Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
SirBrandes
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: tudo armado pela FIFA
Curtiu: 104 vezes
Curtiram: 87 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por SirBrandes » 19 Abr 2020, 04:31

Churrumín Moscattelo escreveu:SirBrandes, por favor, tire o dinheiro dos argumentos.

Estamos falando de emissoras comercializando fitas, não de alguém pechinchando um maço de coentro no mercadinho.
Bem, então me dê outra razão pro Chespirito 71-73 ter sido vendido, em todas as 3 vezes que se teve notícia, até no máximo 10 episódios de meados de 71 (com apenas 6 gravados por fãs, e outros desconhecidos - de onde Ah Chango veio), e depois interrompido, sabendo que há cerca de 120 episódios existentes, alguns que inclusive vazaram, como conteúdo de Chespirito 72 como Pichorra, e Chespirito 73 como Casinha do Quico, que pertencem a esse mesmo programa, e que nunca mais vieram ao ar?

Ou a Televisa deixou claro que venderia o programa incompleto, ou simplesmente rolou negócio da China aí...
Imagem
Glenn Gould sempre tocou certo, enquanto o mundo todo tocava errado :rock:

Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1256 vezes

Mensagem por Polegar » 19 Abr 2020, 04:36

Uai, era assim que ele era vendido. Em esquetes avulsas, talvez em programas montados com essas esquetes. Que segredo?

SirBrandes
Membro
Membro

Mensagem por SirBrandes » 19 Abr 2020, 04:40

Churrumín Moscattelo escreveu:Uai, era assim que ele era vendido. Em esquetes avulsas, talvez em programas montados com essas esquetes. Que segredo?
Então, no fundo, essas 3 emissoras que compraram, não tinham interesse no programa completo? Ou pior... a Televisa não tinha mais o que fornecer dali pra diante, tendo um grande abismo no acervo de episódios, salvando "por acaso" um EP isolado do Pancada no meio, e só voltando ao normal ao chegar no trecho minúsculo do EP da Pichorra 1 ano depois?

Não estou provocando nem nada...
Mas quanto mais a gente tenta dar de detetive pra descobrir algo de CH, mais dúvidas surgem...
A real é que esse material ou foi perdido, ou está guardado. Só a própria Televisa saberia responder isso
Imagem

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 378 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 19 Abr 2020, 09:28

Eu já cheguei a pensar que o sumiço de "Chespirito 1972 - 1973" é pelo mesmo motivo da "teoria das sagas incompletas"... A Televisa deve ter priorizado apenas algumas reprises de esquetes em Chaves e Chapolin, e o programa original está fora do catálogo de comercialização. Somente os esquetes de 1970 e 1971 são vendidos. O que não quer dizer que as fitas tenham sido deterioradas.

Pois eu imagino que é muito mais fácil a Televisa ter "ganhos financeiros" com os esquetes de 1972 sendo episódios de Chaves e Chapolin. E, sendo assim, talvez não haja interesse em vender esses mesmos esquetes repetidos de um programa que não tem tanto apelo como as duas séries mais famosas do Chesp.

Infelizmente, uma temporada inteira vai pro ralo com esta decisão. :triste:

Mas é aquele negócio... Ou a Televisa continua com este catálogo de comercialização (que, até hoje, dá retorno para ela). Ou ela se arrisca e desconsidera todos aqueles esquetes de 1972 em Chaves e Chapolin. E, com isso, passe a vender "Chespirito clássico" (1972 e 1973) do jeito que foi exibido originalmente.

Bóris
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: nenhum
Curtiu: 33 vezes
Curtiram: 72 vezes

Mensagem por Bóris » 19 Abr 2020, 09:54

A propósito... a Televisa já admitiu alguma vez que perdeu algo do seu acervo???
Pergunto isso pois não lembro... Alguém me corrija se eu estiver enganado.
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2049 vezes
Curtiram: 4445 vezes

Mensagem por Barbano » 19 Abr 2020, 10:22

SirBrandes escreveu:Supergênios e La Chicharra tem menos episódios que Chespirito 71-73, e segundo o guia de TV postado pelo Cláudio... (mais de 120 episódios), eles tem é muuuito menos episódios. Mesmo se perdesse 50% desses episódios, teria quase a mesma quantia de 2 temporadas clássicas.
Cara, essa conta de cerca de 120 episódios seguramente inclui também Supergênios e Chespirito y la mesa quadrada.

É uma questão matemática. São 52 semanas em 1971, 52 semanas em 1972, e 8 semanas em 1973, já que Chaves estreou em 26/02/73. Ou seja, o período 71~73 teria, no máximo, 112 episódios (e isso sem nenhum período de férias ou reprises). Pra chegar em cerca de 120, certamente 1970 (Supergênios) está incluso na conta.
Guilherme CH escreveu:Eu já cheguei a pensar que o sumiço de "Chespirito 1972 - 1973" é pelo mesmo motivo da "teoria das sagas incompletas"... A Televisa deve ter priorizado apenas algumas reprises de esquetes em Chaves e Chapolin, e o programa original está fora do catálogo de comercialização. Somente os esquetes de 1970 e 1971 são vendidos. O que não quer dizer que as fitas tenham sido deterioradas.

Pois eu imagino que é muito mais fácil a Televisa ter "ganhos financeiros" com os esquetes de 1972 sendo episódios de Chaves e Chapolin. E, sendo assim, talvez não haja interesse em vender esses mesmos esquetes repetidos de um programa que não tem tanto apelo como as duas séries mais famosas do Chesp.

Mas é aquele negócio... Ou a Televisa continua com este catálogo de comercialização (que, até hoje, dá retorno para ela). Ou ela se arrisca e desconsidera todos aqueles esquetes de 1972 em Chaves e Chapolin. E, com isso, passe a vender "Chespirito clássico" (1972 e 1973) do jeito que foi exibido originalmente.
Mas a Televisa comercializa episódio repetido até dentro das próprias séries. :lol:

Cansaram de distribuir cópias repetidas de "O bandido", "Os remédios do Quico", etc. Sem contar episódios de Chaves e Chapolin que são distribuídos também em Chespirito, como Branca de Neve e Caça aos Ratos. Não acho que isso seria um problema justamente para a Televisa...

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 19 Abr 2020, 11:25

Barbano escreveu:
Guilherme CH escreveu:Eu já cheguei a pensar que o sumiço de "Chespirito 1972 - 1973" é pelo mesmo motivo da "teoria das sagas incompletas"... A Televisa deve ter priorizado apenas algumas reprises de esquetes em Chaves e Chapolin, e o programa original está fora do catálogo de comercialização. Somente os esquetes de 1970 e 1971 são vendidos. O que não quer dizer que as fitas tenham sido deterioradas.

Mas a Televisa comercializa episódio repetido até dentro das próprias séries. :lol:

Cansaram de distribuir cópias repetidas de "O bandido", "Os remédios do Quico", etc. Sem contar episódios de Chaves e Chapolin que são distribuídos também em Chespirito, como Branca de Neve e Caça aos Ratos. Não acho que isso seria um problema justamente para a Televisa...
De fato... Mas essas reprises meio que diminuíram com o passar dos anos, não? Antigamente, a Televisa distribuía duas cópias de "Tocando violão" na mesma temporada, por exemplo. E, se eu não estiver errado, são somente duas reprises atualmente: "Hospedaria sem estrelas" e "O gato e o chimpanzé / Um defunto bastante morto".

Pela quantidade relativamente alta de esquetes de 1972 em Chaves e Chapolin (incluindo todos os personagens do Chesp), talvez para a Televisa nem seja válido comercializar os últimos anos de "Chespirito clássico".

Seria uns trocados a mais entrando no caixa dela, logicamente. Mas pra que uma emissora iria querer comprar um programa com vários "episódios repetidos"? E, ainda por cima, alguma emissora realmente exibiria "Remédio duro de engolir" duas vezes, por exemplo? Uma no Chaves e outra no "Chespirito clássico"?

Não sei se, atualmente, algum canal de televisão faz isso com as reprises atuais das séries CH. Mas a gente pega o exemplo do SBT que peneirava até mesmo "episódios semelhantes". Imagina episódio repetido... O Multishow mesmo não exibiu as reprises de "Hospedaria sem estrelas" e "O gato e o chimpanzé / Um defunto bastante morto".

Então... Sei lá. Eu acho totalmente plausível essa "priorização" da Televisa. E, caso não seja isso, então aconteceu alguma coisa lá em 1973 na hora de compilar vários esquetes soltos para tampar o buraco devido ao incidente do Chesp.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2049 vezes
Curtiram: 4445 vezes

Mensagem por Barbano » 19 Abr 2020, 11:39

Eu acho que o mais plausível é que simplesmente não haja interesse (nem da Televisa, nem de possíveis compradores).

Mesmo programas que chegaram a ser exibidos há alguns anos, como Supergênios e La Chicharra, são bastante raros, e poucas são as exibições registradas mundo afora. Não há interesse.

Esse conteúdo raro poderia perfeitamente ter vindo em DVDs ou na plataforma de vídeos da Televisa, mas nem para isso há interesse.

Apesar disso, não há como termos certeza que esse material de 72 ainda está intocado no acervo da Televisa...
Imagem

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 19 Abr 2020, 11:56

Barbano escreveu:Eu acho que o mais plausível é que simplesmente não haja interesse (nem da Televisa, nem de possíveis compradores).

Mesmo programas que chegaram a ser exibidos há alguns anos, como Supergênios e La Chicharra, são bastante raros, e poucas são as exibições registradas mundo afora. Não há interesse.

Esse conteúdo raro poderia perfeitamente ter vindo em DVDs ou na plataforma de vídeos da Televisa, mas nem para isso há interesse.

Apesar disso, não há como termos certeza que esse material de 72 ainda está intocado no acervo da Televisa...
É mais ou menos o que eu quis dizer. :P

Mas aí você levantou algo curioso mesmo: a Televisa não comercializa "Chespirito clássico" nem em outros meios. É de se suspeitar, então, a verdadeira qualidade desses esquetes. Dá medo só de pensar em que estado se encontra este conteúdo... :unsure:

SirBrandes
Membro
Membro

Mensagem por SirBrandes » 19 Abr 2020, 12:45

Guilherme CH escreveu:
Barbano escreveu:Eu acho que o mais plausível é que simplesmente não haja interesse (nem da Televisa, nem de possíveis compradores).

É mais ou menos o que eu quis dizer. :P

Mas aí você levantou algo curioso mesmo: a Televisa não comercializa "Chespirito clássico" nem em outros meios. É de se suspeitar, então, a verdadeira qualidade desses esquetes. Dá medo só de pensar em que estado se encontra este conteúdo... :unsure:
Acho que de todo mundo, quem teria mais interesse por esse material, sem dúvida, seria a família do próprio Chespirito (em especial o RGF). Imagina ter o legado de seu pai incompleto por pura birra da emissora?
Lógico que alguém já deve ter tentado o diálogo com a Televisa, mas, como de praxe, tudo que envolve dinheiro se complica umas 10x mais
Fora que eu realmente suspeito que, pelo menos a família possua um acervo pessoal ou até acesso à esse material, porque se não tivessem, a Televisa já teria sofrido uma pressão absurda por isso. Eles devem já ter visto muita coisa de CH que nós, fãs, nem imaginamos ter visto (consideramos como perdido mundial), e até por isso, a pressão em torno da Televisa seja tão baixa até hoje. Muito fã duvida do poder da pressão, mas olha aí, pressionaram tão forte o SBT que quem diria, voltaram com um monte de semelhante. Depois que a pressão baixou, eles voltaram com seus caprichos e guardando a maioria no "baú" de novo

p.s: quanto à qualidade de 71/72/73, duvido muito que a maioria das fitas esteja naquele estado que estava os episódios de Chespirito e la Mesa Cuadrada. Todos os engavetados que vazaram tinham uma qualidade até acima da média pra um conteúdo da época. Pode ser que alguns minutos dessas fitas tenha deteriorado (ou perdido o áudio), mas tenho certeza que o que restou delas vai muito além dos poucos segundos que vazaram delas
Imagem

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1256 vezes

Mensagem por Polegar » 19 Abr 2020, 12:52

Isso não seria a mesma coisa de dizer que as famílias dos atores da Globo vão lá no acervo reivindicar os capítulos das novelas todas e tudo bem? Sei não...

SirBrandes
Membro
Membro

Mensagem por SirBrandes » 19 Abr 2020, 13:09

Churrumín Moscattelo escreveu:Isso não seria a mesma coisa de dizer que as famílias dos atores da Globo vão lá no acervo reivindicar os capítulos das novelas todas e tudo bem? Sei não...
Não exatamente as fitas master, mas certeza que eles já viram esse conteúdo "privado" de seu parente famoso. Seja como acervo pessoal (a própria Paulina tinha consigo trechos de Buenas Noticias), ou visitando os estúdios. Uma coisa é o fã pedir pra ver esse material, outra coisa é a família ou, no máximo, atores mais próximos. Como é algo privado, a Televisa não teria problema de mostrá-lo, mesmo se tiver super defeituoso. Não acha estranho esse silêncio ou "quetidão" em relação aos perdidos, por parte de quem realmente participou disso tudo?

Eu por exemplo, tenho um avô, que já foi de tudo um pouco: administrador, ministro, poeta e até presidente de clube de futebol (de bairro, mas já foi campeão estadual, até mesmo jogou Copa do Brasil uma vez). Ainda é vivo, mas com várias restrições. Boa parte do que tínhamos de registro dele, como escritos, artigos, e até os documentos do clube, temos guardado em casa, mas faltava muita coisa. Os livros dele, dos anos 80 pra frente temos guardados, mas não tínhamos por exemplo os livros escritos nos anos 50. Pois fomos até a editora que o publicou na época, e eles tinham no arquivo as primeiras cópias desse livro. Por sermos familiares do autor, conseguimos levar uma de cada livro pra completar o acervo pessoal

Pode não ter sido o caso com Chespirito, mas assim que alguém da família quisesse acessar esse material, a Televisa não iria restringir, só iria garantir que ele permanecesse privado, e não fosse distribuído. E se cedessem algo pra eles, seriam cópias. As fitas master que não se perderam, permanecem lá. Certamente a Televisa já colocou essas fitas pra reproduzir algumas vezes entre os anos 80 até hoje, mas só de forma privada, até porque tudo que fica sem uso por muito tempo, se danifica. As próprias fitas de Pichorra 72, Casinha do Quico 73 e Pancada 71 foram colocadas no play após os anos 80, para que fossem exibidas em algum documentário biográfico ou como "homenagem" a Chespirito. E pela qualidade boa apresentada, essas fitas certamente não ficam paradas por muito tempo. Eu aposto minhas fichas que até algumas fitas quase 100% danificadas, não são descartadas. Ficaram ali para uma eventual consulta de membros da produção, família e só. Afinal, pelo tamanho do dano, jamais seriam remasterizadas, mas se for algo realmente exclusivo, pra conferir o conteúdo da fita, isso sim é plausível. Certamente há numa esfera de 7 bilhões de pessoas, apenas uma dezena de pessoas (ou mesmo menos) que viram a fita de Chimpandolfo pt.1 depois de 1980, viram as (possíveis) piadas pesadas que ali continham e dão risada da gente, que só vamos ficar na curiosidade. Quem teve a chance de ver Piratas pt.3, sem ser membro da Televisa, da produção de CH ou da família, não se arrepende nem um pouco xD
Editado pela última vez por SirBrandes em 19 Abr 2020, 13:41, em um total de 2 vezes.
Imagem

Otelo
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 556 vezes
Curtiram: 738 vezes

Mensagem por Otelo » 19 Abr 2020, 13:13

Talvez a Televisa até tivesse interesse em lançar em dvd, em 2011/2012, que foi quando o Chompiras encontrou o esquete do Pancada no site da Xenon e quando foi exibido naqueles programas da Televisa.

SirBrandes
Membro
Membro

Mensagem por SirBrandes » 19 Abr 2020, 13:21

Gordon Botijão escreveu:Talvez a Televisa até tivesse interesse em lançar em dvd, em 2011/2012, que foi quando o Chompiras encontrou o esquete do Pancada no site da Xenon e quando foi exibido naqueles programas da Televisa.
Em boa qualidade até, diga-se de passagem. E mesmo assim, nunca foi incluso nas exibições de Chespirito clássico que conhecemos, e olha que é quase certo que seja de 71 mesmo
Imagem

Tio Trambique
Membro
Membro
Curtiu: 49 vezes
Curtiram: 1845 vezes

Mensagem por Tio Trambique » 19 Abr 2020, 13:22

Se já vazaram tantos trechos de engavetados, quer dizer que os mesmos já estão digitalizados, como a casinha do Quico, Pichorra, Gesseiros e Troca de cérebros? Acho meio impossível só digitalizarem na hora só para usar numa ocasião especial.

Será que não tem nenhum funcionário da Protele, que possa ajudar nisso? Se já vazaram coisas do arquivo do SBT...

Responder