2014. O ano em que o fã de Chaves e Chapolin sentiu a maior de todas as dores. O ano em que conheceu novos episódios de Chaves. Divertiu-se com o Kiko novamente no Brasil. Viu o Chapolin pela internet. Teve acesso a mais um jogo do Chaves. Despediu-se de mais um dublador da série. Pôde ver CH por novas emissoras além do SBT. A partir de agora, confira o que foi destaque no mundo chavesmaníaco em 2014, na
Retrospectiva CH do Fórum Chaves:
Depois de muitos boatos ao longo dos anos, a notícia que os fãs nunca queriam que chegasse, chegou. Em 28 de novembro, Roberto Gómez Bolaños, o criador de nossas séries preferidas, faleceu. Chespirito tinha 85 anos e vivia em Cancún, com sua esposa Florinda Meza, e foi vítima de uma parada cardíaca. Sua morte se seguiu de um luto e de uma série de homenagens que uniu a América Latina. No México, seu corpo foi velado em uma cerimônia na Televisa, que contou com um momento histórico: o reencontro de Carlos Villagrán e Florinda Meza, que não se falavam há 36 anos. No dia 30, o corpo de Chespirito foi velado no Estádio Azteca, em uma cerimônia que reuniu mais de 20 mil pessoas e foi transmitida ao vivo pela TV. No dia seguinte, ele foi enterrado no Panteón Francés, na Cidade do México. Foi-se o homem. Permanece viva e eterna a obra de Chespirito.

Os fãs brasileiros começaram o ano com uma grande novidade: episódios inéditos de Chaves foram exibido pelo SBT. No total, o canal exibiu quatorze episódios a partir do dia 6 de janeiro. Entre eles, partes de sagas clássicas, como
A Venda da Vila - Parte 2 e
O Festival da Boa Vizinhança - Parte 4. Os capítulos foram dublados em 2012 e contaram com novas vozes: Daniel Müller como Chaves, Vinícius Sousa como Kiko, Marco Moreira como Seu Madruga, Beatriz Loureiro como Dona Clotilde e Gustavo Berriel como Senhor Barriga e Nhonho. Para padronizar as sagas com partes faltantes que foram dubladas, o SBT mandou redublar alguns episódios, como a saga do Festival da Boa Vizinhança. As novas vozes, no entanto, não agradaram muitos fãs. Por isso, os episódios acabaram arquivados pouco tempo depois, sendo exibidos novamente em dezembro, como se fossem episódios perdidos, após a morte de Chespirito.

Carlos Villagrán decidiu abandonar a aposentadoria anunciada em 2013 e voltou ao Brasil, dessa vez para um show inédito. O ator se apresentou em quatro cidades: São Paulo (12 de outubro), Londrina (16 de outubro), Porto Alegre (18 de outubro) e Novo Hamburgo (19 de outubro). O show contou com a participação especial de Carlos Seidl, interpretando o Seu Madruga. Na apresentação, foram encenados muitos momentos clássicos de Chaves. No país, o ator participou ainda do The Noite com Danilo Gentili.

Edgar Vivar já é de casa. O eterno Senhor Barriga esteve várias vezes no Brasil ao longo de 2014, para diferentes atividades. Em maio, o ator esteve em São Paulo para o lançamento oficial do jogo Chaves Kart no país. Em junho, mais uma visita, agora para lançar o jogo com os fãs. Além disso, Vivar foi à partida entre Brasil e México pela Copa do Mundo, em Fortaleza. Em agosto, Edgar fez uma visita relâmpago para uma surpresa de aniversário para a humorista Tatá Werneck, no programa Tudo pela Audiência, do Multishow. Por fim, em dezembro, Vivar participou da Comic Con Experience, em São Paulo, onde apresentou um painel sobre os 30 anos de Chaves.

O Chapolin voltou ao ar no SBT... só que pela internet! Para oferecer uma alternativa ao horário eleitoral, que começou em agosto e que tinha 50 minutos de duração, o SBT passou a transmitir o Polegar Vermelho através de seu site, com dois episódios por dia. Vários capítulos foram exibidos até o final do segundo turno, em outubro. Entre eles, o inédito "Quer apostar como nunca mais entro numa aposta?", de 1975, em uma transmissão que decepcionou muitos fãs: os sete minutos finais não foram exibidos, sob alegação de que estão "perdidos".

Desde o meio do ano, o SBT tem uma "concorrência" nas exibições de Chaves e Chapolin. Assim como ocorreu em 2010, as séries voltaram a ser transmitidas pela TV paga. Em julho, os canais TBS e Boomerang, ambos pertencentes à Turner (proprietária do Cartoon Network) passaram a exibir CH. No entanto, nenhuma novidade surgiu até o momento. As exibições são semelhantes às do CN: com abertura padronizada e créditos finais, porém sem episódios semelhantes, que seguem exclusivos do SBT.
Os fãs de CH tiveram um susto: em agosto, o ator Rubén Aguirre, o Professor Girafales, foi hospitalizado na Cidade do México, após sofrer uma desidratação. Seu quadro não era grave, mas gerou preocupação. Depois de algumas semanas internado, Aguirre deixou o hospital e voltou para sua casa, em Puerto Vallarta, onde ainda apresenta dificuldade para andar - o que exigiu tratamento fisioterápico. Apesar disso, o ator está bem e concedeu diversas entrevistas para emissoras do México e de outros países.
O ano de 2014 trouxe mais uma despedida para os fãs de Chaves e Chapolin: em julho, faleceu o dublador Silton Cardoso, a voz clássica do Godinez e de Horácio Gómez Bolaños. A causa da morte não foi divulgada. Silton tinha 75 anos e fez carreira no teatro, além da dublagem. Seu último trabalho foi a dublagem dos episódios inéditos de Chaves, em 2012.
2014 ainda teve muito mais: por ocasião do aniversário de Chespirito, em fevereiro, um museu da Bolívia fez uma
exposição em homenagem ao escritor. Carlos Villagrán abriu sua
conta oficial no Twitter.
Maria Antonieta de las Nieves cancelou shows na América do Sul após problemas de saúde do marido, Gabriel Fernández. No segundo semestre, no entanto, ela se apresentou no Equador. Chaves foi citado na versão brasileira do filme
Capitão América 2. Foi lançado no país o jogo
Chaves Kart, com a presença do ator Edgar Vivar. A sétima temporada de
Chaves Animado estreou no México. Foi anunciado ainda que o
Chapolin terá uma série animada, a ser lançada em 2015. Em um jantar, a presidente
Dilma Rousseff cantarolou uma música do Chaves. Os personagens de Chaves viraram
novos brinquedos no McDonald's. No Equador, a turma do Chaves virou um
parque infantil. Um
falso trailer de um filme do Chaves, com sexo e violência, fez enorme sucesso nas redes e também causou polêmica - Kiko e Chiquinha condenaram a paródia. No Brasil, foi lançado um
chiclete do Chaves.
Carlos Villagrán fez shows no Peru. Chespirito foi homenageado no
Kids Choice Awards, no México.
Florinda Meza se encontrou com Thalía em um restaurante. E após a morte de Chespirito,
Maria Antonieta causou polêmica com declarações sobre os relacionamentos amorosos de Florinda Meza com integrantes de Chaves.