Datas de estreia e de eventuais reprises de CH no México
- Gui Leão
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 69 vezes
- Curtiram: 281 vezes
Re: Datas de estreia e de eventuais reprises de CH no México
Com a descoberta da data de exibição original de "O ladrão do museu de cera", começa a se confirmar algo que eu já havia reparado: para "cobrir" o espaço deixado por alguns perdidos mundiais, a Televisa deslocou episódios que ocupavam a mesma posição desses perdidos, mas em temporadas posteriores.
Vejamos:
-- "O ladrão do museu de cera" foi ao ar na 11ª exibição de "Chapolin" no ano de 1977. Atualmente, ocupa o espaço do perdido mundial exibido em 13 de março de 1975, data essa que corresponde, justamente, à da 11ª exibição de "Chapolin" no ano de 1975.
-- "Os remédios do Quico" (ou "Kiko", como está registrado na Ancine) foi ao ar na 10ª exibição de "Chaves" no ano de 1976. Atualmente, é exibido duas vezes, sendo a primeira no lugar que ocuparia "O papagaio". E já sabemos que esse perdido mundial foi ao ar na 10ª exibição de "Chaves" no ano de 1975.
-- Outro episódio que parece deslocado é "O planeta selvagem". Tomando por base as características de sua abertura, podemos concluir que ele não poderia ser exibido antes de agosto de 1975. É possível, inclusive, que ele seja de 1976.
-- Pois bem, na ordem atual, "O planeta selvagem" ocupa a posição que corresponderia ao 6º programa de 1975. E adivinhem em que posição está um suposto perdido de 1976 que não poderemos identificar com a sinopse da Tele-Guía: na 6ª exibição de 1976!
A adoção desse critério pode nos ajudar muito a, finalmente, descobrir a correta ordem de exibição do início da temporada de 1975 de "Chaves". Se "O papagaio" foi o 10º programa de 1975 e o restante da atual ordem estiver correto, "Chiquinha, o terror do cortiço" foi exibido em 17 de março de 1975.
Essa data do retorno de María Antonieta de las Nieves bate, inclusive, com a informação de uma das colunas da Tele-Guía nº 1.179, de 13 a 19 de março de 1975 (com Michael Douglas na capa): "María Antonieta... Regrasa con 'El Chavo'" (p. 73). De acordo com o colunista, a filha do Seu Madruga daria o ar da graça na "próxima segunda", ou seja, no dia 17 de março.
O problema dessa data -- 17/03/1975 -- é encontrar, em apenas quatro datas disponíveis, espaço para os cinco episódios que, por características de cenário e figurino, mas, principalmente, pelo comprimento do cabelo de María Antonieta, foram gravados antes de "O aniversário do Quico" (ou "Kiko"). Refiro-me a "Os bombeiros", "O belo adormecido" e "Posso não emprestar o que é meu, mas dos outros..." (esses três exibidos atualmente nessa posição), bem como a "A fonte dos desejos" (sinopse de 24/03/1975) e "Jogando futebol" (esse último, atualmente, exibido na temporada de 1976).
Será que "Jogando futebol" ficou na geladeira, sendo exibido só em 1976 mesmo?
A verdade é que as sinopses do início de 1975 mais atrapalham que ajudam. Adianto que as de 7 e 14 de abril de 1975 (as duas exibições anteriores à de "O aniversário do Quico") já foram encontradas pelo Cassio, mas em nada ajudam. Não se encaixam em qualquer dos cinco episódios que mencionei dois parágrafos acima.
Para piorar, ainda existe a sinopse de 31 de março de 1975 (de três semanas antes da exibição de "O aniversário do Quico"), que se refere, claramente, a "Vamos brincar de carrinhos?". Tomando por base o indicativo seguro do comprimento do cabelo de María Antonieta de las Nieves, fica evidente o erro: esse episódio jamais poderia ter sido exibido nessa data.
A hipótese de "Jogando futebol", embora gravado no início de 1975, só ter estreado em 1976, explicaria a possibilidade de exibição original de "O planeta selvagem" na temporada de 1976 de "Chapolin". O que tem uma coisa a ver com a outra? Explico.
Partindo do princípio que ambos os programas mantinham, àquela altura, uma paridade no número de inéditos e de reprises, se "Jogando futebol" foi contado como inédito na temporada de 1976 de "Chaves", necessariamente, abrir-se-ia espaço para mais um inédito na temporada de 1976 de "Chapolin".
Assim, a temporada de 1976 de "Chapolin", que parecia fechada com a identificação de oito perdidos mundiais ("A forca", "Chapolin e a arma secreta", "Cada uma vale pelo que é", "O robô que pirou", "O bandido disfarçado", "A Bela Adormecida era um senhor muito feio - parte 1", "O necrotério" e "O caso de dois homens tão parecidos..."), ainda comportaria outro inédito: "O planeta selvagem".
Aliás, nesse cenário, teríamos dois episódios em sequencia com María Antonieta em "Chapolin": "Conto de bruxas" (29/01/76) e "O planeta selvagem" (05/02/76).
Vejamos:
-- "O ladrão do museu de cera" foi ao ar na 11ª exibição de "Chapolin" no ano de 1977. Atualmente, ocupa o espaço do perdido mundial exibido em 13 de março de 1975, data essa que corresponde, justamente, à da 11ª exibição de "Chapolin" no ano de 1975.
-- "Os remédios do Quico" (ou "Kiko", como está registrado na Ancine) foi ao ar na 10ª exibição de "Chaves" no ano de 1976. Atualmente, é exibido duas vezes, sendo a primeira no lugar que ocuparia "O papagaio". E já sabemos que esse perdido mundial foi ao ar na 10ª exibição de "Chaves" no ano de 1975.
-- Outro episódio que parece deslocado é "O planeta selvagem". Tomando por base as características de sua abertura, podemos concluir que ele não poderia ser exibido antes de agosto de 1975. É possível, inclusive, que ele seja de 1976.
-- Pois bem, na ordem atual, "O planeta selvagem" ocupa a posição que corresponderia ao 6º programa de 1975. E adivinhem em que posição está um suposto perdido de 1976 que não poderemos identificar com a sinopse da Tele-Guía: na 6ª exibição de 1976!
A adoção desse critério pode nos ajudar muito a, finalmente, descobrir a correta ordem de exibição do início da temporada de 1975 de "Chaves". Se "O papagaio" foi o 10º programa de 1975 e o restante da atual ordem estiver correto, "Chiquinha, o terror do cortiço" foi exibido em 17 de março de 1975.
Essa data do retorno de María Antonieta de las Nieves bate, inclusive, com a informação de uma das colunas da Tele-Guía nº 1.179, de 13 a 19 de março de 1975 (com Michael Douglas na capa): "María Antonieta... Regrasa con 'El Chavo'" (p. 73). De acordo com o colunista, a filha do Seu Madruga daria o ar da graça na "próxima segunda", ou seja, no dia 17 de março.
O problema dessa data -- 17/03/1975 -- é encontrar, em apenas quatro datas disponíveis, espaço para os cinco episódios que, por características de cenário e figurino, mas, principalmente, pelo comprimento do cabelo de María Antonieta, foram gravados antes de "O aniversário do Quico" (ou "Kiko"). Refiro-me a "Os bombeiros", "O belo adormecido" e "Posso não emprestar o que é meu, mas dos outros..." (esses três exibidos atualmente nessa posição), bem como a "A fonte dos desejos" (sinopse de 24/03/1975) e "Jogando futebol" (esse último, atualmente, exibido na temporada de 1976).
Será que "Jogando futebol" ficou na geladeira, sendo exibido só em 1976 mesmo?
A verdade é que as sinopses do início de 1975 mais atrapalham que ajudam. Adianto que as de 7 e 14 de abril de 1975 (as duas exibições anteriores à de "O aniversário do Quico") já foram encontradas pelo Cassio, mas em nada ajudam. Não se encaixam em qualquer dos cinco episódios que mencionei dois parágrafos acima.
Para piorar, ainda existe a sinopse de 31 de março de 1975 (de três semanas antes da exibição de "O aniversário do Quico"), que se refere, claramente, a "Vamos brincar de carrinhos?". Tomando por base o indicativo seguro do comprimento do cabelo de María Antonieta de las Nieves, fica evidente o erro: esse episódio jamais poderia ter sido exibido nessa data.
A hipótese de "Jogando futebol", embora gravado no início de 1975, só ter estreado em 1976, explicaria a possibilidade de exibição original de "O planeta selvagem" na temporada de 1976 de "Chapolin". O que tem uma coisa a ver com a outra? Explico.
Partindo do princípio que ambos os programas mantinham, àquela altura, uma paridade no número de inéditos e de reprises, se "Jogando futebol" foi contado como inédito na temporada de 1976 de "Chaves", necessariamente, abrir-se-ia espaço para mais um inédito na temporada de 1976 de "Chapolin".
Assim, a temporada de 1976 de "Chapolin", que parecia fechada com a identificação de oito perdidos mundiais ("A forca", "Chapolin e a arma secreta", "Cada uma vale pelo que é", "O robô que pirou", "O bandido disfarçado", "A Bela Adormecida era um senhor muito feio - parte 1", "O necrotério" e "O caso de dois homens tão parecidos..."), ainda comportaria outro inédito: "O planeta selvagem".
Aliás, nesse cenário, teríamos dois episódios em sequencia com María Antonieta em "Chapolin": "Conto de bruxas" (29/01/76) e "O planeta selvagem" (05/02/76).
- Arkantos
- Membro

- Time de Futebol: Vasco
- Curtiu: 0
- Curtiram: 1 vez
Interessantes observações, Gui Leão. Sobre o episódio "Vamos brincar de carrinhos?", apesar de a sinopse ser clara, sempre estranhei essa informação, já que o cabelo da Chiquinha realmente está um pouco maior do que em episódios mais próximos ao seu regresso. Por esse detalhe, talvez a exibição do episódio tenha sido mais próxima à de episódios como "O trocador de lâmpadas", "Assistindo ao jogo" e "A casa da bruxa".
- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2186 vezes
- Curtiram: 4783 vezes
Ou seja, lá onde ele está mesmo...
Que bagunça, heim?
Mas "Os Remédios do Quico" não poderia, numa dessas, estar cobrindo a exibição original de "A Fonte dos Desejos", por exemplo?
Nesse caso hipotético seria:
24/02 - Papagaio
03/03 - Regresso
10/03 - Fonte
17/03 - Bombeiros
24/03 - Belo Adormecido
31/03 - Tortinhas
07/04 - Futebol
E até sobraria uma data
É confirmado que esse do futebol é dessa época? Eu achava que fosse próximo ao do Livro da Chiquinha e do Mal Entendidos, por serem os episódios atualmente exibidos em 76.
Que bagunça, heim?
Mas "Os Remédios do Quico" não poderia, numa dessas, estar cobrindo a exibição original de "A Fonte dos Desejos", por exemplo?
Nesse caso hipotético seria:
24/02 - Papagaio
03/03 - Regresso
10/03 - Fonte
17/03 - Bombeiros
24/03 - Belo Adormecido
31/03 - Tortinhas
07/04 - Futebol
E até sobraria uma data
É confirmado que esse do futebol é dessa época? Eu achava que fosse próximo ao do Livro da Chiquinha e do Mal Entendidos, por serem os episódios atualmente exibidos em 76.
- Arkantos
- Membro

- Time de Futebol: Vasco
- Curtiu: 0
- Curtiram: 1 vez
Sim. Parece estar na posição correta mesmo (apesar da curiosa sinopse encontrada).Barbano escreveu:Ou seja, lá onde ele está mesmo...
E realmente a temporada está bem confusa (em relação à ordem de determinados episódios). Outro mistério é o episódio da independência. Teria sido exibido no início da temporada?
- Gui Leão
- Membro

Sim. Para mim, "Vamos brincar de carrinhos?" foi em 8 de setembro de 1975, entre "O trocador de lâmpadas" e "Assistindo ao jogo". A sinopse desse dia -- “El Chavo” asegura que fue un verdadero accidente el asunto de los globos. -- estaria duas semanas atrasada, já que, provavelmente, se refere a "A explosão do Nhonho".Barbano escreveu:Ou seja, lá onde ele está mesmo...
Acho que não, porque, tecnicamente, "A fonte dos desejos" não é um perdido mundial. Ele se encaixa naquele caso em que, entre a exibição original e a reprise, a Televisa optou por exibir a reprise.Barbano escreveu:Mas "Os Remédios do Quico" não poderia, numa dessas, estar cobrindo a exibição original de "A Fonte dos Desejos", por exemplo?
Na temporada de 1973 de "Chapolin", não deslocaram episódios para ocupar o espaço de "O anel de brilhantes". Também não fizeram isso, em "Chaves", em relação às exibições originais de "A ceia de Natal" e "O Ano Novo de Chaves".
Esse espaço pode sobrar antes de "O papagaio". Aliás, é por aí que existe uma sinopse que se encaixaria em "O dinheiro perdido".Barbano escreveu:E até sobraria uma data![]()
EDIT: Eu me recordo que o Cassio chegou a comentar comigo que havia descoberto a data da exibição do primeiro inédito de 1975. Na época, pensei que ele estivesse se referindo à sinopse de algum dos primeiros episódios conhecidos. No entanto, é possível que ele tenha lido alguma nota de colunista dando conta do início da nova temporada ou alguma carta de leitor comentando a volta de "El Chavo".
Já entrei em contato com ele para esclarecer isso.
Confirmado não é, até porque, como disse, as sinopses 31/03, 07/04, e 14/04 só atrapalham. Ocorre que, comparando o cabelo de María Antonieta em "Jogando futebol" e nesses episódios que você citou, ou mesmo em "Era uma vez, um gato", pareceu-me que, no primeiro, o comprimento está ligeiramente mais curto. Há também o detalhe do layout do número das portas.Barbano escreveu:É confirmado que esse do futebol é dessa época? Eu achava que fosse próximo ao do Livro da Chiquinha e do Mal Entendidos, por serem os episódios atualmente exibidos em 76.
- Gyochaves
- Membro

- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 2 vezes
- Curtiram: 0
- 17/02/1975 = Lavagem Completa.
- 24/02/1975 = Lavagem Completa (sinopse repetida).
- 03/03/1975 = Os Bombeiros (a sinopse parece se referir à discussão do professor Girafales com o seu Madruga por ele se provalecer do Kiko).
E sobre "O Planeta Selvagem", ele até pode ter sido exibido em 05/02/1976, mas levando em conta o uniforme do Chapolin, ele deve ter sido gravado em 1975.
- 17/02/1975 = Lavagem Completa.
- 24/02/1975 = Lavagem Completa (sinopse repetida).
- 03/03/1975 = Os Bombeiros (a sinopse parece se referir à discussão do professor Girafales com o seu Madruga por ele se provalecer do Kiko).
- 10/03/1975 = O Papagaio.
- 17/03/1975 = O Papagaio (sinopse repetida).
- 24/03/1975 = A Fonte dos Desejos.
- 31/03/1975 = Vamos Brincar de Carrinho? (não sei como eles elaboraram essa sinopse, mas pelas informações novas, só pode ser erro)
- 07/04/1975 = ? (o Gui Leão disse que a sinopse é muito estranha, até tinha levantado a possibilidade de se referir também a "Vamos Brincar de Carrinho?")
- 14/04/1975 = ? (poderia se encaixar em "Jogando Futebol", segundo Gui Leão).
- 21/04/1975 = O Aniversário do Quico.
É, realmente agora ficou mesmo uma bagunça esse período de 1975.
- Gui Leão
- Membro

Realmente, Gyochaves. Está tudo uma zona!
No entanto, acho que a descoberta dessa nota de um colunista da Tele-Guía nº 1.1179, anunciando, com todas as letras, que María Antonieta voltaria a "Chaves" no episódio de 17 de março de 1975 representa um referencial confiável.
Não consigo imaginar como um jornalista especializado em televisão, funcionário de uma revista pertencente ao mesmo grupo econômico que comandava a Televisa, poderia cometer a mancada de anunciar uma estreia que já teria ocorrido há três semanas. Ainda mais considerando que, na época, o programa estava no auge da popularidade.
No entanto, acho que a descoberta dessa nota de um colunista da Tele-Guía nº 1.1179, anunciando, com todas as letras, que María Antonieta voltaria a "Chaves" no episódio de 17 de março de 1975 representa um referencial confiável.
Não consigo imaginar como um jornalista especializado em televisão, funcionário de uma revista pertencente ao mesmo grupo econômico que comandava a Televisa, poderia cometer a mancada de anunciar uma estreia que já teria ocorrido há três semanas. Ainda mais considerando que, na época, o programa estava no auge da popularidade.
- Jacinto
- Colaborador

- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 9344 vezes
- Curtiram: 5116 vezes
Já descobriram a data de exibição do A limpeza do pátio ? as vezes tenho sensação dele ser de 75 e não de 76 , alias pode ter sido gravado no final de 75 
- matheus153854
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 533 vezes
- Curtiram: 994 vezes
Eu tenho tambem essa sensaçãoJacinto escreveu:Já descobriram a data de exibição do A limpeza do pátio ? as vezes tenho sensação dele ser de 75 e não de 76 , alias pode ter sido gravado no final de 75
- Gui Leão
- Membro

Ainda não. Estive para comprar a revista Tele-Guía nº 1.222, de 8 a 14 de janeiro de 1976 (com Graciela Mauri na capa), que poderia nos ajudar muito a localizar o suposto perdido mundial exibido antes de "A galinha da vizinha é mais gorda do que a minha". Assim que dei a oferta no Mercado Libre México, o vendedor entrou em contato comigo lamentando não poder fechar o negócio, porque sua cadela havia destruído não só essa, mas todas as revistas que estava vendendo.Jacinto escreveu:Já descobriram a data de exibição do A limpeza do pátio ? as vezes tenho sensação dele ser de 75 e não de 76 , alias pode ter sido gravado no final de 75
Em relação a "A limpeza do pátio", acho que, no máximo, pode ter sido gravado em 1975. De "O aniversário do Quico" até "Os insetos do Chaves", só há espaço para um perdido mundial, e ele já foi descoberto: "A mudinha de cherimoia".
- Jacinto
- Colaborador

Agora fiquei curioso pra saber desse perdido ante do episódio do frango assado , pode ser uma versão dos peixinhos coloridos 
-
Chambón
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 507 vezes
- Curtiram: 288 vezes
Também suspeito nisso, mais um do grupo que só foi remakeado em 79.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust
Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust
Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance
- Bóris
- Membro

- Time de Futebol: nenhum
- Curtiu: 38 vezes
- Curtiram: 80 vezes
As esquetes da moeda e da zarabatana de 1972, não tiveram nenhum remake, pelo menos não com roteiro paracido a história original !

- Gui Leão
- Membro

O da zarabatana foi aproveitado na segunda metade de "Chiquinha, o terror do cortiço" e em seu remake de 1977.Bóris escreveu:As esquetes da moeda e da zarabatana de 1972, não tiveram nenhum remake, pelo menos não com roteiro paracido a história original !
- Jacinto
- Colaborador

Na verdade o episódio O livro da Chiquinha de 75 e também a versão de 79 tem bloco semelhante a esse da moeda.Bóris escreveu:As esquetes da moeda e da zarabatana de 1972, não tiveram nenhum remake, pelo menos não com roteiro paracido a história original !