SBT deve dublar episódios inéditos de Chaves
-
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Cruzeiro
- Curtiu: 0
- Curtiram: 6 vezes
Re: SBT deve dublar episódios inéditos de Chaves
Minha opinião (que nada tem a ver com a Lei, pois não a conheço a fundo): acho que os direitos conexos deveriam ser pagos pela distribuidora no momento que comercializa a versão dublada para alguma emissora de TV (paga ou aberta), para a venda de DVDs etc. Ou seja, quando o SBT fosse renovar com a Televisa (ou com Cartoon, Netflix, You Tube etc), a emissora mexicana pagaria a porcentagem devida aos dubladores (parece que são 5% do contrato original + correção monetária, mas não tenho certeza) e ponto final. Agora, quando o Nelson diz que está sendo 'explorado há 28 anos pelo SBT', dá a impressão que ele está querendo cobrar é pelo número de reprises. E ainda diz que "nunca recebeu uma ligação do SBT" (e precisa?), como se nunca fosse reconhecido como o dublador do Quico. E isso não é verdade. Ele sempre é convidado pelos programas do SBT, vide Ratinho, Jô, Celso Portiolli etc. Por isso fiz a tal comparação "sem pé nem cabeça": para deixar claro que a reclamação dele tb não faz sentido algum.
E essa questão do Nelson x SBT nesses novos episódios nada tem a ver com direitos conexos. O que o Nelson quer fazer é ALUGAR o trabalho, o que é bem diferente. Ou seja, de 10 em 10 anos, se a emissora quiser exibir o episódio, vai ter que renovar com ele e negociar (o poder de barganha ficaria todo na mão do Nelson, pois ele poderia cobrar valores até mais altos na renovação, caso fizesse sucesso). Numa produtora como a Amazonas, isso poderia até ser interessante, já que o grosso das vendas de DVD ocorre no primeiro ano de vendas. Mas numa emissora como o SBT, que utiliza o Chaves da forma que utiliza, acho que não é um bom negócio.
Mas eu ainda tenho minhas dúvidas se é o SBT que está negociando essas dublagens. Acho que é a própria Televisa, afinal são eles que possuem os direitos das demais agora. Vide o desenho. Ou seja, acho que quem vai bancar tudo isso aí é a Televisa.
E essa questão do Nelson x SBT nesses novos episódios nada tem a ver com direitos conexos. O que o Nelson quer fazer é ALUGAR o trabalho, o que é bem diferente. Ou seja, de 10 em 10 anos, se a emissora quiser exibir o episódio, vai ter que renovar com ele e negociar (o poder de barganha ficaria todo na mão do Nelson, pois ele poderia cobrar valores até mais altos na renovação, caso fizesse sucesso). Numa produtora como a Amazonas, isso poderia até ser interessante, já que o grosso das vendas de DVD ocorre no primeiro ano de vendas. Mas numa emissora como o SBT, que utiliza o Chaves da forma que utiliza, acho que não é um bom negócio.
Mas eu ainda tenho minhas dúvidas se é o SBT que está negociando essas dublagens. Acho que é a própria Televisa, afinal são eles que possuem os direitos das demais agora. Vide o desenho. Ou seja, acho que quem vai bancar tudo isso aí é a Televisa.
- Fly
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 406 vezes
- Curtiram: 538 vezes
Com os posts do Nelson, Tatá e Sandra os fãs já tem uma ideia do q virá: uma série com Kiko, Chaves e Chiquinha.
Mas o que EU queria saber é dos episódios dos anos 90 de Chaves, redublados em 2008 na Álamo. Quando irão ao ar?
Mas o que EU queria saber é dos episódios dos anos 90 de Chaves, redublados em 2008 na Álamo. Quando irão ao ar?
-
- Membro
- Time de Futebol: Cruzeiro
- Curtiram: 6 vezes
Não ficaria surpreso em jamais ver esses episódios pelo SBT. Mas há grande probabilidade deles pintarem no TLN, quem sabe?Fly escreveu:Mas o que EU queria saber é dos episódios dos anos 90 de Chaves, redublados em 2008 na Álamo. Quando irão ao ar?
Talvez o trabalho não tenha ficado tão bom (não só pelos dubladores, mas pelo texto, que já não era essas coisas na década de 90).
- Beterraba
- Membro
- Curtiu: 251 vezes
- Curtiram: 243 vezes
eu estava vendo uma entrevista antiga de Chespirito, e aprecia o botijão e ele pelo que me parece foi dublado pelo Élcio Sodré, acho que ficou muito bom, poderiam chama-lo pra dublar o Edgar
Usuário do Mês de Março de 2018
- Ramon Mourão Valdéz
- Membro
- Time de Futebol: O Que ganhar o jogo
- Curtiu: 17 vezes
- Curtiram: 19 vezes
Acho que pelos 2 lados estão errados,o SBT está mais errado que o Nelson admito,porém o Nelson apesar de estar trabalhando,também tem que dublar né?ele vai querer ganhar ou perder?
RAMON MOURÃO VALDÉZ
Membro do Fórum Chaves Desde de Janeiro de 2012
Sei lá, eu entro de vez em quando aqui pra ver as tretas e pá, e sumo na mesma proporção
Sei lá, eu entro de vez em quando aqui pra ver as tretas e pá, e sumo na mesma proporção
- FooCH
- Membro
- Time de Futebol: São Paulo [6-3-3]
- Curtiram: 0
a questão é complicada mesmo...
o problema de o SBT pagar o q o Nelson pediu é q todo dublador iria começar a pedir o mesmo... imaginem se todas as séries/novelas/filmes/desenhos tivessem um contrato desse mesmo tipo... aí sim representaria um alto custo pras emissoras...
e entre abrir esse precedente ou simplesmente escolher outro dublador para o Villagrán, é claro q o SBT vai preferir a segunda opção (e olha q nem o Villagrán ganha nada pelas reprises dos episódios)...
o q fica difícil de entender é pq o Nelson não tem o apoio de nenhum outro dublador...
o problema de o SBT pagar o q o Nelson pediu é q todo dublador iria começar a pedir o mesmo... imaginem se todas as séries/novelas/filmes/desenhos tivessem um contrato desse mesmo tipo... aí sim representaria um alto custo pras emissoras...
e entre abrir esse precedente ou simplesmente escolher outro dublador para o Villagrán, é claro q o SBT vai preferir a segunda opção (e olha q nem o Villagrán ganha nada pelas reprises dos episódios)...
o q fica difícil de entender é pq o Nelson não tem o apoio de nenhum outro dublador...
- E.R
- Colaborador
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6026 vezes
- Curtiram: 3464 vezes
- Fly
- Membro
Viram que o ator que faz o vendedor do Carrefour no #BBB é o Marcelo Torreão (voz do Sr. Barriga na primeira temporada do desenho)?
- Alexandre
- Moderador
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Fluminense
- Curtiu: 114 vezes
- Curtiram: 336 vezes
Nesse caso estou concordando com o SBT, o Nelson não se acertou com eles e saiu espalhando a noticia dos episodios, nenhum dublador fez isso, isto pode até afetar o processo de dublagem, sabe como o SBT é !!!E.R escreveu:

- E.R
- Colaborador
O Tatá também falou. O Nelson falou sobre o assunto no Twitter e o Tatá falou no Facebook. Por causa das informações, que este tópico foi criado.

- Leandro Boutsen
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiram: 140 vezes
- Fly
- Membro
Além do Tatá e do Nelson a Sandra Mara tb tinha comentado no Face:
E.R escreveu:
- E.R
- Colaborador
Mas a Sandra só respondeu uma pergunta de um fã. E quando ela respondeu isso, a informação já era de conhecimento de todos, pois já tinha sido vazada pelo Tatá.
Já o Tatá vazou a informação dos testes e ainda manifestou que ficou chateado com o SBT.
--

Já o Tatá vazou a informação dos testes e ainda manifestou que ficou chateado com o SBT.
--

- Fly
- Membro
Mas precisa de tanto sigilo? E será que avisaram os dubladores que precisava de sigilo?
Se eles não tem contrato nenhum com o estúdio, a distribuidora ou a emissora; não tem nada legalmente que obrigue-os a manter sigilo de algo.
Se eles não tem contrato nenhum com o estúdio, a distribuidora ou a emissora; não tem nada legalmente que obrigue-os a manter sigilo de algo.
- E.R
- Colaborador
Pergunta isso ao pessoal do SBT no Twitter.Fly escreveu:Mas precisa de tanto sigilo? E será que avisaram os dubladores que precisava de sigilo?

Com relação a isso que você falou ("dublador sem contrato com a emissora, precisa fazer sigilo ?"), acho que não, acho que eles não tem nada que os obriguem a manter sigilo, não.
O que o pessoal do SBT deve ter ficado chateado é porque gente da emissora acha que os 2 dubladores (Tatá e Nelson) estão querendo colocar os fãs contra a emissora.