Valette Negro escreveu:Desculpe então se te compreendi mal. Mas veja esta linha e analise se o raciocínio não tem lógica:
Em 1989, a Televisa produziu a novela Carrossel. Se não me engano, o SBT a comprou em 1991, dublou e exibiu (por quatro vezes, se não me engano). A última foi há 16 anos. Vc acha que o SBT paga à Televisa até hoje por ela? O mesmo vale para desenhos animados e séries antigas. O SBT tem em estoque, tudo dublado. Mas vc acha que alguém recebe por isso? Tipo: se vcs não mantiverem os direitos vigentes, nós vamos levar embora as cópias dubladas. Claro que não. Se um dia o SBT quiser voltar a exibir, terá um novo contrato, um novo pagamento. E com Chaves se dá o mesmo. Eles enxugaram o guia de episódios para engavetar os semelhantes e pagar menos. Por isso no contrato vem bem claro os episódios licenciados (vide guia da ANCINE). Se vc exibe 100, vc paga pelos 100, mas se vc quiser acrescentar mais 400, não vão sair de graça. Independente de vc manter os arquivos guardados ou não. Está com vc, mas não está licenciado. Quer exibir mais? Quer ter mais audiência com imagens inéditas? Paga mais então! Cada episódio possui seus direitos autorais exclusivos. O SBT não é imbecil de pagar por quase 500 episódios e exibir 285. Nem a Televisa é idiota de ceder quase 500 episódios pelo preço de 285. Todos querem sua fatia do bolo. Isso é uma lei dos homens, infelizmente. Nada se consegue de graça nessa vida. Os empresários querem sempre pagar menos (no caso o Silvio) e os empresários mais poderosos que recebem dos menores, querem sempre receber mais (no caso os executivos da Televisa).
Eu sigo essa linha de raciocínio, o SBT pode ter um grande estoque de episódios dublados, tudo ou quase da fase clássica, mas a Televisa fez a cagada de mandar em lotes e não por temporada, numa situação normal se pagaria por temporadas (com episódios inéditos e diferentes), eis que surgem Chaves e Chapolin, com episódios semelhantes e de várias temporadas “sortidos” em lotes, uma vez ouvi dizer que a Televisa cobra o “olho da cara” por cada episódio (valor unitário). Como organizá-los para exibir com um custo beneficio “bom”?
Optaram em montar um pacote com episódios diferentes entre si, mais completos, com figurino mais padronizado, como se eles montassem uma temporada deles, nesse instante entra até a questão da abertura padrão, ou seja, como o pacote não segue ordem cronológica, e foi dublados em vários períodos, tema de abertura diferente iria ficar uma salada de abertura, achoo que o Cartoon deve ter pensado o mesmo quando recebeu o pacote da Televisa.
Posso ter falado bobagem, mas a minha visão, é que há um contrato (quando o SBT montou o pacote) bem feito na visão empresarial favorecendo o SBT, pois cortou gastos, pois eles pagam por episódios diferentes e mais padronizados, mas que acabou tendo consequências ruins, engavetamento dos outros. Sendo esse contrato o resultado de um mal feito nos anos 80, quando se deveria comprar a série por temporada, mas que hoje também poderia ter um lado ruim, se houvesse corte de custos, poderia ir para o ar as temporadas com melhor qualidade de som imagem, ou seja, as últimas, que talvez seriam dublados lá por volta de 90 (a fase menos espontânea) e 92(espontânea de mais na sonoplastia, mas com a voze dos dubladores bem abafada). Talvez se tivessem colocado duas temporadas por lote e em 92 só a de 79 assim: 73-74(84), 75-76(88), 77-78(90), 79(92), claro era bom se viesse mais temporadas por lotes ou anual, se pá até semestral, pois mais chances teríamos de ver dublado o Programa Chespirito (anos 80), leia-se temporadas completas não episódios isolados como Aventuras em Marte, ainda pelo Maga.