Página 1 de 2

Chaves fora da América Latina

Enviado: 01 Fev 2015, 18:55
por Zeppling
Todos sabem do sucesso estrondoso que as séries de Bolaños fizeram na América Latina, mas pouco se fala de sua repercussão em outras bandas. Acho que CH já chegou a ser exibido nos EUA e se não me engano em alguns países da Europa, mas alguém saberia dizer que recepção as séries tiveram por parte do público de lá?

Me parece que em nenhuma parte do mundo repetiram o sucesso que fizeram na América Latina, talvez justamente por serem muy latinas, mas fora dela sua repercussão foi msm tão nula a ponto de serem consideradas um fiasco? Se sim, essa é uma questão curiosa, pois acredito que a maioria dos fãs assim como eu começou a curtir CH quando criança, época da vida em que ainda não temos consciência dessas questões culturais e a única coisa que nos interessa é uma boa história, coisa que o legado de Bolaños nos deixou aos montes, de modo que se uma criança da periferia carioca se apaixona pelas séries, em tese o mesmo deveria acontecer com um pirralho de Genebra.

Enfim, respondam e discutam aê. :vitoria:

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 01 Fev 2015, 20:13
por Jiback
Não sei responder sua pergunta, mas gostaria de aproveitar para contar uma história curiosa que talvez ajude.

Estive na Comic Con Experience em dezembro, evento que entre inúmeras atrações contou com a presença do Edgar Vivar, Sr. Barriga. Ganhei a promoção de um quiz por lá, que dava direito a um jantar com o almôndega.

Pois bem, estava lá na área vip esperando o jantar começar, Edgar já estava lá e de repente entra na sala o José Luís García-López, um famosíssimo quadrinista espanhol, um senhor de 66 anos mais conhecido por seu trabalho com heróis da DC Comics.

Um dos organizadores do evento foi apresentar o Garcia-Lópes ao Edgar e num primeiro momento ambos se cumprimentaram e o quadrinista fez cara de dúvida. O organizador foi insistindo e explicando de quem se tratava aquele ator, até que de repente pareceu que a ficha do velhinho caiu. Seus olhos brilharam como o de uma criança e então ele abraçou contente nosso Senhor Barriga.

Acredito que Chaves tenha sido exibido na Espanha com certo sucesso, mas não teve reprises eternas como as que ocorrerem na América Latina. Mas isso é apenas uma suposição minha baseada nesse caso que presenciei... :joinha:

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 01 Fev 2015, 20:15
por Mandarim
[Inserir aquele video manjado de ch em outros idiomas]
que conspirações me fazem acreditar que aquilo foi dublado pela própria televisa.

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 01 Fev 2015, 20:58
por Ricardo_
Mandarim escreveu:[Inserir aquele video manjado de ch em outros idiomas]
que conspirações me fazem acreditar que aquilo foi dublado pela própria televisa.
Aquela dublagem em japonês me soa muito estranha. Mas eu não sei nada desse idioma oriental, então não tenho certeza de nada. :vamp:

Eu já vi o Professor Girafales sendo citado em um filme europeu há muito tempo, só não me lembro se o filme era italiano ou espanhol. Em um dado momento um personagem em idade escolar disse que iria morar no México e sua mãe questionou se ele iria ter ir pra escola com o Professor Girafales.

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 01 Fev 2015, 21:06
por Antonio Felipe
portal/chaves-na-italia/

Chaves passou um tempo na Itália, mas há bem poucos registros sobre o assunto.

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 01 Fev 2015, 21:26
por Chambón
A pergunta que eu sempre me faço é sobre as exibições da série nos Estados Unidos. Sim, todo mundo sabe que atualmente os programas vão ao ar por aquele canal da Televisa voltado para imigrantes.

Mas, e antes? A série nunca teve uma estréia oficial em uma emissora de TV Aberta? Não representa nada para os hipsters/cults do país?

Até o Matt Groening, que se inspirou no Chapolin para criar o Homem-Abelha, só foi conhecer o personagem na Costa Rica.

É muita pouca informação para um lugar tão influente e globalizado. Agora imaginem o resto...

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 01 Fev 2015, 23:34
por Guarda
imagina q loko chaves na coreia do norte
no Ouça Bem ao invés de jesus coloca Kim Il Sung

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 01 Fev 2015, 23:46
por bebida com metanol CH
Chaves nos EUA acho que só em canal pra imigrante mesmo, duvido que houve uma exibição num canal "ao público americano".

E aquele Chapolin em japonês é falsão sim, nunca admitiriam num estúdio alguem com tão pouca vontade.

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 02 Fev 2015, 13:27
por Seu Mundinho
Aquele em japonês e russo tem o mesmo dublador pra 2 personagens.

Já o que vi em coreano não lembro, foi numa matéria do Pânico na TV.

Mas acho que na Espanha teve um sucesso razoável. Já em países mais orientais pode ter sido só pouco tempo de exibição.

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 02 Fev 2015, 14:38
por Chapeta
Nunca houve uma exibição nos E.U.A. fora de canal imigrante mesmo, mas isso não quer dizer que os gringo não tem acesso a esses canais e até curtem.
Tem umas reviews bem interessantes no IMDB de uns americanos que muitas vezes apesar de não entender as falas e tal, curtem o show e assistem.

http://www.imdb.com/title/tt0229889/reviews?ref_=tt_urv

http://www.imdb.com/title/tt0229889/boa ... f_=tt_bd_2

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 02 Fev 2015, 14:47
por bebida com metanol CH
Que legal.

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 02 Fev 2015, 15:35
por Zeppling
Acredito que o grande responsável pelo insucesso das séries fora da América Latina foi o preconceito, mesmo preconceito de que foram alvo por parte dos executivos do SBT quando desembarcaram em terras tupiniquins, só que elevado ao cubo, pq né, se num país subdesenvolvido como o nosso CH causou estranheza aos diretores da TV de tio Silvio, imaginem a péssima impressão que não provocaram em chefões de emissoras européias e norte americanas, que com certeza em algum momento tiveram conhecimento da existência das séries.

Só que o esteriótipo latino americano é apenas um pano de fundo. As situações apresentadas nas séries de Bolaños são um grande retrato da natureza humana, que é, sempre foi e sempre será a mesma em qualquer canto quanto do planeta, em qualquer período da história. Isso sem falar que como programa humorístico cumprem brilhantemente sua principal função: Fazer rir. Por isso, acredito de verdade que um eventual choque cultural seria facilmente superado. Se seriados como Alf, Arnold, Friends e tantos outros fizeram sucesso por lá, não vejo pq Chaves & cia não fariam.

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 02 Fev 2015, 17:26
por penstocks
Zeppling escreveu:Acredito que o grande responsável pelo insucesso das séries fora da América Latina foi o preconceito, (...)
Será? Me parece simples a resposta: o Chaves fez e faz mais sucesso na latinoamérica por que (além do idioma) a vila se passa em um ambiente comum em todos esses países. Os espectadores se identificam.

É claro que a péssima qualidade da TV na américa latina também ajudou. Imaginem Chaves usado ano após ano como tapa-buraco ou mesmo para substituir um programa que teve insucesso. Só olhar o exemplo do SBT.

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 02 Fev 2015, 21:52
por Eduardo Godinez
lembrete:

pra quem tem amigos morando fora do país (europa, austrália, etc): pedir para que procurem saber sobre exibições CH

Re: Chaves fora da América Latina

Enviado: 03 Fev 2015, 18:04
por Jiback
Eduardo Godinez escreveu:lembrete:

pra quem tem amigos morando fora do país (europa, austrália, etc): pedir para que procurem saber sobre exibições CH

Acabei de perguntar a uma amiga que está há um bom tempo na Espanha. Ela disse que comentou ontem mesmo sobre Chaves e que ninguém na idade dela (24 anos) ouviu falar na série. Logo, se passou, não passa mais há décadas...