Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Medeiros CH
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 203 vezes
Curtiram: 2081 vezes

Mensagem por Medeiros CH » 09 Nov 2022, 12:14

Jesus do céu, as últimas 8 páginas são literalmente inúteis de se ler, o que fizeram com esse tópico... :cry:
Mas isso sim, o matheusvhs vai ter o que merece, só esperem.
Esses usuários curtiram o post de Medeiros CH (total: 1):
oasis wonderwall da silva blur
Tenho um canal no YouTube, onde posto episódios do Programa Chespirito com a melhor dublagem brasileira dele (Gota Mágica), as dublagens perdidas da BKS e Parisi Vídeo e episódios em espanhol.
https://youtube.com/c/MedeirosCH

Ligoiho
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: . . .
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Ligoiho » 09 Nov 2022, 16:26

Bazzo escreveu:
08 Nov 2022, 15:23
é HIPÓTESE, H-I-P-Ó-T-E-SE, com H, também não se diz "forun" é FÓRUM, e pode ir embora, já estou cansado de aturar tuas brincadeirinhas, sempre foi muito óbvio desde o começo que você estava junto com o Ligoiho e o Kaique Badin pra atrapalhar a busca, se aproveitando dessa imagem que você cultivou de "bobo e inocente", como se isso justificasse alguma coisa.
Gostaria de deixar bem claro que eu, o Kaique e o Matheus somos pessoas completamente diferentes. E pelo que li nas regras do fórum, não se pode criar duas contas aqui, e pelo que me parece também, os administradores tem acesso ao seu IP.
Ou seja, eu não posso ser o Matheus. Fica a critério de vocês acreditar ou não. Ambos são desconhecidos para mim.

Nezz
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 502 vezes

Mensagem por Nezz » 09 Nov 2022, 16:30

E quem disse que vocês eram a mesma pessoa?
Imagem

YellowVM
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Internacional
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 40 vezes

Mensagem por YellowVM » 09 Nov 2022, 17:43

Tá. Chega de discussões e vamos procurar a BGM

Como o Bazzo disse no Discord, podemos contatar alguém que trabalhou no Veja o Gordo para saber de quais bibliotecas musicais eram as BGMs que eles utilizavam, por mais que eu ache isso inviável.

wendel sousa
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por wendel sousa » 09 Nov 2022, 19:08

YellowVM » 58 minutos atrás

Tá. Chega de discussões e vamos procurar a BGM

Como o Bazzo disse no Discord, podemos contatar alguém que trabalhou no Veja o Gordo para saber de quais bibliotecas musicais eram as BGMs que eles utilizavam, por mais que eu ache isso inviável.
karaka... eu segui o conselho de vcs e tentei dar uma lida nos primeiros 50 posts, e vi que vocês já entraram em contato com a patricia abravanel, com sonoplastas de dentro do sbt, e agora tão dizendo que conseguem contato com quem trabalhou no Veja o Gordo.
eu sou um reles mortal perto de vocês.

nas primeiras postagens vocês tinham objetivos principais:
reconstruir o trecho já conhecido pra ficar com audio limpo.
não conseguiram perfeitamente por não saber exatamente os instrumentos utilizados e não conseguir abafar 100% as locuções com edição, mas fizeram um ótimo avanço, e agora, graças a contribuição do sonoplasta do ratinho conseguimos o audio que vocês tentaram fazer completamente sem falas por cima.

descobrir os instrumentos utilizados.
até hoje vocês tem duvidas se o sintetizador é um mini moog ou uma guitarra sintetizada.
procuraram várias gravadoras e produtoras que trabalham com mini moog e não deu em nada.

descobrir como a musica entrou no sbt.
antes a aparição mais antiga detectada era do comercial do chaves pra depois aparecer mais reduzido na abertura do chapolin,
agora sabemos que antes mesmo de aparecer nas obras do chapolin já tinha sido utilizada no veja o gordo, exibindo 20 segundos que até então eram desconhecidos.

descobrir a duração da música.
começaram com hipotese de que a musica não dura mais que 1 minuto porque se baseiam em trilha que encontraram do smallvile que no original era curtinha.

descobrir o ritmo, estilo da musica.
até agora trabalham com hipotese de que seja polka e restringem a busca a europa, na época que o mini moog foi lançado.
quem garante que não seja realmente uma polka e sim uma musica com ritmo binario qualquer e que venha da ásia, da arábia...
nem ao menos sabemos se a parte sintetizada é um idioma estrangeiro que foi muito distorcido... pode ter rolado de tudo nessa trilha.

o que sabemos de fato é que nenhuma dubladora, nenhuma produtora das midias atuais utilizou essa bgm pra nada desde o sbt na época do veja o gordo até hoje.
ninguém que foi contatado, mesmo que trabalhe no meio musical ou de dublagem, de rádio ou de tv consegue dizer a origem dessa musica, vamos ver o que dizem o pessoal que trabalhou no veja o gordo...

YellowVM
Membro
Membro
Time de Futebol: Internacional
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 40 vezes

Mensagem por YellowVM » 09 Nov 2022, 19:30

Ninguém tentou contatar alguém que trabalhou no Veja o Gordo, foi apenas uma hipótese que fora levantada no Discord e que eu apresentei-a aqui no Fórum.
Acho que é muito difícil/improvável encontrar alguém que trabalhou no Veja o Gordo.

Lu¢iano
Membro
Membro
Curtiu: 1011 vezes
Curtiram: 1059 vezes

Mensagem por Lu¢iano » 09 Nov 2022, 19:57

wendel sousa escreveu:
09 Nov 2022, 19:08
até agora trabalham com hipotese de que seja polka e restringem a busca a europa, na época que o mini moog foi lançado.
quem garante que não seja realmente uma polka e sim uma musica com ritmo binario qualquer e que venha da ásia, da arábia...
Eu também tenho minhas dúvidas quanto ao gênero. É algo muito subjetivo, não dá pra só tacar um rótulo.

É, a melodia do clarinete lembra o gênero polka, mas não define a BGM inteira ao meu ver.
JF CH escreveu:
29 Mar 2025, 15:51
Gewhr__ escreveu:
29 Mar 2025, 15:31
Eu odeio DO FUNDO DA MINHA ALMA quando estou fazendo alguma coisa e sempre vem alguém ficar observando
Imagem

matheusvhs
Membro
Membro
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por matheusvhs » 09 Nov 2022, 20:00

vou tentar mandar mensagem para o diego sonoplasta pra ver se ele nos manda o trecho editado

Lu¢iano
Membro
Membro
Curtiu: 1011 vezes
Curtiram: 1059 vezes

Mensagem por Lu¢iano » 09 Nov 2022, 20:07

matheusvhs escreveu:
09 Nov 2022, 20:00
vou tentar mandar mensagem para o diego sonoplasta pra ver se ele nos manda o trecho editado
Mas ele já falou que não pode disponibilizar. -_-

Você entende isso, né?
JF CH escreveu:
29 Mar 2025, 15:51
Gewhr__ escreveu:
29 Mar 2025, 15:31
Eu odeio DO FUNDO DA MINHA ALMA quando estou fazendo alguma coisa e sempre vem alguém ficar observando
Imagem

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 09 Nov 2022, 20:11

Luciano Junior escreveu:
09 Nov 2022, 20:07
matheusvhs escreveu:
09 Nov 2022, 20:00
Mas ele já falou que não pode disponibilizar. -_-

Você entende isso, né?
a é, me esqueci kkkkk

Nezz
Membro
Membro

Mensagem por Nezz » 09 Nov 2022, 20:18

Fico me perguntando quando que vamos nos livrar desse câncer no tópico.
Imagem

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 580 vezes

Mensagem por Chamone » 09 Nov 2022, 20:28

Voltamos à produtividade...

Existe pouca coisa do Veja o Gordo no Youtube. Este canal concentra maior parte do material online. Eu olhei parcialmente boa parte dos vídeos para ver se o personagem Rochinha aparece, e não só ele não aparece nesse grupo de vídeos como percebi que a maioria dos quadros não possuem BGM alguma. É como se todas circunstâncias ao redor desta trilha fossem únicas. Recomendo mais pessoas analisarem esses vídeos pois eu apenas fui vendo trechos pois é muito chato.

Pensei comigo mesmo: "E outros humorísticos do SBT"? O SBT produziu poucos humorísticos nos anos 80. Reapertura, Alegria 81-83, Veja o Gordo e Praça é Nossa. Novamente pesquisei os vídeos existentes.

O canal que talvez pertença ao ator Guilherme Osty tem todos quadros nos quais ele participa do Alegria nos anos de 82 e 83. Esses vídeos sim possuem em boa parte uma BGM aleatória que toca durante o quadro varia em qualidade sonora e tema de acordo com a situação. Tem de tudo: trilha branca, temas orquestrais e até o grupo Kraftwerk. O approach de sonorização desse programa é bem similar à dublagem do Chaves\Chapolin, uma colcha de retalhos de várias fontes. Não serve muito à busca, mas é importante entender o SBT dos anos 80 para não sair fazendo teorias malucas.

O programa Reapertura (1981) não tem quase nada, mas tem um caso curioso onde o tema de abertura é uma trilha da Bruton, do nosso conhecido John Fiddy. Talvez o primeiro registro conhecido da Bruton no SBT. O que é ainda mais curioso é uma versão orquestral desse tema provavelmente produzida pela própria orquestra do SBT.

É isso. Um pouquinho de história do SBT.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 3):
NezzEnzodel8Lu¢iano
(...)

Nezz
Membro
Membro

Mensagem por Nezz » 09 Nov 2022, 20:37

Isso que é uma pesquisa bem-feita e um post útil de verdade, parabéns Chamone. Vê se aprende com ele Matheus.
Imagem

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 09 Nov 2022, 20:39

essa bgm do chapolin deve ser de alguma biblioteca obscura e por isso foi usada poucas vezes pelo sbt

Nezz
Membro
Membro

Mensagem por Nezz » 09 Nov 2022, 20:41

matheusvhs escreveu:
09 Nov 2022, 20:39
essa bgm do chapolin deve ser de alguma biblioteca obscura e por isso foi usada poucas vezes pelo sbt
A gente já sabe disso, para de ficar falando o óbvio, você não tá ajudando em merda nenhuma, se não tem o que postar, não poste.
Imagem

Trancado