Se fosse do período da MAGA de 84-92 até dá pra revelar já que na época o SBT queria que o público pensasse era uma série Brasileira e aí vinha a "abrasileirização" (sei que não existe esse termo, mas eu mesmo crieiOdorico Paraguaçu escreveu: ↑17 Jan 2026, 14:22tirando as piadas internas, eu só discordaria da parte da piada da Marinete, pois se a gente for contra a qualquer piada que vai além do periodo de 73/79 o Nelson nem precisava ter feito aquela piada relacionada a abertura do Veja O Gordo.Douglas Reis escreveu: ↑17 Jan 2026, 14:11Corta pras referências ao Gouveia, ao Pet e à Marinete, de A Diarista.El Salsafiore escreveu: ↑15 Jan 2026, 19:27Confesso que me incomoda quando a dublagem cita referências fora de época. Se for no meio tempo entre a série e a dublagem, até dá pra aceitar (no caso da MAGA). Mas quando cita referências muito "novas" como Cristiano Ronaldo, Vila Maluca, Gouveia, não consigo deixar passar. Pelo menos a SDVC se atentou á esse detalhe e colocar referências á época da série ou das dublagens MAGA (entre 84-92)
Confesso que, em relação a CH...
- El Salsafiore
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: BAHÊA
- Curtiu: 500 vezes
- Curtiram: 477 vezes
- JP Gomez
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Bahia
- Curtiu: 5 vezes
- Curtiram: 46 vezes
A questão é que a Maga se atentou a referências culturais dos anos 70/80, como artistas, músicas, programas de Tv, acontecimentos, justamente porque a ideia era deixar a série mais brasileira possível, já que o telespectador médio não fazia ideia que o programa era mexicano. Hoje em dia isso já não faz mais sentido por causa da Globalização, que nos faz ter acesso a tudo e a todos em segundos. Das duas uma, ou mantém as referências originais ou traduz ao pé da letra, que não ficará tão descontextualizado. Tem referências legais como a Penha Lapa, Pedreira de Pirapora, Campinas/Araçatuba, o seu Madruga ser Catarinense, as várias citações ao Pedro de Lara, a dona Florinda ter beijado o Francisco Cuoco. Dona Clotilde cantando Frenéticas, times paulistas, Etc.