Página 1 de 2

Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 13:12
por Bgs
Matéria super interessante do Estadão veiculada hoje que trata do mercado da série Chaves.
Os negócios do Chaves
Custo de produção nos últimos 20 anos:  zero.
Retorno no período:  US$ 1,7 bilhão.

Desde 1992, quando deixaram de ser produzidos, os seriados mexicanos Chaves e Chapolin mostraram ser um dos produtos mais rentáveis da televisão.

Na série Ícones do Mercado Cultural, o portal de Economia & Negócios do Estado apresentará toda quinta-feira o lado comercial dos grandes expoentes da televisão, da música, do cinema, das artes plásticas e do mercado editorial.  

Começamos pelo humorístico Chaves, que, 41 anos depois de ter sido criado, prepara-se para entrar em uma nova fase no Brasil, com a criação de uma estratégia de longo prazo para financiamento de produtos.  
Televisão
91 milhões de telespectadores por dia formam a audiência média do Chaves, somando América Latina e Estados Unidos, 41 anos após estreia do programa no México e 20 anos depois de parar de ser produzido.

US$ 1,7 bilhão é o que a Televisa já faturou com cessão de direitos de exibição, sem gastar nenhum centavo na produção desde 1992, quando foi gravado o último episódio.

Em toda a América Latina, o Chaves aparece diariamente na TV por assinatura (Cartoon Network). Na rede aberta, cada país tem uma emissora com os direitos de exibi-lo. A maioria o faz de segunda a sexta, mas de forma intermitente: tiram o programa da grade e voltam a transmiti-lo depois de alguns meses, como fez o SBT recentemente.

O SBT cobra R$ 80 mil por anúncio de 30 segundos no intervalo do Chaves. Considerando uma média de oito propagandas por episódio, o potencial de faturamento seria de até R$ 166 milhões anuais, tomando por referência o preço de tabela.
Produtos
A Televisa fatura US$ 24 milhões por ano em licenciamento e merchandising da marca Chaves.

300 produtos diferentes com o nome dos personagens do seriado e companhia circulam no mercado mexicano, o que coloca a marca Chaves entre as mais fortes para licenciamento de produtos no México.

Mais de 40 milhões de bonecos do Chaves e sua turma foram vendidos em toda a América Latina junto com o McLanche Feliz. Foram mais de 10 milhões de miniaturas em cada uma das quatro vezes que o McDonald's colocou o produto na McOferta, segundo a Televisa.

No México, a Televisa licenciou a torta de jamón do Chaves, ou "sanduíche de presunto", como foi traduzido na versão em português, vendida nos supermercados.

Brinquedos, roupas, salgadinhos e doces são os que mais vendem.
Nova fase
Licenciamento - O famoso sanduíche de presunto do Chaves poderá ser vendido nos supermercados do Brasil, como já acontece no México. A ideia faz parte de um projeto mais amplo da Televisa, de tentar repetir no Brasil, de forma adaptada, o êxito comercial do licenciamento da marca. Junto com o SBT, a emissora mexicana quer identificar quais produtos funcionariam no mercado brasileiro. A "torta de jamón" está na lista.

YouTube - O canal do Chaves no YouTube (http://www.youtube.com/user/chaves) tem hoje 159 episódios em português. A Televisa negocia com o Google a possibilidade de colocar todos na rede, de graça.

Desenho animado - O desenho do Chaves estreou em 2006. Hoje existem 130 episódios. Atualmente são produzidos a um ritmo de 13 por ano.

Musicais - No México, o musical do Chaves já teve mais de 200 apresentações. A Televisa cogita investir também nessa área no Brasil, onde já houve uma apresentação, em 2011.
Leia a matéria completa em: http://economia.estadao.com.br/especiai ... 171097.htm

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 13:14
por Giovani Chambón
Muito interessante para meu estudo, obrigado Borges!

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 13:15
por Furtado
Dados interessantes.. Não sabia que a marca Chaves movimentava tamanho dinheiro.

E aqui no Brasil, já foram feitos vários produtos explorando a marca, Óculos do Chaves, gibi, Tele-Chaves, ovos de páscoa, bonecos.. Espero que o sanduíche de presunto chegue ao Brasil!

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 13:16
por Guilherme CH
E o SBT também fatura muito com o Chavinho. :)

Estou ansioso com a vinda de novos produtos da série. :)

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 13:18
por Daniel Brito
Televisão
O SBT cobra R$ 80 mil por anúncio de 30 segundos no intervalo do Chaves. Considerando uma média de oito propagandas por episódio, o potencial de faturamento seria de até R$ 166 milhões anuais, tomando por referência o preço de tabela.
E como agora são dois breaks por dia, imagino o quanto eles faturam...

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 13:18
por Leandro Boutsen
Muito legal :D

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 13:21
por bebida com metanol CH
Show do Chaves voltando?

NOJO!

prova máxima da merda que o Fernandéz faz com a franquia do pai. E ainda tão tratando como sucesso na mídia.

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 13:45
por Gol D Roger
De produtos, só compro no máximo bonecos e conteúdos multimídia (dvds - vhs - cd - etc).

Muito exagero produtos como '' óculos do Chaves ''.

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 13:50
por Marcelo J.
Ótima matéria! :lol:

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 14:22
por Don_Chambón
Excelente reportagem! Até que eu queria comer o sanduíche :joia:

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 14:57
por Barbano
Daniel Brito escreveu:
Televisão
O SBT cobra R$ 80 mil por anúncio de 30 segundos no intervalo do Chaves. Considerando uma média de oito propagandas por episódio, o potencial de faturamento seria de até R$ 166 milhões anuais, tomando por referência o preço de tabela.
E como agora são dois breaks por dia, imagino o quanto eles faturam...
Lembra que eu falei há algum tempo que com UM comercial em uma exibição eles pagariam tudo o que o Nelson queria e sobraria dinheiro? Então...

Nelson pediu 500 mangos por episódio. Bota aí uns 50 episódios, daria 25 mil.

Com o valor que o sbt vai de fato pagar aos dubladores, com um comercial eles pagam todos os dubladores de todos os novos episódios de Chaves. E sobra dinheiro. É só fazer as contas.

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 17:31
por joao_vitor
Fabão escreveu:
Daniel Brito escreveu:
Televisão
O SBT cobra R$ 80 mil por anúncio de 30 segundos no intervalo do Chaves. Considerando uma média de oito propagandas por episódio, o potencial de faturamento seria de até R$ 166 milhões anuais, tomando por referência o preço de tabela.
E como agora são dois breaks por dia, imagino o quanto eles faturam...
Lembra que eu falei há algum tempo que com UM comercial em uma exibição eles pagariam tudo o que o Nelson queria e sobraria dinheiro? Então...

Nelson pediu 500 mangos por episódio. Bota aí uns 50 episódios, daria 25 mil.

Com o valor que o sbt vai de fato pagar aos dubladores, com um comercial eles pagam todos os dubladores de todos os novos episódios de Chaves. E sobra dinheiro. É só fazer as contas.
O SBT é burro!!!

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 18:13
por ClebersonP
Mais tbm nao devemos esquecer que esse é o valor da tabela, normalmente as emissoras dao bastante desconto e sai por muito menos do que esse valor.

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 18:56
por Billy Drescher
De qualquer jeito, eles poderiam pagar muito bem o que os dubladores pedem.

--

Chaves ainda é um produto muito rentável para os atuais donos dos direitos de toda a franquia.

Re: Chaves, uma marca milionária, busca nova fase no Brasil

Enviado: 31 Mai 2012, 19:28
por Ecco - Kiko Botones is my life
Cleberson SBT escreveu:Mais tbm nao devemos esquecer que esse é o valor da tabela, normalmente as emissoras dao bastante desconto e sai por muito menos do que esse valor.
Pois é, com 1 comercial não daria pra pagar, ir ter que ser 2 ou 3. Impossível.