Chaves
Oras, Bolas! (1973)
Ótimo episódio que, mesmo não batendo a excelente versão de 1976 em duas partes, tem o melhor aproveitamento do elenco como vantagem, além daquele espírito de atuar que só os primeiros anos tinham
E a dublagem de 1988 sempre caindo como uma luva nesses episódios
Nota: 9,0
Viva a Independência! (1975)
Que episódio magnífico, cujos três blocos originaram três outros episódios posteriormente. Nhonho manda muito bem em episódios como esse, que também é cheio de pérolas, algumas próprias da dublagem:
"O primeiro puxa-puxa deste país"
"O povo gritava 'Tchau, laça!" Tchau, laça! E ficou Chalaça mesmo!"
"Pois agora eu vou lhe dar o seu 7 de setembro!"
"Viva o Brasil!"
"Mas depois vamos lá na
rojãonaria comprar um rojão!"
Maravilhoso!!
Nota: 9,5
Roupa Limpa Suja-se em Casa (1976)
Que episódio chato e monótono, e aqui nem falo pela dublagem de 1990, mas pelo elenco em si, que não tava no seu melhor, a situação, com a Chiquinha parecendo não conhecer o Seu Barriga, ficou forçada...
Enfim, esse episódio come uma poeira nervosa comparado com a muito boa versão de 1974 e a excelente de 1972. Os únicos momentos que me faz dar uma nota mais alta foi a referência à "loira que aparece pelada no Jô Soares" (na dublagem) e o final com a Dona Florinda chorando igual ao Quico
Além disso, há episódios bem piores, como o próximo.
Nota: 6,0
O Chiclete e o Paletó (1979)
Episódio simplesmente horroroso! Nada combina com os personagens aqui! A Chiquinha brincando de carrinhos com terra no lugar do Quico, o Seu Barriga chegando com um chapéu de cowboy na vila dizendo que se enganou de chapéu e isso não servindo pra absolutamente nada no episódio...
HORRÍVEL E TALVEZ O PIOR EPISÓDIO DA SÉRIE!!
Nota: ZERO
O Sonho Que Deu Bolo (1979)
Episódio bem subestimado, eu diria. Está bem que ele come uma poeirinha comparado a outros episódios do restaurante, mas ele é muito bom, com o Professor Girafales garçom (chocolhááátchi), a Srta. Chiquinha, o Chaves mordendo a bunda do Seu Barriga, o Chaves tentando passar a mão nos bolos e outros momentos bem divertidos. Melhor que muito episódio superestimado com Quico e Seu Madruga
Nota: 8,0
Chapolin
Bloqueando a Entrada/Ator de Araque/A Prometida (1973)
A miniesquete de abertura é bem divertidinha e cumpre muito bem seu papel
A esquete de Chespirito é excelente e engraçadíssima, damdo um cacete nervoso na fraca versão de 1981
E o episódio principal é daqueles em que todo o elenco está inspiradíssimo, e os efeitos toscos de chroma key no bloco final são um show à parte
Nota: 9,0/9,5/9,0 = 9,0
O Lobisomem Que Uivava em Português (1976)
Versão bem competente desse roteiro e curiosa por se passar na cidade, em vez da floresta da versão de 1973, além de resumir um pouco o roteiro. Não que Horácio Gómez não tenha ido bem como o espião, mas Rúben Aguirre nasceu pra interpretar esses tipos, então a versão de 1973 leva vantagem aqui
Nota: 8,5
A Volta da Pistola Paralisadora (1977)
Eu acho esse episódio um tanto estranho, porque ele se passa numa fazenda, mas não explora o cenário como poderia, então não precisaria ser numa fazenda, tanto que a versão de 1984 se passa na cidade e é a melhor versão pra mim
Mas ainda é uma episódio divertidinho, apesar de pouco criativo, por ter de novo buzina paralisadora em casamento à força. Além disso, a versão de 1974 é melhor também
Nota: 7,5
O Cadáver Morto de Um Defunto Que Faleceu ao Morrer (1977)
Episódio que não é tão ruim, mas é um copia e cola descaradíssimo da versão de 1975, mas menos inspirado. Porém, ainda ganha pontos porque o elenco ainda tem um pouco de brilho e o bordão "BUUUUURROOOOOOOO!!", que é o câncer de 1977 não chegou a irritar (só foi dito uma vez).
E a dublagem SDVC aqui foi bem correta, apesar da performance do Berriel ter ficado um pouco abaixo
Nota: 6,5
O Mosquito Biônico (1978)
Isso sim que eu chamo de um remake mais fraco que café aguado! Elenco morto, molhadeira clichê e até a dublagem foi morta aqui. Sem falar que o enredo em si não é essa Coca-Cola toda e tem momentos bem repetidos em outros roteiros, como a "aranha peluda"
Inclusive a versão de 1983 consegue superá-la, principalmente por ser mais curta
Nota: 4,0