Mensagem
por LatinChaves » 21 Mar 2025, 15:26
Para modificar um pouco a teoria de Left-overs que eu diz, vou juntar os episódios de outros lotes que aparecem dentro do lote 84 com os motivos de por qué aparecem no lugar de outros episódios do lote. Agora tenho certeza em 8 espaços e dois possivels casos:
DUDA
16. OS PENETRAS 1ª PARTE <<<<< 98. UM BOM ENCANADOR NÃO ENTRA PELO CANO 2ª PARTE (possivelmente por estar recolocado no lote 88)
17. DONA FLORINDA ABRE UM RESTAURANTE 2ª PARTE <<<<< 127. E O FESTIVAL CONTINUA 3ª PARTE (possivelmente por estar recolocado no lote 90)
CERTEZA
50. O VELHO DO SACO 1ª PARTE <<<<< 15. O FOTÓGRAFO 2ª PARTE (limado pelo SBT ao pensar que é semelhante á PARTE 1, antes de ser recategorizado como episódio comum em 2012)
51. A BOLA DE BOLICHE - 2ª PARTE <<<<< 179. OS GATINHOS DO CHAVES (semelhante)
52. QUEM DESCOLA O DEDO DA BOLA 3ª PARTE <<<<< 180. O VENDEDOR DE REFRESCOS (semelhante)
56. TEM UMA MOSCA NO MEU CAFÉ <<<<< 159. AJUDEM-SE UNS AOS OUTROS (possivelmente por estar recolocado no lote 90/92 na ordem de sua redublagem "AMARELINHAS E BALÕES")
64. UMA AULA DE HISTÓRIA <<<<< 183. A DOENÇA DO QUICO (semelhante)
67. O RESTAURANTE DA DONA FLORINDA <<<<< 192. O BANHO DO CHAVES (semelhante)
74. UM PORQUINHO DE CADA VEZ <<<<< 222. A CRUZ VERMELHA (semelhante)
79. UM CASTIGO VEM A CAVALO 2ª PARTE <<<<< 231. MAIS VALE UMA NOITE BEM DORMIDA QUE UMA BOA COMIDA (semelhante)
Descartei os episódios de ano novo e adicionei dois episódios que não considerei: Os fotógrafos 77 (que ainda era considerado semelahante na lista de SBT de 2008) e A insônia de Seu Madruga 74. Mas despois lembrei do episódio E O FESTIVAL CONTINUA que algunos afirman ter assistido no 84 com dublagem perdida, exhibido uma vez aparentemente mas não temos gravações. No entanto, de ser o caso, tambem aparece descolocado fora do lote 84 actualmente.
Eu só estou contando a saga dos penetras como "supositótrio" só no caso de ser colocados na lista para cobrir determinados episódios. Eu só tenho certeza de 8 episódios ser utilizados para susbtituir semelhantes dublados no mismo lote. Os outros dois poder ser como Jacinto diz e foram juntados só com os outros episódios do restaruante pra criar uma saga (com a chegada do Dona Neves no meio ainda), mais deixo aberta por agora a possibilidade que foram usados para cobrir partes de sagas descolocadas ou uma dublagem descartada.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Falando agora sim de Left-overs, no entanto, eu falaba de uma possivilidade de episódios excluidos do lote 84 pra ser dublados tempo despois. Acabei de ler sobre o "mini-lote" que o Nelson Machado afirma que foi dublado um tempo despois de terminar o lote 84, mas eram episódios sem Quico. Pelo que vi, validado por muitos, seríam os seguentes que efectivamente estrearam em 1985:
21. NASCE UMA BISAVÓ
22. REIVINDICAÇÃO SALARIAL PARA O CHAVES
76. DANDO SORTE COM MUITO AZAR
209. A AULA DE MATEMÁTICA
De ser assim, issos episódios seriam left-overs do lote 84 que SBT não dublou mas que foram parte da ordem que SBT tenhia em seu acervo, da mesma forma que SBT dublou os tres episódios do lote 88 de Chapolin (4 se contamos a dublagem inédita do extrato de energía vital, bate tambem com o mini-lote de Chaves em tudo caso), só que issos foram dublados anos despois.
No caso de Violinistas e violinadas, estrelado em 1986, simplemente foi dublado em 1984 no lugar que figura na lista do SBT, mas esqueceram de exhibir. Bisavó e Revindicacão foram recolocados ao inicio da lista, diferente de sua posição que eles poderiam ter tido originalmente ao momento de ser organizados. O bilhete da lotería e Aula de matemática poderiam ser as únicas que mantiveram suas posiçãoes na ordem do lote 84 até hoje (com A PROVA DE ARITMÉTICA tomando o lugar do último).
EDIT: Ambas ocacões inclui Seu MADRUGA carpinteiro de 1974 achando "Quanto mais quente, pior" era do lote 84, mas em realidade é do lote 88 e estrelou em 1992. Já que a lista só conta os semelhantes doblados no mismo lote, o retirei. Agora tenho mais certeza que o outro espaço da lista pode ser ocupado ao menos por Os favores 74, que foi descolocado mais baixo da lista de SBT.