Episódios perdidos e misteriosos que fãs relatam terem visto

Lista de alguns episódios que fãs brasileiros e estrangeiros relatam terem visto.

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Mairlon Gyodai
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 8 vezes

Mensagem por Mairlon Gyodai » 01 Jul 2024, 02:20

Podem ser episódios que já sabemos que existem ou episódios que ainda são misteriosos e que podem ou não serem produtos do "Efeito Mandela".

1. "O Revolvinho do Chaves" (1972?): Episódio que supostamente foi exibido durante uma enchente nos estúdios do SBT em abril de 1991. Os relatos são de que no lugar de um telejornal da época que não pode ser exibido devido à inundação (o "TJ Brasil"), foi exibido um episódio diferente no qual o Chaves brincava com um revólver de brinquedo da cor laranja e que parecia ser dos primórdios da série, e que estava com a qualidade precária e que foi cortado repentinamente. Com base na descoberta de uma sinopse de uma Tele-Guía de setembro de 1972, a chance desse episódio realmente ter existido ganhou mais força. Cruzando informações esse episódio poderia ser uma junção de "Dia da Independência" com "As Bombinhas".

2. "A Chirimoia" (1975): Em 1984, segundo alguns fãs brasileiros, foi exibido uma versão de "A Chirimoia " que não era a de 1978 e que pelo fato de dizerem que não havia nenhum esquete que o precedia (como acontece na versão de 1973), pode ter sido exibida uma versão de 1975 que já foi relatada no Universo CH a sua existência através de uma Tele-Guía.

3. "A Canetinha da Chiquinha" (?): a história de haver um episódio no qual a Chiquinha usava uma canetinha já foi muito debatida e até desmentida, podendo se tratar apenas de um "Efeito Mandela". Mas quem sabe esse episódio não seja a versão perdida de 1976 de "Brincando de Escolinha" no qual em vez de um giz de cera, a Chiquinha usasse uma canetinha. Me lembro de já ter lido que poderia ser até a primeira parte perdida da saga do "Exame de Recuperação" que tem três partes no total.

4. "'Inocencio Jirafales'" (?): Segundo um antigo site oficial de CH, o nome do professor Jirafales é realmente Inocencio Jirafales. Mas tem gente que jura que existe um episódio no qual o professor Jirafales menciona expressamente o nome "Inocencio Jirafales ". Seria um "Efeito Mandela" ou o SBT teria um episódio com essa fala dublada com dublagem clássica da Maga? Quem sabe uma versão perdida de "Bilhetes Trocados" ou qualquer outro perdido mundial que conteria essa menção.

5. "Limpeza do Pátio" (1973?): segundo relatos de fãs estrangeiros, existe uma versão de "Limpeza do Pátio" (1976) que não tem a participação da Chiquinha. Segundo a lista CH, em 05/11/1973 foi exibido um perdido mundial ainda desconhecido que pode muito bem ser essa suposta versão.

6. "'Papagaio na TV Alterosa'": Alguns fãs relatam terem visto um episódio de Chaves no qual aparecia um papagaio e no qual a Chiquinha aparecia de vestido verde na TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, na segunda metade dos anos 2000.
Mas o episódio do papagaio que foi descoberto é de 1975 e segundo informações, foi o último antes da volta da Chiquinha.
Será que o que eles viram não foi o episódio de Chapolin "Não se Enrugue Couro Velho que te Quero pra Tambor" e em seguida viram um episódio de 1978 de Chaves e a memória fez uma "salada de frutas"? Ou o SBT realmente repassou para essa afiliada uma versão de 1978 de "O Papagaio (pois os relatos dessa exibição surgiram muito antes de a existência desse episódio ter sido confirmada pela Tele-Guía)?
E juntando algumas informações a respeito desse suposto episódio que seria de 1978, segundo a lista CH, só há um perdido mundial de Chaves a ser descoberto nessa temporada, que só pode ser o episódio que tem uma portada na cara do Chaves, cujo trecho que foi descoberto através de uma vinheta de comemoração de 25 anos do canal Televisiete, da Guatemala, de 1989.
Nos anos 80, tem esquetes do papagaio do Jaiminho e um de "Caçando Lagartixas" que tem uma portada na cara do Chaves e outro esquete que tem elementos desses dois roteiros. Será que esse episódio de 1978 não seria um remake de "O Papagaio" de 1975 com elementos de "Caçando Lagartixas" (visto que nos outros "Caçando Lagartixas" na tem nenhuma portada na cara do Chaves)? E mais: será que o episódio do Papagaio de 1975 já poderia ter uma cena com portada na cara do Chaves?
E pra terminar: o fato de os relatos serem antigos pode indicar uma possibilidade de esse episódio realmente ter vindo para o Brasil.

7. "O Leiteiro" (1972): muito antes de uma Tele-Guía de maio de 1972 trazer uma sinopse de uma esquete no qual o Chaves se metia em problemas com um leiteiro, fãs estrangeiros já falavam que existia um episódio desse roteiro com outro ator como leiteiro, provavelmente o mesmo que fez o Roupa Velha em "Remédio Duro de Engolir".

8. "O Vendedor de Balões" (1974): esse é um dos episódios mais relatados por fãs estrangeiros sobre sua existência. Episódio cuja existência foi confirmada por uma Tele-Guía de março de 1974, cuja sinopse diz: "O Chaves confunde o Sr. Barriga com um balão". E que também já dava sinal que existia em uns diálogos de "Amarelinhas e Balões", episódio que sucedeu esse perdido mundial.

9. "O Cavaleiro das Mil Encrencas" (1974): não é bem um relato de exibição, mas de uma sinopse de uma Tele-Guía que até hoje não nos foi revelada por algum motivo que eu desconheço, e que não sabemos quando vai ser revelada.
Pelo que eu sei, um fã tinha uma Tele-Guía com a sinopse de um episódio exibido em 1974 que batia com o roteiro do Chaves louco. Mas ainda não se sabe ao certo qual foi a data de exibição original dele, se foi em 14 ou em 21 de outubro de 1974. Se foi em 21/10/1974, o SBT tem esse episódio, pois em uma reportagem na época dos 30 anos de SBT, apareceu uma fita com a data "31 OCT".

10. "Competição de Balões" (1971 [sic]): fãs estrangeiros do "Foro Chespirito" falaram de um esquete de competição de balões de 1971. Mas sabemos que Chaves não estreou em 1971, mas em 1972, então esse esquete deve ser dos primórdios do quadro.

11. "O Vendedor de Picolés" (1971 [sic]): como no caso do esquete citado acima, fãs do Foro Chespirito relatam um episódio pré-histórico de 1972 no qual o seu Madruga vendia picolés.

12. "A Namorada do Seu Madruga" (1971 [sic]): outro relato feito no Foro Chespirito é de um episódio de 1971 (só que não kkk), no qual uma mulher começava a paquerar o seu Madruga. Eu li o texto em espanhol, mas achei algumas partes confusas (não entendi se a mulher era mãe solteira com uma filha ou se a "filha" em questão era a Chiquinha, o usuário do Foro meio que se "embananou" na hora de relatar). Mas o que me chamou a atenção foi terem mencionado o nome da atriz que fez essa mulher: Maribel Fernández, que fez também a Glória de 1972. O fato de citarem com muita certeza até o nome da atriz dá mais credibilidade ao relato da existência desse esquete.

13. "Os Barquinhos" (?): O relato sobre a existência desse episódio no ForoChavo é o seguinte: "Dona Florinda encontra Chaves chorando, e pergunta o que aconteceu. Ele diz que perdeu um saco com um barquinho de brinquedo. Ela se apieda, e dá outro barco para ele. O mesmo acontece com Dona Clotilde, e depois com Seu Madruga." Dois usuários relataram em 2007. Seria uma versão pré-histórica de "Barquinhos de Papel"? Ou um esquete antigo que segundo alguns fãs, poderia ter influenciado em um esquete de 1982 no qual o Chaves come muitos sanduíches de presunto?

14. "O Fantasma da Vila" (1974): no ForoChavo, um usuário relatou a existência de uma versão de 1974 desse episódio, no qual no começo até era citada uma participação especial de um mariachi, possivelmente alguém bem conhecido. E levando em conta que nesse episódio aparecem mariachis, esse relato ganha mais credibilidade. Só não houve relato de esse episódio ter a Malicha, pois segundo a lista CH, existe um perdido mundial com ela.

15. "O Curto-Circuito" (1974): um usuário, cujo nome não me lembro, relatou ter visto esse episódio e disse que no final, os personagens que tomaram choque ficam com a cara preta e os cabelos bagunçados, diferente da versão que conhecemos de 1977 na qual os personagens apenas caem desmaiados.

16. "Um Banho para o Chaves" (1973): Há um relato de várias exibições desse episódio em alguns canais na Califórnia, nos Estados Unidos. O relato é o seguinte:

""Posso confirmar que os canais do Grupo Albavision na Califórnia transmitiram "Um banho para o Chaves" no áudio original em espanhol várias vezes. A versão é aquela na qual no final todos terminam molhados, e o Chaves se molha por acidente na cena final, então ele para de rir e começa a chorar. Também tem uma estranha falta de risada e de trilha sonora do meio do episódio até uns 4 minutos antes de acabar. Mas neste caso, não sei de que ano é esta versão, porque a introdução não tinha nenhum ano identificável de transmissão.
Parecia muito próximo da versão de 1975, porque todo o elenco estava presente na cena final, mas não era bem isso. Faltou a última cena com Angelines dizendo ¨Estou de acordo com que devemos dar um banho no Chaves, mas não contra a sua vontade¨, nem o final ¨padrão¨ com Jirafalez jogando água no barril como nos outros episódios; em vez disso, tem todos discutindo e o Chaves rindo enquanto anda para trás sem ser visto, mas então ele tropeça e cai em um grande balde de água e então, ele começa a chorar. Também não há ¨Querem saber? É tão bom se sentir limpo!¨ no final.".

P.S.: conforme eu for me lembrando, eu vou editando esse post. :joinha:
Editado pela última vez por Mairlon Gyodai em 06 Jul 2024, 23:17, em um total de 11 vezes.
Esses usuários curtiram o post de Mairlon Gyodai (total: 5):
RondamonJacintocyber RevolvinhoCyrano (Fabricio De Carvalho).mc Jay-X

Nandinho s.
Membro
Membro
Curtiu: 172 vezes
Curtiram: 336 vezes

Mensagem por Nandinho s. » 01 Jul 2024, 05:01

Me lembrei do relato bizarro de uma pessoa falando que assistiu o papagaio do Quico na Tv Alterosa em meados de 2005.
Impudico!
Despudorado!
Marlon Brando!

Chapado
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 266 vezes
Curtiram: 115 vezes

Mensagem por Chapado » 01 Jul 2024, 05:04

O Foro Chespirito tinha um relato de uma versão antiga de "O leiteiro" (antes dela ser confirmada) em que ele era interpretado por outro ator e não pelo Seu Madruga, e de outros dois esquetes "Competição de balões" e "Seu Madruga vendedor de picolés".

Também relataram "A namorada do Seu Madruga" com Maribel Fernández.
Mauron escreveu:1971 (sketchs llamados "prehistóricos")

Don Ramón vendedor de paletas
Competencia de globos

1972

El lechero y los niños (su existencia en duda)
Mauron escreveu:Y los sketchs de 1971 los he visto en especiales y no llegué a sacar alguna imagen. Ahora que me acuerdo hay otro sketch de 1971 que yo titulé "La enamorada de Don Ramón", pero me olvidé de ponerlo en la lista. Para los que quieren saber de qué se trataba, era de una señora que le iba a comprar globos a Don Ramón para su hijita y luego le lanzanba piropos. La Chilindrina y el Chavo luego peleaban con la niña y la mujer al final le rompe uno por uno los globos de Don Ramón.
Este fragmento de sketch lo vi en un especial de 2003 en Argentina, que, como un auténtico idiota, no grabé.

Si mal no recuerdo la mujer era Maribel Fernández, que luego haría de Gloria en 1972.
https://www.vecindadch.com/foro/viewtopic.php?t=713
https://www.vecindadch.com/foro/viewtop ... 3&start=30
https://www.vecindadch.com/foro/viewtop ... 3&start=45
Riddle Snowcraft escreveu:Um grande, massivo, grosso, veiudo e espumante CARALHO no cu do Don Frederico que "averiguou" o episódio e constatou que "realmente não está em condições". Pau no seu cu, irmão.

oasis wonderwall da silva blur
Membro
Membro
Curtiu: 357 vezes
Curtiram: 1371 vezes

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 01 Jul 2024, 07:05

Nandinho s. escreveu:
01 Jul 2024, 05:01
Me lembrei do relato bizarro de uma pessoa falando que assistiu o papagaio do Quico na Tv Alterosa em meados de 2005.
Cara, eu tenho um amigo de Minas Gerais que diz ter visto esse episódio também. Que bizarro
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

Imagem

Don Chompiras
Membro
Membro
Time de Futebol: Remo
Curtiu: 233 vezes
Curtiram: 306 vezes

Mensagem por Don Chompiras » 01 Jul 2024, 14:11

Chapado escreveu:
01 Jul 2024, 05:04
O Foro Chespirito tinha um relato de uma versão antiga de "O leiteiro" (antes dela ser confirmada) em que ele era interpretado por outro ator e não pelo Seu Madruga, e de outros dois esquetes "Competição de balões" e "Seu Madruga vendedor de picolés".

Também relataram "A namorada do Seu Madruga" com Maribel Fernández.
Mauron escreveu:1971 (sketchs llamados "prehistóricos")

Don Ramón vendedor de paletas
Competencia de globos

1972

El lechero y los niños (su existencia en duda)
Mauron escreveu:Y los sketchs de 1971 los he visto en especiales y no llegué a sacar alguna imagen. Ahora que me acuerdo hay otro sketch de 1971 que yo titulé "La enamorada de Don Ramón", pero me olvidé de ponerlo en la lista. Para los que quieren saber de qué se trataba, era de una señora que le iba a comprar globos a Don Ramón para su hijita y luego le lanzanba piropos. La Chilindrina y el Chavo luego peleaban con la niña y la mujer al final le rompe uno por uno los globos de Don Ramón.
Este fragmento de sketch lo vi en un especial de 2003 en Argentina, que, como un auténtico idiota, no grabé.

Si mal no recuerdo la mujer era Maribel Fernández, que luego haría de Gloria en 1972.
https://www.vecindadch.com/foro/viewtopic.php?t=713
https://www.vecindadch.com/foro/viewtop ... 3&start=30
https://www.vecindadch.com/foro/viewtop ... 3&start=45
Foi desse fórum que saiu o relato do perdido de PCH 80, né?
Por que dizer que não se é sim?

Chapado
Membro
Membro
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 266 vezes
Curtiram: 115 vezes

Mensagem por Chapado » 01 Jul 2024, 22:10

Don Chompiras escreveu:
01 Jul 2024, 14:11
Foi desse fórum que saiu o relato do perdido de PCH 80, né?
Sim.
Riddle Snowcraft escreveu:Um grande, massivo, grosso, veiudo e espumante CARALHO no cu do Don Frederico que "averiguou" o episódio e constatou que "realmente não está em condições". Pau no seu cu, irmão.

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 5264 vezes
Curtiram: 1475 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 01 Jul 2024, 22:14

Chapado escreveu:
O outro ator era o Negão :]
Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 1):
Chapado
Imagem

NADA! :garg:

Membro
Membro

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 01 Jul 2024, 22:16

John Charles Fiddy escreveu:
01 Jul 2024, 22:14
Chapado escreveu:
O outro ator era o Negão :]
pior q é bem possivel
nessa época o negão fez o vampiro no chapolin tb e ctz que deve ter feito outras coisas no chespirito 71-72
Desde 2012 aqui.

Imagem

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 5264 vezes
Curtiram: 1475 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 01 Jul 2024, 22:31

Ele foi o velho do saco
Imagem

NADA! :garg:

Cidadão Gómez
Membro
Membro
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 167 vezes

Mensagem por Cidadão Gómez » 01 Jul 2024, 22:43

o verdadeiro seu madruga era o negão

ele brigou com o chespirito e saiu, ramón entrou como o novo negão/seu madruga kkkk
Esses usuários curtiram o post de Cidadão Gómez (total: 3):
Episódio Perdido MundialFbdooitoChapado

Membro
Membro

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 01 Jul 2024, 23:07

Para quem não sabe, o Negão foi a primeira versão da Paty
Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 2):
FbdooitoSr Garabito
Desde 2012 aqui.

Imagem

Eng. Pudim
Moderador
Moderador
Curtiu: 488 vezes
Curtiram: 1540 vezes

Mensagem por Eng. Pudim » 01 Jul 2024, 23:17

Esse tópico pode virar um lugar interessante pra reunir relatos, sério mesmo. No fixo dos perdidos tem muita coisa boa e que vale a pena ser guardada, assim como no Foro, mas pra garimpar leva tempo...

a very well mister yo
Membro
Membro
Curtiu: 341 vezes
Curtiram: 265 vezes

Mensagem por a very well mister yo » 01 Jul 2024, 23:38

Nesse post tem mais alguns:
Polegar escreveu:
29 Jun 2016, 16:56
Alguns relatos de episódios que encontrei navegando pelo ForoChavo. Não ponho minha mão no fogo por nenhum - até porque tem uns muito estranhos.
Dona Florinda encontra Chaves chorando, e pergunta o que aconteceu. Ele diz que perdeu um saco com um barquinho de brinquedo. Ela se apieda, e dá outro barco para ele. O mesmo acontece com Dona Clotilde, e depois com Seu Madruga. Dois usuários relataram em 2007.

Vários relatos de um episódio de Natal em 1976. Talvez aquelas fotos da cantata que temos sejam realmente de um episódio.

Uma versão do episódio dos "confetes", de 1971. Óbvio, só pode ser de 1972, e deve ser o famoso Revolvinho do Chaves.

Vários relatos de exibições de "O Vendedor de Balões", estritamente seguido por "Os Balões do Quico". Esse episódio devia ser comum nos anos 90, que nem o dos Toureiros de 1973 era para nós.

O Fantasma do Senhor Barriga, em uma suposta versão original de 1974. O mesmo usuário que relatou isso também relatou ter visto: a segunda parte da saga do Sapateiro de 1973, Toureiros de 1973, Bebê Versus Compras (que na época era perdido) de 1973, e as duas partes da Pichorra de 1976. - Pela Telefe.
Segundo o mesmo usuário, na abertura do episódio do Fantasma de 1974 ainda dizia-se o seguinte: "Atuação especial do mariachi -Fulano-"...

Seu Madruga ainda na casa que seria de Dona Florinda, contracenando com um ator gordo (não o Edgar Vivar) no papel de leiteiro. A mesma pessoa relatou ver um episódio com o Villagrán nos anos 80, uma paródia de um conto infantil. Ela julgava como um perdido também, mas hoje sabemos que é o episódio da Branca de Neve, que foi reprisado. Isso, de certa forma, dá mais credibilidade para que o primeiro relato, o do leiteiro, seja real também.
Só não sei qual seria o primeiro :huh:
Esses usuários curtiram o post de a very well mister yo (total: 1):
Eng. Pudim
Imagem

Cidadão Gómez
Membro
Membro
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 167 vezes

Mensagem por Cidadão Gómez » 01 Jul 2024, 23:49

Esse primeiro relato lembra um pouco aquele esquete em que o Chaves come muitos sanduíches de presunto, de 1982, pelo menos na ordem dos acontecimentos. Pensando sem compromisso aqui, esse esquete de 1982 poderia ser uma regravação/adaptação de outro roteiro.

Será que esse relato corresponderia a uma versão de 1972 dos barquinhos de papel?

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 1152 vezes

Mensagem por Polegar » 02 Jul 2024, 00:01

É uma boa ter tópico só pra garimpagem de relatos mesmo. Tem muito material que não pode se perder.

Por mim, a dinâmica seria: "Relatos de perdidos ainda não disponíveis" - com o primeiro post sempre atualizado conforme a garimpagem (e uma boa peneira pra evitar o que claramente é troll) fosse chegando.

Cada episódio com um spoiler, e dentro os relatos (geralmente deve ter mais de um por episódio, por isso essa organização). Ao fim de cada relato, o nome do autor e a data.

Isso é importante pra no futuro, caso um ep. seja encontrado e algum relato se confirmar, o autor ganhar credibilidade. Se ele tiver relato mais de um episódio, os demais meio que já podem ser considerados por tabela.

Nunca houve um esquema desses no meio CH. É ótimo pra vislumbrar quais países podem ter determinado perdido, em quais emissoras, durante quais épocas e horários... É um panorama privilegiado que ainda não temos. Acredito que isso, com o tempo, vai se tornar uma fonte de pesquisa muito rica.

E acredito também que é o momento propício pra começar um esforço desse tipo. Mesmo com o apagão das séries o meio CH está bastante vivo ultimamente, com esperanças renovadas. E tá começando a tirar os olhos do próprio umbigo (o Brasil) como nunca vi acontecer em outra época.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 3):
FbdooitoChapadocyber Revolvinho

Responder