Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Chamone
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 580 vezes

Mensagem por Chamone » 30 Dez 2022, 20:15

descarga desarranjada ch escreveu:
30 Dez 2022, 01:08
Chamone escreveu:
29 Dez 2022, 22:29
Uau um tópico focado em investigação! Investiguem isso aqui, por gentileza:

Imagem

Contatei os vendedores que possuem esse álbum. Estou esperando resposta deles. Alguns são bem ativos, então é provável que respondam rápido.
Mas só peço para que ninguém mais entre em contato com eles.
E isso é sério, não é brincadeira.
É muito comum de pessoas que possuem potenciais lost medias se sentirem pressionadas quando são contatadas por muitas pessoas ao mesmo tempo.
É melhor que seja uma pessoa apenas, preferencialmente escrevendo na língua nativa deles. Assim há muito mais chance de resposta.
Excelente! Esse disco não encontra-se... "preservado". Só joguei esse disco no ar porque outro LP desse selo possui uma drum machine maluca como a da trilha e essa é a única combinação de 'Electronic' e 'Polka' no Discogs.
(...)

Lu¢iano
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1011 vezes
Curtiram: 1059 vezes

Mensagem por Lu¢iano » 30 Dez 2022, 20:23

Chamone escreveu:
29 Dez 2022, 22:29
Uau um tópico focado em investigação! Investiguem isso aqui, por gentileza:
► Exibir Spoiler
O esquisito é que existe um álbum quase idêntico a esse, só que a tracklist é diferente e foi lançado 3 meses antes:

Imagem

Eu ouvi alguns álbuns dessa gravadora e tem 2 que usam a mesma drum machine. Já é um boa pista.

Só torço pra não ser um daqueles álbuns que quando a gente finalmente consegue escutar, eles não se parecem nada com a BGM.
JF CH escreveu:
29 Mar 2025, 15:51
Gewhr__ escreveu:
29 Mar 2025, 15:31
Eu odeio DO FUNDO DA MINHA ALMA quando estou fazendo alguma coisa e sempre vem alguém ficar observando
Imagem

oasis wonderwall da silva blur
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 367 vezes
Curtiram: 1485 vezes

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 30 Dez 2022, 22:13

Ligoiho escreveu:
30 Dez 2022, 17:13
Mas a bateria não era uma Rolland Cr-78? Sendo assim, não é possível que a BGM esteja neste álbum, já que o álbum é de 76 e a Cr foi lançada em 78.
Não temos certeza se é realmente uma Roland CR-78. É muito parecida e poderia muito bem ser, mas por enquanto isso é teoria.
Luciano Junior escreveu:
30 Dez 2022, 20:23
O esquisito é que existe um álbum quase idêntico a esse, só que a tracklist é diferente e foi lançado 3 meses antes:

Imagem

Eu ouvi alguns álbuns dessa gravadora e tem 2 que usam a mesma drum machine. Já é um boa pista.

Só torço pra não ser um daqueles álbuns que quando a gente finalmente consegue escutar, eles não se parecem nada com a BGM.
Sim, eu contatei os vendedores desse álbum também.
Um deles ficou de gravar alguns trechos assim que possível.
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

Imagem

oasis wonderwall da silva blur
Membro
Membro
Curtiu: 367 vezes
Curtiram: 1485 vezes

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 31 Dez 2022, 10:51

UPDATE: um dos vendedores me informou que o álbum não tem essa música, mas tem músicas extremamente parecidas.
Me mandou uma amostra de pequenos trechos de todas as 4 músicas desse álbum (FC 1036):

https://drive.google.com/file/d/1KiLppP ... share_link

Soam realmente parecidas. Há chances da trilha que estamos buscando ser do mesmo autor, ou da mesma label.

Estou negociando com outro vendedor de conseguir gravações de outro álbum do mesmo autor (FC 1037).

Pra quem quiser ajudar, pode seguir buscando por músicas desse compositor (Pino e Franco) ou da mesma label (Golden Record) em outros sites. Mas peço que não entrem em contato com os vendedores desse site (Discogs), pelos motivos que já expliquei antes.

Qualquer update eu vou lhes avisando aqui. ;)
Editado pela última vez por oasis wonderwall da silva blur em 31 Dez 2022, 12:13, em um total de 4 vezes.
Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 2):
TheGamercrafterBRBruno CH
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

Imagem

Ligoiho
Membro
Membro
Time de Futebol: . . .
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Ligoiho » 31 Dez 2022, 11:52

descarga desarranjada ch escreveu:
30 Dez 2022, 22:13
Ligoiho escreveu:
30 Dez 2022, 17:13
Mas a bateria não era uma Rolland Cr-78? Sendo assim, não é possível que a BGM esteja neste álbum, já que o álbum é de 76 e a Cr foi lançada em 78.
Não temos certeza se é realmente uma Roland CR-78. É muito parecida e poderia muito bem ser, mas por enquanto isso é teoria.
Eu estava ouvindo alguns dias atrás uma música de 1971. Não sei qual era a drum machine, mas, pra mim, parece muito mais com a da BGM do que a Cr-78.
Editado pela última vez por Ligoiho em 31 Dez 2022, 17:57, em um total de 1 vez.

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 31 Dez 2022, 12:20

Eu venho pesquisando trilhas brancas há meses. É possível observar um certo padrão: Os compositores de trilhas brancas em sua maioria são os performers nos discos. Se for uma trilha low-budget ele escreve para um único instrumento e no máximo faz um arranjo minúsculo para banda de jazz ou rock onde a banda apenas acompanha o solista em cima da composição. Logo um guitarrista compõe para guitarra e um tecladista para teclado e o disco basicamente só tem este instrumento de lead.

Essa gravadora Golden Record tem, como outras italianas (CAM, Music Scene), uma propensão maior a usar drum machines e arranjos minimalistas, mas a "regra" não muda, o compositor recebe crédito sozinho pela obra com raras exceções. Ao meu ver a trilha é obra de um único instrumentista de clarinete (nada de moog aqui, cambada de surdo).

Como nós estamos procurando uma trilha de clarinete, uma dos focos da busca tem de ser em compositores e performers de instrumentos de sopro. Pelo Discogs dá para ter uma idéia qual é o instrumento principal do artista. As drum machines primitivas são uma pista importante, mas se for um disco de moog provavelmente a trilha não estará lá neste contexto. :B):

E esqueçam essa maldita teoria da CR-78. Eu fiz um post detalhado sobre isso mas apagaram (obrigado trolls e mods). Edit achei o post:

Outro ponto levantado foi da insistência em considerar a drum machine da trilha como pertencente ao exato modelo Roland CR-78. Este site especializado faz as seguintes considerações:
Nobody paid much attention to the CR78 when it first appeared. Kakehashi claims that it was the first musical instrument to contain one of those new-fangled microprocessor thingies but, at first sight, it seemed no more interesting than any of a host of other manufacturers' rhythm boxes. It offered just 14 sounds and four-note polyphony and, while it was nicely designed, its numerous bossanova, samba, mambo, beguine, rhumba and waltz presets did little to dispel the 'home organ' impression. Nevertheless, there were a couple of bits of magic about the CR78. These were 'Program Rhythm' and the WS1 Write Switch, which made the little box the first drum machine that allowed you to devise, store, and replay user-programmed patterns.
Basicamente o som dessa drum machine não tem nada de especial e soa tal qual outras que já existiam no mercado. O único diferencial era ser programável, algo inovador para época. É importante derrubar essa afirmação porque leva erroneamente a acreditar-se que que a trilha é pós-1978, ano de lançamento do modelo. Não há evidências concretas de que seja ou não esse modelo tampouco qual o ano ou década da trilha, gênero e nacionalidade.
(...)

Lu¢iano
Membro
Membro
Curtiu: 1011 vezes
Curtiram: 1059 vezes

Mensagem por Lu¢iano » 31 Dez 2022, 13:10

Eu mesmo não fazia ideia de que drum machines de diferentes fabricantes pudessem exatamente ter o mesmo som. Anteriormente eu era um dos defensores da teoria do CR-78, até que eu pesquisei mais um pouco e acabei achando o modelo exato da drum machine, mas parece que o pessoal que chegou agora nas pesquisas não chegou a ver, então lá vai o quote:
Luciano Junior escreveu:
15 Out 2022, 14:16
Parando pra pensar, pra ter mais de uma música com exatamente o mesmo ritmo de percussão, é porque é provavelmente um pattern (ritmo pré-definido) da drum machine. E o Roland CR-78 não tem esse pattern específico.

Fiz umas buscas e a drum machine Ace Tone Rhythm Ace FR-3 (de 1967) tem exatamente esse pattern (aos 0:19):
► Exibir Spoiler

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 631 vezes
Curtiram: 167 vezes

Mensagem por TheGamercrafterBR » 31 Dez 2022, 14:30

Luciano Junior escreveu:
31 Dez 2022, 13:10
Eu mesmo não fazia ideia de que drum machines de diferentes fabricantes pudessem exatamente ter o mesmo som. Anteriormente eu era um dos defensores da teoria do CR-78, até que eu pesquisei mais um pouco e acabei achando o modelo exato da drum machine, mas parece que o pessoal que chegou agora nas pesquisas não chegou a ver, então lá vai o quote:
Luciano Junior escreveu:
Parando pra pensar, pra ter mais de uma música com exatamente o mesmo ritmo de percussão, é porque é provavelmente um pattern (ritmo pré-definido) da drum machine. E o Roland CR-78 não tem esse pattern específico.

Fiz umas buscas e a drum machine Ace Tone Rhythm Ace FR-3 (de 1967) tem exatamente esse pattern (aos 0:19):
► Exibir Spoiler
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

LX123
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por LX123 » 01 Jan 2023, 01:49

Alguém já tentou procurar nesse site? https://spiritofradio.ca/SongSearch.asp

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 631 vezes
Curtiram: 167 vezes

Mensagem por TheGamercrafterBR » 01 Jan 2023, 09:04

Encontrei uma lista de Discos brasileiros de 78RPM e vi que tem várias "polcas" e temas cômicos, quem sabe pode ajudar em algo:
Esses usuários curtiram o post de TheGamercrafterBR (total: 4):
oasis wonderwall da silva blurLigoihoMe Sacaron del Programa CHBruno CH
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 04 Jan 2023, 12:35

Luciano Junior escreveu:
31 Dez 2022, 13:10
Luciano Junior escreveu:

► Exibir Spoiler
Eu realmente acredito que a trilha tenha sido composta ná década de 70 e início da de 80, porque ver as datas das drums machines com mesmo sample não define se foi ela mesma a usada. Seria como afirmar que a BGM foi composta entre 1840 e 1988 porque o clarinete foi inventado nesse ano.

wendel sousa
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por wendel sousa » 04 Jan 2023, 20:44

Eu realmente acredito que a trilha tenha sido composta ná década de 70 e início da de 80, porque ver as datas das drums machines com mesmo sample não define se foi ela mesma a usada. Seria como afirmar que a BGM foi composta entre 1840 e 1988 porque o clarinete foi inventado nesse ano.
Ao meu ver, o importante em levantamento de datas é que não seja usado para argumentar que "esse album não pode ser, porque foi gravado em tal data e tal instrumento da musica foi fabricado em tal data"

não temos certeza de quase nada sobre essa musica.
nem duração, nem se esse trecho que conhecemos é o inicio exato, nem se o trecho que vazou no jo é necessariamente depois do trecho da abertura, nem quis tipos exatos de edição, recortes, e interpolações foram feitas nos trechos conhecidos, nem mesmo quais instrumentos exatos foram utilizados nos trechos já conhecidos, nem de que pais exato a musica saiu.

o importante é a gente não desistir e analizar tudo que tivermos acesso, sem descartar nada.

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 04 Jan 2023, 22:02

wendel sousa escreveu:
04 Jan 2023, 20:44
o importante é a gente não desistir e analiSar tudo que tivermos acesso, sem descartar nada.
Concordo.

Ontem o Youtube colocou na minha frente este canal do Youtube que está fazendo upload de horas (literalmente) de músicas instrumentais em sua maioria de origem desconhecida, exceto pelo distribuidor (Muzak, Seeburg). Essas músicas eram licenciadas para tocar em escritórios, fábricas e lojas de sapatos. Deve vir tudo do archive.org, mas é mais conveniente e rápido pelo player do Youtube.

Dei uma sampleada e acho a probabilidade baixa por ser majoritariamente no gênero easy listening e a música que a gente busca é experimental, mas tem bastante variedade nos uploads. Dêem uma checada (tem uma fita com 12 horas de música, jesus).
(...)

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 05 Jan 2023, 13:24

wendel sousa escreveu:
04 Jan 2023, 20:44
Ao meu ver, o importante em levantamento de datas é que não seja usado para argumentar que "esse album não pode ser, porque foi gravado em tal data e tal instrumento da musica foi fabricado em tal data"

não temos certeza de quase nada sobre essa musica.
nem duração, nem se esse trecho que conhecemos é o inicio exato, nem se o trecho que vazou no jo é necessariamente depois do trecho da abertura, nem quis tipos exatos de edição, recortes, e interpolações foram feitas nos trechos conhecidos, nem mesmo quais instrumentos exatos foram utilizados nos trechos já conhecidos, nem de que pais exato a musica saiu.

o importante é a gente não desistir e analizar tudo que tivermos acesso, sem descartar nada.
Concordo, num vídeo do próprio fórum, dizem que a BGM tem cerca de 1:00, segundo pessoas de dentro do sbt. Mas a montagem sem a segunda parte do clarinete tem 56 segundos, não é plausível a BGM ter 1:00, acho que essas tais pessoas que disseram isso nem sequer pisaram num corredor do sbt um dia

Catafractário
Membro
Membro
Time de Futebol: Grenoble Foot 38
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 444 vezes

Mensagem por Catafractário » 05 Jan 2023, 14:30

Se o tal "disco de trilhas brancas" ainda existe, só alguem com muita afinidade com a discoteca do SBT vai ter as informações precisas de título, compositor e duração da faixa. O resto é apenas palpite de jovens cujo acesso é limitado aos ~32 segundos já divulgados, pois nem os poucos dinossauros contatados até o momento têm a resposta...
Esses usuários curtiram o post de Catafractário (total: 1):
Bruno CH

Trancado