Falar de Chaves e Chapolin não é nada difícil, afinal, o Brasil é o país que concentra o maior número de fãs dos seriados. Quem não conhece o garoto pobre, de suspensórios, que mora numa vila repleta de personagens cotidianescos e se esconde em um barril? Ou o herói abobalhado, que detecta o perigo com suas “anteninhas de vinil” e parte para ajudar a quem precisa?
“El Chavo del Ocho” e “El Chapulín Colorado” (títulos originais), criações de Roberto Gómes Bolaños, fazem sucesso a mais de quarenta anos, e cativam a todos os telespectadores. Por conterem um humor original, puro e simples, caíram nas graças do público.
Mas mesmo programas tão inocentes não deixaram de ter alguns episódios arquivados e escondidos para sempre. Esse conteúdo só foi exibido uma única vez, nos longínquos anos 70, e depois sumiu. Estão, hoje em dia, nas prateleiras do arquivo de fitas da Televisa (emissora responsável), que não os libera para nenhum outro canal. Assim, perdemos as chances de ver essas preciosidades.
E OS EPISÓDIOS PERDIDOS E SEMELHANTES DO SBT?
Não são os mesmos. Esses foram casos que só aconteceram no Brasil. Os Episódios Perdidos são fitas que se “deterioraram”, mas já foram recuperadas e estão no ar. Os Episódios Semelhantes foram engavetados por já terem uma versão de mesmo roteiro em exibição, mas também já foral liberados.
Os Perdidos Mundiais são muito mais raros. Como o próprio nome já diz, não só o SBT, mas nenhuma emissora do mundo os exibe. São várias histórias inéditas, e outras tantas versões alternativas que foram banidas da TV.
ENTÃO, QUAIS SÃO ESSES PERDIDOS MUNDIAIS, AFINAL?
São 39 Perdidos Mundiais de Chaves, e 36 de Chapolin. Os fãs os encontraram a partir das revistas Tele-Guía, que anunciavam a programação no México, na década de 70 (quando os seriados foram transmitidos originalmente).
Em um, “
O Papagaio - 1975”, Seu Madruga ganha um papagaio de presente da Dona Clotilde, a “Bruxa do 71”, e Quico e Chiquinha pensam que o pássaro é Chaves, transformado por um feitiço.
Em outro, “
O Necrotério – 1973 e 1976” Chapolin tenta localizar um morto que sumiu misteriosamente do necrotério.
Em outro, ainda, “
O Encontro do Século – 1973 e 1975” Chapolin luta com ninguém mais, ninguém menos que Hitler!
A relação completa dos Perdidos Mundiais você pode conferir aqui, na Lista CH:
listach/site/index.php?idioma=pt
O DEPOIMENTO DE FLORINDA MEZA
Em 29/08/2015, Florinda Meza (esposa de Roberto e atriz dos seriados), durante um twitcam, falou sobre os Perdidos Mundiais.
“Eu encontrei alguns, pois os assisti em outros países. E comunicava para os encarregados da Televisa quando e onde os vi, para que pudessem pedir cópias.”
“Não sei o que aconteceu por lá. No arquivo deve ter ocorrido algum acidente que o danificou, apagou, não sei...”
O vídeo do depoimento você confere aqui:
ENTÃO NÃO PODEREMOS VÊ-LOS NUNCA?
A Televisa não distribui mais esses episódios. E, por motivos internos obscuros, não se importou em pegar as cópias das emissoras estrangeiras que ainda os tinham. Na renovação de lotes, essas fitas desapareceram, e atualmente não são mais exibidas em lugar nenhum. Mas ainda temos chances de assisti-los, sim!!!
“Mas, e se foram mesmo apagados, como pensa Florinda”? Em alguns casos, quem sabe, isso possa ter acontecido mesmo. Mas não com todos. Prova disso é que um canal do Chile, entrevistando Roberto Gómes Bolaños há algum tempo atrás, exibiu trechos do “
O Necrotério – 1976”.
Veja aqui:
Outro exibiu trechos de “
Os Irmãos Gêmeos – 1976”.
Em 2010, surgiu na internet a gravação completa do “
Hector Bonilla (1ª Parte)”.
Acompanhe aqui:
E assim, muitos outros (senão todos os) Perdidos Mundias devem estar em perfeitas condições para ir ao ar. Basta querer. E, infelizmente, a Televisa não quer. Há um grande mistério por trás disso tudo.
O PERDIDO MUNDIAL MAIS FAMOSO DE TODOS
Sem dúvidas, o Perdido Mundial mais famoso é um do Chapolin, “
Os Piratas (3 Parte) – 1976”. Trata-se da conclusão da famosa saga em que Chapolin ajuda alguns piratas a escaparem das garras de seu capitão, Alma Negra. Alma quer que eles enterrem um tesouro, pretendendo matá-los depois disso, para que ninguém nunca descubra a localização do mesmo. Talvez nunca saberemos como se deu o desfecho da história.
Surgiu um vídeo tratando do tema, com a hipótese de que o capitão morria no final. Entenda:
SOBRE O PROJETO “VOLTA PERDIDOS MUNDIAIS”
Para conseguir com que finalmente liberem esses episódios polêmicos, os fãs estão se unindo e lançando esse texto em todos os sites possíveis. Quanto maior o número de pessoas que souber do caso, mais força teremos para conseguir algum resultado.
A grande concentração da “massa” (não só daqui, mas dos outros países da América Latina) pode mobilizar a Televisa com mais facilidade. Com o apoio dos estrangeiros, poderemos finalmente chegar aonde queremos, e resgatar os capítulos escondidos.
Trata-se de fazer muito barulho mesmo. Mobilizar a todos que gostam do programa e querem assistir essas preciosidades. Apertar a Televisa, “espremê-la”, até conseguir uma resposta sensata e definitiva para o caso. Mandar e-mails, abaixo-assinados, protestar, criar grupos no facebook... enfim.
Não, isso não é impossível, e nem uma bobagem. Lembrem-se de que assim, só aqui no Brasil, em 2011 e 2012 conseguimos a volta dos Perdidos e Semelhantes. Imaginem o que não conseguiríamos com um movimento concreto e definitivo, de milhares de pessoas, por todas as partes!
Ela pode muito bem buscar essas fitas raras em seu acervo, restaurar, procurar com outras emissoras que já exibiram ou ainda exibem as séries (existem até na Itália e Japão)... Esperamos sinceramente que, com todo esse empenho, algum efeito possa ser surtido, e esses capítulos, recuperados.