SBT ainda possui os direitos de Clube do Chaves

Fato confirmado por @exxxavier

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Seu Moncho
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: SBT ainda possui os direitos de Clube do Chaves

Mensagem por Seu Moncho » 06 Fev 2012, 12:09

Tem coisas que não dá pra entender.

O Godinez era super engraçado (dito até por fãs "comuns", que assistem o programa ocasionalmente), burro e tal, tinha um "perfil parecido" com o do Quico. Aí o Vilagrán sai...e o Chespirito prefere mudar o perfil de um personagem, o Nhonho (que até 78 era uma coisa, o aluno esperto, inteligente, e em 79 vira o "novo Quico") em vez de usar mais o Godinez...

Tá bom, ele pode ter tido as razões dele. Mas que não dá pra entender, não dá.

Já a Pópis é mais óbvio, né...Florinda Meza estava dando cada vez mais pitacos na série e provavelmente queria mais espaço, não me admira a personagem ter ganho tanto destaque de uma hora para outra.

O Jaiminho em 79 era bom, tipo, tinha sua graça...e a Dona Neves também, embora eu ache que não ficaria mal se, em vez do pai, a Chiquinha passasse a morar com um tio, alguém que de fato pudesse substituir Ramon Valdez (nunca à altura, é claro).

E acho que transformar o Jaiminho em novo Seu Madruga deixou as coisas ainda piores nos anos 80. Gosto dos quadros de Chespirito, mas não do Chaves dos anos 80. Parece um monte de remakes forçados e a gente nota claramente que falta alguma coisa.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2045 vezes
Curtiram: 4423 vezes

Mensagem por Barbano » 06 Fev 2012, 12:14

MatheusRolimChespirito escreveu:O motivo deles terem os direitos é muito simples: não deixar os concorrentes conseguirem.
Exatamente.

O sbt nunca vai abrir mão do Programa Chespirito. Chaves é a cara do sbt, não vão querer de forma alguma ver episódios com ele sendo exibidos em outra emissora, mesmo que dos anos 90.

Isso já ocorreu na época da CNT/Gazeta, mas hoje não tem mais espaço para isso.
lelzinholima escreveu:O que tem demais ele substituir o Ramon e o Vialgran?
Iam ficar só com Chaves, Chiquinha, Dona Florinda, Dona Clotilde, Seu Barriga e Professor Jirafales?
A Dona Florinda ia esquecer que tinha uma sobrinha chamada Pópis, o Seu Barriga ia esquecer que tinha um filho chamado Nhonho!
Não, mas cada personagem deveria ter suas características próprias, e não herdadas de personagens que saíram. O "Seu Jaime" dos anos 80 é ridículo... O Jaiminho de 79 sim é bacana.
lelzinholima escreveu:A Dona Neves ia ser sapateira, ia ser pintora, carpinteira, ia ensinar o chaves lutar boxe...
É isso que vocês queriam pros anos 80s?
Pois é, e teve sim quase tudo isso que você falou.

Não, o que queríamos era tais personagens com suas próprias caracterísiticas, e roteiros INÉDITOS. Seu Madruga sapateiro, pintor, carpinteiro e boxeador já teve várias versões, não tinha a menor necessidade de ter remake disso nos anos 80, ainda mais sem o ator.

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6155 vezes
Curtiram: 3628 vezes

Mensagem por E.R » 06 Fev 2012, 13:53

Alguém lembra dos números no ibope do Programa Chespirito na época que passava na CNT ?
Imagem
Imagem
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 06 Fev 2012, 14:03

Você lembra quando estreou?

Não sei se ainda está disponível, mas até um tempo atrás dava para buscar no acervo da Folha os dados do TV Folha com as audiências (o caderno circulava aos domingos). Nele vinha o Top 5 de cada emissora...

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2913 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 06 Fev 2012, 14:46

Resolvi pesquisar seguindo essa dica...

Na semana de 6 a 12 de julho, deu 3 pontos (segunda maior audiência). Nas semanas seguintes, deu 2 pontos (quinta maior audiência).
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Giovani Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Giovani Chambón » 06 Fev 2012, 15:57

Seu Moncho escreveu:Tem coisas que não dá pra entender.

O Godinez era super engraçado (dito até por fãs "comuns", que assistem o programa ocasionalmente), burro e tal, tinha um "perfil parecido" com o do Quico. Aí o Vilagrán sai...e o Chespirito prefere mudar o perfil de um personagem, o Nhonho (que até 78 era uma coisa, o aluno esperto, inteligente, e em 79 vira o "novo Quico") em vez de usar mais o Godinez...

Tá bom, ele pode ter tido as razões dele. Mas que não dá pra entender, não dá.

Já a Pópis é mais óbvio, né...Florinda Meza estava dando cada vez mais pitacos na série e provavelmente queria mais espaço, não me admira a personagem ter ganho tanto destaque de uma hora para outra.

O Jaiminho em 79 era bom, tipo, tinha sua graça...e a Dona Neves também, embora eu ache que não ficaria mal se, em vez do pai, a Chiquinha passasse a morar com um tio, alguém que de fato pudesse substituir Ramon Valdez (nunca à altura, é claro).

E acho que transformar o Jaiminho em novo Seu Madruga deixou as coisas ainda piores nos anos 80. Gosto dos quadros de Chespirito, mas não do Chaves dos anos 80. Parece um monte de remakes forçados e a gente nota claramente que falta alguma coisa.

Sempre tive esse raciocínio sobre o Godinez! kkk
Agora a coisa mais 'barra forçada' com certeza foi a mudança brusca de papel do jaiminho!
Como o carteiro preguiçoso tava legal! pq do nada ele virou o segundo seu madruga? triste.
Imagem
Imagem

Bgs
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 116 vezes
Curtiram: 451 vezes

Mensagem por Bgs » 06 Fev 2012, 16:53

Jaiminho não foi um substituto do seu Madruga em 79...

Chaves nunca foi destaque dos anos 80, talvez Chespirito fizesse apenas por obrigação, sabe? Não era prioridade.

Chespirito velho, sem agilidade é blá blá blá.

As histórias dos anos 80/90 são bem legais, superiores a Chaves e Chapolin. A dublagem Gota Mágica, na minha opinião, é tanto quanto, talvez superior, a dublagem MAGA.

Talvez não tenha emplacado devido a dublagem "estranha" e personagens diferentes, já que o povo aqui (brasileiro, em geral) só gosta de Chaves.

Mas só contestem se tiverem realmente assistido.

E eu já disse isso bilhões de vezes. :[
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 06 Fev 2012, 17:01

Ótimo, então eu posso contestar a vontade, pois já vi quase tudo o que foi dublado pela Gota Mágica. E na minha opinião a dublagem da Gota não é ruim, é bem melhor que BKS, Gábia e outras tranqueiras. No entanto, a dublagem Gota Mágica no quadro Chaves realmente não agrada, e não considero que seja apenas questão de costume. Em alguns poucos episódios (os primeiros dublados, aparentemente) o resultado até que é satisfatório, mas depois a coisa desandou. As vozes do Cassiano, Jorge Alex e Leitão realmente não casaram com os personagens Chaves, Jaiminho e Nhonho.

E você tem razão, eu também tenho a sensação que só faziam Chaves por "obrigação" mesmo, porque atrai audiência, mas só com roteiros reciclados e em grande parte forçados. Outros quadros eram bem melhores na época...

Beterraba
Membro
Membro
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Mensagem por Beterraba » 06 Fev 2012, 17:10

Fabão escreveu:Ótimo, então eu posso contestar a vontade, pois já vi quase tudo o que foi dublado pela Gota Mágica. E na minha opinião a dublagem da Gota não é ruim, é bem melhor que BKS, Gábia e outras tranqueiras. No entanto, a dublagem Gota Mágica no quadro Chaves realmente não agrada, e não considero que seja apenas questão de costume. Em alguns poucos episódios (os primeiros dublados, aparentemente) o resultado até que é satisfatório, mas depois a coisa desandou. As vozes do Cassiano, Jorge Alex e Leitão realmente não casaram com os personagens Chaves, Jaiminho e Nhonho.

E você tem razão, eu também tenho a sensação que só faziam Chaves por "obrigação" mesmo, porque atrai audiência, mas só com roteiros reciclados e em grande parte forçados. Outros quadros eram bem melhores na época...
relamente até Chapolin estava muito melhor que Chaves, mesmo com a pouca agilidade dos atores .
Usuário do Mês de Março de 2018

Giovani Chambón
Membro
Membro

Mensagem por Giovani Chambón » 06 Fev 2012, 17:11

Borges escreveu:Jaiminho não foi um substituto do seu Madruga em 79...

Chaves nunca foi destaque dos anos 80, talvez Chespirito fizesse apenas por obrigação, sabe? Não era prioridade.

Chespirito velho, sem agilidade é blá blá blá.

As histórias dos anos 80/90 são bem legais, superiores a Chaves e Chapolin. A dublagem Gota Mágica, na minha opinião, é tanto quanto, talvez superior, a dublagem MAGA.

Talvez não tenha emplacado devido a dublagem "estranha" e personagens diferentes, já que o povo aqui (brasileiro, em geral) só gosta de Chaves.

Mas só contestem se tiverem realmente assistido.

E eu já disse isso bilhões de vezes. :[

Em 79 não! e era muito legal! é isso que estamos dizendo, em 79 ele era apensas - Jaiminho, o carteiro - com suas próprias características.
O ruim foi quando, no andar dos anos 80, ele mudou-se pra vila e acabou ocupando o lugar do seu madruga, inclusive, tendo feitos remakes ÓBVIOS como 'Jaiminho sapateiro', essa é a parte ruim, em 79 como afirmei, tanto jaiminho quanto a dona neves eram legais.
E sobre as dublagens, eu particularmente, não gosto da Gota Mágica, no CHAVES.
E eu sim, só falo do que realmente assisti, não gosto de pré-conceito ashuhasas
Abraço ^^

Ah, esqueci de dizer que concordo com a parte da 'obrigação' em gravar chaves rs
Imagem
Imagem

Bgs
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 116 vezes
Curtiram: 451 vezes

Mensagem por Bgs » 06 Fev 2012, 17:21

Fabão escreveu:Ótimo, então eu posso contestar a vontade, pois já vi quase tudo o que foi dublado pela Gota Mágica. E na minha opinião a dublagem da Gota não é ruim, é bem melhor que BKS, Gábia e outras tranqueiras. No entanto, a dublagem Gota Mágica no quadro Chaves realmente não agrada, e não considero que seja apenas questão de costume. Em alguns poucos episódios (os primeiros dublados, aparentemente) o resultado até que é satisfatório, mas depois a coisa desandou. As vozes do Cassiano, Jorge Alex e Leitão realmente não casaram com os personagens Chaves, Jaiminho e Nhonho.
Sim, tanto a dublagem de Chaves quanto de Chapolin, não me agradaram também.
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

JVCH
Membro
Membro
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 7 vezes

Mensagem por JVCH » 06 Fev 2012, 19:18

o jaiminho de 79 é magnífico, de 90 pra frente é uma droga ... ach q de 90 pra frente ach q so tem remake

=========================================================================

e lá tem: "@ChiquinhaDo72 sim, já cogitaram voltar com Chespirito, mas nas madrugadas, como já houve antes..."
Criador do CentroCH

DNVR-Dona Neves VelhaReumatica
Membro
Membro
Time de Futebol: Fluminense
Curtiram: 1 vez

Mensagem por DNVR-Dona Neves VelhaReumatica » 06 Fev 2012, 21:45

Agora que foi falado tambem acho que seria uma otima ideia dar mais destaque ao Godinez ao inves de mudar a personalidade do Nhonho. Seria um elemento a mais na hora de tentar fazer um roteiro original ao invés de trocar peças. Tambem nao me conformo muito com os remakes do Jaiminho, muito desnecessario. Podiam explorar mais a Dona Neves (não sendo sapateira, boxeadora obvio), é mto legal os episodios que a Dona Neves sacaneia a Dona Florinda e/ou a Bruxa do 71.
Imagem

Dona Neves: Diretorio Nacional dos Veteranos em Restaurante
Dona Florinda: ou tambem, DONA - NEVES - VELHA - REUMÁTICA!

Flyer Guy
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Flyer Guy » 06 Fev 2012, 22:19

Já eu acho que não é só personagens ou remakes. Problema maior é mais teórico. Criação humorística tem sua teoria, mas pode dar certo ou errado.
Chaves clássico tinha dado certo com uma formação que dava muitas possibilidades. Chaves, Seu Madruga, Chiquinha e Quico tinham características para serem recombinadas de muitas formas diferentes que davam certo. Mesmo o período sem a Chiquinha perdia um pouco em possibilidades, mas como ainda tinha muito a ser explorado, não se sente tanto a sua falta. E tinha um apoio da Dona Florinda, Prof. Jirafales, Dona Clotilde e Seu Barriga principalmente que complementava bem quando a história precisava de uma ou outra característica. E na prática a teoria do seriado deu certo.
Problema é que dos quatro personagens que abriam o leque de possibilidades, perdendo dois era preciso reconstruir a base e reinventar o seriado para ele continuar. E nesse ponto, em 79, eu acredito que o Chespirito fracassou.
Primeiro problema é justamente a Florinda. A Dona Florinda sempre teve um papel mais antagonista. Fora exceções, ela se destacava como a mãe chata do Quico, a mulher que menosprezava os vizinhos. Ao tentar mudar o "alinhamento" dela para uma protagonista rabugenta, ela por um lado perdeu a efetividade cômica de antes, e não conseguia dar o suporte para que o Chaves aprontar. Pelo contrário, ela introduziu ele ao mundo do trabalho! Então ele não aprontava na escala de antes por que tinha de trabalhar, mas também porque não tinha muito o que aprontar.
O que leva ao ponto dois: o Quico fez MUITA falta. Com o Quico presente, o Chaves era um menino. Ele tinha uma relação de cumplicidade típica entre meninos de 8-9 anos. Ele tinha um melhor amigo com quem jogava bola, brigava, fazia as pazes. Com a Chiquinha era uma relação menino-menina, uma relação de amizade mais pura. Ela não tinha como fazer o contraponto que o Quico fazia por que não tinha os mesmos objetivos que o Chaves, como o Quico tinha, mas complementares a eles. Nesse ponto a tentativa foi usar o Nhonho, mas até pelas características da interpretação do Edgar, esse contraponto não deu tão certo. Mesmo no pós-78 ele tinha características muito altivas, imponentes para fazer o outro lado da moeda do garoto simples e pobre cuja sinceridade é tão crua. O Nhonho tinha um ar de cinismo emanando dele que o distanciava do Chaves.
E a consequência da falta do Quico é brutal. Mais que o Seu Madruga, mais que qualquer outra coisa, sem o Quico o Chaves envelhece. Sem seu contra-ponto ele não é mais um garoto de 8 anos, ele é um pequeno adulto. Até nos trejeitos isso transparece. Ele pega um engradado, joga uma tábua em cima, algo que seria um exemplo da peraltice dele. Mas na solidão com que ele faz isso, no espaço vazio de não ter o melhor amigo para se sentar na outra ponta da gangorra, de repente ele é um adulto lamentando que cresceu... De repente ele está no mesmo ponto que o personagem do Richard Dreyfus no final de Conta Comigo. Chaves nunca mais teria um amigo como o de quando ele tinha 8 anos...
Terceiro ponto é a Dona Neves. A roupa dos primeiros episódios dela como moradora na vila já deixa claro: ela é a Chiquinha mais velha. O papel dela era tentar construir uma base mais jovem dentre os adultos. Sem o Seu Madruga, o núcleo adulto também envelhecia bastante. Dona Florinda, agora protagonista, era muito séria. O mesmo se pode dizer do Prof. Jirafales, Dona Clotilde e Seu Barriga. Se as crianças envelheciam, uma possibilidade de rejuvenescer era deixar os adultos mais jovens. Alias, foi o ponto todo dos episódios do parque de diversões. Infelizmente isso também não funcionou pelo simples motivo de que a Dona Neves era a Chiquinha. Existia uma sobreposição tamanha entre os dois personagens que é difícil citar qual episódio a existência dos dois é necessária. A regra é que apenas um dos dois poderia atuar o papel dos dois em um determinado episódio.
O Jaiminho em 79 é, na verdade, uma casualidade. Na verdade não teria nada de errado com ele. Mas com um ambiente cujo problema maior é o declínio da jovialidade e o envelhecimento, introduzir um personagem de cabelos brancos e como característica principal sua pouca vitalidade agravou os problemas de ritmo dos episódios. Só parar e pensar: quantas vezes você se lembra do chaves empurrando ou dando uma vassourada no Jaiminho? E quantas vezes se lembra do Chaves parado, imóvel, conversando calmamente com ele?

Claro, é fácil analisar depois que aconteceu. Tenho certeza que no papel parecia que reconstruir o seriado da forma que foi feito seria uma boa ideia. Infelizmente não deu certo. Na verdade, olhando bem pra 1979, não me surpreende em nada que o programa Chespirito renasceu em 1980...

Sobre o Godinez, eu tenho a impressão vendo pela interpretação do Horário Gomez, tanto como Godinez como no Chapolin, que ele não se considerava um ator tanto assim. Não duvido que ele negasse ter um papel de mais destaque na série...
Esses usuários curtiram o post de Flyer Guy (total: 1):
Scopel

Giovani Chambón
Membro
Membro

Mensagem por Giovani Chambón » 06 Fev 2012, 22:25

Adorei sua análise, tem um ponto de vista muito bem desenvolvido e com argumentos concisos e coesos.
E sobre o Horácio Gomez, não lembro onde eu li, que Chespirito insistia para que o mesmo atuasse, ele próprio ( Horácio ) não se via como um ator.
Imagem
Imagem

Trancado