Os materiais sumidos do SBT!
- Chavo Arachán
- Moderador

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
- Curtiu: 809 vezes
- Curtiram: 946 vezes
Re: Os materiais sumidos do SBT!
E a maioria das aberturas dos episódios do Chapolin são montadas, já que a maioria dos episódios dublados do lote de 90 não tem narração alguma, apenas a BGM "Flying Fists".
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.
Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
- Bugiga
- Membro

- Time de Futebol: Inter
- Curtiu: 2783 vezes
- Curtiram: 1291 vezes
De onde tu tirou isso?El Chavo Arachán escreveu:E a maioria das aberturas dos episódios do Chapolin são montadas, já que a maioria dos episódios dublados do lote de 90 não tem narração alguma, apenas a BGM "Flying Fists".
Em todas as aberturas do lote de 90 tem a narração "Mais ágil que uma tartaruga, mais forte que um rato, mais inteligente que um asno, ele é o Chapolin".
E não dá pra dizer que foi montado a partir de uma narração padrão, pois dá pra notar tons de vozes diferentes do Gastaldi em cada episódio.
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!
-
gregoryluis09
- Membro

- Time de Futebol: Internacional
- Curtiu: 91 vezes
- Curtiram: 78 vezes
Veja aos 42 segundos um exemplo de abertura sem narração exibida no SBT Vídeos:Bugiga escreveu:De onde tu tirou isso?El Chavo Arachán escreveu:E a maioria das aberturas dos episódios do Chapolin são montadas, já que a maioria dos episódios dublados do lote de 90 não tem narração alguma, apenas a BGM "Flying Fists".
Em todas as aberturas do lote de 90 tem a narração "Mais ágil que uma tartaruga, mais forte que um rato, mais inteligente que um asno, ele é o Chapolin".
E não dá pra dizer que foi montado a partir de uma narração padrão, pois dá pra notar tons de vozes diferentes do Gastaldi em cada episódio.
- O Gordo
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 887 vezes
- Curtiram: 4690 vezes
-
gregoryluis09
- Membro

- Time de Futebol: Internacional
- Curtiu: 91 vezes
- Curtiram: 78 vezes
E complementando, a maioria das aberturas exibidas na TLN tem a mesma narração do Gastaldi sem mudança no tom de voz. Aqui 2 exemplos:
- Jacinto
- Colaborador

- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 9344 vezes
- Curtiram: 5116 vezes
Uma narração que tem o tom de voz diferente do Gastaldi em 90 é a do episódio "O estranho e misterioso caso do morto que morreu" por isso que eu suspeito que esse tenha sido dublado no final dos anos 80 talvez o último do lote de 88 já com poucas características de 90.
- Billy Drescher
- Colaborador

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 52 vezes
- Curtiram: 1665 vezes
A narração padrão do TLN vem de "A mansão dos duendes":
[youtube16x9]
Exibida incompleta em 2014.
[youtube16x9]
Exibida incompleta em 2014.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
- Jacinto
- Colaborador

Esse da Florinda com vestido amarelo teorizaram aqui ser o do bolo envenenado e acho que é mesmo, só que ela não usa bóbis.Matheus Rolim escreveu:Pior que não mano, isso ai tá desde a época 2002/2003, veja: http://igorcbarros.br.tripod.com/escapulil.html.
Curiosidade: Dois episódios que o Igorcbarros, relatam ter passado em chamada, são ''Quem disse que Sansão não tinha um jeito de tonto?'' (1976) - que Jean Chambre alega que o SBT e ''O bar tem que fechar! / Não me incomode, mosquito!'' (1974). O primeiro ele diz que Chapolin está numa casa com Florinda com bóbis e vestido amarelo, essa cena é do episódio em questão, mas o vestido de Florinda não é amarelo e sim o lençol da cama, que pela cena passar rápida ele deve ter pensado que era o vestido.
- Gol D Roger
- Membro

- Curtiu: 111 vezes
- Curtiram: 180 vezes
Eu acho que é o do Sansão, porque ela tem bóbis nele igual ele descreveu e está bem próxima do lençol da cama, que esse sim é amarelo. Se a cena foi rápida, já que foi em uma chamada, é bem possível.
Ela pegou e colocou uma narração padrão, e adicionou os títulos dos episódios. Em grande parte das aberturas de Chapolin do lote de 90, o Marcelo Gastaldi só deixou a bgm tocando e a única narração eram dos títulos dos episódios e sketch's.
A maioria é montada pela TLN, exceto algumas.Bugiga escreveu:De onde tu tirou isso?El Chavo Arachán escreveu:E a maioria das aberturas dos episódios do Chapolin são montadas, já que a maioria dos episódios dublados do lote de 90 não tem narração alguma, apenas a BGM "Flying Fists".
Ela pegou e colocou uma narração padrão, e adicionou os títulos dos episódios. Em grande parte das aberturas de Chapolin do lote de 90, o Marcelo Gastaldi só deixou a bgm tocando e a única narração eram dos títulos dos episódios e sketch's.
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!
- Jacinto
- Colaborador

Outro exemplo é no episódio "De caçador e de louco todos nós temos um pouco" em que começa com "Flying Fists" e termina com o final da abertura original do lote de 1984 com o Gastaldi narrando o título do episódio.
- Beterraba
- Membro

- Curtiu: 251 vezes
- Curtiram: 243 vezes
Que alem de ficar nada ver, foi desnecessárioJacinto escreveu:Outro exemplo é no episódio "De caçador e de louco todos nós temos um pouco" em que começa com "Flying Fists" e termina com o final da abertura original do lote de 1984 com o Gastaldi narrando o título do episódio.
Usuário do Mês de Março de 2018
- Gol D Roger
- Membro

- Curtiu: 111 vezes
- Curtiram: 180 vezes
Fora esse, também não dá pra entender porque editaram a abertura de ''Um miado ao cair da noite'' (1973). Começa com o ''Apto para todo o público'' dublado normal, lote de 88, ai vai pra abertura editada com versão do lote de 90, sendo que no SBT passou a abertura original dublado no lote de 88 e não tinha coisa alguma demais. 
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!
- Anderson silveira
- Membro

- Time de Futebol: internacional
- Curtiu: 24 vezes
- Curtiram: 75 vezes
Oi? Bobs e vestido amarelo ela nem usa bobs no episódio do Sansao de 76. Episódio no Chapolin que ela usa bobs que eu lembre foi no do debilitador potencial de 76 e eu estava vendo esses episódios esses dias.

-
Champion
- Membro

- Programa CH: Chapolin Animado
- Time de Futebol: Não Tenho Time
- Curtiu: 37 vezes
- Curtiram: 25 vezes
Isso é muito comum de ocorrer, censura não é babaquisse é algo necessário que infelizmente está caindo em desuso. A situação é a seguinte : O Sbt teve muitos motivos para censurar episódios, e deve de ter censurado algum, eu acredito nisso, mas a maioria foi por existir versão semelhante. É muita ingênuidade as pessoas cairem nas lábias do Sbt e acreditar em mentiras, aquela emissora tem muitas pessoas mentirosas; mentiram pra vocês que o episódio da Sinuca foi recuperado e a fita estava com defeito e vocês acreditam nisso. E quem afirmou a situação da censura não foi eu, e nem os fãs da época quem assinou isso foi o Cacá Vita, procurem ele, e leiam mais artigos antigos isso é muito necessário.Jacinto escreveu:Pleno 2016 e ainda tem gente que acredita nessa babaquisse de censura ? PQP...

- Anderson silveira
- Membro

- Time de Futebol: internacional
- Curtiu: 24 vezes
- Curtiram: 75 vezes
Creio que tenha censura nos episódios perdidos sim. O revolvinho DO CHAVES é meio que óbvio que poderia ser censurado pelo uso infantil de armas por uma criança,mesmo que isso ocorra em outros episódios com armas de brinquedo. Provavelmente essa desculpa de Perdido Mundial deve-se a alguma cena inadequada,que sabemos que nos primeiros anos de CH algumas coisas inusitadas aconteciam principalmente no final de alguns episódios.