Pois bem, a Rede TV! sempre fez tentativas de cópias do seriado mexicano. O primeiro foi "Miguelito", exibido em 2000, e depois "Vila Maluca", exibida entre 2004 e 2006.
Reportagens da época sobre Miguelito:
Data de Publicação: 5/12/1999
O diretor Milton Neves não gosta da comparação, mas admite que é difícil evitá-la: "Miguelito", seu novo programa, realmente lembra o "Chaves", produção mexicana exibida no SBT.
"A forma é parecida, o que muda é o recheio", afirma Neves. "Miguelito" deve ser exibido pela Record, mas a data de sua estréia ainda não foi definida pela emissora. O programa mostra o cotidiano de uma criança de rua -o "Miguelito" do título. Por isso as comparações com o humorístico mexicano.
Para o diretor, a diferença está na qualidade técnica de "Miguelito" e nos temas que serão abordados, mais próximos da realidade brasileira. "O programa desenvolve uma linguagem na linha do pastelão, como faziam o infantil "Vila Sésamo" e a comédia "Os Três Patetas'", afirma.
Já foram gravados cerca de 20 episódios, e os atores vêm, em sua maioria, do teatro.
Neves diz que o programa foi encomendado pela própria Record. Ele é feito por uma produtora independente, resultado de um consórcio formado por quatro empresas, e é responsável também pela produção da "Escolinha do Barulho", exibido pela Record.
Além de "Miguelito", Neves diz estar negociando a venda de outro programa infantil, chamado "Turma da Popola". "Vai ser um programa educativo, para crianças em idade pré-escolar", afirma. A emissora ainda não está definida.
Participam da "Turma da Popola" alguns bonecos e uma apresentadora. Inicialmente, a função seria de Milene Domingues, a rainha das embaixadinhas, que está grávida e casada com o craque Ronaldinho, da Internazionale de Milão.
"A apresentadora será uma famosa atriz de novelas, em início de carreira, mas não posso dizer seu nome por causa do contrato dela com uma emissora."
"Milene chegou a gravar alguns programas, mas as coisas não deram certo porque ela engravidou", diz o diretor. "Mas ainda estamos estudando um outro projeto com ela para o futuro."
http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/m ... 7&PageNo=1
Data de Publicação: 30/1/2000
Autor/Repórter: Virgínia Honse
Ele tem nome mexicano, convive com crianças numa vila e promete fazer a alegria da garotada. Detalhe: ninguém sabe onde ele mora. Errou quem se lembrou de "Chaves", pois Miguelito é protagonista do novo programa infantil, com meia hora de duração, que a Rede Record lançará para ser exibido de segunda a sexta-feira.
Garoto engraçado, ingênuo e sempre metido em confusão, Miguelito dá nome ao programa e não é a única semelhança com o seriado mexicano apresentado pelo SBT. Balão, o gordinho da turma da Record, lembra Nhonho. Lilica, emburrada, chorona e sempre agarrada à sua boneca, não deixa ninguém se esquecer de Chiquinha. O pai da menina, Seu Madruga, parece bem próximo ao Seu Flodoaldo do novo seriado, um aposentado que vive sem dinheiro e sempre se mete em encrencas na hora de arranjar uns caraminguás.
Tem até o cobrador de aluguel, Seu Otávio, que, tal qual o Senhor Barriga, de "Chaves", vive mal-humorado e nervoso, personagem ideal para encarnar o vilão em "Miguelito".
Dona Tita, que tem uma pensão, é brava e trabalhadora, mas despreza todas as pessoas da vila - "gentalha? gentalha?" - numa réplica quase perfeita de dona Florinda, aquela dos bobs nos cabelos. A nova versão da megera também tem um filhinho, chamado Marquinho em "Miguelito", mimado e encrenqueiro como Quico, filho de dona Florinda.
O novo programa da Record é uma parceria da emissora com as produtoras GPM e Câmara 5 e pretende conquistar adolescentes também. Eduardo Estrela faz o papel de Miguelito, Ana Andreatta vive Lilica e Davi Taiu interpreta Marquinho.
O diretor é Milton Neves, que criou "Eliana e cia", no SBT. Apesar das coincidências, é um consagrado autor teatral com mais de dez prêmios conferidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Na supervisão-geral está Homero Salles, atual diretor da "Escolinha do barulho", exibida na emissora.
http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/m ... 8&PageNo=1
[news2='CHAVES' MADE IN BRASIL NAS TARDES DA REDE TV!]Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 23/7/2000
Autor/Repórter: Mariana Timóteo da Costa
O mexicano Chaves ganhou um primo brasileiro. "Miguelito", que estreou na semana passada na Rede TV! pretende, assim como a série do SBT, arrancar boas risadas do público infanto-juvenil e, claro, atrair espectadores tão fiéis como os de "Chaves". O enredo do novo programa se assemelha ao do mexicano: conta a história de um grupo de crianças travessas que moram numa vila paulista. Como em "Chaves", os personagens de "Miguelito" também são interpretados por adultos.
- O que temos de diferente é que nossa produção é inteiramente nacional. O programa procura resgatar a inocência das crianças, as brincadeiras de roda - explica Milton Neves, diretor de "Miguelito", que lançou a apresentadora Eliana no SBT em 1994.
O programa é resultado de uma co-produção entre a MN Kids, empresa de Milton, e as produtoras Câmera 5 e GPM, cujo dono é Gugu Liberato.
- Apenas veiculamos a série. Existem 22 episódios prontos. A audiência e a resposta do público à atração é que vão dizer se a série continuará ou não a ser produzida - explica Rogério Gallo, superintendente artístico da Rede TV!.
Se depender do entrosamento do elenco, o sucesso de "Miguelito" está garantido. Eduardo Estrela, de 34 anos, que vive o personagem-título, define o programa como uma mistura de "Chaves"", "Vila Sésamo" e "Os trapalhões".
- Eu me inspiro muito também nos episódios antigos de "O gordo e o magro". Acho que o Miguelito e o Magro têm muitas semelhanças. Os dois são meio atoladinhos e possuem um ar infantil. Isso é fundamental, já que interpreto um garoto de 9 anos - explica o ator sobre o seu primeiro trabalho na TV.
http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/m ... 6&PageNo=1[/news2]
Reportagens sobre Vila Maluca:
Data de Publicação: 25/6/2004
Autor/Repórter: Keila Jimenez
A RedeTV! pretende estrear em julho sua primeira produção em dramaturgia, a série infanto-juvenil Vila Maluca. A produção, bancada pela emissora, será uma espécie de versão nacional de Chaves - seriado mexicano que o SBT exibe aqui há mais de 20 anos.
A história vai girar em torno de moradores de uma vila e dos conflitos entre esses personagens. Serão crianças, jovens e adultos, que viverão histórias diárias, sempre com pretensão de muito humor. O elenco tem 14 pessoas, todas já escaladas pela emissora.
O time não conta com grandes nomes de destaque na TV, mas inclui gente com experiência no ramo, como Orival Pessini, criador do personagem Fofão e Patropi na Escolinha do Raimundo. Ele viverá cinco personagens diferentes na trama, todos caracterizados por máscaras de autoria do próprio ator. Um dos personagens é Alberto Rogério, que é uma caricatura do cantor Reginaldo Rossi. Há ainda Chico Alberto, personagem inspirado em Frank Sinatra.
Serão ao todo 30 personagens na trama, alguns utilizarão máscaras, outros, não.
Entre as atrizes escaladas para Vila Maluca está também Noemi Gerbelli - sim, ela é parente de Vanessa Gerbelli - é tia da atriz que ganhou fama como Fernanda em Mulheres Apaixondas. Ela será Dona Galena, uma quituteira que teve uma placa de metal implantada na cabeça após um acidente. Com o passar dos anos, a placa passou a captar sinais de rádio e TV, o que torna Dona Galena uma pessoa um tanto estranha.
Para completar as maluquices da tal vila, haverá também um E.T, mas que só será visto pelos telespectadores. Os personagens vão apenas suspeitar da existência dele.
Vila Maluca será diário e irá ao ar de segunda a sexta-feira, às 19 horas.
Entre os roteiristas da série estão Ronaldo Ciambroni e Márcio Tavollari.
Segundo o diretor da produção, Adriano Stuart, o programa deve começar a ser gravado em breve, assim que o cenário ficar pronto. A vontade dele é estrear no final de julho, com pelo menos três semanas de série já gravadas.
"Não terá um protagonista, todos os personagens terão a mesma importância.
Cada semana a história irá girar em torno de uma pessoa diferente", adianta.
http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/m ... 6&PageNo=1
Data de Publicação: 10/8/2004
A RedeTV! estréia no fim do mês a Vila Maluca, programa infantil que tem no elenco os atores André Correa e Noemi Gerbelli. Os dois serão, respectivamente, Claque Quente e Dona Galena. Claque é sobrinho de Galena e será um atrapalhado, que insiste em usar um vocabulário esdrúxulo em seu cotidiano. Apesar disso, é disputadíssimo pelas moças da vila. Já Galena é uma quituteira que, de vez em quando, obriga o sobrinho a fazer as entregas na freguesia. O horário da atração ainda não está definido.
http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/m ... 0&PageNo=1
Data de Publicação: 10/10/2004
Autor/Repórter: Paulo R. Moreira
O seriado infantil “Vila Maluca” estréia amanhã já fazendo história: é o primeiro investimento da Rede TV! em teledramaturgia. Se for um sucesso — como espera a direção da emissora — vai impulsionar a produção de outros projetos do recém-criado núcleo, como minisséries e sitcoms previstos para 2005. Inspirada no estilo pastelão do seriado mexicano “Chaves”, “Vila Maluca” será exibida de segunda a sexta-feira, às 12h30m, com meia hora de duração e reprisada às 16h30m. Nos dois primeiros meses, a Rede TV! fará uma pesquisa interativa com o público, que escolherá o melhor horário.
Para Mônica Pimentel, diretora artística da emissora, a TV passa por uma mudança com relação a produções infantis e “a era dos programas comandados por apresentadoras louras está no fim”:
— A TV agora caminha para novos formatos e essa é a nossa proposta com “Vila Maluca”. É um programa dirigido tanto à criança a partir dos 7 anos como a toda a família, para divertir, porém, sem esquecer de passar conhecimentos de uma forma leve.
Com direção geral de Cláudio Callao, o seriado mostrará o cotidiano dos moradores de uma vila de operários, construída num estúdio de 800 metros quadrados na sede da Rede TV!, em São Paulo. A cada capítulo, uma história nova, com humor e mensagens politicamente corretas. O ator Marquinhos Martini, que ficou famoso fazendo pegadinhas, é o protagonista da série. Seu personagem é o malandro Quinho, de 15 anos, que vive aprontando confusões, mas quase sempre se dá mal, e é apaixonado pela doce Gigi (Carine Quadros), a filha do avarento Sr. Valentino (Duda Mamberti), que é o dono da vila. Tem ainda a fofoqueira Espinafra, vivida pela mulher de Marquinhos, Valquíria Martini. Qualquer semelhança com os tipos de “Chaves”...
Em “Vila Maluca”, os atores farão dois papéis, já que o seriado também terá o núcleo da escolinha. A maioria dos personagens terá um bordão. Quinho repetirá a mesma expressão de seu intérprete nas pegadinhas: “O que, o que, o queeeê?”. Já o galã da vila, Gino Porpeta (André Corrêa), que não sabe nada, dirá: “Burro não! De-sin-for-ma-do”.
O programa aposta ainda em tecnologia. Adagesto Pataca, um galo criado por computação gráfica, anunciará todo dia as aventuras da turma.
http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/m ... 3&PageNo=1











