Dúvidas CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Chápulo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Barcelona S. C.
Curtiu: 133 vezes
Curtiram: 38 vezes

Re: Dúvidas CH

Mensagem por Chápulo » 14 Fev 2016, 15:39

Billy Drescher escreveu: DÚVIDAS NÃO RESOLVIDAS EM 2014:
Billy Drescher escreveu:24. No episódio "O calo do Seu Barriga" (1977), o Quico pergunta se o Chaves tem caneta, e ele retruca mais ou menos isso "Mas é claro, tonto!". Suponhamos que a tradução seria: "- Chavo,usted tiene pena?", "Claro qué sí, menso!"; ou seja, uma piada de duplo sentido? (pena/pene)
Absolutamente nada a ver. Na verdade é uma piada bem mais leve.

Português:
-Você tem caneta?
-Claro que eu tenho, bobo.

Espanhol:
-¿Tienes pluma?
-Ni que fuera guajolote.

Caneta em espanhol é pluma.
Pena, em espanhol, também é pluma.
Um guajolote é um peru. No resto da América Latina isso é um pavo.
E os perus têm penas. :vamp: :vamp: :vamp: :vamp:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Peru_(ave)
Billy Drescher escreveu:28. Pessoal que entende espanhol, o que quer dizer: "Los micrófonos están en la onda fresa", "Al que de plano le tomaron el pelo fue a Sansón", "Aunque el Cuajinais se vista de seda, mono se queda", "Limosnero y con garrote", "Lo chiflado no quita lo cantado", "Ahora sí te están comiendo el mandado", "A mi dama le fue como en feria", "Tiene manita, no tiene manita, porque la tiene desconchabadita" e "El pintor se fue de pinta"?
"Los micrófonos están en la onda fresa" Parece o nome de algum programa de rádio ou televisão.
"Aunque el Cuajinais se vista de seda, mono se queda" Vem do ditado "aunque la mona se vista de seda, mona se queda". Ou seja, não importa se você tem a melhor aparência: se você não tiver cultura nem educação, é muito aparente.
"Lo chiflado no quita lo cantado" "Chiflar" é uma forma de assobiar bem forte. Isso faz a Chiquinha nesse vídeo em 11:38:

"My fair lady", que quiere decir "a mi dama le fue como en feria". Duplo sentido:
. Fair quer dizer feria no espanhol. O nome do filme é Mi bella dama.
. Te va a ir como en feria no México significa que alguém vai se dar muito mal em alguma coisa e/ou vai apanhar insultos, golpes, humilhações...
Do resto eu não saberia dizer. "Limosnero y con garrote" já foi esclarecido.
Billy Drescher escreveu:38. Em todo o mundo apenas o SBT não renova acervo?
Eles já renovaram, né? Quando eu estive em São Paulo em novembro de 2015 eles passaram um episódio do lote novo.

Billy Drescher escreveu:59. O áudio do Chaves em Desenho é em 5.1?
Acho que é apenas 2.0.

Billy Drescher escreveu:216. Gente eu estava vendo a biografia de Roberto Goméz Bolaños e vi que alem do Horácio (Godinez), ele tem um irmão chamado Francisco, o pai dele também chama Francisco, mas seu irmão Francisco é 2 anos mais velho que ele, eu gostaria de saber dele mas não falam nada na Internet. Provavelmente ele morreu, mas queria saber mais dele.
Francisco Gómez Bolaños morreu em 2000, um ano depois que o Horacio. O RGB fala dele com mais detalhes na autobiografia.
Ele fez o roteiro do primeiro episódio do restaurante de dona Florinda, de 1979.
Billy Drescher escreveu:222. Se alguma outra emissora aberta quisesse comprar os filmes CH, a Televisa poderia vender ou só poderia ser pro SBT mesmo?
Isso é só com a Televisa.
Billy Drescher escreveu:227. Alguém sabe dizer quem é Lorenzo García ou Lourenço Garcia citado pelo Professor Girafales no episódio "Entre touros e chifradas" (parte 1)?
Lorenzo Garza.
https://es.wikipedia.org/wiki/Lorenzo_Garza
Billy Drescher escreveu:249. Por que não existiam risadas pré-gravadas no programa Chespirito?
Como una forma de respeto al público, este programa no tiene risas grabadas.
Ele considerava que o riso é uma expressão de triunfo do cérebro. "Se você ri de uma piada, é porque você a entendeu". Por tanto, ele não gostava dos programas que "indicavam" ao público quando era o momento de rir.

(É meio contraditório, né?)

Billy Drescher escreveu:271. Los Cursis (Somos cafonas, sim) teria sido composta para Roberto e Florinda?
Difícil dizer, mas não duvido que o RGB estivesse pensando na Florinda ao momento de compor.
Billy Drescher escreveu:279. A redução de estômago do Edgar foi em 92 ou em 2008/9? Eu sei que em 2009 ele fez aquela outra (acho que é redução intestinal)
Ele fez o bypass em 2007, depois de dublar Ratatouille.
Usuario del Fórum Chaves desde el 31 de enero de 2009

Seu Mundinho
Membro
Membro
Curtiu: 195 vezes
Curtiram: 21 vezes

Mensagem por Seu Mundinho » 14 Fev 2016, 17:16

Ou seja: em 92, o Edgar emagreceu ao natural.

Foda é que todas dúvidas de 2014 não resolvidas são do mesmo cara hehe.

pcbarroso
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por pcbarroso » 14 Fev 2016, 21:07

Não sei se já foi respondido antes, mas, porque nos episódios de Chapolin de 72 anunciavam Chespirito, Ramon Valdez, Maria Antonieta de las Nieves e "nosso quadro de atores" ? A Maria Antonieta e o Ramon Valdez já eram famosos e os outros não?

Chápulo
Membro
Membro

Mensagem por Chápulo » 14 Fev 2016, 21:27

pcbarroso escreveu:Não sei se já foi respondido antes, mas, porque nos episódios de Chapolin de 72 anunciavam Chespirito, Ramon Valdez, Maria Antonieta de las Nieves e "nosso quadro de atores" ? A Maria Antonieta e o Ramon Valdez já eram famosos e os outros não?
Acho que é essa a razão. Lembre-se que eles já tinham participado durante mais de dois anos no programa dos Supergênios e do primeiro programa Chespirito, com as respectivas exposições na mídia.

Bugiga
Membro
Membro
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2778 vezes
Curtiram: 1286 vezes

Mensagem por Bugiga » 14 Fev 2016, 23:12

Chápulo ressurgiu das cinzas!! Bem-vindo de volta, amigo.
Esses usuários curtiram o post de Bugiga (total: 1):
Chápulo
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

James Revolti
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 594 vezes
Curtiram: 1661 vezes

Mensagem por James Revolti » 14 Fev 2016, 23:17

Chápulo escreveu:
pcbarroso escreveu:Não sei se já foi respondido antes, mas, porque nos episódios de Chapolin de 72 anunciavam Chespirito, Ramon Valdez, Maria Antonieta de las Nieves e "nosso quadro de atores" ? A Maria Antonieta e o Ramon Valdez já eram famosos e os outros não?
Acho que é essa a razão. Lembre-se que eles já tinham participado durante mais de dois anos no programa dos Supergênios e do primeiro programa Chespirito, com as respectivas exposições na mídia.
A Maria Antonieta também era conhecida do programa do Rubén Aguirre, "El Clube del Shory".

RenatoCS
Membro
Membro
Time de Futebol: El Nacional
Curtiu: 66 vezes
Curtiram: 451 vezes

Mensagem por RenatoCS » 14 Fev 2016, 23:43

Yo no creo que la cosa tenga que ver com "fama" o algo así. Más bien creo que es porque ellos aparecían en más sketches (casi en todos)
Imagem
Imagem

dropset
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por dropset » 15 Fev 2016, 00:29

alguém sabe o q significa "chienchia", na musica de dr.chapatin-La carcachita
¡Y agárrate chienchia que vamos a treinta!
Editado pela última vez por dropset em 15 Fev 2016, 01:00, em um total de 1 vez.

Chápulo
Membro
Membro

Mensagem por Chápulo » 15 Fev 2016, 00:55

dropset escreveu:alguém sabe o q significa "chienchia", no clipe musical de dr.chapatin-La carcachita
¡Y agárrate Chencha, que vamos a treinta!

Chencha: diminutivo do nome Inocência ou Cresência
Treinta: 30 Km/h

dropset
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por dropset » 15 Fev 2016, 01:03

Chápulo escreveu:
dropset escreveu:alguém sabe o q significa "chienchia", no clipe musical de dr.chapatin-La carcachita
¡Y agárrate Chencha, que vamos a treinta!

Chencha: diminutivo do nome Inocência ou Cresência
Treinta: 30 Km/h
obg
pensei q era no clipe musical,mas é na versão do disco

Thundercracker99
Membro
Membro
Curtiram: 0

Mensagem por Thundercracker99 » 15 Fev 2016, 13:19

Como você pode chamar esta trilha sonora / BGM?

Minuto: 07:40 - 07:50
ImagemImagem

Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 191 vezes

Mensagem por Chokito Cabuloso » 15 Fev 2016, 15:03

Algumas vezes "vieja" é utilizado de maneira mais sexual, como no caso do Sr. Barriga não ter nenhuma "vieja". Nas vezes que traduzem literalmente pro português fica no sentido de mulher de idade, quando obviamente o significado é outro. Eu já havia pesquisado a respeito, mas fiquei em dúvida se "vieja" seria algo neutro como "mina" ou mais grosseiro como "rapariga" (no sentido nordestino).
Imagem

RenatoCS
Membro
Membro
Time de Futebol: El Nacional
Curtiu: 66 vezes
Curtiram: 451 vezes

Mensagem por RenatoCS » 15 Fev 2016, 15:21

En "mexicano", comunmente le llaman vieja a la esposa, pero en otros casos, vieja se refiere a cualquier mujer
Imagem
Imagem

Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Curtiu: 778 vezes
Curtiram: 829 vezes

Mensagem por Chavo Arachán » 15 Fev 2016, 15:51

Eso depende de como se use el término en un determinado país.
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

Vincent Martella
Membro
Membro
Curtiu: 166 vezes
Curtiram: 59 vezes

Mensagem por Vincent Martella » 15 Fev 2016, 18:42

Olha, eu sei que há pouca informação sobre essa época, mas tem um dado sobre a estreia de Chaves que me deixa em dúvida.
Se Chaves estreou em agosto com a exibição de três episódios por semana, como é que deu tempo de exibir 72 episódios antes do Natal, e depois disso, ainda exibir os quatro episódios de Natal antes do final do ano, como relatam todos os sites?

Responder