QUE BONITA VIZINHANÇA (La vecindad del Chavo)

Roberto Gómez Bolaños / Versão: Marcos Lima

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Rafinha
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: QUE BONITA VIZINHANÇA (La vecindad del Chavo)

Mensagem por Rafinha » 19 Jul 2012, 01:35

Ficou bacana, o refrão tá legal, mas a voz do Chaves ficou muito fanha. Eu tive um pouco de dificuldade pra compreender a letra em alguns versos.

Mas a iniciativa foi muito boa, o arranjo tá show. Parabéns.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

marcossl
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 21 vezes

Mensagem por marcossl » 19 Jul 2012, 09:47

Furtado escreveu:
marcossl escreveu:
Um Maluco Legal Chamado Riddle escreveu:Pretende upar a instrumental pra nós?
Não.
Por que? Compartilhar é o canal. E ninguém aqui irá fazer mal uso de sua trilha, copiar sem dar créditos.
Porque o meu objetivo foi, com muita boa vontade, compartilhar a minha versão. E o clipe está aí com tudo pronto, completinho. Agradeço os elogios ao acompanhamento! Mas ele nos deu muito trabalho para ficar tão bom e nós tivemos que ter todo esse trabalho se queríamos gravar a música. Sei que muita gente queria tê-lo só para ouvir mesmo, como as BGM's que eu adoro ouvir enquanto mexo no computador. Dá todo o clima da série. Mas estando na internet qualquer um pode pegar e usar nosso playback que é igual ao original e gravar qualquer letra em cima. Posso até imaginar uma letra detonando o Chaves ou os seus fãs no SNL do Rafinha Bastos ou no Pânico. E isso não é difícil de acontecer, não. Rafinha e Pânico fazem sátiras e paródias o tempo, não tem um pingo de respeito por ninguém, e a gente já vê que o CQC (que é muito bom!, um dos melhores programas da TV aberta!) já usa as BGM's do Chaves. Certamente baixadas por esse Fórum. Então, eu só quero preservar a integridade do meu trabalho e da obra de Chespirito. Sei que não é o caso de vocês fãs. Mas, quem quiser fazer palhaçada ou letra fraca e forçada, se quiser o acompanhamento original vai ter que fazer ou encomendar a um bom estúdio. Por favor, não me chamem de egoísta porque eu acabo de compartilhar com vocês um clipe ótimo e muito bem feito em todos os detalhes e com uma qualidade fantástica. Reconheça quem quiser. Concorde ou não quem quiser. Mas a realidade é que para um estúdio fazer um trabalho com essa qualidade, além de produzir a música com arranjos e adaptações da letra fiéis, editar um vídeo pra montar um clipe (pois fizemos também edições inéditas para o clipe), recuperar o áudio da dublagem e fazer toda a sincronia, sairia muito caro. Se não fosse nossa boa vontade de fazer e compartilhar com vocês gratuitamente, um trabalho como esse só seria possível se o SBT ou outra empresa que fosse explorar a marca CH encomendasse a um estúdio. E custaria muito dinheiro.
Mas, qualquer coisa, nós somos músicos profissionais, temos um bom estúdio e fazemos sim playbacks ("instrumentais") para qualquer música, mas pra ter essa quaidade e se a utilização puder ter projeção nacional ou utilização nas mídias não sai muito barato. Temos que valorizar nossa arte. Quem quiser, M&T Estúdios está a disposição.
João Neto (Eng. Camin) escreveu:Bom, primeiramente tenho que parabenizar pela iniciativa, pelo empenho e pelo desempenho instrumental e vocal!
São detalhes bestas, mas por exemplo, "A minha roupa pode ver". Com que olhos? A imagem do clipe ainda ajuda a compreensão, mas se tocasse no rádio, ficaria confuso.
Cacofonias e má interpretações devem ser sempre evitadas. Mas nem todas as músicas a gente consegue entender da primeira vez que ouve. Quando se ouve música com letra inédita o cérebro vai tentando construir as idéias a cada nova palavra/frase e na primeira audição pode perder algum detalhe e não juntar as informações para ter uma compreensão plena. Mas quando vamos ouvir novamente, já sabendo do que se trata e o que vem pela frente dá pra entender bem melhor. "E quem conhece o Chaves, a minha roupa pode ver que é só rememendo". Na língua portuguesa existem essas construções. A roupa não pode ver nada, realmente. Mas, se pensar direitinho dá pra entender que quem "pode ver" é "quem conhece o Chaves". Chaves está continuando o refrão dizendo que quem conhece o Chaves pode ver que a sua roupa é só remendo, ou seja a sua roupa é toda remendada e quem o conhece, pode ver isso, pode notar. Por que ninguém questiona incoerências como "Que ele é mais espaçoso que um trem" :doido: se referindo a Quico? Não entendo: as mesmas pessoas que não querem que uma palavra seja substituída nem por um sinônimo (tola/boba), mesmo sendo necessário para resolver um problema (muy: 1 sílaba. muito: 2 sílabas. Eu teria que acrescentar uma sílaba a mais, que não existe na melodia, para encaixar a sílaba que sobra, como o MAGA fez. Alterar a melodia é que seria grave) são as mesmas que aceitam qualquer absurdo na adaptação apenas para rimar. :sim: Não vou mais discutir ou justificar a letra. Sei que ela está muito boa, :B): e quem discorda ou não entende, tudo bem, tem o direito de não gostar.
Rafinha escreveu:Ficou bacana, o refrão tá legal, mas a voz do Chaves ficou muito fanha. Eu tive um pouco de dificuldade pra compreender a letra em alguns versos.

Mas a iniciativa foi muito boa, o arranjo tá show. Parabéns.
A voz fininha ou fanha eu fiz igual ao Chespirito, que no original canta assim (como se estivesse imitando a Pópis com a voz entupida :lol: :lol: ) Você já viu como é a voz do Chespirito cantando essa música em espanhol? Se ele acertou ou errou em gravar no agudo (cantando fininho) eu não vou discutir, mas na adaptação eu tinha que seguir cantando assim. Essa é uma característica muito forte da música original que eu não poderia simplesmente ignorar ou destruir. Preservei.

:joia: Obrigado a todos! Um abraço! :tchau:
Se inscreva em nosso canal no Youtube: Brasibes:[/color] https://www.youtube.com/user/Brasibes

[youtube][/youtube]
E confira em primeira mão: versões em português de músicas CH!

Giovani Chambón
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Giovani Chambón » 19 Jul 2012, 10:15

Penso que a ideia de uma musica de um seriado, não é tocar na rádio e sim ser acompanhada pelo visual mesmo.
Mais uma vez, parabéns!
Muito boa a adaptação, talento e empenho geram ótimos resultados!
:reverencia: :reverencia: :reverencia:
Imagem
Imagem

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 89 vezes
Curtiram: 1328 vezes

Mensagem por CHarritO » 19 Jul 2012, 10:35

Como falei no tópico anterior... ficou bacana o clipe realmente traduzindo, mas a voz do Chaves tá muito fina!!!
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Henrique da Silva
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 0

Mensagem por Henrique da Silva » 19 Jul 2012, 10:48

Parabéns a todos os envolvidos no projeto,ficou muito bom mesmo :joinha:

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 444 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 19 Jul 2012, 12:23

Eu acho que poderia ser assim:

Sabemos que "vecindad" não é vizinhança, e sim vila, portanto:

Que bonita esta vila

Que bonita esta vila

É a vila do Chaves

Com a sua simplicidade

Ela é linda de verdade

Eu sou o famoso Chaves

Toda a minha roupa é um autêntico remendo

E faço tremer as bases

Mas faço isso sempre sem querer querendo

REFRÃO

O bobalhão é o Quico

Que bochechão e feio é este pobre menino

E tem a mais espertinha

Que sem dúvida alguma é a tremenda Chiquinha

REFRÃO

O professor visita

A vila procurando casamento

E o Seu Madruga não evita

Os tabefes da Dona Florinda a todo momento

REFRÃO

A Pópis e o Godinez são as crianças mais bobas

E para Dona Clotilde só falta uma vassoura

O Nhonho é bem gordinho

E o seu pai, Senhor Barriga, é igualzinho

--

Eu sei que na parte da Pópis e o Godinez quebraria o ritmo, mas acho que poderia modificar um pouco o próprio nesta parte, pois o Godinez também faz parte do Chaves. :)
Editado pela última vez por Guilherme CH em 20 Jul 2012, 00:00, em um total de 1 vez.

Adolfo Custódio
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por Adolfo Custódio » 19 Jul 2012, 12:56

Na verdade a chiquinha canta o começo dessa musica, veja:

A partir dos 3:00

"Que bonita vizinhança
Que bonita vizinhança
Nesta vila ..."
"Há uma teoria que indica que sempre que qualquer um descobrir exatamente o que, para que e porque o universo está aqui, o mesmo desaparecerá e será substituído imediatamente por algo ainda mais bizarro e inexplicável... Há uma outra teoria que indica que isto já aconteceu."

"A Enciclopédia Galáctica define o amor como algo incrivelmente complicado de se explicar.
Já o Guia do Mochileiro das Galáxias define amor como: geralmente doloroso, se puder, evite-o. Mas para o azar dos terráqueos, eles nunca leram o Guia do Mochileiro das Galáxias."
O Guia do Mochileiro das Galáxias
Douglas Adams

Ecco - Kiko Botones is my life
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 71 vezes

Mensagem por Ecco - Kiko Botones is my life » 19 Jul 2012, 13:44

Muito bom, parabéns! :D
MEMBRO DO FÓRUM CHAVES
Imagem

- Moderador DDNL / Fonte dos Desejos (2010-2011)
- Moderador global (2011-2012)
- Viado (1996-2010)
- Campeão do Quiz Premiado do Fórum Chaves (2010)
- Campeão do Winner Futebol Game (2010)
- Campeão da Chapoliga (2010)
- Usuário do ano de 2010
- Campeão da Casa dos Chavesmaníacos 9 (2011)
- Campeão do Torneio GUF (2011)
- Vice-campeão do Big Chaves Brasil (2012)
- Campeão da Copa Haxball do Fórum Chaves (2012)
- Amigo do Nelson Machado

IHH!!!
Membro
Membro
Time de Futebol: CORINTHIANS
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 17 vezes

Mensagem por IHH!!! » 19 Jul 2012, 13:57

Parabéns, gostei muito, a parte instrumental ta show. :joia:
Imagem

marcossl
Membro
Membro
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 21 vezes

Mensagem por marcossl » 19 Jul 2012, 14:28

Valeu, galera!

Para quem não conhece, o original em espanhol está aí embaixo:

Se inscreva em nosso canal no Youtube: Brasibes:[/color] https://www.youtube.com/user/Brasibes

[youtube][/youtube]
E confira em primeira mão: versões em português de músicas CH!

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 5291 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 19 Jul 2012, 17:08

E continua a insistencia de "quem critica é pq não conhece o original"...

disso pra virar o Nelson Machado é 1 pulo husahuhusahuahushauhusa
Não vou mais discutir ou justificar a letra. Sei que ela está muito boa, :B): e quem discorda ou não entende, tudo bem, tem o direito de não gostar.
Bacana, exceto que não. No maximo, você pode dizer que a letra é mais fiel e que a instrumental é bacana. "Boa" foi a O Chapolin Colorado...

Lembrando que gostar nunca foi sinonimo de ser bom, ne...

Giovani Chambón
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Giovani Chambón » 19 Jul 2012, 17:35

Tem gente que ama Calypso e Odeia Deep Purple, gosto é algo muito estranho.

Enfim, reafirmo: Parabéns pelo trabalho e empenho! Photobucket
Imagem
Imagem

DNVR-Dona Neves VelhaReumatica
Membro
Membro
Time de Futebol: Fluminense
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por DNVR-Dona Neves VelhaReumatica » 19 Jul 2012, 22:59

Boa versão a do marcos, o maior merito como sempre que nao é muito dificil é corrigir o refrão. Sempre disse isso aqui, a musica original é lindissima e fala da vila do chaves ou seja descreve o seriado como um todo, ai na hora da musica tascam um caralho de "que bonita sua roupa" sem nexo. O Gastaldi foi genial na serie mas essa foi uma pisada de bola, rima a todo custo a ponto de fuder um refrão tambem nao presta.

Ainda na versão do marcos acho que teve umas passagens que ficaram estranhas como a da popis, mas como um todo a musica ficou boa ficou ruim nao.

EDIT: "Não entendo: as mesmas pessoas que não querem que uma palavra seja substituída nem por um sinônimo (tola/boba), mesmo sendo necessário para resolver um problema"

Quanto a parte do "mais espaçoso que um trem" vc tem razão, mas o tola ainda nao é necessario, era só ter posto "A Popis é uma boba"

Agora menção a versão do Chapoin.......... PQP ficou boa, se botar essa musica num arranjo bacana fica melhor que a original, mas tem que arrumar duas coisas:

1 - Ta certo Chapolin tem o Godinez que é massa, mas ele nao cabe nessa musica nao... tem que ralar peito ele mesmo.
2 - Tem que ser vassoura e nao escova pq e a vassoura que dá o ar de bruxa e nao escova ja que Bruxa nao penteia o cabelo mesmo.
Imagem

Dona Neves: Diretorio Nacional dos Veteranos em Restaurante
Dona Florinda: ou tambem, DONA - NEVES - VELHA - REUMÁTICA!

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 444 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 19 Jul 2012, 23:59

DNVR-Dona Neves VelhaReumatica escreveu:Agora menção a versão do Chapoin.......... PQP ficou boa, se botar essa musica num arranjo bacana fica melhor que a original, mas tem que arrumar duas coisas:

1 - Ta certo Chapolin tem o Godinez que é massa, mas ele nao cabe nessa musica nao... tem que ralar peito ele mesmo.
2 - Tem que ser vassoura e nao escova pq e a vassoura que dá o ar de bruxa e nao escova ja que Bruxa nao penteia o cabelo mesmo.
A do Marcos ficou muito boa mesmo! :joia:

--

1 - É, não tem jeito mesmo de encaixar o Godinez.

2 - Valeu pela correção. Eu não tinha visto que digitei "escova". :lol:

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 172 vezes
Curtiram: 403 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 20 Jul 2012, 00:44

Não vejo problema em dizer "mais espaçoso que um trem". O problema mesmo dessa adaptação da Maga é não citar Quico nem Chiquinha, mas "ele" e "ela".

Ou seja, a pessoa precisa estar assistindo o clipe para entender de quem estão falando.

Considero, sim, que mesmo num clipe a letra não deve ser refém da imagem. E a letra original de Bolaños não o é em momento algum, até porque foi composta certamente antes da coreografia do clipe.

Por isso é que mencionei o problema da parte "a minha roupa pode ver que é só remendo", versão M&T Estudios. No clipe, o Chaves puxa a camisa e facilita a compreensão, mas uma letra fica melhor quando é independente da imagem.

Imaginem uma letra genérica assim:

"Esse aqui visita
Essa senhora procurando casamento
E esse outro não evita
De levar isso aí a todo momento"

Trancado