Talvez ao longo dos programas o uso de BGMs no Veja o Gordo se perdeuChamone escreveu: ↑09 Nov 2022, 20:28Voltamos à produtividade...
Existe pouca coisa do Veja o Gordo no Youtube. Este canal concentra maior parte do material online. Eu olhei parcialmente boa parte dos vídeos para ver se o personagem Rochinha aparece, e não só ele não aparece nesse grupo de vídeos como percebi que a maioria dos quadros não possuem BGM alguma. É como se todas circunstâncias ao redor desta trilha fossem únicas. Recomendo mais pessoas analisarem esses vídeos pois eu apenas fui vendo trechos pois é muito chato.
Pensei comigo mesmo: "E outros humorísticos do SBT"? O SBT produziu poucos humorísticos nos anos 80. Reapertura, Alegria 81-83, Veja o Gordo e Praça é Nossa. Novamente pesquisei os vídeos existentes.
O canal que talvez pertença ao ator Guilherme Osty tem todos quadros nos quais ele participa do Alegria nos anos de 82 e 83. Esses vídeos sim possuem em boa parte uma BGM aleatória que toca durante o quadro varia em qualidade sonora e tema de acordo com a situação. Tem de tudo: trilha branca, temas orquestrais e até o grupo Kraftwerk. O approach de sonorização desse programa é bem similar à dublagem do Chaves\Chapolin, uma colcha de retalhos de várias fontes. Não serve muito à busca, mas é importante entender o SBT dos anos 80 para não sair fazendo teorias malucas.
O programa Reapertura (1981) não tem quase nada, mas tem um caso curioso onde o tema de abertura é uma trilha da Bruton, do nosso conhecido John Fiddy. Talvez o primeiro registro conhecido da Bruton no SBT. O que é ainda mais curioso é uma versão orquestral desse tema provavelmente produzida pela própria orquestra do SBT.
É isso. Um pouquinho de história do SBT.
Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT
Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)
- YellowVM
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Internacional
- Curtiu: 35 vezes
- Curtiram: 40 vezes
- Enzodel8
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 709 vezes
- Curtiram: 268 vezes
Chamone escreveu: ↑09 Nov 2022, 20:28O programa Reapertura (1981) não tem quase nada, mas tem um caso curioso onde o tema de abertura é uma trilha da Bruton, do nosso conhecido John Fiddy. Talvez o primeiro registro conhecido da Bruton no SBT.
Eu adoro esse disco da Bruton! E o interessante é que realmente a Bruton era bastante usada pelo SBT, principalmente nos anos 80. Mas ainda nos anos 90, eles já usaram outra para o Troféu Imprensa, se liga:

-
- Membro
- Curtiu: 0
- Curtiram: 0
na minha opinião, se for possivel, ajudaria bastante conseguir encontrar uma material do veja o gordo do ano em que utilizaram a BGM, pois eu vi que em 84 não utilizavam ainda, e que de preferencia tenha os creditos finais pra identificarmos quem fez a sonoplastia do programa.
- Enzodel8
- Membro
- Curtiu: 709 vezes
- Curtiram: 268 vezes
Acho que não rola.wendel sousa escreveu: ↑09 Nov 2022, 22:47na minha opinião, se for possivel, ajudaria bastante conseguir encontrar uma material do veja o gordo do ano em que utilizaram a BGM, pois eu vi que em 84 não utilizavam ainda, e que de preferencia tenha os creditos finais pra identificarmos quem fez a sonoplastia do programa.
Se creditam sonoplastia nos programas do SBT, geralmente, só ref. às músicas e trilhas próprias. Tipo a abertura ou as músicas cantadas.

-
- Membro
eu não me referi a credito com nome das musicas, ee me referi a credito com nome dos sonoplastas.Acho que não rola.
Se creditam sonoplastia nos programas do SBT, geralmente, só ref. às músicas e trilhas próprias. Tipo a abertura ou as músicas cantadas.
nesses videos antigos do veja o gordo que foram indicados aparece os nomes dos sonoplastas nos creditos, mas não temos os creditos de algum programa do ano em que teve a BGM.
- Nezz
- Membro
- Curtiu: 436 vezes
- Curtiram: 502 vezes
-
- Membro
- Curtiu: 4 vezes
- Curtiram: 3 vezes
da pra perceber que houve claramente um corte quando repete a primeira parte da bgm
- YellowVM
- Membro
E você descobriu isso sozinho, sozinho?matheusvhs escreveu: ↑10 Nov 2022, 18:27da pra perceber que houve claramente um corte quando repete a primeira parte da bgm
- Nezz
- Membro
Ele não descobriu nada, eu já havia dito que estava cortado, isso não é novidade.
Mas algo que eu notei agora, e que é mais interessante, é que nesta ripagem é possível ouvir a faixa de drum machine com mais clareza, dá pra perceber que uma pattern diferente toca brevemente a partir do minuto 0:33, e depois temos alguns segundos sem bateria, o que é bastante esquisito.
Na real todo esse trecho a partir do "boa tarde liliane" é bastante difícil de compreender, não há uma melodia muito clara, tem uns sons curtos de clarinete remanescentes de trechos anteriores, e duas notas bastante longas sustentadas no fundo, Sol, e Lá Bemol, servindo de harmonia ou "atmosfera".
Mas algo que eu notei agora, e que é mais interessante, é que nesta ripagem é possível ouvir a faixa de drum machine com mais clareza, dá pra perceber que uma pattern diferente toca brevemente a partir do minuto 0:33, e depois temos alguns segundos sem bateria, o que é bastante esquisito.
Na real todo esse trecho a partir do "boa tarde liliane" é bastante difícil de compreender, não há uma melodia muito clara, tem uns sons curtos de clarinete remanescentes de trechos anteriores, e duas notas bastante longas sustentadas no fundo, Sol, e Lá Bemol, servindo de harmonia ou "atmosfera".

-
- Membro
- Curtiu: 4 vezes
- Curtiram: 3 vezes
essa bgm tá com cara de ser um remendoBazzo escreveu: ↑10 Nov 2022, 19:39Ele não descobriu nada, eu já havia dito que estava cortado, isso não é novidade.
- Nezz
- Membro
Para quem ainda não viu, é assim que a BGM completa deveria ser teoricamente seguindo fielmente a fórmula polka e os trechos que conhecemos, fica ainda mais evidentes os cortes:

-
- Membro
já que esse video do veja o gordo está em melhor qualidade, é possivel diminuir as vozes dos atores com uma qualidade melhor que as tentativas anteriores?
pelomenos teriamos um audio desse trecho da musica com melhor qualidade...
pelomenos teriamos um audio desse trecho da musica com melhor qualidade...
- YellowVM
- Membro
Será que não teria um vídeo do trecho sem as risadas de fundo?
Editado pela última vez por YellowVM em 11 Nov 2022, 00:45, em um total de 1 vez.
-
- Membro
você disse que deveria ser assim, partindo do suposto que seja uma polka e que siga fielmente a fórmula de uma polka, e devido a isso, se não seguiu a formula e porque teve cortes...
o seu primeiro trecho, até os clarinetes conhecidos seguem fielmente o que o sbt sempre exibiu...
então vem um trecho de clarinete completamente elaborado por você procurando seguir a formula polka.
quando chega o momento que deveria aparecer o trecho inédito do veja o gordo, e na sua limitação de ter que seguir a fórmula da polka, começa a virar uma colcha de retalhos que está harmonicamente bonito, mas não está na ordem exata que foi exibida pelo sbt, e ainda contando com um possivel final elaborado por você.
ficou bonito, ficou bem feito, se preocupa em seguir estritamente o estilo polka,
mas quando eu comecei a procurar essa bgm na integra, já me perguntei, tá, mas como eu vou aceitar o material que eu encontrar como sendo realmente a bgm original e realmente completa?
chegeui a conclusão que um suposto audio oficial seria um audio que tivesse sido exibido pelo sbt, do jeito que tiver exibido. a não ser é claro que o proprio sbt exibisse alguma outra versão do mesmo trecho de forma diferente.
ai vem as perguntas. se o original seria tão diferente a ponto do sbt ter que editar, cortando tudo, e remendando em uma ordem muito diferente da oficial, porque ter todo esse trabalho com uma musica que seria abafada pelas vozes dos atores?
cortar um possivel finalzinho muito chato pra fazer loop com o inicio encerrando em um fade, até que vai. dá trabalho teoricamente desnecessário, mas seria um trabalho pequeno.
será mesmo que tiveram que picotar completamente o original e montar tudo numa ordem completamente aleatória pra fazer uma bgm que seria constantemente abafada?
- Chamone
- Membro
- Curtiu: 146 vezes
- Curtiram: 580 vezes
Escrevi tempos atrás:wendel sousa escreveu: ↑10 Nov 2022, 23:39ai vem as perguntas. se o original seria tão diferente a ponto do sbt ter que editar, cortando tudo, e remendando em uma ordem muito diferente da oficial, porque ter todo esse trabalho com uma musica que seria abafada pelas vozes dos atores?
cortar um possivel finalzinho muito chato pra fazer loop com o inicio encerrando em um fade, até que vai. dá trabalho teoricamente desnecessário, mas seria um trabalho pequeno.
será mesmo que tiveram que picotar completamente o original e montar tudo numa ordem completamente aleatória pra fazer uma bgm que seria constantemente abafada?
A recente descoberta da trilha no "Veja o Gordo" revela que a trilha foi manipulada para ser usada em loop. Qual seria a necessidade de fazer um loop em uma trilha instrumental? Não faz sentido. Talvez o resto da trilha não seja interessante, mas também pode ser que o ponto de loop exista onde começa elemento que não pertence a música aparece como uma fala ou voz, o que pode ser um indicativo de que a trilha foi recortada de algum outro produto como filme/série.
(...)