Churrumín Moscattelo escreveu:Isso não seria a mesma coisa de dizer que as famílias dos atores da Globo vão lá no acervo reivindicar os capítulos das novelas todas e tudo bem? Sei não...
Não exatamente as fitas master, mas certeza que eles já viram esse conteúdo "privado" de seu parente famoso. Seja como acervo pessoal (a própria Paulina tinha consigo trechos de Buenas Noticias), ou visitando os estúdios. Uma coisa é o fã pedir pra ver esse material, outra coisa é a família ou, no máximo, atores mais próximos. Como é algo privado, a Televisa não teria problema de mostrá-lo, mesmo se tiver super defeituoso. Não acha estranho esse silêncio ou "quetidão" em relação aos perdidos, por parte de quem realmente participou disso tudo?
Eu por exemplo, tenho um avô, que já foi de tudo um pouco: administrador, ministro, poeta e até presidente de clube de futebol (de bairro, mas já foi campeão estadual, até mesmo jogou Copa do Brasil uma vez). Ainda é vivo, mas com várias restrições. Boa parte do que tínhamos de registro dele, como escritos, artigos, e até os documentos do clube, temos guardado em casa, mas faltava muita coisa. Os livros dele, dos anos 80 pra frente temos guardados, mas não tínhamos por exemplo os livros escritos nos anos 50. Pois fomos até a editora que o publicou na época, e eles tinham no arquivo as primeiras cópias desse livro. Por sermos familiares do autor, conseguimos levar uma de cada livro pra completar o acervo pessoal
Pode não ter sido o caso com Chespirito, mas assim que alguém da família quisesse acessar esse material, a Televisa não iria restringir, só iria garantir que ele permanecesse privado, e não fosse distribuído. E se cedessem algo pra eles, seriam cópias. As fitas master que não se perderam, permanecem lá. Certamente a Televisa já colocou essas fitas pra reproduzir algumas vezes entre os anos 80 até hoje, mas só de forma privada, até porque tudo que fica sem uso por muito tempo, se danifica. As próprias fitas de Pichorra 72, Casinha do Quico 73 e Pancada 71 foram
colocadas no play após os anos 80, para que fossem exibidas em algum documentário biográfico ou como "homenagem" a Chespirito. E pela qualidade boa apresentada, essas fitas certamente não ficam paradas por muito tempo. Eu aposto minhas fichas que até algumas fitas quase 100% danificadas, não são descartadas. Ficaram ali para uma eventual consulta de membros da produção, família
e só. Afinal, pelo tamanho do dano, jamais seriam remasterizadas, mas se for algo realmente exclusivo, pra conferir o conteúdo da fita, isso sim é plausível.
Certamente há numa esfera de 7 bilhões de pessoas, apenas uma dezena de pessoas (ou mesmo menos) que viram a fita de Chimpandolfo pt.1 depois de 1980, viram as (possíveis) piadas pesadas que ali continham e dão risada da gente, que só vamos ficar na curiosidade. Quem teve a chance de ver Piratas pt.3, sem ser membro da Televisa, da produção de CH ou da família, não se arrepende nem um pouco xD