Edgar Vivar (Seu Barriga) incentiva a prevenção à obesidade

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Edgar Vivar (Seu Barriga) incentiva a prevenção à obesidade

Mensagem por Antonio Felipe » 01 Out 2012, 20:28

EL UNIVERSAL

Imagem

O ator mexicano Edgar Vivar, que por muitos anos sofreu devido à obesidade, incentiva a sociedade a se alimentar de forma saudável para evitar excesso de peso e, assim, prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

Durante o lançamento de "O problema da obesidade no México (Diagnóstico e ações regulatórias para combatê-lo)", falou que de maneira lamentável neste país, todo mundo está relacionado com uma pessoa obesa.

"Muito raramente paramos para pensar sobre o custo econômico para a sociedade que implica uma pessoa gorda e temos que estar cientes disso.

"Eu era obeso desde a infância, e não apenas com sobrepeso. Custava-me muito trabalho comprar roupa, pois a dos gordinhos é sempre mais cara. Também me custou alimentar o meu corpo, porque era maior e precisava de mais calorias e comia mais", disse ele.

A Associação Nacional de Atores ( ANDA ), disse, pagou muito de dinheiro em sua recuperação.

"Porque eu tinha duas tromboembolias pulmonares e fiquei por quatro meses em tratamento intensivo, além de que durante quatro anos eu usei um tanque de oxigênio", expressou.

Vivar disse que a prevenção é mais fácil do que a cura, mas muitas das ações têm sido em vão, pois a cooperação para alcançá-lo deve ser integral entre as autoridades e a sociedade civil.

"Nem tudo o que se leva para a boca é saudável, mas você pode escolher. A mim não ensinaram isso porque meus pais não tinham essa cultura de alimentação saudável. Por isso temos que ser responsáveis ​​para passar esta informação para aqueles que a necessitem.

"Os produtos ricos em sódio são saborosos, mas não há um benefício. Quando deixei a escola vendiam uns chicharrones de farinha enormes e eu os comprava quando em vez disso eu poderia comer um brócolis com muito limão", apontou.

O artista, que interpretou personagens como "Sr. Barriga", "Nhonho" e "Botijão", entre outros, convidou as pessoas a dar atenção à sua dieta.

"Perceber as alternativas, e espalhar a palavra para que todos possam conhecer e incentivá-los a provar. Nossa cultura gastronômica é muito saborosa, mas não é a mais saudável do mundo. Milagres existem e eu sou um desses, hoje eu sou um tipo mais saudável ", disse Edgar Vivar.

Em conferência de imprensa, Alfonso Carballo Perez, titular da Comissão Federal de Melhoria Regulatória (COFEMER), explicou que "O problema da obesidade no México" é um documento que analisa esta doença a partir da saúde e economia .

"É a causa de incapacidade e morte prematura. Constitui também uma situação que compromete o potencial produtivo da força de trabalho, por isso é necessário promover ações por meio de regulação para melhorar a saúde dos indivíduos", afirmou.

Marcela Gómez Fernández, presidente da Fundação Chespirito IAP, disse que o sobrepeso, obesidade e diabetes são problemas cada vez mais comuns no México.

"As causas são multifatoriais, é por isso que a intervenção na prevenção deve ser integral para otimizar o uso dos recursos e evitar o colapso econômico e de saúde pública no México.

"Há programas federais e locais que atendem a problemática, no entanto, muito precisa ser feito, as políticas públicas devem ser reforçadas. É necessário envolver toda a comunidade escolar para alcançar um maior impacto", disse ele.

Ressaltou que Fundação Chespirito IAP procura incorporar esforços de grupos preocupados pela saúde das crianças e criar sinergias entre as organizações, empresas, governos e centros de pesquisa, para unificar um plano de trabalho e ter maior penetração.

Este livro está disponível no site da Comissão Federal de Melhoria Regulatória (www.cofemer.gob.mx).

Original en español:
El actor mexicano Édgar Vivar, quien durante muchos años padeció a causa de la obesidad, exhorta a la sociedad a comer saludable para evitar el sobrepeso y de esta forma, prevenir enfermedades cardiovasculares y diabetes.

Durante la presentación del libro "El problema de la obesidad en México (Diagnóstico y acciones regulatorias para enfrentarlo)", platicó que de manera lamentable en este país, toda la gente está relacionada con una persona obesa.

"Muy pocas veces nos detenemos a pensar en el costo económico que implica a la sociedad una persona gorda y tenemos que tomar conciencia en eso.
"Yo fui obeso desde pequeño, no solamente con sobrepeso. Me costaba mucho trabajo comprar ropa, pues la de los gorditos siempre es más cara. También me costó alimentar mi cuerpo, porque entre más grande necesitaba más calorías y comía más", comentó.

La Asociación Nacional de Actores (ANDA), dijo, pagó mucho dinero en su recuperación.

"Porque tuve dos tromboembolias pulmonares y durante cuatro meses permanecí en terapia intensiva, además de que por cuatro años utilicé un tanque de oxígeno", expresó.

Vivar afirmó que prevenir es más sencillo que remediar; sin embargo, muchas de las acciones han sido en vano, pues la cooperación para lograrlo debe ser integral entre autoridades y sociedad civil.

"No todo lo que se lleva uno a la boca es sano, pero sí se puede escoger. A mí no me enseñaron esto porque mis padres no tenían esta cultura de comer más sano. Por eso tenemos que ser responsables al pasar esta información a quienes la necesiten.

"Los productos con alto contenido en sodio son muy sabrosos, pero no hay un beneficio. Cuando yo salía de la escuela vendían unos chicharrones de harina enormes y me los compraba cuando en lugar de eso podía comer una jícama con mucho limón", apuntó.

El artista, que ha interpretado personajes como "El Señor Barriga", "Noño" y "Botija", entre otros, invitó a la gente a poner atención en su alimentación.

"Dense cuenta de las alternativas que hay y pasen la voz para que todos las conozcan y se animen a probarlas. Nuestra cultura gastronómica es muy sabrosa, pero no es la más saludable del mundo. Los milagros sí existen y yo soy uno de esos, hoy soy un tipo más saludable", destacó Édgar Vivar.

En conferencia de prensa, Alfonso Carballo Pérez, titular de la Comisión Federal de Mejora Regulatoria (Cofemer), explicó que "El problema de la obesidad en México" es un documento en el que se analiza esta enfermedad a partir de la salud y la economía.

"Es la causante de discapacidades y muertes prematuras. También constituye una situación que merma el potencial productivo de la fuerza laboral, por lo que es necesario impulsar acciones por la vía de la regulación para mejorar la salud de los individuos", aseveró.

Marcela Gómez Fernández, presidenta de la Fundación Chespirito I. A. P., explicó que la obesidad, el sobrepeso y la diabetes son problemas cada vez más comunes en México.

"Las causas son multifactoriales, es por eso que la intervención en la prevención debe ser integral para optimizar la utilización de recursos y evitar un colapso económico y de salud pública en México.
"Existen programas federales y locales que atienden la problemática; no obstante, falta mucho por hacer, las políticas públicas deben fortalecerse. Es necesario involucrar a la comunidad escolar en su totalidad para conseguir un mayor impacto", indicó.

Resaltó que Fundación Chespirito I. A. P. busca incorporar esfuerzos de agrupaciones preocupadas por la salud de los niños y crear sinergias entre organizaciones, empresas, gobiernos y centros de investigación, para unificar un plan de trabajo y tener mayor penetración.

El libro se encuentra disponible en la página de Internet de la Comisión Federal de Mejora Regulatoria (www.cofemer.gob.mx).
Tradução: Antonio Felipe, para o Fórum Chaves
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Guilherme CH
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 116 vezes
Curtiram: 417 vezes

Re: Edgar Vivar (Seu Barriga) incentiva a prevenção à obesid

Mensagem por Guilherme CH » 01 Out 2012, 23:40

Legal da parte do Edgar. Triste era a situação dele antigamente. Ficar usando um tanque de oxigênio por quatro anos, fora os outros problemas... Graças a Deus ele conseguiu dar a volta por cima.

Agora, chicharrón não parece ser uma comida gostosa. :P

Imagem

IHH!!!
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: CORINTHIANS
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 17 vezes

Re: Edgar Vivar (Seu Barriga) incentiva a prevenção à obesid

Mensagem por IHH!!! » 02 Out 2012, 07:30

Só quem tem obesidade sabe o que ele passou, faço tratamento para redução de estomago e sei o quanto é dificil ter essa doença, muito importante ter uma pessoa do porte dele, artista, conhecido no mundo todo fazer essa campanha.
Imagem

Trancado