2017: mais um ano em que atores do Chaves vieram ao Brasil. Mais um ano que as séries de Chespirito tiveram destinos incertos no SBT. Mais um ano de várias novidades, algumas delas bem surpreendentes, como um crossover inédito e o anúncio da estreia definitiva do Chaves no carnaval. Confira o que foi destaque nesse ano na Retrospectiva CH do Fórum Chaves:

No apagar das luzes de 2016, o SBT surpreendeu mais uma vez e anunciou a volta do "Clube do Chaves" à programação. Mas não aquele Clube com apenas o Programa Chespirito: uma exibição de Chaves e Chapolin clássicos, além de esquetes da década de 1990. O programa estreou no dia 2 de janeiro e, desde o início, foi envolto em muitas idas e vindas por causa da indecisão de Sílvio Santos: no dia 9, noticiou-se que o Clube daria lugar ao "Primeiro Impacto", atração do queridinho do dono do SBT, Dudu Camargo. No entanto, no dia seguinte, o canal cancelou o jornalístico e o Chaves seguiu. No final do mês, o Clube perdeu 15 minutos para o "Fofocalizando".
Enquanto registrava ótimos índices de audiência para o SBT, o Clube seguiu na programação, até que no dia 23 de março, foi anunciado mais uma vez que sairia do ar para dar lugar ao Primeiro Impacto. Mas, uma semana depois, a emissora mudou de novo a grade, jogando o telejornal para o horário da manhã e trazendo o Clube de volta. Até que, em junho, o programa saiu definitivamente do ar, ficando em exibição apenas o Chaves. Mas, poucos dias depois, o seriado deixou definitivamente a grade diária, ficando relegado aos sábados e domingos. Até agora.

Vai ter Chaves no carnaval em 2018! Em 21 de junho, a Unidos de Vila Maria anunciou que Chespirito será enredo de seu desfile em São Paulo. “Aproveitam-se de minha nobreza, você não soube, não te contaram? Suspeitei desde o principio! Não contavam com minha astúcia! Arriba Bolanõs, Arriba Vila, Arriba Mexico” é o tema da escola, que fará um passeio pela história e cultura do México, tendo Roberto Gómez Bolaños como seu guia. O desfile ocorre na madrugada de 11 de fevereiro.
Depois de 39 anos, Carlos Villagrán, o Kiko, voltou às telas do cinema. O ator foi o antagonista do filme "Como se tornar o pior aluno da escola", dirigido por Fabrício Bittar e baseado no livro do apresentador Danilo Gentili. A obra estreou nos cinemas em 12 de outubro. Villagrán esteve em São Paulo para a pré-estreia do filme. Além disso, entre os dias 13 e 16 de abril, ele participou da CCXP Tour Nordeste, no Recife, onde fez a divulgação da produção, além de realizar sessões de fotos com os fãs.
Quem também esteve mais uma vez no Brasil foi Edgar Vivar, o Senhor Barriga. O ator apresentou por aqui seu novo espetáculo, "O show do Senhor Barriga", em que fez um stand-up, contou bastidores das séries e mostrou fotos inéditas do elenco CH. O evento teve ainda a participação do dublador Gustavo Berriel. A turnê passou pelas cidades de Goiânia, Brasília, São José dos Campos, Londrina e São Paulo.
2017 também foi marcado pelo fim de um grande mistério: o programa em que efetivamente estrearam Chaves e Chapolin no Brasil. Com informações obtidas pelo jornalista Paulo Pacheco, do UOL, revelou-se que as séries foram ao ar pela primeira vez no TV Powww, apresentado por Paulo Barboza. Além disso, o Chapolin veio primeiro, indo ao ar em 20 de agosto. Já o Chaves estreou no dia 24 de agosto.
Depois de entrevistar Florinda Meza, o apresentador Gugu Liberato foi ao México para conversar com mais uma atriz de Chaves: Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha. Exibida em 31 de maio pela Record, a entrevista teve questões polêmicas, como uma crítica a Florinda por dizer que Ramón Valdés usava drogas e a disputa pelos direitos de uso da filha do Seu Madruga.
Dois universos do imaginário brasileiro se uniram em 2017: Chaves e Turma da Mônica. A Maurício de Sousa Produções realizou dois episódios do "Mônica Toy", esquetes curtíssimos de 30 segundos. No primeiro, Mônica interage com o Chaves, que está em seu barril. Já no segundo, o Chapolin é chamado para ajudar o Cebolinha, que é perseguido pela dona da rua.
2017 teve ainda mais: a Marvel lançou uma
heroína inspirada no Chapolin Colorado; a Iron Studios lançou uma
action figure oficial do Chaves; o Fórum Chaves realizou a primeira edição do
Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco de carnaval CH de São Paulo; uma
notícia falsa causou grande repercussão, dando conta que o Chaves seria filho do Seu Madruga; outra notícia falsa afirmou que o Senhor Barriga teria Alzheimer; faleceu a dubladora
Erika Mireles, dubladora da Dona Clotilde na versão original do desenho do Chaves; São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza receberam uma
sala de escape inspirada no Chaves;
Edgar Vivar fez palestras sobre bullying no Panamá e Paraguai. Também apresentou seu show no Peru;
Carlos Villagrán voltou a se apresentar nos Estados Unidos;
Maria Antonieta de las Nieves cancelou sua turnê por motivos de saúde.