O LIVRO DE ANIMAIS (1988)

Episódio inédito HR. exibido em 18/08/2025 pelo SBT!

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Cláudio
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 1206 vezes

Mensagem por Cláudio » 20 Ago 2025, 22:03

Bgs escreveu:
20 Ago 2025, 19:58
Agora, a dúvida que eu tenho é porque mataram o personagem da Dona Neves. Sabe dizer, @Cláudio?
Quando o Jaiminho passou a viver na vila, passou a ocupar o mesmo espaço da Dona Neves (de substituto do Ramón). Em 1982 e 1983 até chegam a dividir essa função, mas a partir de 1984 ela "some". Acredito que Chespirito tenha seguido por esse caminho por muitas cenas funcionarem bem melhor com 2 atores diferentes atuando em "tempo real", fora a questão da economia com Chroma Key, que era um processo muito demorado.

Já que a maioria das aparições do Jaiminho foram roteiros escritos originalmente para o Seu Madruga, a Chiquinha tem uma relação muito próxima, ou seja, episódios/esquetes com a Dona Neves, para não depender do Chroma Key, precisavam "trocar" a Chiquinha por outra criança (Pópis/Nhonho), de forma simplificada isto significa que quanto mais tempo de tela a Dona Neves tinha, menos "sobrava" para a Chiquinha.

Nessa época, Édgar e Florinda passaram a atuar muito mais como Nhonho e Pópis, em contrapartida, as aparições como Senhor Barriga e Dona Florinda diminuíram bastante. A Chiquinha era, de forma disparada, a figura mais popular do programa (desconsiderando o Chaves), então isso não interessava ao Chespirito e, provavelmente, nem a própria María, que até hoje é extremamente apegada à personagem.

Lógico que se Chespirito quisesse escrever novos roteiros, dava para organizar a função das duas personagens, sem prejudicar muito a Chiquinha, mas sabemos que quase tudo de Chaves gravado nessa época era reaproveitamento de roteiros antigos.

Tem também a questão do público da época ter aceitado melhor o Jaiminho do que a Dona Neves, como a própria Maria diz nesse vídeo:
► Exibir Spoiler
Apesar de ser um programa feito para a família, a maioria do público de Chaves era composto por crianças, então era uma audiência bem rotativa, parte significativa das crianças que acompanhavam nos anos 80 não eram as mesmas dos anos 70, portanto não relacionavam o Jaiminho como um novo "Madruga", facilitando a aceitação do personagem. Diferentemente da Dona Neves, Jaiminho também permitia explorar outras características do Ramón, como ser alvo da paixão de Dona Clotilde.
Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 8):
BgsEpisódio Perdido MundialSargento RefúgioBarbanoMVNSZenon CHBugigacyber Revolvinho

Velho Reumático
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 734 vezes
Curtiram: 1159 vezes

Mensagem por Velho Reumático » 20 Ago 2025, 22:31

► Exibir Spoiler
Então na época, o Jaiminho foi sim um personagem bem mais aceito pelo público, pois o Raúl era um ator conhecido na Televisa. Por isso, o German Roblés não voltou ou Seu Madroga não caiu no gosto popular.

Mas hoje, parece que há um efeito "iô-iô", com alguns gostando e outros não :ponder:
Evitando a fadiga desde 2006 :]

"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO" :einstein:

BazzoReverso
Membro
Membro
Curtiu: 604 vezes
Curtiram: 792 vezes

Mensagem por BazzoReverso » 20 Ago 2025, 23:08

O Pirata Alma Negra escreveu:
20 Ago 2025, 22:31
Seu Madroga
Um dos personagens mais inúteis que já existiram

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 7951 vezes
Curtiram: 1950 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 20 Ago 2025, 23:46

acho à aparição dele, na segunda versão da caixa de madeira bem satisfatória, não tem a mesma graça que o Ramón, mas achei muito interessante
Imagem

NADA! :garg:

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2150 vezes
Curtiram: 4669 vezes

Mensagem por Barbano » 21 Ago 2025, 11:26

O Pirata Alma Negra escreveu:
20 Ago 2025, 22:31
Então na época, o Jaiminho foi sim um personagem bem mais aceito pelo público, pois o Raúl era um ator conhecido na Televisa. Por isso, o German Roblés não voltou ou Seu Madroga não caiu no gosto popular.

Mas hoje, parece que há um efeito "iô-iô", com alguns gostando e outros não :ponder:
Gente, Seu Madroga foi um personagem aleatório que apareceu em um episódio veiculado anos antes da saída do Ramón. O público da época provavelmente nem lembrava mais que Seu Madroga tinha existido um dia. Foi só um quebra galho.

cyber Revolvinho
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 6510 vezes
Curtiram: 1015 vezes

Mensagem por cyber Revolvinho » 21 Ago 2025, 20:16

Assisti o episódio e por incrível que pareça, gostei muito. Só não entendi o "mãe" pra tia Florinda :garg: :garg:

Nesses episódios do programa Chespirito eu começo a gostar mais do Jaiminho, talvez pq eu sempre tenha achado a temporada de 1979 um sacooooo e não entendia o amor pelo personagem. Nesse ele está bem fofinho e engraçadinho.

Falando em fofinho, sempre que aparece o Chaves lembro de como o chamam nessa fase "Chaves Gordo" e fico achando ainda mais engraçado as gags e etc...
Esses usuários curtiram o post de cyber Revolvinho (total: 1):
Sargento Refúgio
Imagem

Escrevo poemas e os publico no meu tumblr: https://canetamelancia.tumblr.com/

Sumo e apareço, mas sempre estou de olho :silencio: :silencio:

Velho Reumático
Membro
Membro
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 734 vezes
Curtiram: 1159 vezes

Mensagem por Velho Reumático » 21 Ago 2025, 20:21

Agora que vi, nessa mesma semana veio esse esquete que é o mais fraquinho dos Hebert (ainda achando bom, em minha opinião), e hoje veio o melhor esquete de todos :gaspar: :gaspar:

É muita coincidência :pancada:
Esses usuários curtiram o post de Velho Reumático (total: 2):
cyber RevolvinhoSargento Refúgio
Evitando a fadiga desde 2006 :]

"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO" :einstein:

Diego@Marinho
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 215 vezes
Curtiram: 364 vezes

Mensagem por Diego@Marinho » 31 Ago 2025, 23:09

Finalmente assisti e vi junto da versão de 84.

E a de 84 é muito superior, só de não ter parte do Jaiminho sendo o Seu Madruga com Chiquinha que é o cumulo do forçação de barra já dispara como melhor.

A parte boa de 88 são as novas piadas envolvendo Patagônia / Afeganistão e a Dona Neves sendo chamada de galinha velha kkkkk

Outra coisa que eu gostei muito da versão de 84 foi inverter o papel da Chiquinha e Popis (Quico) e não ser um copia e cola da versão de 75, 79 e 88. E o final muito melhor com a Chiquinha se "vingando" da Popis, funciona muito mais do que Jaiminho bater nela, além de combinar com a personagem, é muito dela "eu posso aloprar o Chaves, mas ninguém mais pode, vou defender ele".
Esses usuários curtiram o post de Diego@Marinho (total: 1):
Sargento Refúgio
Imagem

Diego@Marinho
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 215 vezes
Curtiram: 364 vezes

Mensagem por Diego@Marinho » 31 Ago 2025, 23:21

E como disseram aqui, as versão de 79, 84 e 88 seriam bem melhores se colocassem o Nhonho ou Gofinez no lugar da Popis.

Quico apesar de burro, sempre teve uma certa malicia, enquanto sua prima sempre foi muito burra e ingênua, então essa sagacidade de fazer os trocadilhos não combina nenhum um pouco.

Preguiça e veneração do Chespirito pela Florinda entrega esse remakes sem coerência.
Esses usuários curtiram o post de Diego@Marinho (total: 1):
Sargento Refúgio
Imagem

Trancado