
Foi fundada em dois de janeiro de mil novecentos e oitenta e três a Rete A, na Itália, que veria seu fim em outubro de dois mil e quatro, se condensando em canais voltados á música.
Nos anos oitenta, foi famosa por exibir novelas e séries importadas da Televisa. Entre elas... Sim, El Chavo del Ocho, dublado como Cecco Della Botte, Un' Autentica Peste.
Não sei se El Chapulín também foi exibido, mas muito provavelmente sim.
Exatamente no mesmo ano, o SBT adquiria as duas séries, traduzidas como Chaves e Chapolin. E nesse ano, assim como no decorrer dos outros, até 1990, ele recebeu, dentre os lotes de capítulos, perdidos mundiais. Por que com a Rete A seria diferente?
Já sabemos que uma versão da Chirimóia (a de 73 ou a de 75) veio para cá em 83, e o mais provável é que seja a perdida de 75. A emissora italiana também pode ter esse, assim como muitos outros que nem imaginamos.
Sim, vocês devem estar pensando: ah, mas o SBT não renovava as fitas, essa, como tantas outras emissoras, devia renovar!...
Ok, isso pode ter acontecido. Mas não sabemos até que ano Cecco Della Botte foi exibido, e se, depois que saiu do ar, suas fitas foram devolvidas para o México ou mantidas em arquivo - a segunda hipótese é a mais plausível. Além do mais, listas de catalogação da época ainda devem existir.
Não sabemos se a Rete A é durona como a Televisa, ou mais maleável, como o SBT. Mas não podemos perder a chance, vamos tentar a sorte e buscar informações. É claro que o canal não existe mais, foi dividido, mas o acervo com certeza deve constar. Podemos escarafunchar com a televisão italiana atual, pegar contato de algumas pessoas que tenham trabalhado lá na época... Sei lá, tentar. Não é para isso que estamos reunidos aqui?
É difícil? DEMAIS. Mas é bom que a gente aprende um novo idioma... Mas vamos aos pouquinhos.