Página 1 de 2

Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 08 Ago 2016, 20:00
por Antonio Felipe
UOL

Clássico da TV mexicana, "Chaves" é exibido no Brasil desde 1984 pelo SBT, sempre com reprises. Um cineasta mineiro, porém, teve a ideia de recriar a vila onde Chaves e seus amigos moram em um curta-metragem inédito, chamado "Moleque", publicado nesta semana no YouTube.

A "vila do Chaves" brasileira fica em uma comunidade de Santa Efigênia, bairro de Belo Horizonte (MG). Dirigido por Marcos Pena, fã de "Chaves", "Moleque" mostra a chegada do garoto órfão ao cortiço e tem praticamente todos os personagens da série de TV, mas com nomes diferentes.

Chaves, no curta-metragem, é Moleque porque significa "Chavo" em espanhol (a série mexicana se chama "El Chavo", mas o nome do garoto nunca foi revelado por seu criador, Roberto Gómez Bolaños). Quico virou "Fred" (adaptação de Frederico, nome original do personagem). Chiquinha, também chamada de Francisquinha, é Fran no filme.

Entre outras mudanças, Dona Florinda virou Flora e Seu Madruga, um dos personagens mais queridos pelos brasileiros, é Soneca. "Quando adaptaram Don Ramón [nome original de Seu Madruga] na dublagem brasileira, os dubladores achavam que ele tinha cara de sonolento. Adaptei para Soneca, mas ele se apresenta como Ramón", afirma Marcos Pena.

Filme não tem 'sem querer querendo'

Formado em Cinema, Marcos Pena trabalhava como editor na TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, quando foi convencido a voltar a fazer filmes. O diretor de 36 anos teve a ideia de adaptar uma de suas paixões, "Chaves".
Em "Moleque", Chaves, Quico e Chiquinha são interpretados por crianças de verdade, ao contrário da série, em que adultos fizeram os papéis infantis. "A maior dificuldade foi adaptar essa história para a realidade brasileira, tirar a caricatura teatral da série, com adultos interpretando crianças, e transportar para uma vila real, com crianças de verdade", explica.

Enquanto Soneca é muito parecido com o Seu Madruga da TV, Sr. Barriga é completamente diferente do ator mexicano Edgar Vivar. No curta, o cobrador (sem nome) é negro, não usa terno e ostenta correntes de ouro. Segundo Pena, ele foi inspirado em um mineiro que alugava casas em uma vila de Belo Horizonte.

Outros personagens, como Professor Girafales, Dona Clotilde, Nhonho e Jaiminho, o Carteiro, aparecem discretamente. O diretor quer produzir mais episódios assim que obtiver patrocínio.

Na vila de "Moleque", Soneca mora no 72, como Seu Madruga, porém a casa está toda pichada. O figurino de "Chaves" foi adaptado para o curta (Moleque usa uma touca em vez de um chapéu", por exemplo), e bordões como "foi sem querer querendo" foram praticamente abolidos.

"Duas coisas que eu não queria: adulto batendo em criança e não queria escrachar com bordões para não ficar muito copiado. Queria basicamente 'Chaves' como pano de fundo", justifica.

"Moleque" foi aprovado pelo filho de "Chaves"

Produzido em parceria com a Guerrilha Filmes, "Moleque" custou R$ 65 mil, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Para escrever o roteiro, em 2014, o diretor escolheu cenas de episódios marcantes, como "A Sociedade" (1978), em que Seu Madruga vende churros, e a história mais antiga em exibição atualmente, "Remédio Duro de Engolir" (1972).
"Li até teoria de conspiração de Chaves, mas é muita viagem. Tentei pegar os melhores episódios e mixar. Além disso, me lembrei de um episódio que mostra como Chaves chegou à vila, descalço, e Seu Madruga deu um par de botas para ele", conta Pena.

O curta foi selecionado para festivais na Espanha, Argentina, Índia, Malta e Estados Unidos. Em breve, irá para a Bolívia. Também foi exibido em São Paulo e Pernambuco, porém o cineasta lamenta a falta de espaço em eventos brasileiros: "A temática infantil não é muito vista em festivais. Pessoal gosta mais de filmes 'cabeça' e não curte filmes para crianças".

Pena tem sonho de exibir seu filme no SBT (ele não trabalha mais na Alterosa). Em um de seus contatos com a direção da emissora, foi sugerido a Pena enviar o curta a Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños e responsável por "Chaves" após a morte do pai, em novembro de 2014. Para surpresa do cineasta, o mexicano assistiu ao filme e aprovou o conteúdo.

"Ele disse: 'Gostei e está liberado'. Não preciso nem pedir direitos, porque curta-metragem não tem vínculo comercial. Falou: 'Pode rodar onde você quiser, porque não é o Chaves, e sim uma adaptação', comemora.

[youtube16x9]

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 08 Ago 2016, 20:35
por Hyuri Augusto
Assisti e posso dizer que gostei bastante. Em breve pretendo fazer uma resenha do curta.

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 08 Ago 2016, 20:42
por O Gordo
FICOU MUITO FODA, CARALHOOOO

APRENDE AÍ SBT

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 08 Ago 2016, 22:31
por João A pão de ló!
Nossa, mitagem pura! Adorei. :joia:

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 08 Ago 2016, 22:35
por Hugoh
Carai, que foda hahaha. Ficou espetacular, muito bom.
Apesar de todo o amadorismo e algumas cenas forçadas, a obra contém um espírito de profissionalidade incrível presente, principalmente na edição das câmeras. Com um pouco mais de investimento, esse cara vai longe.
O final foi bem emocionante e o cara que interpretou o Madruga é muito igual ao Ramon. O protagonista também foi muito bem.
Isso mostra que é possível sim fazer uma coisa bem feita inspirada no Chaves. Imagino algo semelhante feito na Globo com atores até então desconhecidos e com a estrutura que a casa tem. O Adnet tinha essa ideia, olha aí.
E reparem no retrato da casa do Madruga: Charlie Chaplin.

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 08 Ago 2016, 22:41
por SBBHQK
Achei muito bacana este filme. Uma excelente adaptação de um clássico, adaptado para os tempos atuais, e que pode ser adaptado para qualquer época, pois permanece atual. Ainda mais no Brasil, onde as desigualdades sociais e o preconceito é muito visível. Toda a parte técnica é excelente e o filme ficou com uma qualidade muito boa. É um filme muito cativante e maravilhoso.

Eu também notei o retrato de Charles Chaplin no cenário. O Chespirito foi muito influenciado por Charles Chaplin, e até interpretou algumas vezes, em um episódio de Chapolin e também como um quadro do programa Chespirito.

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 08 Ago 2016, 23:04
por oasis wonderwall da silva blur
aos 13:49 aparece um negro e o moleque fala "tem um cara esquisito lá fora"
puta merda que racismo

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 08 Ago 2016, 23:39
por Fellipe
A ideia é ótima, mas poderiam ter arranjado crianças com atuações menos caricatas.

Isso me incomodou bastante. O "Fred" então, horrível. O melhor de todos é o Soneca.

Só tem que tomar cuidado pro SBT não pegar isso aí e transformar numa série infinita e limar quase completamente a série original.



Enviado de meu GT-S5310B usando Tapatalk

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 09 Ago 2016, 05:42
por Blackout
Só eu vi a Paty e a Glória?

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 09 Ago 2016, 06:21
por Me Sacaron del Programa CH
Achei a premissa besta pra caralho, mas o trechinho que eu vi pareceu interessante e muito bem feito. Quando eu chegar em casa vou ver.

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 09 Ago 2016, 06:25
por oasis wonderwall da silva blur
Na sinceridade, apesar do roteiro não ser muito original, achei a produção excelente.
E achei incrível como a atuação do Moleque ficou melhor do que a de muitos adultos.
Mas, na minha opinião, a melhor atuação mesmo foi a do Soneca. Conseguiram pegar perfeitamente a essência do Seu Madruga e adaptar pra uma versão brasileira. Eu realmente não consigo imaginar um Seu Madruga BR se não daquele jeito.
Além disso, o filme tem umas jogadas de câmeras incríveis. Logo no começo, na cena com o Moleque acordando, por exemplo. Ou também na cena em que o Soneca leva o Moleque pra vila. Achei os enquadramentos sensacionais.
A edição também ficou muito boa, muitos cortes deram um ar bastante dinâmico, porém tem partes em que a precisão poderia melhorar (como no diálogo da cena do "Quico" na janela da casa do Soneca, por exemplo).
Apesar de tudo, achei que aquele filtro meio dessaturado na imagem combinou perfeitamente com o sentimento que o filme passa.
Nota final: 7/10
Seria um bom sucessor espiritual.

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 09 Ago 2016, 15:06
por Barbano
A ideia foi bem interessante. Muito melhor que aquela bizarrice que o sbt produziu em 2013.

Algumas coisas são dispensáveis, como o "Jaiminho" que apareceu em uma cena (ator bem fraco, diga-se de passagem), e o "Girafales" que apareceu com o buquê. O Soneca, o Moleque e a Fran foram muito bem!

Concordo com o rapaz acima, um 7/10 é uma nota adequada. Falta um roteiro um pouco melhor e mais extenso.

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 09 Ago 2016, 15:28
por IgorBorgesCH
O Gordo escreveu:FICOU MUITO FODA, CARALHOOOO

APRENDE AÍ SBT
Pois é, eu prefiro o filme do as ''homenagens'' esdruxulas do SBT!

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 09 Ago 2016, 18:34
por CHarritO
Também dou uma nota 7. Gostei do roteiro!!!

Muito melhor do que o especial tosco do SBT. Destaco as atuações do Ramon, a do Moleque e da Fran. :joinha:

Re: Cineasta cria Chaves brasileiro c/ aprovação de RGF

Enviado: 09 Ago 2016, 20:27
por Corpo do Benito
Pra mim, é a melhor tentativa de adaptar Chaves no Brasil até agora. Com algumas melhorias, dá pra ir pra TV numa boa.