Edições de emissoras estrangeiras em CH

Já não bastava a Televisa dificultando nossa vida...

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 5041 vezes
Curtiram: 1114 vezes

Mensagem por gusta dos biscoitos » Ontem, 03:04

Tenho um projeto pessoal que quero tirar do papel que consiste em criar "edições definitivas" de programas da fase oitentista do Chespirito. Peguei agora o episódio 01 (ou 29, como na reprise distribuída hoje) para editar e dar início aos trabalhos. Por ser um episódio que temos disponível praticamente completo no Lote Velho (ou sei lá que lote sem zoom e copyright é esse) e sem logo, achei que seria fácil e tranquilo criar a minha versão. Pois eu estava enganado...

Queria compartilhar com vocês a série de problemas que encontrei ao editar este episódio, e como não encontrei nenhum tópico adequado para o tema, resolvi abrir este.

Vejamos, para o episódio em questão, decidi reunir várias fontes (Blim, Univision Now, Repretel, Las Estrellas, Distrito Comedia e Canal 11 (Nicarágua)) para, caso a "melhor" apresentasse algum problema, pudesse cobrir com as outras. Pois bem, ao sincronizar as fontes, me deparo com isso:

- BLIM: Imagem limpa e em ótima qualidade, porém cortaram fora TODAS as vinhetas de intervalo, substituindo por outros slides ou criando transições entre cenas onde originalmente não existia.

Aqui, deixo uma comparação das idas e voltas de intervalo entre o Blim e o Distrito Comedia (já falarei dele):

- UNIVISION NOW: Imagem limpa, porém a cópia deles está com a qualidade um pouco comprometida, parecendo uma fita de geração maior. Além disso, lá eles reescalonaram a proporção para 16:9 e deram um crop absurdo. Não há alterações nas transições entre blocos.

Abaixo, comparo os crops do Blim e do Univision Now. A parte escura ao centro é a área da tela do Univision, e o resto é a perda:

Imagem

- REPRETEL: Esta é uma exibição mais "moderna", com a proporção também esticada para 16:9. Aqui, ao contrário das demais fontes, temos a digitalização do Lote Novo, que tem copyright, nitidez artificialmente aumentada e cores mais escuras. Apesar disso, consegue ter um zoom menor que a cópia do Univision Now. Possui logo do canal no canto superior direito acompanhando todo o episódio.

Abaixo, comparo os crops das duas últimas fontes. A Univision representa a área escura ao centro, enquanto a borda escura de fora representa a perda de imagem na cópia da Repretel:

Imagem

- LAS ESTRELLAS: Exibição moderna, na proporção correta, sem bordas e logo fora da safe area. Embora o arquivo com o qual estou trabalhando tenha maior resolução (1080p contra 720p das demais), a imagem aqui é claramente mais borrada que a do Blim, provavelmente por conta da qualidade da stream de onde veio essa gravação. Assim como no Blim, não possui zoom, mas nesse dia em específico cortaram todas as idas e voltas de intervalo, cortes tão secos que acabam sendo mais danosos que as edições do Blim (já falarei disso também).

- DISTRITO COMEDIA: Estou usando um rip puro do Olwing, sem compressão do YouTube. A resolução é menor (540p), mas o episódio está completo, sem cortes nas pausas comerciais. Há um crop pequeno, quase imperceptível, nas bordas horizontais e logo da emissora no canto superior direito acompanhando todo o episódio. Além disso, por conta da forma como o vídeo foi desentrelaçado, praticamente TODOS os frames do episódio diferem das demais fontes, o que tornou a função de sincronizar tudo um verdadeiro inferno.

- CANAL 11: Eu não tenho a gravação completa, aqui pedi pro @Medeiros CH me mandar apenas alguns trechos específicos. A qualidade geral é semelhante à do Las Estrellas e a imagem possui um crop, embora seja menor que o da Repretel. Há um logo EXTREMAMENTE GIGANTE da emissora no canto superior direito, mas a principal vantagem dessa fonte é que, nas voltas de intervalo, "esquecem" de incluir a logomarca por alguns segundos.

Aqui uma comparação entre o Canal 11 e a Repretel. A segunda tem um pouco mais de imagem na borda de baixo, mas a primeira vence em todas as outras bordas:

Imagem

Agora, um problema que afeta todas as fontes é que, mesmo com quase todas usando o mesmo lote de digitalização, os fades in/fade out nas trocas de bloco são diferentes (isso quando o mesmo não é cortado, como relatado acima). É como se cada emissora tivesse manualmente editado os fades sem nenhum motivo aparente.

Essa aqui é a linha do tempo do meu editor, onde sincronizei perfeitamente as fontes. A origem da fonte está à esquerda. Nesse exemplo, temos a transição entre os blocos 1 e 2. Note que, em todas as fontes, o espaço entre um bloco e outro, representado pelo bloco cinza entre os vídeos, é diferente:

Imagem

A mesma comparação, agora analisando a transição do bloco 2 para o 3:

Imagem

No momento, editei apenas metade do episódio, porém imagino que o programa inteiro terá problemas como esse. É por essa e outras que aprecio muito quem se dá ao trabalho de fazer as próprias edições dos episódios das séries de Bolaños. Infelizmente, temos diversas variações em qualidade, cores, cortes e proporção de tela até mesmo para capítulos que vieram do mesmo lote de digitalização, dependendo da fonte. E olha que eu nem estou comentando de cenas inteiras removidas, inserts, imagem "dançante", modificação de áudio e outros fatores provenientes de lotes distintos, apenas nas diferenças entre emissoras.

E você, conhece mais alguma variação exclusiva de alguma emissora estrangeira? Não precisa necessariamente ser de detalhes técnicos como eu comentei, mas sim qualquer edição que provavelmente não veio da Televisa. Sinta-se livre para comentar abaixo.

Por fim, resgato essa comparação que fiz alguns anos atrás, entre diferentes fontes do episódio das festas de independência de 73. Veja como essa emissora lidou com um batimento de vídeo que ocorre aos 0:22

Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Cláudio
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 572 vezes
Curtiram: 1320 vezes

Mensagem por Cláudio » Ontem, 20:00

Parabéns pela análise e informações @gusta dos biscoitos!

Infelizmente, o sonho de ter o programa com boa qualidade e em edições completas está cada vez mais distante.

Eu arrependo de não ter me dedicado para gravar Chespirito ali por volta de 2017 - 2020, mas também era uma época de foco nas novidades do Multishow e nunca imaginava que o programa Chespirito estava com os dias contados.
Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 2):
gusta dos biscoitosOdorico Paraguaçu

O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 887 vezes
Curtiram: 4635 vezes

Mensagem por O Gordo » Ontem, 20:05

Só pela questão das vinhetas de intervalo eu sinceramente já joguei a toalha de ter Chespirito completinho, "definitivo", sem logo. Imagine os demais problemas...

Pra mim, as gravações do olwing serão o mais próximo que teremos do original por um bom tempo, quiçá pra sempre.
Esses usuários curtiram o post de O Gordo (total: 2):
gusta dos biscoitosOdorico Paraguaçu
Imagem
"Desde las hermosas playas de Cancún..."
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

O Execrável Tizarelix Romano
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 14 vezes

Mensagem por O Execrável Tizarelix Romano » Ontem, 20:13

Cláudio escreveu:
Ontem, 20:00
não ter me dedicado para gravar Chespirito ali por volta de 2017 - 2020
Isso é porque Chespirito nunca foi reprisado a exaustão no Brasil, aí o brasileiro nunca criou memória afetiva
Esses usuários curtiram o post de O Execrável Tizarelix Romano (total: 1):
Odorico Paraguaçu
Calma, calabreso!

Cláudio
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 572 vezes
Curtiram: 1320 vezes

Mensagem por Cláudio » Ontem, 21:08

O Gordo escreveu:
Ontem, 20:05
Só pela questão das vinhetas de intervalo eu sinceramente já joguei a toalha de ter Chespirito completinho, "definitivo", sem logo. Imagine os demais problemas...

Pra mim, as gravações do olwing serão o mais próximo que teremos do original por um bom tempo, quiçá pra sempre.
O olwing foi um verdadeiro herói para o meio CH. Imagina o trabalho e paciência para gravar/editar uma série de 16 temporadas com 7 paradas comerciais por programa.
Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 2):
[PV]gusta dos biscoitos

[PV]
Membro
Membro
Curtiu: 2449 vezes
Curtiram: 1195 vezes

Mensagem por [PV] » Ontem, 21:55

Cláudio escreveu:
Ontem, 21:08
O Gordo escreveu:

O olwing foi um verdadeiro herói para o meio CH. Imagina o trabalho e paciência para gravar/editar uma série de 16 temporadas com 7 paradas comerciais por programa.
A parte mais chata disso foi a transferência de arquivo e edição, pois ele também assistia no momento em que estava gravando pra se divertir.
Esses usuários curtiram o post de [PV] (total: 2):
Cláudiogusta dos biscoitos

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 12094 vezes
Curtiram: 2491 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » Ontem, 22:58

Cláudio escreveu:
Ontem, 21:08
O Gordo escreveu:

Alguém sabe por onde anda o Olwing atualmente?
Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
gusta dos biscoitos
1 ano no Fórum Chaves! :feliz:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler

Eu acho...
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Curtiram: 19 vezes

Mensagem por Eu acho... » Hoje, 09:22

Ótima análise! Aguardo as cenas dos próximos capítulos :joia:

Acho muito difícil uma coleção definitiva de Chespirito hoje 100% sem logos, para não dizer impossível. E é melhor ter uma coleção com pontos a arrumar no futuro do que esperar indefinidamente por cópias novas limpas, ainda mais que não sabemos quando (e se) o programa Chespirito vai voltar.
gusta dos biscoitos escreveu:
Ontem, 03:04
E você, conhece mais alguma variação exclusiva de alguma emissora estrangeira? Não precisa necessariamente ser de detalhes técnicos como eu comentei, mas sim qualquer edição que provavelmente não veio da Televisa. Sinta-se livre para comentar abaixo.
Bom, a Venevisión censura palavras e plots dos episódios. Na última exibição de "Muito azar na sorte grande" (1974), por exemplo, o primeiro bloco inteiro foi cortado e a palavra "loteria" foi cortada todas as vezes em que foi mencionada, deixando um silêncio no meio da frase. "fumar" e "vício" são outras palavras proibidas.
Esses usuários curtiram o post de Eu acho... (total: 1):
BruchaLia

Peter Griffin
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 123 vezes
Curtiram: 702 vezes

Mensagem por Peter Griffin » 21 minutos atrás

Eu acho... escreveu:
Hoje, 09:22
Bom, a Venevisión censura palavras e plots dos episódios. Na última exibição de "Muito azar na sorte grande" (1974), por exemplo, o primeiro bloco inteiro foi cortado e a palavra "loteria" foi cortada todas as vezes em que foi mencionada, deixando um silêncio no meio da frase.
Tem algum motivo pra isso?

Responder