Acho importante em vez de repetir o que todo mundo está repetindo trazer um novo insight. Eu estava pensando mais ou menos a mesma coisa.matheusvhs escreveu: ↑17 Out 2022, 15:15Uma teoria: e se o instrumentodo lead da bgm for uma espécie de sanfona sintetizada? ja que a bgm e uma polka, o instrumento pode ser algum tipo de sanfona conectada a um sintetizador
Peguei a montagem do Bazzo e reduzi a velocidade para tentar perceber outras nuances do trecho inicial:
Atenção ao contador de frames:
Muito vem sendo discutido sobre qual seria o instrumento eletrônico na primeira parte da trilha. Foi especulado, Moog, minimoog ou voz humana por talkbox. Coloquei um bom tempo pensando se poderia ser uma guitarra ou até piano Rhodes processados.
Mas em vários pontos existem ornamentos com sequências muito rápida de notas (exemplo: frames 220-760-800 em diante) que não são velocidades típicas de ornamentos em instrumentos de teclas. Esses ornamentos são semelhantes nas duas seções distintas da música e indicam que são o mesmo instrumento e instrumentista:
** Estou convencido que o instrumento misterioso é o próprio clarinete! **
Na primeira parte o clarinetista está tocando uma oitava (um tom) abaixo da segunda parte porém severamente distorcido eletronicamente de maneira similar ao vídeo desta cover. Ele retorna a este tom novamente no pedaço de solo que pode ser ouvido no recente trecho descoberto no Veja o Gordo.
Por volta do frame 950 é possível ouvir uma dobra, ou coro, onde um instrumento adicional acompanha o principal tocando apenas 5 notas reforçando a melodia semelhante a um som de guitarra. Nessa versão mais lenta é possível notar-se que trata-se também de um clarinete, mas sem processamento eletrônico.
Conclusão:
Estou satisfeito com esta explicação pois o instrumento lead para mim nunca soou como um sintetizador moog ou arp. Sei que estou atirando bem alto na minha análise e ainda sigo muito confuso sobre as escolhas feitas na produção dessa faixa. Quem diabos vai aplicar efeitos eletrônicos em um clarinete?? Eu sei que o Miles Davis nos anos 70 usava pedais para distorcer os sons do seu trompete, mas nada chega ao nível ridículo de manipulação obtido aqui que completamente obliterou o som original do instrumento. Pelo menos posso teorizar que caso seja uma composição original, o autor e performer dessa faixa é um clarinetista e planejou essa composição inteira como uma peça para o instrumento.
Na minha cartilha a busca por moogs e sintetizadores está encerrada.