Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
RetroDev
Banido
Banido
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por RetroDev » 03 Dez 2022, 15:38

Hey gente, bem, nesse tempo, em que eu não aparecia tanto, eu estava fazendo a minha nova recriação da música, e dessa vez, ao invés de tentar recriar usando instrumentos de uma soundfont padrão, eu decidi por usar samples da própria música original, extraindo a maioria dos instrumentos, os únicos que extrai todo, sem separar uma só nota para formar um instrumento, foram o solo e o clarinete. saibão o que eu vou postar é uma versão incompleta, amanhã vou postar a versão completa, espero que gostem!
Esses usuários curtiram o post de RetroDev (total: 1):
oasis wonderwall da silva blur

RetroDev
Banido
Banido

Mensagem por RetroDev » 04 Dez 2022, 10:04

Hey gente, como prometi, irei postar nesse momento a versão completa da minha recriação/montagem da Trilha, e com a minha intuição de como seria a segunda parte do clarinete, espero que gostem! (inclusive deu exatamente 1 minuto)

wendel sousa
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiram: 0

Mensagem por wendel sousa » 04 Dez 2022, 21:50

por juniorminecraft2008 » Hoje, 10:04

Hey gente, como prometi, irei postar nesse momento a versão completa da minha recriação/montagem da Trilha, e com a minha intuição de como seria a segunda parte do clarinete,
você acredita que o trecho inedito que apareceu no veja o gordo é o fim da musica, exatamente do jeito que foi executado, e que vem imediatamente depois dos 33 segundos iniciais revelados pelo sonoplasta do sbt?

bem, enquanto não aparece a versão original do lp de trilhas brancas, essa usica pode ser de qualquer jeito, inclusive do jeito que foi executada no veja o gordo.

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 580 vezes

Mensagem por Chamone » 04 Dez 2022, 22:59

Hoje o canal do Youtube Nostal_Gi postou um video de iceberg de coisas do SBT e citou o mistério da trilha e até colocou o fórum e essa thread em evidência!

Quem não conhece o canal Nostal_Gi é um canal focado em lost media e outros mistérios. E a voz da Gi é muito fofa! Confiram:

https://www.youtube.com/@Nostal_Gi

E quem chegou aqui por causa do vídeo, boas vindas!
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 2):
JacintoPedro Gomes
(...)

HOMESSA
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 704 vezes
Curtiram: 4905 vezes

Mensagem por HOMESSA » 05 Dez 2022, 00:01

Chamone escreveu:
04 Dez 2022, 22:59
Hoje o canal do Youtube Nostal_Gi postou um video de iceberg de coisas do SBT e citou o mistério da trilha e até colocou o fórum e essa thread em evidência!

Quem não conhece o canal Nostal_Gi é um canal focado em lost media e outros mistérios. E a voz da Gi é muito fofa! Confiram:

https://www.youtube.com/@Nostal_Gi

E quem chegou aqui por causa do vídeo, boas vindas!
Já conhecia o canal dela, muito bom por sinal. Entre os comentários neste vídeo, tem um que a pessoa diz que essa trilha do Chapolin era usada na exibição de "Tom e Jerry", nos anos 80, quando exibido à noite.

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 7175 vezes
Curtiram: 3933 vezes

Mensagem por Jacinto » 05 Dez 2022, 02:44

Vi esse comentário do cara falando que ouviu a bgm sendo usada numa chamada do Tom & Jerry, acho bem possível mesmo.

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 580 vezes

Mensagem por Chamone » 05 Dez 2022, 09:49

Eu lembro de assistir os desenhos da Pantera Cor de Rosa e Tom & Jerry (fase Chuck Jones) antes do programa Viva a Noite nas noites de sábado. Era a maneira do SBT segurar a programação até a novela das 8 da Globo acabar. Lembro também que era exibido um slide com um fundo preto relacionado ao desenho que é onde deve ter tocado a trilha. Infelizmente não tenho qualquer lembrança da trilha usada nessas vinhetas.

Tem um episódio do T&J que apesar de não ter fala foi todo "redublado" aqui com músicas estranhas e misteriosas. O Youtube conseguiu identificar apenas uma das músicas do episódio. Essa tecnologia e a database vem melhorando com os anos e talvez um dia a gente tenha sorte.
(...)

RetroDev
Banido
Banido

Mensagem por RetroDev » 05 Dez 2022, 15:24

Gente, bem, eu estive me questionando, vocês acham que pode existir mais partes que usam o clarinete com pedal/guitarra com distorção?

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 631 vezes
Curtiram: 167 vezes

Mensagem por TheGamercrafterBR » 05 Dez 2022, 19:14

Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

Enzodel8
Membro
Membro
Curtiu: 709 vezes
Curtiram: 268 vezes

Mensagem por Enzodel8 » 07 Dez 2022, 10:29

Chamone escreveu:
29 Nov 2022, 23:16
Esse fim de semana assistindo um filme antigo tive um pensamento que nega uma hipótese que lancei anteriormente, de que o SBT poderia ter obtido a trilha indiretamente através de algum filme de comédia, recortando o áudio para seus fins.

O detalhe que observei é que até o início dos anos 80, "enlatados" internacionais eram distribuídos em filme e estes usam trilhas óticas. Para quem não conhece o processo, na película de filme tanto imagem como o som são representados visualmente. A parte da trilha de som não fica visível para o público:

O som obtido por esse processo é inferior ao de fitas magnéticas ou vinil. Quem conhece dublagens antigas reconhece a típica distorção e falta de resolução sonora e artefatos da mídia (chiados, pops) do som original. E as séries CH tem exemplos notórios de sons com essa origem e colocados no processo de dublagem.

Como a qualidade sonora da trilha como a conhecemos é excelente (apesar de estar em mono) está descartada a possibilidade de ser um recorte da algum filme ou série em película da parte do SBT. Existe a chance de ter vindo de outro videotape, logo a teoria se sustenta de alguma forma. Nos anos 80 fitas magnéticas começaram a substituir filme como meio de distribuição de material internacional, mas curiosamente estes mantiveram o nome de "enlatados" até hoje.

Mesmo assim pesquisei filmes de comédia dos anos 70, sobretudo italianos, e todos são arranjos orquestrais tradicionais, portanto bem distantes da sonoridade "low-budget" da trilha. Essa linha de investigação não deu em nada.
E olha que engraçado: vi essa sua mensagem justamente assim que consegui, a princípio, identificar a possível origem uma BGM usada em um esquete lá no início de "Os Trapalhões" na TV Globo. E exatamente isso que tá reforçando essa ideia da BGM ser de alguma outra mídia do tipo.

Repare que esse disco português não é exatamente de música. Aparentemente é um daqueles discos de piadas e interações de personagens conhecidos (não parei pra ouvir o disco todo), os próprios Trapalhões tem um disco parecido já nas plataformas digitais também:

Bom, sigamos na busca.
Imagem

LX123
Membro
Membro
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por LX123 » 07 Dez 2022, 23:44

TheGamercrafterBR escreveu:
05 Dez 2022, 19:14
Tenta fazer um post só que dessa vez mais completo e em inglês no r/lostmedia oficial porque lá tem muito mais membros do que a comunidade no brasil e tem mais chance de mais pessoas verem

Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 4834 vezes

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 07 Dez 2022, 23:49

Se fizerem isso, por favor, passam o texto aqui primeiro pra eu revisar a tradução, pra eu não ter que ver ninguém chamando chamadas de "calls" ou trilhas de "trails"

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Curtiu: 631 vezes
Curtiram: 167 vezes

Mensagem por TheGamercrafterBR » 08 Dez 2022, 07:56

LX123 escreveu:
07 Dez 2022, 23:44
TheGamercrafterBR escreveu:
05 Dez 2022, 19:14
Tenta fazer um post só que dessa vez mais completo e em inglês no r/lostmedia oficial porque lá tem muito mais membros do que a comunidade no brasil e tem mais chance de mais pessoas verem
Já postei lá e o post foi removido automáticamente
Riddle Snowcraft escreveu:
07 Dez 2022, 23:49
Se fizerem isso, por favor, passam o texto aqui primeiro pra eu revisar a tradução, pra eu não ter que ver ninguém chamando chamadas de "calls" ou trilhas de "trails"
► Exibir Spoiler
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

RetroDev
Banido
Banido

Mensagem por RetroDev » 08 Dez 2022, 08:50

Bem, eu sei que eu tinha postado aquela recriação como a minha ultima, mas, eu quis ir mais longe, agora eu vou começar a procurar pelos samples que sejam mais parecidos com os originais, e que tenham uma boa qualidade, pra assim, tentar fazer uma versão "High-Quality" da música, além de ser uma recriação em si, e dessa vez, terá algumas partes novas se baseando no que nós temos, e agora vou mandar a minha recriação nova da parte do clarinete, usando inclusive para a bateria samples reais da cr-78, espero que gostem!
Esses usuários curtiram o post de RetroDev (total: 3):
TheGamercrafterBRRed CabooseFurbeto Chespiro

Red Caboose
Membro
Membro
Curtiu: 390 vezes
Curtiram: 233 vezes

Mensagem por Red Caboose » 08 Dez 2022, 14:59

juniorminecraft2008 escreveu:
08 Dez 2022, 08:50
Bem, eu sei que eu tinha postado aquela recriação como a minha ultima, mas, eu quis ir mais longe, agora eu vou começar a procurar pelos samples que sejam mais parecidos com os originais, e que tenham uma boa qualidade, pra assim, tentar fazer uma versão "High-Quality" da música, além de ser uma recriação em si, e dessa vez, terá algumas partes novas se baseando no que nós temos, e agora vou mandar a minha recriação nova da parte do clarinete, usando inclusive para a bateria samples reais da cr-78, espero que gostem!
Gente do Céu... :desver:
É a melhor recriação que eu já ouvi, meus parabéns
Imagem

Trancado