Ops... Quis dizer Show do Chaves... Sorry!Fabão escreveu:O que dublou quem no Clube do Chaves?Fly escreveu:Existem muitos atores bons pra voz do Madruga. O que fez o Clube do Chaves, o que fez o "Chaves Brasileiro" do SBT...
Não, a Globo não paga os direitos autorais de dublagem, apenas direitos de atores em novelas. E o valor pago pelas reprises de novelas é MUITO baixo, vários atores sempre reclamam disto.Almôndega com patas escreveu:Uma curiosidade que tenho é saber se tem alguma empresa que realmente cumpre essa lei dos direitos autorais. Ele fala da Globo, mas tenho minhas duvidas se a emissora carioca paga os direitos por reprise de dublagem.
Afinal, só vejo dubladores esporadicamente entrando na justiça, como o Tatá por 24 Horas e o dublador do Homer Simpsons (ambos posteriormente substituídos).
Aliás, a Giovana Antonelle tentou processar o SBT e receber um extra na justiça pela reprise de "Xica da Silva" e perdeu. O mesmo vale pra Lucélia Santos que também já reclamou dos baixos direitos por "Escrava Isaura", incluindo as vendas para o exterior (e depois disto não foi mais escalada pela Globo).
O Tatá ganhou 24 Horas pelos DVDs não pelas reprises na FOX, Globo e Band. E o dublador do Homer ainda está na justiça e a briga deve ir longe. Se ele vencer o processo também deve ser pela venda de DVDs e não pelas reprises na FOX, SBT e Globo de "Os Simpsons".
A TV Cultura - que é uma emissora pública - chegou uma época a pagar os direitos de dublagem. Hoje em dia nem ela paga mais...