Dr. Chapatin, um personagem subestimado?

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Re: Dr. Chapatin, um personagem subestimado?

Mensagem por bebida com metanol CH » 29 Jun 2012, 16:42

Querem meter cronologia em quadro de Chespirito agora....

depois a Televisa começa a fazer o Chaves adolescente no desenho, não vou querer ler gente reclamando.

Giovani Chambón
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Giovani Chambón » 29 Jun 2012, 17:05

Fabão escreveu:Eu discordo.

Quer dizer, até acho que Beterraba clássico e ótimo, até melhor que o dos anos 90.

No entanto essa regeneração foi essencial para dar um novo ar à série, para criar novos roteiros, mais elaborados. Chompiras clássico provavelmente não renderia tanto como o novo Chaveco rendeu.

Poderia ser com um novo personagem? Talvez. Mas a ideia de regenerar o personagem tradicional também foi muito boa. Ele se tornou um homem mais velho, maduro. Botijão um homem casado. Já era hora de tomarem jeito mesmo...

Vejam que nos anos 70 Chaves e Chapolin fizeram sucesso, e Los Caquitos era coadjuvante. Anos mais tarde, com a mudança, Los Caquitos acabou se tornando o principal quadro...
Assino embaixo.
Imagem
Imagem

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 29 Jun 2012, 18:30

Quase Seca escreveu:Bom, eu posso dizer pois já "perdi" tempo vendo alguns dos episódios do Chompiras e realmente não não é nada tão grandes coisas...lembra até mesmo como disse o João Neto, "A grande família". Acho que se Chespirito quis criar essa série nova(sim, pq o que aconteceu em meados dos anos 80 foi outra série praticamente), não deveria deixar o nome clássico do personagem nem criar aquela história toda de regeneração...Deveria criar mais esse personagem diferente a começar a dar destaque pra ele até o fim do programa em 95, não mudar as características de um personagem criado lá nos anos 60 e colocar várias situações que não tem nada a ver.

Se você ver um episódio de Chaves de 1972 e um de 1979 pela primeira vez você vai estranhar muita coisa como ver um restaurante que nem se sonharia em existir, ver personagens diferentes, ver algumas coisas totalmente novas mas sem dúvidas a essência da série seria a mesma de sempre...Agora você pega um Chompiras de 1972 por exemplo e um 1995... Sempre odiei essas descaracterizações em personagens e/ou séries.
Pois é, Quase Seca, não só "A Grande Família" como "Ô Coitado", "Meu Cunhado", "Toma Lá Dá Cá", entre outros programas de humor que se baseiam mais ou menos em barracos de família.

Fiz o esforço e acabei de assistir a saga "O Enforcamento do Chaveco". A conclusão é que realmente errei ao falar de pancadas (talvez fossem mais frequentes antes da série se descaracterizar), mas reforcei (e muito!) a opinião sobre as discussões e barracos.

Não falo isso como demérito à série, é uma questão de estilo de humor mesmo. Muitas pessoas gostam deste estilo, sem problema!

Foram 80 minutos de uma história arrastada, que poderia caber facilmente em um episódio de 20 minutos, ou talvez metade disso. O resto é preenchido com diálogos gritados, exaltações, e várias cenas "enche-linguiça", como a chegada da Marujinha (por sinal um personagem que sobrou, não teve função nenhuma no roteiro).

O mote do episódio (Agrimaldolina quer se casar) só aparece aos 16 minutos!

Mas há algumas boas cenas, como o interrogatório de Chimoltrúfia ao delegado, a sedução de Agrimaldolina a Chómpiras, e a conversa na mesa de bar onde Chaveco concorda com tudo (estilo Múcio de Jô Soares).

Essas 3 cenas, mais os dialógos imprescindíveis para se entender a história, já seriam suficientes para este episódio não ficar maçante. "Aventuras em Marte" tem a mesma duração e nem parece.

Compreendo que muitos gostem (a dublagem é boa, as atuações também), mas não dá pra dizer que o roteiro de "O Enforcamento do Chaveco" é "elaborado", no máximo foi trabalhoso pela longa extensão.

Estes sim, considero roteiros inteligentes e elaborados nos mínimos detalhes, coisa pra se tirar o chapéu em qualquer lugar do mundo:

Giovani Chambón
Membro
Membro

Mensagem por Giovani Chambón » 29 Jun 2012, 18:45

Tá, mas aí são episódios com menos de 10 minutos e dos anos 70 ( supremamente melhores para mim) não tem como comparar.
é injusto uhashuhausas
Eu tava comparando o Chompiras dos anos 90 com o Chapatin dos anos 90 esse tempo todo rs
de outra forma, é injusto, nos anos 70 tudo do chespirito era muito superior.
Imagem
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2172 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 29 Jun 2012, 19:02

Sobre o comentário do João Neto, eu já acho o Aventuras em Marte, com dublagem Maga e tudo, bastante interminável. Tenho a sensação de que muitos programas longos do Chaveco cansam menos. :]

Giovani Chambón
Membro
Membro

Mensagem por Giovani Chambón » 29 Jun 2012, 19:05

Tenho a mesma impressão, aventuras em marte parece ter umas 3 horas D:
Imagem
Imagem

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 29 Jun 2012, 19:19

Pode não ser verdade, mas a impressão que passa é que tão manipulando os proprios gostos só pra ganhar no debate. huahuhuahusahuhusahusahuahuahausahus

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 29 Jun 2012, 20:09

Fabão escreveu:Sobre o comentário do João Neto, eu já acho o Aventuras em Marte, com dublagem Maga e tudo, bastante interminável. Tenho a sensação de que muitos programas longos do Chaveco cansam menos. :]
Sério? Hahahaha... Gosto é uma coisa engraçada mesmo.
Giovani Chambón escreveu:Tenho a mesma impressão, aventuras em marte parece ter umas 3 horas D:
"Aventuras em Marte" tem muito conteúdo, é uma compilação de cenas de "O Planeta Vênus", "O Pirata do Asteróide" e "O Ovo de Colombo", além de cenas de roteiro inédito como a da viagem interplanetária.

Já "O Enforcamento do Chaveco" é um claro alongamento de um esquete que poderia durar 5 vezes menos, no mínimo.

Esta diferença é um fato, mas a preferência fica a cargo de cada um.

Até porque roteiro redondo ("sem ofensa aos presentes"...) não é tudo. A grande maioria dos episódios de Chaves não parece ter um roteiro tão claro, mas baseia-se em brincadeiras de criança que são imprevisíveis e despretensiosas. Não se cria tanta expectativa sobre a próxima cena, é uma proposta mais leve e solta.
Um Maluco Legal Chamado Riddle escreveu:Pode não ser verdade, mas a impressão que passa é que tão manipulando os proprios gostos só pra ganhar no debate. huahuhuahusahuhusahusahuahuahausahus
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ElChanfle2
Banido
Banido
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por ElChanfle2 » 29 Jun 2012, 20:16

João Neto (Eng. Camin), sinceramente, assistir apenas uma saga, que na minha opinião nem é uma das melhores do Chaveco, não é o suficiente para que você diga isso. Como você mesmo admitiu, tinha preguiça de assistir os episódios de 40 minutos do Chompiras é só assistiu aos de 20. Por isso, você não tinha conhecimento de causa algum para dizer que o "estilo da série Chómpiras é barulhento, barraqueiro, enquanto Chaparrón e Dr. Chapatin valorizam o texto que está sendo dito, não quer ganhar a graça no grito." Se você assistiu apenas os esquetes de 20 minutos, então diga isso deles, e não da série como um todo. Se você tiver paciência para assistir mais episódios de 40 minutos ( O que não é perda de tempo alguma), tenho certeza que você admitirá que falou várias barbaridades e absurdos.

Uma coisa é você não gostar da série Chompiras: Ok, gosto é gosto, cada um tem o seu. Agora, outra coisa é você dizer que não gosta da série baseado em argumentos sem nenhum fundamento, já que até o presente momento assistiu a apenas UMA saga de 40 minutos. Se você tiver "paciência" para assistir mais episódios desses, não posso dizer se você passará a gostar da série, pois gosto é gosto, mas aposto meu dedo mindinho que você assumirá que errou feio nas suas declarações.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 29 Jun 2012, 20:40

o "unico ep de 40 minutos" que ele assistiu pra avaliar, é justamente um que foi aconselhado como "exemplo do auge" do Chompiras...

Está muito bem fundamentado.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 29 Jun 2012, 20:41

ElChanfle2 escreveu:João Neto (Eng. Camin), sinceramente, assistir apenas uma saga, que na minha opinião nem é uma das melhores do Chaveco, não é o suficiente para que você diga isso. Como você mesmo admitiu, tinha preguiça de assistir os episódios de 40 minutos do Chompiras é só assistiu aos de 20. Por isso, você não tinha conhecimento de causa algum para dizer que o "estilo da série Chómpiras é barulhento, barraqueiro, enquanto Chaparrón e Dr. Chapatin valorizam o texto que está sendo dito, não quer ganhar a graça no grito." Se você assistiu apenas os esquetes de 20 minutos, então diga isso deles, e não da série como um todo. Se você tiver paciência para assistir mais episódios de 40 minutos ( O que não é perda de tempo alguma), tenho certeza que você admitirá que falou várias barbaridades e absurdos.

Uma coisa é você não gostar da série Chompiras: Ok, gosto é gosto, cada um tem o seu. Agora, outra coisa é você dizer que não gosta da série baseado em argumentos sem nenhum fundamento, já que até o presente momento assistiu a apenas UMA saga de 40 minutos. Se você tiver "paciência" para assistir mais episódios desses, não posso dizer se você passará a gostar da série, pois gosto é gosto, mas aposto meu dedo mindinho que você assumirá que errou feio nas suas declarações.
Tomara mesmo!

Mas é bom ficar claro que não estou criticando a qualidade (até porque não conheço tantos episódios, como você falou), e sim criticando a proposta: transformar o Chómpiras praticamente em uma sitcom doméstica e de comportamento,

Convenhamos que é mais facil fechar 40 minutos de discussões familiares do que 40 minutos naquelas situações milimetricamente planejadas que Dr. Chapatin, Chapolin e Chaparrón passam.

Por isso é que Chapolin e Dr. Chapatin viveram praticamente de remakes no programa Chespirito, enquanto Chómpiras teve histórias inéditas e virou o maior destaque.

E voltando ao tópico, Dr. Chapatin não é subestimado, teve vários bons esquetes nos anos 70, mas não tinha como ser favorecido no período de vacas magras, pois é um personagem associado a roteiros um pouco mais complexos.

Aliás, como o Chómpiras também, antes da descaracterização.

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 29 Jun 2012, 20:49

João Neto (Eng. Camin) escreveu:Mas é bom ficar claro que não estou criticando a qualidade (até porque não conheço tantos episódios, como você falou), e sim criticando a proposta: transformar o Chómpiras praticamente em uma sitcom doméstica e de comportamento,

Convenhamos que é mais facil fechar 40 minutos de discussões familiares do que 40 minutos naquelas situações milimetricamente planejadas que Dr. Chapatin, Chapolin e Chaparrón passam.

Por isso é que Chapolin e Dr. Chapatin viveram praticamente de remakes no programa Chespirito, enquanto Chómpiras teve histórias inéditas e virou o maior destaque.
Sim, mas esse é que é o grande mérito da mudança a meu ver. Talvez por ser mais fácil de fechar os 40 minutos, a turma do Chaveco ganhava muitos roteiros inéditos, que acabam atraindo a atenção do público. Saem da mesmice que eram os episódios de Chaves, Chapolin e Dr. Chapatin da época, quase todos remakes de textos usados inúmeras vezes por Chespirito.

Alguns episódios chegaram até mesmo a deixar o humor em segundo plano, como o Problemas do coração e muita confusão (focado mais no amor entre Maruja e Refúgio).

O que abriu esse grande leque de possíveis roteiros foi o fato do núcleo tem vários personagens, como a turma do Chaves. Veja que chegaram ao cúmulo de ter um episódio da turma do Chaveco sem o Chaveco (não tem como imaginar o mesmo com Dr. Chapatin, Pancada e Chapolin, não é?). Dava para fazer histórias focadas na Chimoltrúfia, no Botijão, no Sargento Refúgio... o Chaveco mesmo se for ver não tem tanta importância nessa fase.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 29 Jun 2012, 21:26

Fabão escreveu:Alguns episódios chegaram até mesmo a deixar o humor em segundo plano, como o Problemas do coração e muita confusão (focado mais no amor entre Maruja e Refúgio).
Isso sim foi algo bacana, mas não necessitava descaracterização pra fazer algo do tipo.
Fabão escreveu:O que abriu esse grande leque de possíveis roteiros foi o fato do núcleo tem vários personagens, como a turma do Chaves. Veja que chegaram ao cúmulo de ter um episódio da turma do Chaveco sem o Chaveco (não tem como imaginar o mesmo com Dr. Chapatin, Pancada e Chapolin, não é?). Dava para fazer histórias focadas na Chimoltrúfia, no Botijão, no Sargento Refúgio... o Chaveco mesmo se for ver não tem tanta importância nessa fase.
Pra achar que um "protagonista inutil e dispensavel" é uma qualidade, tem que gostar MUITO do quadro, hein.

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 29 Jun 2012, 21:39

Um Maluco Legal Chamado Riddle escreveu:Pra achar que um "protagonista inutil e dispensavel" é uma qualidade, tem que gostar MUITO do quadro, hein.
Bom, Chaves não chegou a tal ponto, mas também tinha um elenco forte, que possibilitava focar determinados episódios em outros personagens. Briga de pombinhos, por exemplo, é quase todo focado no Professor e na Dona Florinda. Tem muitos episódios em que o Chaves é só mais um, principalmente os da escolinha.

O Chaveco acabou "sobrando" um pouco sim devido ao casamento da Chimoltrúfia com o Botijão. Você tem ali um envolvimento do Sargento com a Maruja, do Botijão com a Chimoltrúfia, da Agrimaldolina com Chimoltrúfia, e o Chaveco ficou meio solto. Como se regeneraram, nem mesmo parceiro de roubo do Botijão ele era mais.

Quase Seca
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1427 vezes

Mensagem por Quase Seca » 29 Jun 2012, 21:50

Um bom exemplo de episódio onde o Chaves sobra é o "Nascas de bacana". Mesmo assim não chega ao ponto de estar ali sem serventia.. :vamp:
Imagem

Trancado