que está) num programa de TV (não que ele em algum momento tenha negado isso, mas nesta fase já está "tocando o foda-se").
Mas sei que isso não faz parte do tópico, já que você deixou clara essa separação entre "Fase clássica" / "Programa Chespirito" (totalmente desnecessária, a meu ver, já que tudo faz parte do mesmo processo).
Flávio Ramos