Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos
- Gyochaves
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 2 vezes
- Curtiram: 0
Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos
-
Chambón
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 507 vezes
- Curtiram: 287 vezes
Curioso que esse roteiro tem uma versão com o Doutor Chapatin também em 1973. Seria essa versão diferente das outras ou Chespirito fez remakes no mesmo ano?Gui Leão escreveu: Tele-Guía n. 1.087, de 7 a 13 de junho de 1973 (com Robert Fuller na capa):
Sexta-feira, 8 de junho de 1973, das 20h30 às 21h: "El Ciudadano Gómez" convence a una extraordinaria bailarina de que no se case con un viejo millionario.
Comentário:
Provavelmente, trata-se de "Meu padrinho predileto".
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust
Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust
Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance
- Gui Leão
- Membro

- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 67 vezes
- Curtiram: 262 vezes
Por incrível que pareça, essa sinopse de 07/06/76 deve se referir a "Barquinhos de papel" (o que eu defendi logo que a divulguei).Gyochaves escreveu:Essa do "Na Aula... Domingo" já tava na cara que tinha uma versão intermediária, mas pensei que fosse aquele episódio de 7 de Junho de 1976, [...]
Tive acesso a outras sinopses de 1976 (que divulgarei ainda esta semana), e ficou muito claro que não houve deslocamento de episódios nessa temporada.
Ficou mesmo. Para mim, de 1975 em diante, as temporadas de El Chavo estão fechadas. E apenas com muita sorte poderemos identificar os perdidos mundiais que faltam em 1973 e 1974 (por culpa das repetições de sinopses).Gyochaves escreveu:[...] agora ficou difícil de haver uma versão intermediária de "Os Peixinhos".
Já foi descoberta e divulgada a sinopse da provável primeira versão, exibida em 02/05/70, no programa Sábados de La Fortuna.Gyochaves escreveu:Também tava na cara uma versão anterior à de 1979 de "Bebê de Carne sem Osso", e ainda acho que há um esquete antigo de "Chespirito" com esse roteiro [...]
Infelizmente, as revistas com a programação desses dias vieram sem sinopses.Gyochaves escreveu:Sobre os episódios de janeiro de 1977 do Chapolin, mesmo que seja praticamente impossível, não descarto que possam ser inéditos, pra isso teríamos que achar as sinopses de Chaves de 17/01/1977 e 24/01/1977 e ver se se tratam de reprises de 1976 ou se não se encaixam em nenhum roteiro conhecido desse ano.
Isso é verdade. Talvez, o episódio de 17/05/74 não seja nem "A forca". Nesse caso, a reprise de 15/01/1977 seria de 1975.Gyochaves escreveu:Sobre a possibilidade de serem reprises de 1974 e 1975, o de "A Forca" talvez não seja a possível versão de 1974, porque a sinopse que parece remeter a esse episódio (a de 17/05/1974) é bem diferente da de 15/01/1977 [...]
O grande problema é que tivemos um azar incrível com as sinopses de 1975. Dos sete perdidos mundiais de El Chapulín Colorado, quatro não poderão ser diretamente identificados em função de erros. As reprises em 1977 é que podem nos dar alguma dica.Gyochaves escreveu:[...]sobre "R.S.E.", é possível mesmo que possa haver uma versão de 1975, se não houver mesmo uma de 1976 [...]
Sim, eu levantei a hipótese de a sinopse de 29/01/77 se referir a "Cristóvão Colombo / Vovô matusquela". A da exibição original ainda não foi encontrada.Gyochaves escreveu:[...] mas quanto à sinopse de 29/01/1977 que parece falar de uma versão perdida de "Cada Um Vale pelo que É", você quis dizer que essa sinopse pode se referir a uma reprise de "O Ovo de Colombo/Vovô Matusquela" (1975)? A sinopse desse episódio já foi encontrada? Se a sinopse de 1975 for igual a desse episódio de 1977, não restará dúvidas, apesar de neste episódio o velhinho não acreditar ser o Chapolin Colorado, mas também estar louco, mas na pior das hipóteses, pode até ser reprise da versão de 1974, mas acho muito pouco provável.
No entanto, ainda não dá para tirar uma conclusão. Pode ser que tenha havido mesmo uma versão perdida de "Cada um vale pelo que é" e que tenha sido a única reprise de 1976 em 1977.
Eu não descarto essa possibilidade, mas tenho para mim que a sinopse de 07/02/79 é muito bem elaborada para ser um mero delírio. Ela tem até o título (ou trecho dele). E ainda tem aquela coincidência de as reprises de 17 a 31 de janeiro de 1979 seguir, rigorosamente, a ordem de 26 de outubro a 9 de novembro de 1977. (Houve uma reviravolta em relação a 1977. Falarei sobre isso ainda nesta semana.)Gyochaves escreveu:Já quanta a essa de 16/11/1977, eu fiquei pensando se aquela sinopse de 07/02/1979 não seria um delírio da Tele-Guía e nem exista esse episódio de fantasmas no Velho Oeste, porque uma sinopse não tem nada a ver com a outra, ou então a Tele-Guía ao pensar que nem 07/02/1979 teria uma reprise do ep. de 16/11/1977 elaborou uma sinopse bem melhor porque essa de 16/11/1977 é muuuuuito genérica, e também fiquei pensando se nesse ep. de fantasmas no Velho Oeste o Chapolin usaria suas pastilhas para pegar um delinquente.
A única coisa que podemos afirmar é que no dia 16/11/77 foi exibido um perdido mundial. A sinopse não nos permite identificar o episódio, porque, provavelmente, trata-se de um raro roteiro sem versões posteriores. Não diria que ela é genérica o bastante para ser desprezada, porque a menção às pastilhas encolhedoras pode ser relevante.
O pior de tudo, é que pode haver até uma versão desse episódio em 1975. Falarei sobre isso em breve.
Já, sim. Estão sendo postadas no tópico das datas originais. Farei isso ano por ano, porque tem muita coisa para comentar. Esses erros da Tele-Guía complicam a vida de qualquer pesquisador...Gyochaves escreveu:Ah, e o resto das sinopses, você ainda não conseguiu, Gui?
- RenatoCS
- Membro

- Time de Futebol: El Nacional
- Curtiu: 88 vezes
- Curtiram: 588 vezes
Debe ser la versión original de este:Gui Leão escreveu:Tele-Guía n. 956, de 3 a 9 de dezembro de 1970 (com Paula Cusi na capa):
Quinta-feira, 3 de dezembro de 1970, das 20h às 20h30: El Cleptómano. Un hombre padece de una extraña enfermedad, en la que su vicio es robar únicamente instrumental médico.
Comentário:
Pelo menos, sabemos que "O cleptomaníaco" é um dos esquetes do oitavo episódio de Los Supergenios de la Mesa Cuadrada.
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 163 vezes
- Curtiram: 390 vezes
Então, o perseguido episódio perdido de 24/06/1976 complicou ainda mais o cenário de 1976. Ninguém esperava uma versão de "Bebê de Carne sem Osso", apesar de sempre estranharmos um roteiro inédito em 1979.
E "O Espião Invisível" ocupou mais um espaço de perdido mundial em 1976, mas ainda sobra espaço em maio e junho, onde se imagina ter havido reprises.
Acho que aqueles três perdidos do início de 1977 podem sim, ser reprises de 1976. Mas também podem ser reprises de diversas temporadas, inclusive com "Conferência Sobre um Chapolin" (1974) em 01/01/1977.
Já essa sinopse "El Chapulín Colorado se hace chiquito para detener a un peligroso delincuente" de 16/11/1977 é quase uma sinopse genérica... Não vejo como possa se referir a "Os Fantasmas do Oeste". Em NENHUM roteiro de fantasmas, ou de Velho Oeste, o Chapolin utilizou as Pílulas de Polegarina. E não acredito num roteiro totalmente novo em 1979.
Já foi encontrada a sinopse de "Injeção, Não!" (1977)? Acredito que esta sinopse de 16/11/1977 possa se referir a este episódio, que na ordem atual estaria deslocado.
Em 1977, aliás, houve o recorde de episódios conhecidos com uso das Pastilhas Encolhedoras:
1977: Ratos e Ratoeiras
1977: Não Seja Burro, Chapolin!
1977: Injeção: Missão Impossível
1977: Para Mim, Meu Selo
1977: Ovos Podres e Moscas
1977: Cada Um Vale Pelo Que É
1977: O Menino Que Jogou Fora os Brinquedos - Parte 2
E "O Espião Invisível" ocupou mais um espaço de perdido mundial em 1976, mas ainda sobra espaço em maio e junho, onde se imagina ter havido reprises.
Acho que aqueles três perdidos do início de 1977 podem sim, ser reprises de 1976. Mas também podem ser reprises de diversas temporadas, inclusive com "Conferência Sobre um Chapolin" (1974) em 01/01/1977.
Já essa sinopse "El Chapulín Colorado se hace chiquito para detener a un peligroso delincuente" de 16/11/1977 é quase uma sinopse genérica... Não vejo como possa se referir a "Os Fantasmas do Oeste". Em NENHUM roteiro de fantasmas, ou de Velho Oeste, o Chapolin utilizou as Pílulas de Polegarina. E não acredito num roteiro totalmente novo em 1979.
Já foi encontrada a sinopse de "Injeção, Não!" (1977)? Acredito que esta sinopse de 16/11/1977 possa se referir a este episódio, que na ordem atual estaria deslocado.
Em 1977, aliás, houve o recorde de episódios conhecidos com uso das Pastilhas Encolhedoras:
1977: Ratos e Ratoeiras
1977: Não Seja Burro, Chapolin!
1977: Injeção: Missão Impossível
1977: Para Mim, Meu Selo
1977: Ovos Podres e Moscas
1977: Cada Um Vale Pelo Que É
1977: O Menino Que Jogou Fora os Brinquedos - Parte 2
- Gui Leão
- Membro

Não há espaço para os três em 1976. Foram cinco as reprises de meio de ano. Consegui identificar todas. Assim, só sobrariam mais duas datas para perdidos mundiais:João Neto (Eng. Camin) escreveu:Então, o perseguido episódio perdido de 24/06/1976 complicou ainda mais o cenário de 1976. Ninguém esperava uma versão de "Bebê de Carne sem Osso", apesar de sempre estranharmos um roteiro inédito em 1979.
1ª) 05/02/76 e;
2ª) 22/04/76, 29/04/76 ou 10/06/76 (não dá para saber em função das repetições e da ausência de sinopses).
Uma dessas datas foi ocupada por "O caso dos homens tão parecidos, que eram idênticos; sobretudo um deles...".
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 163 vezes
- Curtiram: 390 vezes
Não sabia disso... Estas reprises no meio de 1976 são exclusivamente de episódios de 1975?Gui Leão escreveu: Não há espaço para os três em 1976. Foram cinco as reprises de meio de ano. Consegui identificar todas. Assim, só sobrariam mais duas datas para perdidos mundiais:
1ª) 05/02/76 e;
2ª) 22/04/76, 29/04/76 ou 10/06/76 (não dá para saber em função das repetições e da ausência de sinopses).
Uma dessas datas foi ocupada por "O caso dos homens tão parecidos, que eram idênticos; sobretudo um deles...".
Sobre as datas de 22/04/1976 e 29/04/1976, não seriam ocupadas respectivamente por "Um Bairro Tranquilo" e "O Vazamento de Gás", conforme ordem atual da Televisa?
Uma errata: existe um episódio de Velho Oeste com uso das Pastilhas Encolhedoras, "As Bolas de Ferro" (1974). Mas como houve uma versão em 1978 com piratas, não acredito numa versão em 1977.
- Gui Leão
- Membro

Sim. Ainda hoje posto as sinopses de 1976.João Neto (Eng. Camin) escreveu:Não sabia disso... Estas reprises no meio de 1976 são exclusivamente de episódios de 1975?
Não dá para saber, porque a ordem atual não conservou as reprises do meio do ano (ao contrário do que ocorre em El Chavo). "O vazamento de gás" pode ter sido o primeiro inédito pós-reprises.João Neto (Eng. Camin) escreveu:Sobre as datas de 22/04/1976 e 29/04/1976, não seriam ocupadas respectivamente por "Um Bairro Tranquilo" e "O Vazamento de Gás", conforme ordem atual da Televisa?
Teríamos que buscar outro referencial para, pelo menos, definir a posição do perdido mundial que há em uma daquelas três datas. Se percebermos alguma mudança no uniforme do Chapolin ou na abertura entre "Um bairro tranquilo", "O vazamento de gás" e "O retrato do General Valdés", teríamos uma pista de como as coisas aconteceram.
Outro referencial que pode ser explorado é dar uma olhada nos lotes de episódios recebidos pelo SBT. Nesse caso específico, poderíamos inferir que "O doutor é um assassino / Morte ao Chapolin!" e "Um bairro tranquilo" vieram numa fita, e "O vazamento de gás" e "O retrato do General Valdés", em outra. Assim, o perdido teria sido exibido em 29/04/76.
E aquele perdido mundial de 24/04/75: "El Chapulín Colorado" se toma sus pastillas de chiquitolina para liberar a un preso inocente? Algum palpite?João Neto (Eng. Camin) escreveu:Uma errata: existe um episódio de Velho Oeste com uso das Pastilhas Encolhedoras, "As Bolas de Ferro" (1974). Mas como houve uma versão em 1978 com piratas, não acredito numa versão em 1977.
Acho que pode ser "Injeção, não!". Existe um intervalo relativamente grande entre as duas versões conhecidas (1973 e 1977), e Chespirito adora esse roteiro.
- Ô cô...
- Membro

- Time de Futebol: São Paulo Futebol Clube
- Curtiu: 0
- Curtiram: 6 vezes
Gui, eu já havia perguntado antes, mas enfim...
Quando foi que esses dois perdidos mundiais de 1976 do Chapolin foram exibidos originalmente (e entre quais episódios estão posicionados)?

Quando foi que esses dois perdidos mundiais de 1976 do Chapolin foram exibidos originalmente (e entre quais episódios estão posicionados)?

Vejam finalmente a verdade sobre a minha origem no link abaixo:
- Gui Leão
- Membro

O do necrotério foi exibido em 18/12/1976. Eu já até divulguei a sinopse. Está entre "O espião invisível" (outro perdido recentemente encontrado) e "O cofre do pirata". Vem acompanhado de um esquete do Dr. Chapatin.Ô cô... escreveu:Gui, eu já havia perguntado antes, mas enfim...
![]()
Já o dos homens idênticos deve ser um daqueles dois perdidos mundiais de 1976 que, em função das repetições de sinopses, não poderemos localizar com exatidão. Pode ter sido exibido numa destas datas: a) 05/02/1976 (entre "História de bruxas" e "O debilitador potencial"); ou b) 22/04/1976, 29/04/1976 ou 10/06/1976 (entre "O Doutor é um assassino / Morte ao Chapolin" e "O retrato do General Valdés").
Outra possibilidade é a de exibição em 08/01/1977. A edição que cobre essa semana veio sem sinopse. Só que, nesse caso, provavelmente, também teríamos que considerar como perdido mundial o episódio de El Chavo exibido em 03/01/1977: "El Chavo", "Quico" y "La Chilindrina" hacen planes para el presente año.
- GotardI
- Membro

- Curtiu: 21 vezes
- Curtiram: 37 vezes
Quanto material desaparecido... Barbaridade...
- Gyochaves
- Membro

- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 2 vezes
- Curtiram: 0
Gui Leão escreveu:E aquele perdido mundial de 24/04/75: "El Chapulín Colorado" se toma sus pastillas de chiquitolina para liberar a un preso inocente? Algum palpite?
Acho que pode ser "Injeção, não!". Existe um intervalo relativamente grande entre as duas versões conhecidas (1973 e 1977), e Chespirito adora esse roteiro.
Então realmente a teoria de que a saga de "Os Piratas" tinha 4 partes foi pro ralo? Assim "Os Gêmeos" foi exibido em 17/04/1975? O ruim é essa quantidade imensa de sinopses genéricas do Chapolin!
- Gui Leão
- Membro

Sim, agora não há mais dúvidas. "Os piratas" é uma saga de três partes.Gyochaves escreveu:Gui Leão escreveu:E aquele perdido mundial de 24/04/75: "El Chapulín Colorado" se toma sus pastillas de chiquitolina para liberar a un preso inocente? Algum palpite?
Então realmente a teoria de que a saga de "Os Piratas" tinha 4 partes foi pro ralo? Assim "Os Gêmeos" foi exibido em 17/04/1975? O ruim é essa quantidade imensa de sinopses genéricas do Chapolin!
- Ramyen
- Banido

- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 668 vezes
- Curtiram: 1137 vezes
Não há dúvidas que é uma saga de 3 partes...
Agora com a descoberta de várias tele-guias já conhecemos 98% dos Episódios.
Agora com a descoberta de várias tele-guias já conhecemos 98% dos Episódios.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES
- HerVen 80
- Membro

- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 35 vezes
- Curtiram: 44 vezes
Fico fora um mês, e olha quanta coisa aparece! Parabéns Gui! Muitas raridades descobertas! E Esperamos mais!
We can beat them, just for one day