Vozes de CH recriadas por Inteligência Artificial

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Rafael - Kiko botones forever
Membro
Membro
Mensagens: 2702
Registrado em: 02 Fev 2011, 08:26
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo
Curtiu: 34 vezes
Curtiram: 109 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por Rafael - Kiko botones forever » 26 Out 2023, 01:45

Bzv23 escreveu:
22 Out 2023, 15:49
Não sei ao certo se isso se adequa perfeitamente a esse tópico. Mas eu já vi gente dizer que a dublagem com dubladores deveria parar e só o que deveria existir é a voz do ator original em outras línguas através de I.A. O que acham disso? Eu acho um extremo absurdo e desrespeito aos dubladores.
Isso nunca vai acabar, já ficou descontrolado. Alguns como o Falatron tiveram que retirar os seus bancos de dados (como o dublador do Sonic ameaçou com um processinho) mas isso não impede que alguém com o mínimo conhecimento faça o seu banco de dados e use as vozes de dubladores a vontade. Então não, não vai parar. Já tá rolando treta nos EUA por causa disso.
Imagem

Avatar do usuário
kelvindesouza
Membro
Membro
Mensagens: 658
Registrado em: 19 Out 2011, 09:27
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Bahia
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 36 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por kelvindesouza » 26 Out 2023, 09:00

Vou ser sincero sem ofender o gosto de ninguém. Mas para o meio CH a dublagem IA caiu do céu. Principalmente para uma série que tem seus principais dubladores mortos, além dos eternos fãs da dublagem Maga. Eu mesmo prefiro mil vezes a dublagem IA do que as dublagem que não sejam Maga. É claro sempre precisa de um aprimoramento, mas o avanço que já vi desde o surgimento dessa técnica me deixa esperançoso.
A uma vasta possibilidade com a IA. Como por exemplo a dublagem dos episódios perdidos mundiais, e episódios do chaves e chapolin do Programa Chespirito.
Usuário do FCH desde 19 Out 2011.

Avatar do usuário
MetaKnight
Banido
Banido
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Out 2023, 17:11
Programa CH: Chaves em Desenho
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 8 vezes
Curtiram: 16 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por MetaKnight » 26 Out 2023, 22:00

kelvindesouza escreveu:
26 Out 2023, 09:00
Vou ser sincero sem ofender o gosto de ninguém. Mas para o meio CH a dublagem IA caiu do céu. Principalmente para uma série que tem seus principais dubladores mortos, além dos eternos fãs da dublagem Maga. Eu mesmo prefiro mil vezes a dublagem IA do que as dublagem que não sejam Maga. É claro sempre precisa de um aprimoramento, mas o avanço que já vi desde o surgimento dessa técnica me deixa esperançoso.
A uma vasta possibilidade com a IA. Como por exemplo a dublagem dos episódios perdidos mundiais, e episódios do chaves e chapolin do Programa Chespirito.
Pessoalmente discordo, consigo me acostumar o suficiente com troca de vozes desde que sejam decentes.
Esses usuários curtiram o post de MetaKnight (total: 3):
Rogério JuvenalesJohn Charles FiddyFbdooito

Avatar do usuário
Chavito de la Mancha
Membro
Membro
Mensagens: 395
Registrado em: 22 Ago 2022, 17:24
Programa CH: Chaves
Curtiu: 31 vezes
Curtiram: 79 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por Chavito de la Mancha » 02 Nov 2023, 15:25

https://youtube.com/shorts/0F60Tfd8W5U? ... yZIFe_vm_W
Á um tempo atrás, usando a voz do Gastaldi narrador do falatron e, colocando de fundo a BGM do pianinho, eu tentei montar uma abertura em português, simulando o lote de 84.
Teve momentos que até ficou interessante, porém, em geral, o resultado ainda é extremamente falso e artificial.
Destaque para a bizarrice que ficou, quando ele foi falar: "ele é o Chapolin Colorado" :rindo:

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1414
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 589 vezes
Curtiram: 157 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por John Charles Fiddy » 04 Nov 2023, 09:28

Bzv23 escreveu:
26 Out 2023, 22:00
kelvindesouza escreveu:
26 Out 2023, 09:00
Vou ser sincero sem ofender o gosto de ninguém. Mas para o meio CH a dublagem IA caiu do céu. Principalmente para uma série que tem seus principais dubladores mortos, além dos eternos fãs da dublagem Maga. Eu mesmo prefiro mil vezes a dublagem IA do que as dublagem que não sejam Maga. É claro sempre precisa de um aprimoramento, mas o avanço que já vi desde o surgimento dessa técnica me deixa esperançoso.
A uma vasta possibilidade com a IA. Como por exemplo a dublagem dos episódios perdidos mundiais, e episódios do chaves e chapolin do Programa Chespirito.
Pessoalmente discordo, consigo me acostumar o suficiente com troca de vozes desde que sejam decentes.
O pessoal pelo que eu vejo gosta mais da Maga do que o CH em si mesmo, por isso não conseguem se acostumar com as novas vozes e preferem ser por IA, porque? porque o importante é só a voz
Chavito de la Mancha escreveu:
02 Nov 2023, 15:25
https://youtube.com/shorts/0F60Tfd8W5U? ... yZIFe_vm_W
Á um tempo atrás, usando a voz do Gastaldi narrador do falatron e, colocando de fundo a BGM do pianinho, eu tentei montar uma abertura em português, simulando o lote de 84.
Teve momentos que até ficou interessante, porém, em geral, o resultado ainda é extremamente falso e artificial.
Destaque para a bizarrice que ficou, quando ele foi falar: "ele é o Chapolin Colorado" :rindo:
A IA é falsa e artificial :]
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Imagem
Servidor para discutir, comentar, conversar sobre o Meio CH e até ver CH, tudo porém com uma moral cristã. Temos vários chats, categorias, transmissões de CH e muitas coisas extras...

Avatar do usuário
João Victor Trascastro
Administrador
Administrador
Mensagens: 1804
Registrado em: 03 Jan 2017, 16:22
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Novorizontino
Curtiu: 197 vezes
Curtiram: 787 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por João Victor Trascastro » 04 Nov 2023, 15:17

Dublador bom fazendo o trabalho + skin da voz do Gastaldi aplicada por cima bem moldada = evolução natural das coisas.
Esses usuários curtiram o post de João Victor Trascastro (total: 2):
45chaves45Estoque Segregado

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1414
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 589 vezes
Curtiram: 157 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por John Charles Fiddy » 14 Nov 2023, 11:55



Muito esse vídeo que o Wendel Bezerra gravou sobre a IA e dublagem
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Imagem
Servidor para discutir, comentar, conversar sobre o Meio CH e até ver CH, tudo porém com uma moral cristã. Temos vários chats, categorias, transmissões de CH e muitas coisas extras...

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23673
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 297 vezes
Curtiram: 2013 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por Homessa » 14 Nov 2023, 12:24

Chavito de la Mancha escreveu:
02 Nov 2023, 15:25

Destaque para a bizarrice que ficou, quando ele foi falar: "ele é o Chapolin Colorado" :rindo:
Gastaldi encheu a cara e foi dublar.
Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
John Charles Fiddy

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1414
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 589 vezes
Curtiram: 157 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por John Charles Fiddy » 14 Nov 2023, 12:27

Homessa escreveu:
14 Nov 2023, 12:24
Chavito de la Mancha escreveu:
02 Nov 2023, 15:25

Destaque para a bizarrice que ficou, quando ele foi falar: "ele é o Chapolin Colorado" :rindo:
Gastaldi encheu a cara e foi dublar.
:garg: :garg: :garg:
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Imagem
Servidor para discutir, comentar, conversar sobre o Meio CH e até ver CH, tudo porém com uma moral cristã. Temos vários chats, categorias, transmissões de CH e muitas coisas extras...

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23673
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 297 vezes
Curtiram: 2013 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por Homessa » 14 Nov 2023, 12:38

Shory escreveu:
14 Nov 2023, 12:27
Homessa escreveu:
14 Nov 2023, 12:24
Chavito de la Mancha escreveu:
02 Nov 2023, 15:25

Destaque para a bizarrice que ficou, quando ele foi falar: "ele é o Chapolin Colorado" :rindo:
Gastaldi encheu a cara e foi dublar.
:garg: :garg: :garg:
Ficou parecendo a voz do marinheiro mareado.

Avatar do usuário
TVS-SBT
Membro
Membro
Mensagens: 3252
Registrado em: 27 Jan 2012, 22:50
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre
Curtiu: 173 vezes
Curtiram: 147 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por TVS-SBT » 14 Nov 2023, 22:16

João Victor Trascastro escreveu:
04 Nov 2023, 15:17
Dublador bom fazendo o trabalho + skin da voz do Gastaldi aplicada por cima bem moldada = evolução natural das coisas.
Olha o que eu achei no app do Tiko e Teko:


Acho a voz que o Daniel faz para ambos os personagens horrível e agoniante, porém devo confesar que a interpretação dele é bastante proxima á do Gastaldi.
Esses usuários curtiram o post de TVS-SBT (total: 1):
Ashura_BR
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1414
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 589 vezes
Curtiram: 157 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por John Charles Fiddy » 14 Nov 2023, 22:48

TVS-SBT escreveu:
14 Nov 2023, 22:16
João Victor Trascastro escreveu:
04 Nov 2023, 15:17
Dublador bom fazendo o trabalho + skin da voz do Gastaldi aplicada por cima bem moldada = evolução natural das coisas.
Olha o que eu achei no app do Tiko e Teko:


Acho a voz que o Daniel faz para ambos os personagens horrível e agoniante, porém devo confesar que a interpretação dele é bastante proxima á do Gastaldi.
Po não é a toa que foi o Gastaldi o fator principal pra o sucesso de CH no Brasil. (Este posto contém ironia)
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Imagem
Servidor para discutir, comentar, conversar sobre o Meio CH e até ver CH, tudo porém com uma moral cristã. Temos vários chats, categorias, transmissões de CH e muitas coisas extras...

Avatar do usuário
Fbdooito
Membro
Membro
Mensagens: 560
Registrado em: 23 Out 2011, 20:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Club Necaxa
Localização: Tangamandapio, Michoacán
Curtiu: 230 vezes
Curtiram: 166 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por Fbdooito » 15 Nov 2023, 01:23

TVS-SBT escreveu:
14 Nov 2023, 22:16
Acho a voz que o Daniel faz para ambos os personagens horrível e agoniante, porém devo confesar que a interpretação dele é bastante proxima á do Gastaldi.
Caramba! Finalmente alguém que também pensa assim, achava que era só eu. A imitação de Vilela do Berriel também é sofrível.

Quanto ao vídeo, me surpreendeu muito. Ainda assim, tem a questão ética de reviver a voz de um dublador falecido para fins comerciais.
Esses usuários curtiram o post de Fbdooito (total: 1):
Jacinto
Imagem

Avatar do usuário
João Victor Trascastro
Administrador
Administrador
Mensagens: 1804
Registrado em: 03 Jan 2017, 16:22
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Novorizontino
Curtiu: 197 vezes
Curtiram: 787 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por João Victor Trascastro » 16 Nov 2023, 10:00

Existem várias questões. Falam da interpretação do Daniel ser fiel ao Gastaldi ainda que a voz em si não seja… balela. A interpretação também é destoante, bem como inflexão e pronúncia das palavras. Nem todo “burro” ou outra palavra com dois “R” falado pelo Maga era puxado como alegam, porque variava de acordo com o episódio ou passagem de cena. Além disso, a forçação traz o que já seria sutilmente caricato para algo extremamente falso aos ouvidos comuns mesmo. A percepção de alguém assistindo um Gastaldi falando “luz” ou “Jesus” se faz presente quando o Daniel desliza e solta “LuIZ” ou “JesUIS” (como na música Ouça Bem, Escute Bem).

E, pra piorar, o trabalho de tradução feito no automático foi incapaz de trazer uma versão brasileira pro texto do Roberto nesses trampos de 2018. O Chapolin falando “calma, homem” ou qualquer coisa com “homem” ao final de frases mostra a incapacidade da equipe (ir)responsável em trazer SINÔNIMOS ou incorporar expressões nessas terminações. Em contrapartida, a mesma equipe pensou detalhadamente em INVENTAR coisas quando o texto não pedia… Com isso quero dizer que, mesmo se aplicar uma IA incrível sobre a voz do Daniel, a base é ruim, o texto é ruim e o timbre do Gastaldi ali seria a única coisa próxima do natural, mesmo sendo artificial kk.
Esses usuários curtiram o post de João Victor Trascastro (total: 3):
John Charles FiddyFbdooitoJacinto

Avatar do usuário
Sardse
Membro
Membro
Mensagens: 1072
Registrado em: 30 Jan 2014, 21:21
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: O Que Tá Ganhando
Localização: Eu Ainda Estou Nesse País
Curtiu: 228 vezes
Curtiram: 90 vezes

Voz do Chaves foi recriada através de I.A

Mensagem por Sardse » 16 Nov 2023, 10:49

TVS-SBT escreveu:
14 Nov 2023, 22:16


Porra, isso é bem convincente, se me mostrassem esse clipe em um vácuo dava para acreditar que era o Gastaldi mesmo falando

Ainda não sei se me sinto confortável com a ideia de usar I.A para replicar os dubladores mortos, considerando o dilema moral que está por cima disso (pelo menos nesse caso ainda teria uma pessoa dublando o personagem, mas ainda tem um fato que uma empresa taria capitalizando em uma pessoa morta, se isso faz sentindo, alguém seria mais capaz de descrever o que eu estou falando)
"Perdido Vemos, Aonde, Não Sabemos" versão com o kiko

Responder