Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Mr. Zero
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 328 vezes

Mensagem por Mr. Zero » 09 Jan 2023, 02:15

Ligoiho escreveu:
05 Jan 2023, 13:24

o importante é a gente não desistir e analizar tudo que tivermos acesso, sem descartar nada.
Concordo, num vídeo do próprio fórum, dizem que a BGM tem cerca de 1:00, segundo pessoas de dentro do sbt. Mas a montagem sem a segunda parte do clarinete tem 56 segundos, não é plausível a BGM ter 1:00, acho que essas tais pessoas que disseram isso nem sequer pisaram num corredor do sbt um dia
[/quote]

Eu acho bem factível que ela tenha cerca 1 minuto ou menos. Várias BGMs Maga do John Fiddy e outros, usandas em CH, têm por aí. São bem curtinhas.
Imagem

Ligoiho
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: . . .
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Ligoiho » 09 Jan 2023, 14:49

Mr. Zero escreveu:
09 Jan 2023, 02:15
Ligoiho escreveu:
05 Jan 2023, 13:24

o importante é a gente não desistir e analizar tudo que tivermos acesso, sem descartar nada.
Concordo, num vídeo do próprio fórum, dizem que a BGM tem cerca de 1:00, segundo pessoas de dentro do sbt. Mas a montagem sem a segunda parte do clarinete tem 56 segundos, não é plausível a BGM ter 1:00, acho que essas tais pessoas que disseram isso nem sequer pisaram num corredor do sbt um dia

Eu acho bem factível que ela tenha cerca 1 minuto ou menos. Várias BGMs Maga do John Fiddy e outros, usandas em CH, têm por aí. São bem curtinhas.
[/quote] 1 minuto cravado ou menos não é. Não a versão completa que é a que procuramos, como eu já argumentei e disse, a BGM sem a segunda parte do clarinete que falta e que toca 1 ou 2 segundos antes do trecho inédito do Veja a gordo já dá 1:00, isso com o loop que nem sabemos se realmente é da própria BGM ou se há mais alguma coisa após o clarinete em tom mais suave.

wendel sousa
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por wendel sousa » 10 Jan 2023, 22:41

a versão completa que é a que procuramos, como eu já argumentei e disse, a BGM sem a segunda parte do clarinete que falta e que toca 1 ou 2 segundos antes do trecho inédito do Veja a gordo já dá 1:00, isso com o loop que nem sabemos se realmente é da própria BGM ou se há mais alguma coisa após o clarinete em tom mais suave.
a versão que foi exibida no veja o gordo é tão cheia de falas e coisas atrapalhando que não tirou todas as nossas duvidas.

quais critérios iremos estabelecer para sabermos que encontramos a musica completa na versão correta?

se o disco for encontrado no sbt?

já foi feita uma versão com estrutura muito fiel de polka, e com base na continuação encontrada no veja o gordo, mas que na parte que seria o trecho do veja o gordo, não seria possivel, por exemplo, utilizar o audio original do programa e recortar, trocar a ordem até que ficasse igual a essa versão idealizada.

e se desse pra fazer esses recortes e remontagens com o audio que encontramos no programa, até que ponto podemos confiar de que a versão que encontrarmos em qualquer outro programa antigo que seja, ou mesmo essa que foi encontrada no veja o gordo é o original, do jeito que foi gravado no lp desconhecido?

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 11 Jan 2023, 11:49

wendel sousa escreveu:
10 Jan 2023, 22:41
a versão completa que é a que procuramos, como eu já argumentei e disse, a BGM sem a segunda parte do clarinete que falta e que toca 1 ou 2 segundos antes do trecho inédito do Veja a gordo já dá 1:00, isso com o loop que nem sabemos se realmente é da própria BGM ou se há mais alguma coisa após o clarinete em tom mais suave.
a versão que foi exibida no veja o gordo é tão cheia de falas e coisas atrapalhando que não tirou todas as nossas duvidas.

quais critérios iremos estabelecer para sabermos que encontramos a musica completa na versão correta?

se o disco for encontrado no sbt?

já foi feita uma versão com estrutura muito fiel de polka, e com base na continuação encontrada no veja o gordo, mas que na parte que seria o trecho do veja o gordo, não seria possivel, por exemplo, utilizar o audio original do programa e recortar, trocar a ordem até que ficasse igual a essa versão idealizada.

e se desse pra fazer esses recortes e remontagens com o audio que encontramos no programa, até que ponto podemos confiar de que a versão que encontrarmos em qualquer outro programa antigo que seja, ou mesmo essa que foi encontrada no veja o gordo é o original, do jeito que foi gravado no lp desconhecido?
Uma coisa que eu percebi na BGM é que é como se ela fosse "moldável", há vários pontos de loop que podem ser utilizáveis ou então cortar do início pro final sem parecer um corte explícito.
Sobre o trecho do Veja o Gordo, de duas uma, ou recortaram muito bem o trecho inédito do sintetizador, ou há somente um silêncio antes dessa parte (o que eu acho bem improvável)
Enfim, é melhor pararmos com "eu acho" ou "talvez", porque isso não leva a lugar nenhum e nunca vai responder as nossas dúvidas.

Chamone
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 580 vezes

Mensagem por Chamone » 11 Jan 2023, 18:40

Ligoiho escreveu:
11 Jan 2023, 11:49
Enfim, é melhor pararmos com "eu acho" ou "talvez", porque isso não leva a lugar nenhum e nunca vai responder as nossas dúvidas.
Ufa, já estava trazendo o chapéu de alumínio para a conversa.

Somente ouvir a canção e tirar conclusões genéricas que se encerram no que já foi escrito não é esforço produtivo.

É necessário sair por aí e ouvir todo tipo de música instrumental dos anos 70. Expandir a busca, acumular conhecimento, identificar padrões. Vejo o corpo afundando no oceano mas pouca gente pulando na água.

O Youtube, o Discogs e o Soulseek são aliados. A APM music, BGM, Universal entre outras tem trilhas disponíveis para serem ouvidas custo algum e continuam aumentando seus catálogos, inclusive com gravações antigas.

Nesse fim de semana "arranjei" 2683 músicas sortidas dos anos 70/80 do país França, capital da Europa. Ouvir cada uma delas por 5 apenas segundos dá quase 4 horas. Dá para resolver isso fácil aos poucos durante a semana. Os franceses aliás foram pioneiros em música eletrônica.

Ouvir música semi aleatoriamente ou contactar pessoas são as únicas boas opções para progredirmos com a busca.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
Me Sacaron del Programa CH
(...)

Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 4834 vezes

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 11 Jan 2023, 19:36

Real.

Não só pela possibilidade de "ah, uma delas tá aqui" - o que seria a possibilidade mais incomum e milagrosa - mas também porque conhecendo intimamente tantos nomes e estilos você consegue traçar melhor quais artistas tem mais possibilidade de ter feito a música ou não.

Pessoalmente, acho que o ultimo "passo" que a gente deu foi com o Giampiero Boneschi mesmo. A semelhança entre a BGM e aquela musica dele é incrível, e as outras eletronicas dele não vão tão longe assim. O passo mais óbvio agora é procurar artistas que colaboraram com o Boneschi ou foram inspirados pelo mesmo. Ou outros albums da "CAM Recording".

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 11 Jan 2023, 21:00

Riddle Snowcraft escreveu:
11 Jan 2023, 19:36
Pessoalmente, acho que o ultimo "passo" que a gente deu foi com o Giampiero Boneschi mesmo. A semelhança entre a BGM e aquela musica dele é incrível, e as outras eletronicas dele não vão tão longe assim. O passo mais óbvio agora é procurar artistas que colaboraram com o Boneschi ou foram inspirados pelo mesmo. Ou outros albums da "CAM Recording".
Riddle, eu trouxe o Boneschi para este tópico e hoje julgo isso um grande erro da minha parte. Ele virou mais um eco idiota que só atrapalha a busca como o mito da Roland CR-78. Não foi avanço algum.

A comunidade CH quando introduz a trilha a alguém novo sem perceber induz as pessoas ao erro ao focar no suposto sintetizador e introduzir-la como uma faixa de moog.

Por conta da similaridade dos sons com o moog o primeiro impulso da pessoa nova é levantar possibilidade de ser uma música do JJ Perrey ou no meu próprio caso do Boneschi e ignoram o clarinete.

De certo modo a própria trilha atrapalha a busca, não é enfurecedor engraçado?

O Boneschi era de certo modo um imitador italiano do Perrey nos anos 70. E na minha estimativa 80% da obra dele não tem clarinete justamente porque ele compõe primariamente para teclados. É remota a possibilidade de ser uma faixa dele.

Então existem sim dezenas de faixas "eletrônicas" de artistas similares ao som Perrey/Boneschi. Eu não divulgo mais os nomes para não criar um eco inútil. Conto nos dedos faixas que encontrei onde o clarinete está acompanhado com uma percussão eletrônica e sob efeitos de distorção.

Eu defendo há meses que a faixa não tem teclado/synth algum. O clarinete é o instrumento principal em todas as partes que conhecemos.

Se apresento a faixa a alguém foco na drum machine e clarinete, nada mais.
(...)

Moderador
Moderador

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 11 Jan 2023, 22:22

Não acho. O Roland é um limitador: "se saiu antes do roland existir não é a bgm". Prejudica pq o limite é falso (pelo o som poder ser feito sem um Roland).

O Boneschi é uma ponte. Mesmo se não achar nada nele, ele vira uma porta de entrada pra conhecer o Sérgio Farina, o Richard Heyman, Attilio Donadio... por isso que, nesse sentido, foi um passo.

Agora é ver o próximo.
Esses usuários curtiram o post de Me Sacaron del Programa CH (total: 1):
Chamone

Soldado
Membro
Membro
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 39 vezes

Mensagem por Soldado » 12 Jan 2023, 21:40

No vídeo acima está uma BGM desconhecida de Chapolin que toca em um filme de 1979 chamado Plague. Nos créditos apenas o compositor, Eric Robertson, é listado, deixando claro que é uma trilha exclusiva.

O problema é que esta BGM não existe; ela não tem nome; não foi lançada em álbum; e pelo que parece nem mesmo sequer foi registrada.

Isto me leva a pensar que talvez a trilha do Chapolin foi re-mixada do áudio original de algum filme com música polka, cuja as mesmas não foram registradas — talvez um cover? —, impossibilitando a sua localização.
Editado pela última vez por Soldado em 13 Jan 2023, 01:55, em um total de 2 vezes.

Moderador
Moderador

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 13 Jan 2023, 01:11

Talvez. Mas vale lembrar que a abertura em questão não teve dedo da MAGA, é uma produção 100% SBT.

Se isso aí for o caso, seria uma coincidência.

wendel sousa
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por wendel sousa » 13 Jan 2023, 22:26

já teorizaram as possibilidades de a bgm de abertura do chapolin vir de:
recorte de algum filme onde apareceu essa musica, e precisou de edição para interromper no momento de falas de personagem,
recorte de fita k7, semelhante ao exemplo que foi ilustrado aqui do pernalonga, onde a edição teve que interromper pelo mesmo motivo do exemplo anterior,
retirada de disco de trilha branca que ninguém mais no sbt sabe o nome, nenhuma outra emissora usou, mesmo sem direitos autorais, e nenhum outro profissional de nenhum tipo de estudio ou radio ou produtora de filme de nenhum pais do mundo utilizou até hoje.

o que sabemos é que de algum lugar essa musica veio, só não entendi se disco de trilha branca e um filme ou k7 de história de personagem são ou não a mesma coisa.

trilha branca pode ter dialogo de personagens pra ter essa necessidade de corte no caso da utilização no veja o gordo?

Ricardo Moro
Membro
Membro
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 18 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 14 Jan 2023, 11:56

wendel sousa escreveu:
13 Jan 2023, 22:26
já teorizaram as possibilidades de a bgm de abertura do chapolin vir de:
recorte de algum filme onde apareceu essa musica, e precisou de edição para interromper no momento de falas de personagem,
recorte de fita k7, semelhante ao exemplo que foi ilustrado aqui do pernalonga, onde a edição teve que interromper pelo mesmo motivo do exemplo anterior,
retirada de disco de trilha branca que ninguém mais no sbt sabe o nome, nenhuma outra emissora usou, mesmo sem direitos autorais, e nenhum outro profissional de nenhum tipo de estudio ou radio ou produtora de filme de nenhum pais do mundo utilizou até hoje.

o que sabemos é que de algum lugar essa musica veio, só não entendi se disco de trilha branca e um filme ou k7 de história de personagem são ou não a mesma coisa.

trilha branca pode ter dialogo de personagens pra ter essa necessidade de corte no caso da utilização no veja o gordo?
Tudo isso já foi teorizado e algumas coisas até descartadas em páginas atrás. Recentemente a comunidade encontrou um ep de chapolin perdido mundialmente. Isso prova que se mais gente se esforçar é possível sim encontrar a bgm do chapolin, embora ela não tenha tanto apelo quanto a um episódio perdido.

Abaixo deixo alguns links se alguém quiser perder algumas horas pesquisando.

https://www.discogs.com/label/31252-Mondiophone

Nesse acervo logo de cara encontrei um LP suspeito, tem 3 faixas de clarinete com a possível duração aproximada da bgm. Como já levantado a bgm nada mais é que um clarinete do começo ao fim então vai que...porém não está disponível, teria de entrar em contato com o detentor do disco:
https://www.discogs.com/release/5213415 ... loist-No-2

https://www.dewolfemusic.com/

https://www.youtube.com/@RaptorsVideos/videos - canal no yt com horas e horas e mais horas de bgms antigas aleatórias.

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 15 Jan 2023, 19:50

wendel sousa escreveu:
13 Jan 2023, 22:26
https://www.youtube.com/@RaptorsVideos/videos - canal no yt com horas e horas e mais horas de bgms antigas aleatórias.

O LeoCH perguntou se o dono do canal tinha ou não a música ou se já tinha postado. Logo, a BGM não vai ser encontrada nesse canal também.

Moderador
Moderador

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 15 Jan 2023, 22:38

Meio sem contexto esse diálogo todo. Ele não tem como decorar toda melodia que ele ouviu na vida, e se ele ir pelo video, ele provavelmente seria induzido a tentar lembrar se ele já ouviu uma musica que literalmente se chama "Chapolin" ou algo parecido.

Sempre que eu tento perguntar pra gringos sobre a bgm, eu tento remover COMPLETAMENTE qualquer referencia CH, até mesmo do nome do arquivo (que eu renomeei só pra um ""1451541515" qualquer). Pois a presença de qualquer coisa de CH num arquivo ou num video vai levar o gringo a pensar: "ah, é de um seriado chamado Chapolin? xô procurar o tema do Chapolin aqui e dizer o nome pro cara" - e convenhamos que música original não vai ser achada assim.

Já teve muitas vezes que pedi informações sobre a abertura do Chapolin pra gringo e ele respondeu "Flying Fists - Brian Bennett" por causa desse tipo de indução ao erro.
Esses usuários curtiram o post de Me Sacaron del Programa CH (total: 2):
TheGamercrafterBRChamone

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 16 Jan 2023, 10:57

Um problema nesse caso específico é saber se o dono do canal está ouvindo essas fitas ou só dumpando tudo o que tem no Youtube.

Nada substitui o ato de ir lá ouvir o material. Eu nem busco a música em si e sim um arranjo similar que pode levar ao alvo correto.

Eu ouvi 4 fitas postadas nesse canal. Duas AEI de 1992 e duas Seeburg "Uplift" do fim dos anos 70. Essa série Uplift tem mais material que soa "engraçado".
(...)

Trancado