Fabão escreveu:
Hum... Vamos a alguns pontos:
. Pelo script, o episódio tem Chiquinha. Portanto, é a versão de
1978. Foi dublado em
1987, ou seja, é do famoso lote de
88 (que estreou em 88, mas foi dublado em 87). Isso desmente dubladores que falavam que todos os episódios tinham sido dublados entre 84 e 86.
. Reparem num detalhe curioso, no rodapé da página: "Episódio semelhante à segunda estória do show nº
30". Conclusão:
a Maga já sabia que tal episódio era remake da versão de 74. E, na lista do Chespirito Web, "Cyrano de Bergerac / Ama o Teu Inimigo" compoem o episódio
31 da lista de exibição. Essa diferença de 1 episódio pode ter se dado por alguma inversão na lista do Chespirito Web...
. Isso quer dizer que a versão de 1974 realmente estreou em 1984, ou seja, deve ter sido exibida muitas vezes, apesar de não termos nenhuma gravação realmente completa do episódio e do esquete.
Essa observação é muito reveladora, dá a entender que a Maga tinha exata noção de tudo o que tinha sido dublado, o fato de citar nº30 comprova isso. Ou seja, essa história de existerem três dublagens para 'O Belo Adormecido' fica ainda mais intrigante, acaba parecendo que sabiam que estavam redublando a mesma coisa mais de uma vez e faziam de conta que não percebiam, será que só para receber mais de uma vez pela mesma coisa?
E dá a entender que o SBT também não é tão desleixado quando parece, pois quando passaram a exibir episódios inéditos, desta última vez, quando teria um episódio comum do Chapolin com esquete do Cristovão Colombo (esquete inédito, episódio comum, não lembro qual), substituíram direto pelo episódio do Colombo inteiro.
A mesma coisa aconteceu alguns anos após excluírem a primeira versão do Simpato Yamasaki. Como o SBT na década de 90 seguia sempre uma ordem para Chapolin, o episódio do medidor de luz era exibido duas vezes (no lugar da 1ª, no meio do lote de 84, e depois na posição em em que estreou no lote de 90) - lembro que uma vez percebi isso, lá por 97, mais ou menos, acho q era um dos últimos do lote de 90, daí recomeçaram o lote antigo e logo passou o medidor de novo.