Dr. Chapatin, um personagem subestimado?

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
ElChanfle2
Banido
Banido
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Dr. Chapatin, um personagem subestimado?

Mensagem por ElChanfle2 » 02 Jul 2012, 18:35

Eu discordo veementemente de que Chompiras no hotel tenha um ritmo lento e arrastado, com cenas para encher linguiça. Muito pelo contrário. Na maioria esmagadora dos episódios, é tudo muito dinâmico, tanto que pelo menos pra mim o tempo passa voando, nem parece que são 40 minutos. Insisto que se você procurar assistir mais episódios mudará essa concepção.

Acho que Chapatin e Chaparrón não possuem roteiros mais elaborados do que Chompiras em sentido algum, dizer isso é praticamente uma heresia. E na minha opinião Chespirito não havia esgotado seu estoque de genialidade nessa época de maneira alguma, muito pelo contrário: Foi aí que ele reforçou, como se isso ainda fosse necessário, ser muito merecedor de seu apelido, ao mostrar uma faceta igualmente genial e até então desconhecida, ao escrever histórias com roteiros muito bem elaborados, com um estilo diferente de tudo que já havia feito até então, envolvendo não só comédia como ação, suspense, aventura, etc...

E até onde eu saiba, ele escreveu todos esses brilhantes episódios do Chompiras "sozinho, sozinho, sem a ajuda de ninguém".

Giovani Chambón
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Giovani Chambón » 02 Jul 2012, 18:51

Photobucket

Parabéns ElChanfle2, acaba de expressar o que estava entalado na minha garganta ( ou dedos ) ;D
Imagem
Imagem

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 02 Jul 2012, 19:13

ElChanfle2 escreveu:Eu discordo veementemente de que Chompiras no hotel tenha um ritmo lento e arrastado, com cenas para encher linguiça. Muito pelo contrário. Na maioria esmagadora dos episódios, é tudo muito dinâmico, tanto que pelo menos pra mim o tempo passa voando, nem parece que são 40 minutos. Insisto que se você procurar assistir mais episódios mudará essa concepção.

Acho que Chapatin e Chaparrón não possuem roteiros mais elaborados do que Chompiras em sentido algum, dizer isso é praticamente uma heresia. E na minha opinião Chespirito não havia esgotado seu estoque de genialidade nessa época de maneira alguma, muito pelo contrário: Foi aí que ele reforçou, como se isso ainda fosse necessário, ser muito merecedor de seu apelido, ao mostrar uma faceta igualmente genial e até então desconhecida, ao escrever histórias com roteiros muito bem elaborados, com um estilo diferente de tudo que já havia feito até então, envolvendo não só comédia como ação, suspense, aventura, etc...

E até onde eu saiba, ele escreveu todos esses brilhantes episódios do Chompiras "sozinho, sozinho, sem a ajuda de ninguém"
.
Versatilidade nem sempre é uma virtude. E a propósito de aves anseriformes, o pato anda, nada e voa, mas não se destaca em nenhum dos três.

É fato que Dr. Chapatin e Chaparrón não são associados a drama, suspense, aventura, ação... Mas são extermamente competentes no propósito deles, que é humor.

Essa mistura de emoções e gêneros de TV não é inovadora ou genial em si. Qualquer novela mexicana traz isso: 'Carrossel", "Cainha de Anjo", "Maria do Bairro" e etc.

Mas gostaria muito de mudar de opinião sobre a qualidade de Chómpiras regenerado. Sexta-feira passada tive a paciência de assistir mais um episódio de 40 minutos, "Chimultrófia perde a memória", e não vejo nada ali que faça os roteiristas das comédias-novela da Globo ficarem devendo.

Teria alguma sugestão de episódio? Vou tentar assistir agora mais uma saga de 80 min, "Acidente de Aluguel".

ElChanfle2
Banido
Banido

Mensagem por ElChanfle2 » 02 Jul 2012, 20:11

Sim, eu conheço muita gente que se mete a fazer de tudo um pouco e não é bom mesmo em nada, o que não é o caso do Bolaños. Na minha opinião, ele sim tem a versatilidade como uma de suas virtudes. Nem todo mundo que se propõe a escrever histórias com estilos tão diferentes obtém êxito, mas ele dá muito bem conta do recado. Na fase de reformulação do Chompiras, o quadro também cumpriu magistralmente sua proposta de abordar outros temas, assim como Chaparrón e Chapatin, como você mesmo disse, cumpriram sua "missão" de fazer humor.

Ah, e claro, tenho muitíssimas sugestões de episódios. Curiosamente, os episódios que você disse ter visto ( a saga do enforcamento do Chaveco, A perda de memória da Chimoltrúifa e Acidente de Aluguel) são, na minha opinião, bem fraquinhos perto dos outros que me fizeram gostar tanto da série como eu gosto de Chaves e Chapolin clássicos. Fiz uma pequena seleção (ok, acho que exagerei) de meus episódios preferidos, sendo que muitos outros ficaram de fora. Se você curtir, depois te indico mais :joinha:

Giovani Chambón escreveu:Photobucket

Parabéns ElChanfle2, acaba de expressar o que estava entalado na minha garganta ( ou dedos ) ;D

Hahaha, valeu! Por várias vezes você também expressou exatamente aquilo que eu queria dizer :joia:
Editado pela última vez por Gol D Roger em 02 Jul 2012, 20:57, em um total de 1 vez.
Razão: Quando quiser acrescentar algo a postagem, use o botão EDITAR.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 02 Jul 2012, 21:55

ElChanfle2 escreveu:Fiz uma pequena seleção (ok, acho que exagerei) de meus episódios preferidos, sendo que muitos outros ficaram de fora. Se você curtir, depois te indico mais :joinha:

Olha, ElChanfle, o primeiro da lista é realmente um bom episódio! "Hum, esse Pão tá Joinha!" mostra a versatilidade de maneira positiva, devido às cenas de suspense.

Foi bem executado: o ritmo não é arrastado, nenhuma cena é cansativa, há muitas piadas boas, e temos uma excelente atuação de Raul Padilla "Chóforo" como o médico bêbado, além de uma ótima dublagem da Gota Mágica nesse caso. São 40 minutos que passam rápido.

A forma como é contado o assalto, com detalhes aparecendo aos poucos, é semelhante ao "O Julgamento do Chaves" e "Atentado ao Pudor (com Dona Cotinha)". É um ótimo recurso, muito interessante, quase literário.

Porém, ainda não vejo genialidade no roteiro propriamente dito. A trama é previsível, todos imaginam o desenrolar da história, não há surpresas nem elementos criativos. Uma coisa que tenho notado é que a cenografia de Los Caquitos Regenerados é só decoração mesmo, não é parte do roteiro como em Chapolin, por exemplo.

Vejo o suspense e o bom ritmo, nesse caso, como méritos da direção, não do roteiro em si. Por sua vez, o roteiro tem como mérito as numerosas piadas (geralmente insultos) e o proveito da situação de regenerados. Neste episódio, sim, era necessário que Chómpiras e Botijão fossem ex-ladrões.

E por sinal, a cena final é bem fraquinha.

ElChanfle2
Banido
Banido

Mensagem por ElChanfle2 » 03 Jul 2012, 18:11

Hum, pelo menos evoluimos um pouco! Que bom que você está, mesmo que de mansinho, começando a mudar de opinião em relação ao Chompiras regenerado. Acho que não tenho o mesmo olhar crítico que você em relação aos episódios. É claro que a direção tem mérito sobre o bom andamento da história, mas ainda acho que o maior responsável pelo bom ritmo é o roteiro mesmo.

Também não vi previsibilidade, pelo menos não nesse episódio em particular. É claro que eu imaginava que não aconteceria nada com o Chompiras e a Chimoltrúfia, mas não acho que isso torne o episódio previsível. Quem sabe se você continuar assistindo mais episódios vai mudando cada vez mais de opinião?

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 03 Jul 2012, 18:27

Os episódios podem ser a maravilha que for, o conceito continua sendo uma bosta.

A frase acima se aplica tambem ao Desenho do Chaves.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 03 Jul 2012, 21:20

ElChanfle2 escreveu:Hum, pelo menos evoluimos um pouco! Que bom que você está, mesmo que de mansinho, começando a mudar de opinião em relação ao Chompiras regenerado. Acho que não tenho o mesmo olhar crítico que você em relação aos episódios. É claro que a direção tem mérito sobre o bom andamento da história, mas ainda acho que o maior responsável pelo bom ritmo é o roteiro mesmo.

Também não vi previsibilidade, pelo menos não nesse episódio em particular. É claro que eu imaginava que não aconteceria nada com o Chompiras e a Chimoltrúfia, mas não acho que isso torne o episódio previsível. Quem sabe se você continuar assistindo mais episódios vai mudando cada vez mais de opinião?
A evolução, até agora, foi sair do status de tortura para algo leve de se assistir. Mas genialidade passa bem longe, infelizmente.

É um trabalho corriqueiro, mas com a "grife Chespirito".
Um Maluco Legal Chamado Riddle escreveu:Os episódios podem ser a maravilha que for, o conceito continua sendo uma bosta.

A frase acima se aplica tambem ao Desenho do Chaves.
Com certeza! A regeneração pouco faz sentido nos episódios. Seria totalmente dispensável na imensa maioria das cenas. Além disso, muitas vezes soa forçado. O ideal seria criar novos personagens mesmo.

Pelo menos em "Humm... Esse Pão tá Joinha", algumas cenas faziam uso do passado "negro" (sem racismo), como a cena dos ex-colegas de trabalho, e da relação entre Chimoltrúfia levar um pão sem pagar e ser mulher de Botijão.

Sobre o desenho, é lastimável essa tentativa de realidade fantástica. Não deve demorar muito para Chaves soltar um Kame Hame Ha.

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1427 vezes

Mensagem por Quase Seca » 03 Jul 2012, 21:52

João Neto (Eng. Camin) escreveu: Sobre o desenho, é lastimável essa tentativa de realidade fantástica. Não deve demorar muito para Chaves soltar um Kame Hame Ha.
:garg: :garg: :risos:
Imagem

ElChanfle2
Banido
Banido

Mensagem por ElChanfle2 » 04 Jul 2012, 00:44

Opinião é algo pessoal e intransferível, né? Eu já acho que dizer que assistir aos episódios se equipara a uma tortura é um exagero sem tamanho, mas fazer o quê, gosto é gosto. E continuo achando que Chespirito mostrou-se mais genial do que nunca nessa nova fase, ao não só reinventar como também conduzir magistralmente os episódios com o Chompiras regenerado.

Acho inútil continuar essa discussão, eu já expus meu ponto de vista, vocês já deram a opinião de vocês e não chegamos a um consenso. Cheguei até mesmo a indicar alguns dos episódios que eu usava para embasar meus argumentos, mas parece que não foi o bastante. Até aí tudo bem, volto a dizer que gosto é algo pessoal e intransferível. Se mesmo após assistir a alguns (poucos) episódios a opinião continua a mesma, ok, é uma questão de gosto. Você viu e tem conhecimento de causa para dizer que não gostou.

Agora, falar que a regeneração pouco fazia sentido nos episódios foi um equivoco tão grande quanto dizer que Chompiras era uma série que se resumia a gritaria e barracos de família. Quase infartei ao ler isso há algumas páginas atrás. Contra fatos, não há argumentos. Vocês podem até dizer que não gostam do Chompiras nessa fase ( Desde que, é claro, tenham base para dizer isso). Mas com as declarações que mencionei acima, vocês só mostraram que viram pouquíssimos (ou então nenhum) episódios dessa fase.

Para dizer que simplesmente não gosta, assistir a uns 3 episódios não deixa de servir como base, embora eu ache que fundamental mesmo seria assistir a uma quantidade razoável de episódios. Mas fazer isso é um sacrifício, quase uma tortura.

Entretanto, o mesmo não se aplica em relação as outras declarações. Para dizer que Chompiras é um seriado que se resume a barracos e confusões ( apesar de eu achar que já se deram conta de que essa declaração foi uma tremenda baboseira) ou que a regeneração foi algo completamente sem sentido, aí sim é necessário assistir a uma quantidade razoável de episódios. Tenho certeza que após encararem a tortura vocês irão ver que se equivocaram bastante, até mesmo porquê, volto a dizer, isso não é uma questão de opinião: È um fato ( que a regeneração foi completamente necessária e que fez todo o sentido sim, e que em hipótese alguma Chompiras era um seriado que se baseava em gritarias e barracos).

Porém, se for um sacrifício muito grande ter que assistir a mais episódios, sugiro que vocês não digam nada sem terem conhecimento de causa, o que já foi muito feito aqui nesse tópico. Só digam alguma coisa quando tiverem base para isso. :joinha:

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 04 Jul 2012, 00:57

Não querendo atravessar a discussão, mas já atravessando.
As críticas que estão fazendo aqui em relação à nova fase da série são completamente direcionadas a algumas descaracterizações, é isso?
Tirando isso, quais seriam as outras críticas?

Do pouco que vi da nova fase da série (já não me lembro mais dos detalhes, pois já faz muito tempo que vi), achava uma série de grande qualidade.
As críticas das descaracterizações são extremamente válidas, mas considero equivocado julgar toda uma série baseando-se apenas em conceitos iniciais.
Já vi muita obra boa que considerava ruim por impressões iniciais, mas que vendo melhor, mudei de opinião.

Ainda não assisti à nova fase da série com calma. Pretendo fazer isso quando tiver mais tempo.
Tomara que eu me surpreenda positivamente.

EDIT: Corrigi alguns erros de português.
Editado pela última vez por Arkantos em 06 Nov 2012, 02:47, em um total de 1 vez.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2172 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 04 Jul 2012, 09:23

ElChanfle2 escreveu:Agora, falar que a regeneração pouco fazia sentido nos episódios foi um equivoco tão grande quanto dizer que Chompiras era uma série que se resumia a gritaria e barracos de família. Quase infartei ao ler isso há algumas páginas atrás.
Eu concordo em partes com eles. Eu achei uma boa a regeneração, por abrir muitas possibilidades de novos roteiros e situações. No entanto, há sim roteiros em que essa condição é dispensável. Até porque uma boa parte dos episódios pós regeneração são remakes dos episódios pré regeneração, inclusive alguns longos, como o do Chamóis.

Pelo menos foram eliminados aqueles roteiros já repetidos bastante desde a década de 70, como ladrão que rouba ladrão, assaltando a casa da velha, etc. Se olharem a temporada de 80, por exemplo, vão ver que a grande maioria dos quadros de Los Caquitos são remakes desses esquetes.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 04 Jul 2012, 14:02

Outro exemplo de roteiro longo que não requisita regeneração é aquele mesmo "Problemas do Coração e Muita Confusão"... só ficaria sobrando a piada do "eu não sou nenhum perdido"(que mesmo regenerado fica sobrando, não chega nem a ser piada, creio eu...)

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2172 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 04 Jul 2012, 14:11

Depende.

Seria meio estranho dois ladrões terem laços de amizade com um sargento e um delegado, né? Tem muitos episódios em que isso não encaixaria, como aquele em que cuidam da neta do delegado.

Tá, pensando bem, levando em conta o que acontece na vida real, amizade entre polícia e bandidos seria bem comum. :P

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 04 Jul 2012, 14:25

Mas mesmo na época "Caquitos", o Chompiras e o Sargento tinham uma amizade leve (do tipo "não cometa nada que tu n vai preso não"), talvez uma amizade suficiente pra um pedir conselhos amorosos ao outro :P

Trancado