Queria compartilhar com vocês a série de problemas que encontrei ao editar este episódio, e como não encontrei nenhum tópico adequado para o tema, resolvi abrir este.
Vejamos, para o episódio em questão, decidi reunir várias fontes (Blim, Univision Now, Repretel, Las Estrellas, Distrito Comedia e Canal 11 (Nicarágua)) para, caso a "melhor" apresentasse algum problema, pudesse cobrir com as outras. Pois bem, ao sincronizar as fontes, me deparo com isso:
- BLIM: Imagem limpa e em ótima qualidade, porém cortaram fora TODAS as vinhetas de intervalo, substituindo por outros slides ou criando transições entre cenas onde originalmente não existia.
Aqui, deixo uma comparação das idas e voltas de intervalo entre o Blim e o Distrito Comedia (já falarei dele):
- UNIVISION NOW: Imagem limpa, porém a cópia deles está com a qualidade um pouco comprometida, parecendo uma fita de geração maior. Além disso, lá eles reescalonaram a proporção para 16:9 e deram um crop absurdo. Não há alterações nas transições entre blocos.
Abaixo, comparo os crops do Blim e do Univision Now. A parte escura ao centro é a área da tela do Univision, e o resto é a perda:

- REPRETEL: Esta é uma exibição mais "moderna", com a proporção também esticada para 16:9. Aqui, ao contrário das demais fontes, temos a digitalização do Lote Novo, que tem copyright, nitidez artificialmente aumentada e cores mais escuras. Apesar disso, consegue ter um zoom menor que a cópia do Univision Now. Possui logo do canal no canto superior direito acompanhando todo o episódio.
Abaixo, comparo os crops das duas últimas fontes. A Univision representa a área escura ao centro, enquanto a borda escura de fora representa a perda de imagem na cópia da Repretel:

- LAS ESTRELLAS: Exibição moderna, na proporção correta, sem bordas e logo fora da safe area. Embora o arquivo com o qual estou trabalhando tenha maior resolução (1080p contra 720p das demais), a imagem aqui é claramente mais borrada que a do Blim, provavelmente por conta da qualidade da stream de onde veio essa gravação. Assim como no Blim, não possui zoom, mas nesse dia em específico cortaram todas as idas e voltas de intervalo, cortes tão secos que acabam sendo mais danosos que as edições do Blim (já falarei disso também).
- DISTRITO COMEDIA: Estou usando um rip puro do Olwing, sem compressão do YouTube. A resolução é menor (540p), mas o episódio está completo, sem cortes nas pausas comerciais. Há um crop pequeno, quase imperceptível, nas bordas horizontais e logo da emissora no canto superior direito acompanhando todo o episódio. Além disso, por conta da forma como o vídeo foi desentrelaçado, praticamente TODOS os frames do episódio diferem das demais fontes, o que tornou a função de sincronizar tudo um verdadeiro inferno.
- CANAL 11: Eu não tenho a gravação completa, aqui pedi pro @Medeiros CH me mandar apenas alguns trechos específicos. A qualidade geral é semelhante à do Las Estrellas e a imagem possui um crop, embora seja menor que o da Repretel. Há um logo EXTREMAMENTE GIGANTE da emissora no canto superior direito, mas a principal vantagem dessa fonte é que, nas voltas de intervalo, "esquecem" de incluir a logomarca por alguns segundos.
Aqui uma comparação entre o Canal 11 e a Repretel. A segunda tem um pouco mais de imagem na borda de baixo, mas a primeira vence em todas as outras bordas:

Agora, um problema que afeta todas as fontes é que, mesmo com quase todas usando o mesmo lote de digitalização, os fades in/fade out nas trocas de bloco são diferentes (isso quando o mesmo não é cortado, como relatado acima). É como se cada emissora tivesse manualmente editado os fades sem nenhum motivo aparente.
Essa aqui é a linha do tempo do meu editor, onde sincronizei perfeitamente as fontes. A origem da fonte está à esquerda. Nesse exemplo, temos a transição entre os blocos 1 e 2. Note que, em todas as fontes, o espaço entre um bloco e outro, representado pelo bloco cinza entre os vídeos, é diferente:

A mesma comparação, agora analisando a transição do bloco 2 para o 3:

No momento, editei apenas metade do episódio, porém imagino que o programa inteiro terá problemas como esse. É por essa e outras que aprecio muito quem se dá ao trabalho de fazer as próprias edições dos episódios das séries de Bolaños. Infelizmente, temos diversas variações em qualidade, cores, cortes e proporção de tela até mesmo para capítulos que vieram do mesmo lote de digitalização, dependendo da fonte. E olha que eu nem estou comentando de cenas inteiras removidas, inserts, imagem "dançante", modificação de áudio e outros fatores provenientes de lotes distintos, apenas nas diferenças entre emissoras.
E você, conhece mais alguma variação exclusiva de alguma emissora estrangeira? Não precisa necessariamente ser de detalhes técnicos como eu comentei, mas sim qualquer edição que provavelmente não veio da Televisa. Sinta-se livre para comentar abaixo.
Por fim, resgato essa comparação que fiz alguns anos atrás, entre diferentes fontes do episódio das festas de independência de 73. Veja como essa emissora lidou com um batimento de vídeo que ocorre aos 0:22