Naturalmente, 1980 do Programa Chespirito tem muito dessas "A" nas cópias mais velhas, e um pouco menos nas temporadas seguintes
Curiosidades das séries
- Medeiros CH
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 232 vezes
- Curtiram: 2998 vezes
Curiosidades das séries
Tenho um canal no YouTube, onde posto episódios do Programa Chespirito com a melhor dublagem brasileira dele (Gota Mágica), as dublagens perdidas da BKS e Parisi Vídeo e episódios em espanhol.
https://youtube.com/c/MedeirosCH
https://youtube.com/c/MedeirosCH
- Chamone
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 209 vezes
- Curtiram: 916 vezes
Curiosidades das séries
Eu achava que o 'este é um programa A...' era só uma piada do Chespirito.
Também achava que esse 'A' aleatório era um erro de edição na hora de copiar os episódios.
Juntar as duas coisas faz todo sentido. Não me passaria pela cabeça que o México estivesse fazendo classificação de conteúdo duas décadas antes do Brasil. Ainda mais com GC.
Copiar da cópia de exibição mostra como estes lotes brazucas foram montados às pressas.
Também achava que esse 'A' aleatório era um erro de edição na hora de copiar os episódios.
Juntar as duas coisas faz todo sentido. Não me passaria pela cabeça que o México estivesse fazendo classificação de conteúdo duas décadas antes do Brasil. Ainda mais com GC.
Copiar da cópia de exibição mostra como estes lotes brazucas foram montados às pressas.
(...)
- [PV]
- Membro

- Curtiu: 2166 vezes
- Curtiram: 1100 vezes
Curiosidades das séries
Na verdade, pelo que eu me lembre, ocorre nos 3 casos, 1 em 1980 e 2 na temporada de 1982, e sinceramente, prefiro que eles sejam exibidos assim do que virarem EPMs (em último caso).Medeiros CH escreveu: ↑23 Out 2025, 10:02Naturalmente, 1980 do Programa Chespirito tem muito dessas "A" nas cópias mais velhas, e um pouco menos nas temporadas seguintes
- Ruan Fonseca
- Membro

- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 360 vezes
- Curtiram: 1706 vezes
Curiosidades das séries
Video abordando o formato Betacam (e suas variantes) e porque foi muito superior ao VHS.
Esse foi um dos principais formatos de mídia usados pelo SBT, em substituição ao u-matic muito usado nos anos 80, para armazenar os episódios de CH que iam ao ar, incluindo as edições picotadas, com cortes fixos e afins.
Inclusive, a mídia final editada da abertura do Chaves e Chapolin clássicos do SBT estavam originalmente armazenadas em uma fita desse formato.
A maioria daqueles vazamentos do acervo do SBT, de fitas com aquelas caixinhas azuis e cinzas, do tamanho de um livro, são de fitas desse formato proprietário da Sony. O classico lote velho do SBT está armazenado nessas fitas.
Aquela exibição do SBT Vídeos de 2014 são oriundas de digitalizações feitas diretamente de prováveis fitas em betacam do Chapolin.
Acredito que o programa Chespirito chegou ao SBT também por meio desse formato de fitas.
Lembrando que essas fitas não são as fitas masters das series clássicas, estas chegaram em outro formato, bem maior, (quadruplex e de 1 polegada) e, primariamente, foram editadas em formato U-matic (fita de tamanho menor) para exibição nos anos 80 pelo SBT, já com a dublagem. Inclusive foi somente o que restou de madruguinha parte 2 de 1977 no acervo do SBT: Uma cópia dublada em U-matic desse episódio.
- Esses usuários curtiram o post de Ruan Fonseca (total: 4):
- cyber Revolvinho • Odorico Paraguaçu • BruchaLia • Senhor Madruga
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
- Rondamon
- Membro

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 595 vezes
- Curtiram: 589 vezes
Curiosidades das séries
Eu me lembro de ver esse A.
Não lembro agora se foi nas séries dos anos 70 ou no Chespirito dos anos 80, mas na abertura aparecia o logo CC (Closed Caption), que só começou a ter no Brasil nos anos 90
- Esses usuários curtiram o post de Rondamon (total: 1):
- Senhor Madruga
Há 13 anos no Fórum Chaves! 
- [PV]
- Membro

- Curtiu: 2166 vezes
- Curtiram: 1100 vezes
Curiosidades das séries
Eu não acho que eles jogaram as fitas masters CH em formato quadruplex fora, foi só preguiça de procurar a fonte com base na data de exibição original (e ausência de orientação dos fãs também).Ruan Fonseca escreveu: ↑29 Out 2025, 22:48Inclusive foi somente o que restou de madruguinha parte 2 de 1977 no acervo do SBT: Uma cópia dublada em U-matic desse episódio.
- Esses usuários curtiram o post de [PV] (total: 2):
- cyber Revolvinho • Senhor Madruga
- cyber Revolvinho
- Membro

- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 6689 vezes
- Curtiram: 1056 vezes
Curiosidades das séries
Também acho que seja preguiça (mesmo gostando muito do SBT, eles são bem assim às vezes).
- Esses usuários curtiram o post de cyber Revolvinho (total: 1):
- Senhor Madruga

Escrevo poemas e os publico no meu tumblr: https://canetamelancia.tumblr.com/
Sumo e apareço, mas sempre estou de olho
- Parece a Velha
- Membro

- Time de Futebol: Bahia
- Curtiu: 65 vezes
- Curtiram: 985 vezes
Curiosidades das séries
Não sei se já foi comentado (provavelmente já) mas Quer Apostar como Nunca mais entro em uma aposta está com dublagem maga no Globoplay
- BruchaLia
- Membro

- Curtiu: 2025 vezes
- Curtiram: 1832 vezes
Curiosidades das séries

Já repararam no que parece ser o sapato da bruxa jogado ali enquanto o chaves se JOOJ em Acapulco?
- Esses usuários curtiram o post de BruchaLia (total: 1):
- Senhor Madruga
No meio CH desde 2015
- lucasdb
- Membro

- Curtiu: 18 vezes
- Curtiram: 1755 vezes
Curiosidades das séries
Chespirito foi a última dublagem da Gota Mágica
Não há de queijo, só de batata. 
- Chavito.M
- Membro

- Time de Futebol: Flamengo.
- Curtiu: 306 vezes
- Curtiram: 1190 vezes
Curiosidades das séries

De acordo com o blog oficial do Chespirito, os episódios que o Rubén mais tinha dificuldades em gravar eram os da escolhinha.
Acontece que eram muitas perguntas à serem feitas para cada aluno. Para contornar isso, ele passou à deixar o roteiro misturado com os papéis cenográficos da mesa do professor.
Então, nos intervalos ele aproveitava para dar uma lida. E ficava tão bem misturado que às câmeras em geral não captavam.
Com o tempo ele foi melhorando essa "habilidade" e conseguia ler rapidamente até quando já estavam gravando.
https://blog.chespirito.com/el-mundo-de ... abaciones/
---------------------------------------------------------------------------------------------
- Esses usuários curtiram o post de Chavito.M (total: 2):
- Odorico Paraguaçu • Chavlicha
- lucasdb
- Membro

- Curtiu: 18 vezes
- Curtiram: 1755 vezes
Curiosidades das séries
A maioria dos episódios do lote de 1988 nunca teve sua narração de título exibida pelo SBT. Considerando que em 1988 as aberturas já eram cortadas, os episódios que nunca tiveram edições com remendos de título não tiveram suas narrações exibidas. Exemplo do Como Pegar o Touro a Unha, até 1992 passava sem título e em 2025 também.
Não há de queijo, só de batata. 
- Parece a Velha
- Membro

Curiosidades das séries
Inclusive, foi por esse motivo que todos os episódios de Chaves de 90 em diante tiveram seus títulos narrados no episódio. Até 1988 todos foram dublados na aberturalucasdb escreveu: ↑15 Nov 2025, 21:03A maioria dos episódios do lote de 1988 nunca teve sua narração de título exibida pelo SBT. Considerando que em 1988 as aberturas já eram cortadas, os episódios que nunca tiveram edições com remendos de título não tiveram suas narrações exibidas. Exemplo do Como Pegar o Touro a Unha, até 1992 passava sem título e em 2025 também.
- BruchaLia
- Membro

- Curtiu: 2025 vezes
- Curtiram: 1832 vezes
Curiosidades das séries
nem todosParece a Velha escreveu: ↑15 Nov 2025, 22:21Inclusive, foi por esse motivo que todos os episódios de Chaves de 90 em diante tiveram seus títulos narrados no episódio. Até 1988 todos foram dublados na aberturalucasdb escreveu: ↑15 Nov 2025, 21:03A maioria dos episódios do lote de 1988 nunca teve sua narração de título exibida pelo SBT. Considerando que em 1988 as aberturas já eram cortadas, os episódios que nunca tiveram edições com remendos de título não tiveram suas narrações exibidas. Exemplo do Como Pegar o Touro a Unha, até 1992 passava sem título e em 2025 também.
No meio CH desde 2015
- Parece a Velha
- Membro

Curiosidades das séries
Quase todos. Literalmente com raríssimas exceções. Que eu me lembre de cabeça, Nem todos os bons negócios são negócios da china, Ama o Teu Inimigo, A Aula de matemática, O Restaurante da Dona Florinda. Entre 1984 e 1988 eu lembro desses. Alguns foram extraídos da abertura como Vamos Todos a Acapulco e a parte 2 dos refrescos de 74BruchaLia escreveu: ↑15 Nov 2025, 22:31nem todosParece a Velha escreveu: ↑15 Nov 2025, 22:21Inclusive, foi por esse motivo que todos os episódios de Chaves de 90 em diante tiveram seus títulos narrados no episódio. Até 1988 todos foram dublados na aberturalucasdb escreveu: ↑15 Nov 2025, 21:03A maioria dos episódios do lote de 1988 nunca teve sua narração de título exibida pelo SBT. Considerando que em 1988 as aberturas já eram cortadas, os episódios que nunca tiveram edições com remendos de título não tiveram suas narrações exibidas. Exemplo do Como Pegar o Touro a Unha, até 1992 passava sem título e em 2025 também.