Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Otelo
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 574 vezes
Curtiram: 772 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Otelo » 18 Abr 2020, 17:11

moderação acho que o user acima é um fake do Bazzo banam ele

Red Caboose
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 424 vezes
Curtiram: 252 vezes

Mensagem por Red Caboose » 18 Abr 2020, 17:24

Gordon Botijão escreveu:moderação acho que o user acima é um fake do Bazzo banam ele
Eu não acho não
Imagem

gustavolopes
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por gustavolopes » 18 Abr 2020, 17:34

Boa tarde, pessoal. 

Como devem notar, sou novo no fórum. Há muito tempo me interessa essa BGM, inclusive já acompanhei um pouco desse tópico, acho que em 2014/15. Mas eu sempre fugi de me aprofundar,  como faço em relação a qualquer coisa do Universo CH, pois sou do tipo que se envolveria demais e isso acabaria interferindo demais na minha vida pessoal. É um caminho sem volta, e vocês com certeza entendem melhor do que eu, hehe. 

Pois bem, eu tenho me dedicado à restauração de fonogramas extraídos de discos de 78 RPM e resolvi aplicar algumas dessas técnicas que já uso nas músicas de 1930 para tentar limpar a BGM, haha.  A princípio era só para eu ouvir mesmo, mas decidi compartilhar o resultado por aqui, caso seja de interesse.

Para não chegar tão perdido ao tópico,  tentei dar uma lida nos últimos anos, mas foi por amostragem, então peguei muito pouco. Bom, vi que há um bom tempo alguns de vocês já vêm trabalhando com técnicas de isolamento por AI e coisas mais complexas. Fiquei bastante surpreso, pois a última vez que eu tive notícias das montagens com a BGM (pelo Youtube), ainda estávamos no nível de copiar e colar pedacinhos das diferentes fontes possíveis para tentar eliminar as vozes. Por outro lado, isso também pode significar que a minha versão talvez já tenha nascido ultrapassada. Também não consegui saber exatamente até onde vocês já chegaram, pois a maioria dos links está fora do ar.

[Escrevi isso em 14/04 quando vim ler o tópico. Agora já tem uma mensagem do Bazzo reunindo todos os links. Ainda não ouvi, mas vai facilitar demais] 

Enfim, de qualquer maneira, segue a minha tentativa. Se servir de algo, estejam à vontade para trabalharem e editarem como quiserem. 

Arquivo em WAV (MEGA)
Arquivo em MP3 320 kbps (MEGA)
Youtube (não listado)

ALGUMAS NOTAS TÉCNICAS:
1. Programas usados:

a) Spectra Layers Pro 2.1 – um programa que funciona como um "Photoshop" de áudio. Ele abre o áudio em forma de espectrograma e você consegue editar a imagem. Muito útil para isolar instrumentos, fazer acapellas, versões em estéreo. Tudo manual. Já existem programas que fazem isso automaticamente, com base em AI, mas ainda acho mais preciso trabalhar manualmente. Deforma menos a música, embora frequentemente deixe mais sobras. Usei para remover as vozes e efeitos que não são da BGM.

b) Izotope RX 5 – É minha principal ferramenta na restauração de áudio. Usei para tentar uniformizar o áudio, remover parte das sobras que o Spectra deixou e, principalmente, fazer "Frankensteins" nas partes mais "carcomidas". Não vou lembrar de todos, mas, alguns deles foram: 
- Completar agudos que acabavam subitamente a partir de alguma frequência perto de 12 ou 13 kHz, não lembro exatamente; 
- Preencher parte dos "buracos" existentes no baixo e na percussão na parte da clarineta; 
- "Falsificar" harmônicos que estavam faltando na clarineta.

2. Usei esse áudio como fonte principal, pois está em melhor qualidade: 
Peguei algumas frequências (0-900 Hz), para a parte da clarineta, neste aqui: [i] [Acabo de ver que o Bazzo colocou um arquivo só com os baixos dessa parte. Seria uma boa fazer um "enxerto" com eles]. [/i]

3. O áudio ainda tem muitos defeitos, como sobras das risadas e elementos "menos tonais" da fala do locutor. Parte deles é possível limpar, mas demoraria muito, outra parte, se eu tentar limpar mais, deformo a música. Particularmente, prefiro manter essas sobras que deformar, mas é questão de gosto.

4. A BGM, como todos sabem, é em mono, mas deixei levemente estéreo, com a guitarra elétrica e a clarineta levemente à direita. A diferença é bem sutil, talvez só seja notada em fones de ouvido. (A guitarra a que me refiro não é sintetizada e é praticamente imperceptível quando está tudo mixado). 
Por enquanto é isso, pessoal.
Esses usuários curtiram o post de gustavolopes (total: 1):
Red Caboose
Gustavo Lopes

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5241 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 18 Abr 2020, 17:41

O cara apareceu pela primeira vez hoje e já ajudou mais que muito "veterano" que fica prometendo mil projetos incríveis e não entrega nada.

Muito bom, Lopes. E é um caminho sem volta mesmo, admiro sua força de vontade em resistir por tanto tempo.

Excelente restauração, deixou o audio inteiro bem consistente, sem ficar muito "na cara" as fontes diferentes dos remendos.

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 824 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 18 Abr 2020, 17:54

Bernkastel escreveu:O cara apareceu pela primeira vez hoje e já ajudou mais que muito "veterano" que fica prometendo mil projetos incríveis e não entrega nada.
Ui!!! Indiretas.

Meus parabéns pelo excelente trabalho! Destaque para o trecho do Clarinete, ficou incrível a restauração, bem melhor do que as que tentamos fazer. Só achei que a sua montagem ficou meio estourada, e os removedores vocais estragaram boa parte da faixa do Moog, mas de qualquer forma, é sem dúvida uma das melhores feitas até agora.

E aliás, seja muito bem-vindo ao Fórum, e obrigado pela grande contribuição. :joinha:

Luciano Junior
Membro
Membro
Curtiu: 1035 vezes
Curtiram: 1232 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 18 Abr 2020, 18:01

Bem-vindo Gustavo! Vou ser direto: A única coisa que não gostei muito foi a parte onde você tentou remover as narrações. O método que você utilizou acabou comprometendo os instrumentos também (diferente das técnicas de remoção com IA utilizadas aqui antes). Além disso, o áudio ficou pouco dinâmico. Acredito que você exagerou um pouco no compressor.

De resto, ótima montagem! Você parece entender muito de edição de áudio, pois nunca vi ninguém citar um espectrograma por aqui antes. :D
Imagem

Red Caboose
Membro
Membro

Mensagem por Red Caboose » 18 Abr 2020, 18:04

gustavolopes escreveu:Enfim, de qualquer maneira, segue a minha tentativa. Se servir de algo, estejam à vontade para trabalharem e editarem como quiserem. 

Arquivo em WAV (MEGA)
Arquivo em MP3 320 kbps (MEGA)
Youtube (não listado)
Sem palavras! Ótimo trabalho! E seja mais que bem-vindo ao Fórum! :D
__

Aliás, vi que estão reclamando do compressor, mas não culpem ele! Eu sei qual foi a source que ele usou:

Imagem

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5241 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 18 Abr 2020, 18:07

Luciano Junior escreveu:Você parece entender muito de edição de áudio, pois nunca vi ninguém citar um espectrograma por aqui antes. :D
O Samppa chegou a postar alguns em 2014 (pra mostrar o estado das bgms da RioSound) e em 2018 (pra mostrar o estado dos eps abafados). Só não citou por nome mesmo.
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
Luciano Junior

Luciano Junior
Membro
Membro
Curtiu: 1035 vezes
Curtiram: 1232 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 18 Abr 2020, 18:10

Bernkastel escreveu:
Luciano Junior escreveu:Você parece entender muito de edição de áudio, pois nunca vi ninguém citar um espectrograma por aqui antes. :D
O Samppa chegou a postar alguns em 2014 (pra mostrar o estado das bgms da RioSound) e em 2018 (pra mostrar o estado dos eps abafados). Só não citou por nome mesmo.
Ah, o Bruno, tinha me esquecido dele. É um mago do áudio.
Esses usuários curtiram o post de Luciano Junior (total: 1):
Red Caboose
Imagem

Red Caboose
Membro
Membro

Mensagem por Red Caboose » 18 Abr 2020, 18:11

Com certeza! Basta lembrar das remasterizações do LP "Chaves"
Imagem

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 824 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 18 Abr 2020, 18:11

Essa source tem um áudio bem ruim, principalmente porque na maior parte dela tem a versão 2 da Chamada do Chapolin de 2002, cujo áudio estava bem mais ferrado do que a versão 1.

Só não é pior que essa das antigas, sem dúvidas é a mais mal feita e mais bem avaliada no YouTube, não sei por quê:

Red Caboose
Membro
Membro

Mensagem por Red Caboose » 18 Abr 2020, 19:18

Mais avaliada porquê o brasileiro é sem opção! :vamp:
Imagem

gustavolopes
Membro
Membro
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por gustavolopes » 18 Abr 2020, 19:29

Obrigado pelas boas-vindas e elogios, pessoal.

Vamos lá às considerações:

Realmente, na parte do Moog eu percebi que várias fundamentais foram comprometidas, mas eu simplesmente não consigo identificá-las no espectrograma. Nessa região está uma sujeira danada, o que também piora porque os harmônicos dele são meio parecidos aos da voz humana (não é à toa que sempre tem gente ouvindo umas indecências da "boca" do sintetizador nessa BGM, hehe). A boa notícia é que eu fui ouvir os áudios que o Bazzo reuniu e vi aqui que o Moog está praticamente intacto em um deles, como o Luciano mencionou. Ou seja, a AI promete e eu preciso me aventurar por esses meios, haha.

Com relação a essa versão do Moog intacto, eu só senti que a música dá uma boa esvaziada, principalmente a partir de 10', ou seja, como se algum outro instrumento tivesse sido sacrificado. Estou acostumado a notar isso nos relançamentos oficiais de 78 RPM, pois percebo de cara o que é que foi levado embora pelo processamento. Mas no caso da BGM eu não soube identificar o que é só de ouvido. Vou averiguar. Descobrindo do que se trata, dá para tentar outros métodos, como mesclar essa com a minha – seja "mixando" mesmo, seja fazendo "Frankenstein" no espectrograma.

Enfim, qualquer um desses procedimentos só me desanima por conta de uma razão que vocês já notaram: embora eu não tenha nem tocado no compressor, a minha fonte já veio bastante comprimida e eu só notei isso no meio do caminho. Já a outra que eu encontrei foi essa que o Bazzo mencionou, que estava ainda pior, cheia de artefatos digitais.

Aliás, isso de chegar às fontes boas é sempre uma das coisas que sempre me desanima em qualquer trabalho. Tenho vontade de, por exemplo, experimentar algum tratamento nos áudios de Chaves/ Chapolin, já que não gosto dos que a Televisa faz. Alguns episódios a gente nota que têm um potencial muito bom, mas sempre esbarro na questão de achar uma fonte decente.
Esses usuários curtiram o post de gustavolopes (total: 1):
Red Caboose
Gustavo Lopes

Red Caboose
Membro
Membro

Mensagem por Red Caboose » 18 Abr 2020, 19:32

Que é isso, @gustavo! Aliás, vi alguns vídeos seus da Carmen Miranda, e achei seu trabalho ESPETACULAR! Se bem que você até faria um ótimo trabalho com os instrumentais dos LPs "Chaves" e "Nossos Amigos, Os Animais"!
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2180 vezes
Curtiram: 4767 vezes

Mensagem por Barbano » 18 Abr 2020, 19:43

Luciano Junior escreveu:
Bernkastel escreveu:
Ah, o Bruno, tinha me esquecido dele. É um mago do áudio.
Samppa joga y joga na edição de áudio.
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Trancado