Polegar escreveu: ↑14 Abr 2025, 15:58
O SBT deve ter perdido sim o áudio de Sustos na Vila e Pintores Amadores, motivo pelo qual não voltaram com as esquetes do Mil Caras e do Marujo em 2012, pois não queriam deixá-las avulsas.
Em uma reorganização mais profunda em 2014-15, recuperaram Natal Noite de Paz, Agenta Zero Zero Seta, Oras Bolas, a compilação dos Beijinhos, e aproveitando o ensejo, mudaram a postura e soltaram logo o Mil Caras, mesmo isolado. Com certeza soltariam o Marujo MAGA também, se ele não tivesse passado pela RioSound nesse meio tempo :/
Em outra reorganização mais profunda ainda, em 2024-25, recuperaram os minutos finais das Carambolas, o Pintores Amadores (não importa se do acervo deles ou de fora) e também aproveitaram pra parar com a frescura dos esquetes que acompanham comuns, então veio Don Quixote e certamente virá Novo Chefe e Quem Convida Paga.
O SBT é assim mesmo. Desde 1984 variam o jeito da exibição. Escondem episódios, liberam, perdem realmente o material, recuperam, reclassificam, confundem partes de sagas, dublagens, trocam versões, fazem listas e listas intermináveis.
O acervo deve ser uma zona não por desorganização física, mas de catalogação mesmo. Cada novo levantamento tem que lidar com as cacas do anterior e por não ter um norte original acaba cagando mais ainda. No fim eles nem tem um modelo de onde querem/precisam chegar.
1992 não foi o grande arquivamento dos perdidos e 2011 não foi a grande volta. São só datas simbólicas, mas isso acontece gradativamente. Em 1985 já sumiam episódios. Tem semelhante que passava esporadicamente até os anos 2000. Entre 2003 e 2008, retornaram perdidos. Eles chegaram a deletar completamente o áudio de alguns episódios como o do Seu Madroga. Quando perceberam a merda tiveram que pedir de volta da Televisa. Um perdido mundial não-semelhante estreou só em 2000 (Errar é Humano Parte 1).
É por essas e outras que eu não duvido que o Revolvinho exista com eles, nem O Vampiro de 74, nem, sei lá, a primeira parte do Hector Bonilla. Ou que exista a dublagem MAGA de alguns como História de Sansão, Caricatura de 77 ou Tortinhas de Merengue de 79.
Se duvidar, tá num canto do acervo onde a desordem das listas fez um ponto cego. Ou se desapareceu mesmo das prateleiras brasileiras, tá na Televisa.
Nós NUNCA vamos saber o quanto EXATAMENTE de Chaves e Chapolin passou pela MAGA, nem em que lotes, nem em que circunstâncias. E eu tenho a impressão que "novos" episódios da MAGA vão continuar pintando aqui e ali pra SEMPRE.