Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Chamone
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 582 vezes

Mensagem por Chamone » 17 Out 2022, 15:22

matheusvhs escreveu:
17 Out 2022, 15:15
Uma teoria: e se o instrumentodo lead da bgm for uma espécie de sanfona sintetizada? ja que a bgm e uma polka, o instrumento pode ser algum tipo de sanfona conectada a um sintetizador
Acho importante em vez de repetir o que todo mundo está repetindo trazer um novo insight. Eu estava pensando mais ou menos a mesma coisa.

Peguei a montagem do Bazzo e reduzi a velocidade para tentar perceber outras nuances do trecho inicial:

Atenção ao contador de frames:

Muito vem sendo discutido sobre qual seria o instrumento eletrônico na primeira parte da trilha. Foi especulado, Moog, minimoog ou voz humana por talkbox. Coloquei um bom tempo pensando se poderia ser uma guitarra ou até piano Rhodes processados.

Mas em vários pontos existem ornamentos com sequências muito rápida de notas (exemplo: frames 220-760-800 em diante) que não são velocidades típicas de ornamentos em instrumentos de teclas. Esses ornamentos são semelhantes nas duas seções distintas da música e indicam que são o mesmo instrumento e instrumentista:

** Estou convencido que o instrumento misterioso é o próprio clarinete! **

Na primeira parte o clarinetista está tocando uma oitava (um tom) abaixo da segunda parte porém severamente distorcido eletronicamente de maneira similar ao vídeo desta cover. Ele retorna a este tom novamente no pedaço de solo que pode ser ouvido no recente trecho descoberto no Veja o Gordo.

Por volta do frame 950 é possível ouvir uma dobra, ou coro, onde um instrumento adicional acompanha o principal tocando apenas 5 notas reforçando a melodia semelhante a um som de guitarra. Nessa versão mais lenta é possível notar-se que trata-se também de um clarinete, mas sem processamento eletrônico.

Conclusão:

Estou satisfeito com esta explicação pois o instrumento lead para mim nunca soou como um sintetizador moog ou arp. Sei que estou atirando bem alto na minha análise e ainda sigo muito confuso sobre as escolhas feitas na produção dessa faixa. Quem diabos vai aplicar efeitos eletrônicos em um clarinete?? Eu sei que o Miles Davis nos anos 70 usava pedais para distorcer os sons do seu trompete, mas nada chega ao nível ridículo de manipulação obtido aqui que completamente obliterou o som original do instrumento. Pelo menos posso teorizar que caso seja uma composição original, o autor e performer dessa faixa é um clarinetista e planejou essa composição inteira como uma peça para o instrumento.

Na minha cartilha a busca por moogs e sintetizadores está encerrada.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
TheGamercrafterBR
(...)

matheusvhs
Membro
Membro
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por matheusvhs » 17 Out 2022, 15:27

Chamone escreveu:
17 Out 2022, 15:22
matheusvhs escreveu:
17 Out 2022, 15:15
Uma teoria: e se o instrumentodo lead da bgm for uma espécie de sanfona sintetizada? ja que a bgm e uma polka, o instrumento pode ser algum tipo de sanfona conectada a um sintetizador
Acho importante em vez de repetir o que todo mundo está repetindo trazer um novo insight. Eu estava pensando mais ou menos a mesma coisa.

Peguei a montagem do Bazzo e reduzi a velocidade para tentar perceber outras nuances do trecho inicial:

Atenção ao contador de frames:

Muito vem sendo discutido sobre qual seria o instrumento eletrônico na primeira parte da trilha. Foi especulado, Moog, minimoog ou voz humana por talkbox. Coloquei um bom tempo pensando se poderia ser uma guitarra ou até piano Rhodes processados.

Mas em vários pontos existem ornamentos com sequências muito rápida de notas (exemplo: frames 220-760-800 em diante) que não são velocidades típicas de ornamentos em instrumentos de teclas. Esses ornamentos são semelhantes nas duas seções distintas da música e indicam que são o mesmo instrumento e instrumentista:

** Estou convencido que o instrumento misterioso é o próprio clarinete! **

Na primeira parte o clarinetista está tocando uma oitava (um tom) abaixo da segunda parte porém severamente distorcido eletronicamente de maneira similar ao vídeo desta cover. Ele retorna a este tom novamente no pedaço de solo que pode ser ouvido no recente trecho descoberto no Veja o Gordo.

Por volta do frame 950 é possível ouvir uma dobra, ou coro, onde um instrumento adicional acompanha o principal tocando apenas 5 notas reforçando a melodia semelhante a um som de guitarra. Nessa versão mais lenta é possível notar-se que trata-se também de um clarinete, mas sem processamento eletrônico.

Conclusão:

Estou satisfeito com esta explicação pois o instrumento lead para mim nunca soou como um sintetizador moog ou arp. Sei que estou atirando bem alto na minha análise e ainda sigo muito confuso sobre as escolhas feitas na produção dessa faixa. Quem diabos vai aplicar efeitos eletrônicos em um clarinete?? Eu sei que o Miles Davis nos anos 70 usava pedais para distorcer os sons do seu trompete, mas nada chega ao nível ridículo de manipulação obtido aqui que completamente obliterou o som original do instrumento. Pelo menos posso teorizar que caso seja uma composição original, o autor e performer dessa faixa é um clarinetista e planejou essa composição inteira como uma peça para o instrumento.

Na minha cartilha a busca por moogs e sintetizadores está encerrada.
pra mim um sintetizador sozinho não conseguiria fazer esse som da bgm, pra mim já que é uma polka, pode ser uma sanfona sintetizada ou conectada a um sintetizador

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 17 Out 2022, 15:34

@Chamone ótima análise chamone! Isso ajuda demais para encontrar a bgm, pode ser que o instrumento principal da bgm seja o próprio clarinete, porque a bgm sempre repete o trecho sinetizado pelo mesmo trecho só que com o clarinete, e os únicos intrumentos sinetizados mesmo são a roland cr-78

Ricardo Moro
Membro
Membro
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 18 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 17 Out 2022, 20:34

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 14:12
Navegando nesse fórum eu descobri que já havia outra thread anterior à sua sobre este tema, inclusive é daqui que deve ter vindo o tráfego deste fórum no meu canal do YouTube:

https://librarymusicthemes.com/index.php?topic=4877.0
Postaram esse comentário lá no forum gringo :

"This is similar to what I've been looking for for the past few months. It has been 9 (or 8) years since the Chameleon Music Production Library was used by anybody (I'm talking about KENW-TV in Portales). And I'm trying to find the rest of the library with a couple of other people. This music library is very obscure. "

Pode ser dessa biblioteca Chameleon Music Production Library.

Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 4838 vezes

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 18 Out 2022, 02:47

Ele só quis dizer que, assim como a gente tá faz décadas procurando essa música, ele também tá a quase 10 anos procurando albuns da Chameleon.

É só uma comparação de que as duas buscas vem sendo longas.

LX123
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por LX123 » 18 Out 2022, 04:34

Espírito Zombeteiro escreveu:
06 Jul 2013, 21:28
Já tivemos alguns avanços nos últimos meses. Contatei algumas pessoas que podiam saber alguma coisa a respeito do sintetizador e realizei algumas pesquisas que me ajudaram um pouco. Vou retomar os fatos:

1 - Alguns usuários suspeitavam que ela fosse do Jean-Jacques Perrey, compositor das BGM's Baroque Hoedown e The Elephant Never Forgets. Falei com a Pat Prilly, filha do Perrey e também compositora de músicas de sintetizador. Ela não sabia de informação alguma da música. Logo, não é do Perrey e muito menos dela

2 - Um usuário do YouTube, que faz vídeos tocando em diversos sintetizadores, me informou que o sintetizador é claramente um moog minimoog

3 - A música foi composta entre 1970 (lançamento do minimoog) e 1989 (quando apareceu numa propaganda do Chaves)

4 - Postei no Fórum da Moog Music um tópico sobre a música, mas não obtive resposta alguma.

5 - A música pode pertencer à Megatrax, já que o SBT usou Spirit of America para a abertura da Tela de sucessos

Aqui estão alguns links para quem quiser ajudar:

Popcorn Song - Algumas versões de Popcorn (Gershon Kingsley), a música mais conhecida de moog. Existem vários artistas ali, basta procurar por alguma sonoridade similar

Matrixsynth - Aqui tem uma lista de discos de moog.

Space Age Pop - Embora o movimento tenha acabado no fim dos anos 60, tem muitos artistas relacionados e muita informação útil
O cara posta em 2013 e só respondem 9 anos depois kkkkk Imagem

LX123
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por LX123 » 18 Out 2022, 04:49

Mandei uma mensagem pro site, só não sei se vão responder

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 18 Out 2022, 05:56

LX123 escreveu:
18 Out 2022, 04:34
Espírito Zombeteiro escreveu:
06 Jul 2013, 21:28
Já tivemos alguns avanços nos últimos meses. Contatei algumas pessoas que podiam saber alguma coisa a respeito do sintetizador e realizei algumas pesquisas que me ajudaram um pouco. Vou retomar os fatos:

1 - Alguns usuários suspeitavam que ela fosse do Jean-Jacques Perrey, compositor das BGM's Baroque Hoedown e The Elephant Never Forgets. Falei com a Pat Prilly, filha do Perrey e também compositora de músicas de sintetizador. Ela não sabia de informação alguma da música. Logo, não é do Perrey e muito menos dela

2 - Um usuário do YouTube, que faz vídeos tocando em diversos sintetizadores, me informou que o sintetizador é claramente um moog minimoog

3 - A música foi composta entre 1970 (lançamento do minimoog) e 1989 (quando apareceu numa propaganda do Chaves)

4 - Postei no Fórum da Moog Music um tópico sobre a música, mas não obtive resposta alguma.

5 - A música pode pertencer à Megatrax, já que o SBT usou Spirit of America para a abertura da Tela de sucessos

Aqui estão alguns links para quem quiser ajudar:

Popcorn Song - Algumas versões de Popcorn (Gershon Kingsley), a música mais conhecida de moog. Existem vários artistas ali, basta procurar por alguma sonoridade similar

Matrixsynth - Aqui tem uma lista de discos de moog.

Space Age Pop - Embora o movimento tenha acabado no fim dos anos 60, tem muitos artistas relacionados e muita informação útil
O cara posta em 2013 e só respondem 9 anos depois kkkkk Imagem
esse comentário e fake, e a mesma pessoa que cometou no reddit do ligoiho falando que era da score production, e falou pra gente falar com essa music tracks unity, e essa music tracks unity não existe, e esse site foi o próprio ligoiho que criou, já foi citado na página 150 pra frente

Nezz
Membro
Membro
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 502 vezes

Mensagem por Nezz » 18 Out 2022, 09:58

Esse maluco do Ligoiho não desiste.
Imagem

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 18 Out 2022, 10:29

Bazzo escreveu:
18 Out 2022, 09:58
Esse maluco do Ligoiho não desiste.
já pensou na anállise do chamone de o instrumento misterioso ser o próprio clarinete só que com distorção?

Nezz
Membro
Membro

Mensagem por Nezz » 18 Out 2022, 10:37

matheusvhs escreveu:
18 Out 2022, 10:29
já pensou na anállise do chamone de o instrumento misterioso ser o próprio clarinete só que com distorção?
O fundamento do argumento dele é que instrumentos de teclas não conseguem tocar notas semifusas, o que é um completo absurdo, não só conseguem, como é mais fácil tocar notas semifusas em instrumentos de tecla do que em instrumentos de sopro. Além disso, não há qualquer exemplo de música que tenha colocado efeito wah-wah em um clarinete, se é que isso era possível em pleno anos 70 e 80.

Eu continuo acreditando que seja um guitarra distorcida, porque é o timbre que mais se aproxima, e que mais faz sentido no contexto da época onde esses efeitos eram mais populares.
Imagem

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 18 Out 2022, 10:42

Bazzo escreveu:
18 Out 2022, 10:37
matheusvhs escreveu:
18 Out 2022, 10:29
O fundamento do argumento dele é que instrumentos de teclas não conseguem tocar notas semifusas, o que é um completo absurdo, não só conseguem, como é mais fácil tocar notas semifisas em instrumentos de tecla do que em instrumentos de sopro. Além disso, não há qualquer exemplo de música que tenha colocado efeito wah-wah em um clarinete, se é que isso era possível em pleno anos 70 e 80.

Eu continuo acreditando que seja um guitarra distorcida, porque é o timbre mais se aproxima, e que mais faz sentido no contexto da época onde esses efeitos eram mais populares.
mas uma guitarra distorcida faz um som um pouco diferente desse da bgm, ela pode estar conectada a um talkbox ou sinetizador

Nezz
Membro
Membro

Mensagem por Nezz » 18 Out 2022, 10:46

Tá, e qual a relevância disso para a busca? Não vamos perder tempo com trivialidades.
Imagem

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 582 vezes

Mensagem por Chamone » 18 Out 2022, 12:05

No antigo seriado House M.D o Dr.House mantinha em sua equipe um médico que dava um diagnóstico completamente diferente dos demais para um mesmo paciente. As vezes saia vencedor no episódio. Eu valorizo quem vem com idéias diferentes e acho que isso contribui para a busca.

Respondendo ao Bazzo:
O fundamento do argumento dele é que instrumentos de teclas não conseguem tocar notas semifusas
Eu afirmei que não são velocidades típicas para piano. Colocar notas demais em um intervalo pequeno pode ser desastroso. Pianistas fazem ornamentos de maneira mais controlada e sem perturbar a melodia principal. E tampouco acho que se possa disparar notas tão rapidamente num minimoog. Clarinetistas e saxofonistas abusam de trinados. Certos instrumentos tem uma atração natural por certos tipos de ornamentos.

No segundo vídeo coloquei os dois ornamentos em sequência justamente para assinalar que os ornamentos são executados da mesma maneira.
não há qualquer exemplo de música que tenha colocado efeito wah-wah em um clarinete, se é que isso era possível em pleno anos 70 e 80.
Talvez seja o primeiro exemplo e único. Um precedente que citei no próprio post é do Miles Davis que começou a usar pedais nos anos 70 e aparece neste vídeo usando dois deles.

Entender qual o instrumento ajuda a diminuir o raio de busca num mar de possibilidades justamente porque não temos nenhuma informação sólida. Uma galera vai persistir em pesquisar discos e instrumentistas de moog. Eu com o recente insight de se tratar de um clarinete estou pesquisando todos os releases de um saxofonista italiano chamado Attilio Donadio e outros neste universo de trilhas brancas e trilhas sonoras.

E também vejo muitas menções ao drum machine CR-78. Essas baterias existem desde os anos 60 logo a busca cobre a década de 70 inteira e parcialmente dos 80.
(...)

Ajuniorc93
Membro
Membro
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 0

Mensagem por Ajuniorc93 » 18 Out 2022, 20:44

Chamone escreveu:
18 Out 2022, 12:05
No antigo seriado House M.D o Dr.House mantinha em sua equipe um médico que dava um diagnóstico completamente diferente dos demais para um mesmo paciente. As vezes saia vencedor no episódio. Eu valorizo quem vem com idéias diferentes e acho que isso contribui para a busca.

Respondendo ao Bazzo:
O fundamento do argumento dele é que instrumentos de teclas não conseguem tocar notas semifusas
Eu afirmei que não são velocidades típicas para piano. Colocar notas demais em um intervalo pequeno pode ser desastroso. Pianistas fazem ornamentos de maneira mais controlada e sem perturbar a melodia principal. E tampouco acho que se possa disparar notas tão rapidamente num minimoog. Clarinetistas e saxofonistas abusam de trinados. Certos instrumentos tem uma atração natural por certos tipos de ornamentos.

No segundo vídeo coloquei os dois ornamentos em sequência justamente para assinalar que os ornamentos são executados da mesma maneira.
não há qualquer exemplo de música que tenha colocado efeito wah-wah em um clarinete, se é que isso era possível em pleno anos 70 e 80.
Talvez seja o primeiro exemplo e único. Um precedente que citei no próprio post é do Miles Davis que começou a usar pedais nos anos 70 e aparece neste vídeo usando dois deles.

Entender qual o instrumento ajuda a diminuir o raio de busca num mar de possibilidades justamente porque não temos nenhuma informação sólida. Uma galera vai persistir em pesquisar discos e instrumentistas de moog. Eu com o recente insight de se tratar de um clarinete estou pesquisando todos os releases de um saxofonista italiano chamado Attilio Donadio e outros neste universo de trilhas brancas e trilhas sonoras.

E também vejo muitas menções ao drum machine CR-78. Essas baterias existem desde os anos 60 logo a busca cobre a década de 70 inteira e parcialmente dos 80.
Acho que estamos supercomplicando uma coisa simpes. Eu ainda penso que seja o Minimoog cru com um talkbox, reverb e mais nada. É basicamente esse mesmo som, só que em um ou dois tons mais alto. Além disso, nos anos 70 e princípio dos anos 80 não existia edição digital, então há uma pequena chance da música ter passado pelo processo de varispeed pra mudar o tom.

Trancado