Confirmada a existência de "O Revolvinho do Chaves"

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
HerVen 80
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 44 vezes

Re: Confirmada a existência de "O Revolvinho do Chaves"

Mensagem por HerVen 80 » 25 Jun 2012, 15:43

Quase Seca escreveu:Se for levar ao pé da letra, no episódio das bombinhas(1973 e 1976) o Chaves usa as bombinhas proibidas de venda pra assustar o Quico...não se lembram da clássica cena dele jogando as bombas no chão enquanto o Quico pula assutado? De uma forma ou de outra essa sinopse deve se referir à esse episódio mesmo.

Na versão de 1973 aliás o Chaves ainda chega a zoar mais ainda com as bombinhas, por exemplo quando joga uma no chão na hora que o Seu Barriga passa e o mesmo pensa que foi um barulho de peido.

Nesse caso rojões pode ser uma tradução pra bombinhas.
Mais uma coisa, para comprovar. Não é só Chiquinha que joga rojões nas versões posteriores! Chaves também faz isso. Quem sabe, ela pega o saquinho novamente, da filhinha do Madruguinha. E com certeza, O Chavinho que estivesse com a arma, as pessoas começaram a acreditar que a arma era de verdade, e não de brinquedo.
Imagem
We can beat them, just for one day

Adolfo Custódio
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por Adolfo Custódio » 25 Jun 2012, 16:09

Jacinto escreveu:
adolfocustodio escreveu:
Antonio Felipe escreveu:Não necessariamente. As sinopses da Tele Guía são muitas vezes vagas, as conclusões sobre quais episódios elas indicam varia de acordo com outras evidências.
Por esse motivo que eu falo que é precipitado dizer que esse episodio é o do revolvinho.
E você acha que é qual? pela sinopse da pra perceber claramente que é uma versão das bombinhas e certamente o Chaves tem o revolvinho,como nas outras versões.
Um episodio sobre as bombinhas sem o revolver.
"Há uma teoria que indica que sempre que qualquer um descobrir exatamente o que, para que e porque o universo está aqui, o mesmo desaparecerá e será substituído imediatamente por algo ainda mais bizarro e inexplicável... Há uma outra teoria que indica que isto já aconteceu."

"A Enciclopédia Galáctica define o amor como algo incrivelmente complicado de se explicar.
Já o Guia do Mochileiro das Galáxias define amor como: geralmente doloroso, se puder, evite-o. Mas para o azar dos terráqueos, eles nunca leram o Guia do Mochileiro das Galáxias."
O Guia do Mochileiro das Galáxias
Douglas Adams

Gui Leão
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 67 vezes
Curtiram: 262 vezes

Mensagem por Gui Leão » 25 Jun 2012, 17:58

"O revolvinho do Chaves" foi o título que uma criança, afortunada por ter visto a exibição excepcionalíssima do dia 19/3/91, deu para o trecho de um esquete até então inédito e que jamais foi reprisado. Para essa criança, o revólver foi o que chamou mais a atenção, mas isso não quer dizer que esse artefato de brinquedo fosse tão central para a trama a ponto de ser imprescindível a sua menção na sinopse do dia 25/9/72.

Imaginem se, ao invés de "Bombinhas são perigosas, ainda mais em mãos erradas..." (1972), o episódio fosse "Satanás" (1973). Com a interrupção da exibição pela metade, não seria razoável conhecê-lo por "A varinha da Bruxa do 71"? Agora, se, vinte anos depois, fosse descoberta a sinopse "A Bruxa do 71 não encontra seu cachorro" na única data em que ele poderia ser originalmente exibido, ela não provaria a existência de "A varinha da Bruxa do 71" só porque não menciona a varinha?

Na realidade, muitas pessoas não se dão conta da sorte que tivemos. A sinopse de 25/9/72 poderia, muito bem, ser "As crianças brincam de bandinha" ou "As crianças interrompem Seu Madruga". Nesse caso, só daríamos como confirmada a data de exibição do episódio da foto em preto e branco. A menção às bombinhas ou aos rojões foi um acréscimo crucial.
Editado pela última vez por Gui Leão em 25 Jun 2012, 19:02, em um total de 1 vez.

HerVen 80
Membro
Membro

Mensagem por HerVen 80 » 25 Jun 2012, 18:42

Gui Leão escreveu:"O revolvinho do Chaves" foi o título que um criança, afortunada por ter visto a exibição excepcionalíssima do dia 19/3/91, deu para o trecho de um esquete até então inédito e que jamais foi reprisado. Para essa criança, o revólver foi o que chamou mais a atenção, mas isso não quer dizer que esse artefato de brinquedo fosse tão central para a trama a ponto de ser imprescindível a sua menção na sinopse do dia 25/9/72.

Imaginem se, ao invés de "Bombinhas são perigosas, ainda mais em mãos erradas..." (1972), o episódio fosse "Satanás" (1973). Com a interrupção da exibição pela metade, não seria razoável conhecê-lo por "A varinha da Bruxa do 71"? Agora, se, vinte anos depois, fosse descoberta a sinopse "A Bruxa do 71 não encontra seu cachorro" na única data em que ele poderia ser originalmente exibido, ela não provaria a existência de "A varinha da Bruxa do 71" só porque não menciona a varinha?

Na realidade, muitas pessoas não se dão conta da sorte que tivemos. A sinopse de 25/9/72 poderia, muito bem, ser "As crianças brincam de bandinha" ou "As crianças interrompem Seu Madruga". Nesse caso, só daríamos como confirmada a data de exibição do episódio da foto em preto e branco. A menção às bombinhas ou aos rojões foi um acréscimo crucial.
Assim como nas versões das bombinhas posteriores, que aparece a arma que o Quico tá brincando com o Chaves, durante pouco tempo, não é? Assim como o episódio que é a Canetinha da Chiquinha, que acredito que só uma cena, ela aparecia com a tal caneta, e no resto do ep não, e por essa cena, saiu o boato.
Imagem

Seu Moncho
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por Seu Moncho » 25 Jun 2012, 19:19

Estava pensando melhor...o TJ Brasil tinha 45 minutos.

Um episódio de Punky leva 20 minutos, em média...com os comerciais deve dar uns 30.

Sobrariam aí uns 15 minutos, mais ou menos, para tapar buraco. É mais fácil supor que tenham sido exibidos dois esquetes de 1972, "Independência" e "Bombinhas", ou ainda, ambos fazendo parte do mesmo esquete, como já foi dito aqui.

Não caberia um episódio inteiro de 1975 e mais um pedaço de um esquete, além da Punky, só para tapar o buraco do TJ Brasil.

E faria mais sentido ser material só de 1972 do que capítulos de épocas diferentes.

HerVen 80
Membro
Membro

Mensagem por HerVen 80 » 25 Jun 2012, 19:31

Seu Moncho escreveu:Estava pensando melhor...o TJ Brasil tinha 45 minutos.

Um episódio de Punky leva 20 minutos, em média...com os comerciais deve dar uns 30.

Sobrariam aí uns 15 minutos, mais ou menos, para tapar buraco. É mais fácil supor que tenham sido exibidos dois esquetes de 1972, "Independência" e "Bombinhas", ou ainda, ambos fazendo parte do mesmo esquete, como já foi dito aqui.

Não caberia um episódio inteiro de 1975 e mais um pedaço de um esquete, além da Punky, só para tapar o buraco do TJ Brasil.

E faria mais sentido ser material só de 1972 do que capítulos de épocas diferentes.
É! desconfio mesmo! Gente falando que era a de 1975. Mas na de 1975 não tinha Chiquinha. E se foi realmente a de 1972. E como eu disse, tinha que ser algo bem curto, como um dos clássicos desenhos que usavam como tapa-buraco na emissora, outra esquete do Chaves! E quem sabe com os dois eps, não passou o episódio dos Ladrões como muitos dizem! O Jornal dura 45 minutos! 2 Esquetes, alcançariam 20, mais dos Ladrões, deveria durar uns 25 ou 26 minutos. e os outros 20? O que passou, ou realmente, como disse alguém por aqui, chegou a ter um pouquinho do jornal
Imagem

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 25 Jun 2012, 19:36

A hipótese de exibição de "A proposta" não é lá muito confiável. Naquela situação emergencial, os funcionários do SBT não trocariam de fita. No entanto, também não faz sentido afirmar que "A proposta" e "O revolvinho" estavam na mesma fita. Se isso fosse verdade, "O revolvinho" seria, ao menos, encontrado nos arquivos do SBT, já que "A proposta" voltou a ser exibido.

Dou muito mais crédito à versão de que foi exibido um esquete de Beterraba e Peterete e depois o esquete do Chaves, que reuniria tanto "Os instrumentos musicais" quanto "As bombinhas".

HerVen 80
Membro
Membro

Mensagem por HerVen 80 » 25 Jun 2012, 19:50

Gui Leão escreveu:A hipótese de exibição de "A proposta" não é lá muito confiável. Naquela situação emergencial, os funcionários do SBT não trocariam de fita. No entanto, também não faz sentido afirmar que "A proposta" e "O revolvinho" estavam na mesma fita. Se isso fosse verdade, "O revolvinho" seria, ao menos, encontrado nos arquivos do SBT, já que "A proposta" voltou a ser exibido.

Dou muito mais crédito à versão de que foi exibido um esquete de Beterraba e Peterete e depois o esquete do Chaves, que reuniria tanto "Os instrumentos musicais" quanto "As bombinhas".
Realmente, Gui! Essa de estar na mesma fita, faz todo sentido! Era um episódio com instrumentos musicais, que seria "A Proposta" E tudo parece que está indicando, ser a versão de 1972, e assim como a do revolver, passou só aquele dia e nunca mais. Pena, que as bombinhas, ficou sem fim, com o mistério do que aconteceu após o Seu Madruga ter tomado o revolver e nunca mais, saberíamos o final! Eu não lembro disso, mas gostaria de saber, o que ouve no ep! :cry:
Imagem

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 25 Jun 2012, 20:07

Concordo com o Gui Leão. As evidências são fortes.
Esse episódio das bombinhas geralmente utiliza arma de brinquedo e foi muita sorte terem encontrado uma sinopse tão direta (sobre os rojões). Poderia muito bem ter sido uma sinopse mais vaga ainda.

Mas se alguém ainda quiser uma prova mais concreta, só seria possível através de alguma foto ou vídeo que ajudasse ainda mais no esclarecimento. Mas acho pouquíssimo provável que alguém encontre isso algum dia ou que a Televisa libere algum material.

EDIT: Corrigi um erro de português.
Editado pela última vez por Arkantos em 25 Jun 2012, 23:50, em um total de 1 vez.

Seu Moncho
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por Seu Moncho » 25 Jun 2012, 23:46

Então...o que eu disse foi que poderiam ser dois esquetes separados ou os dois em um só, reunindo os instrumentos musicais e as bombinhas. O que não daria tempo era de passar Punky, um episódio inteiro e mais um esquete.

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 26 Jun 2012, 00:09

Seu Moncho escreveu:Então...o que eu disse foi que poderiam ser dois esquetes separados ou os dois em um só, reunindo os instrumentos musicais e as bombinhas. O que não daria tempo era de passar Punky, um episódio inteiro e mais um esquete.
Eu entendi, Seu Moncho. E concordei. Tanto que afirmei que não faz muito sentido a tese de que foram exibidos um episódio da Punky e dois episódios do Chaves.

Tenho para mim que essa tese de que o SBT exibiu "A proposta" (que é de 1974, mas, hoje, é distribuído como de 1975) antes do tal "O revolvinho" não passa de uma ilação. Os relatos dos fãs que viram a exibição excepcional do dia 19/3/91 deviam dar conta de duas situações: as interrupções com instrumentos musicais e a brincadeira com as bombinhas.

Como, na época da elaboração das listas de episódios exibidos pelo SBT, não se imaginava ser possível a reunião dessas duas cenas no mesmo esquete, concluíram que a parte dos instrumentos seria, na verdade, o episódio "A proposta" e que a segunda, "As bombinhas" (1973).

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 26 Jun 2012, 00:16

Gui Leão escreveu:
Seu Moncho escreveu:Então...o que eu disse foi que poderiam ser dois esquetes separados ou os dois em um só, reunindo os instrumentos musicais e as bombinhas. O que não daria tempo era de passar Punky, um episódio inteiro e mais um esquete.
Eu entendi, Seu Moncho. E concordei. Tanto que afirmei que não faz muito sentido a tese de que foram exibidos um episódio da Punky e dois episódios do Chaves.

Tenho para mim que essa tese de que o SBT exibiu "A proposta" (que é de 1974, mas, hoje, é distribuído como de 1975) antes do tal "O revolvinho" não passa de uma ilação. Os relatos dos fãs que viram a exibição excepcional do dia 19/3/91 deviam dar conta de duas situações: as interrupções com instrumentos musicais e a brincadeira com as bombinhas.

Como, na época da elaboração das listas de episódios exibidos pelo SBT, não se imaginava ser possível a reunião dessas duas cenas no mesmo esquete, concluíram que a parte dos instrumentos seria, na verdade, o episódio "A proposta" e que a segunda, "As bombinhas" (1973).
Gui, mas existem relatos de que houve cenas de interrupções com instrumentos musiciais nesse fatídico dia da enchente?

Só ouço falarem do revolvinho...

Barbirotto
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo FC
Curtiram: 0

Mensagem por Barbirotto » 26 Jun 2012, 00:44

Ainda acho que o SBT está guardando esse episódio do Revolvinho e mais outros perdidos mundiais que possui dublado no caso de, de repente, a nova dublagem não agradar o público. Eles usariam como uma carta na manga para reconsquistar a audiência, exatamente por isso que esses episódios não voltaram junto com os semelhantes.

Gui Leão
Membro
Membro

Mensagem por Gui Leão » 26 Jun 2012, 01:29

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
Gui Leão escreveu:

Gui, mas existem relatos de que houve cenas de interrupções com instrumentos musiciais nesse fatídico dia da enchente?

João, existem várias versões. As duas principais eram as seguintes:

1ª) Esquete inédito do Beterraba e do Peterete assaltando uma casa seguido de um esquete também inédito do Chaves, que parecia mais antigo que os comumente exibidos pelo SBT. Chaves estava com calças da cor azul e brincava com um revolvinho. A vila estava toda enfeitada. (Houve até quem dissesse que parecia um episódio de Carnaval.)

2ª) Em primeiro lugar, um episódio do seriado "Punky, a Levada da Breca". Depois, "A proposta" (1975) e cenas desconexas de um episódio em que Chaves brincava com um revólver de brinquedo.

A primeira parece estar centrada apenas naquilo que foi exibido de CH. Não quer dizer, necessariamente, que antes do esquete dos ladrões não tenha vindo "Punky". Já a segunda é mais recente. Se não me engano, trata-se de uma síntese que o Gustavo Berriel fez dos vários relatos que ele colheu de fãs que afirmavam estar ligados no SBT na fatídica hora do TJ Brasil.

Lembro-me que, na ocasião em que o Berriel elaborou a lista de exibição dos episódios no SBT, ele até afirmava que "O revolvinho" deveria ser a versão de 1973 das bombinhas. Por isso, é que acho que a conclusão pela exibição de "A proposta" foi uma suposição. Ele deve ter ouvido de alguém que as crianças brincavam com instrumentos musicais e interrompiam o Seu Madruga e concluiu, com as informações que tinha na época, que deveria ser "A proposta".

Acho perfeitamente possível que tenha sido assim: Punky + Os ladrões assaltam uma casa + o esquete da sinopse de 25/9/72 cortado (sendo que esse esquete teria um bloco dedicado às interrupções e outro às bombinhas)

Com o corte, o SBT teria deixado de exibir "Madruguinha" (1972), que deve integrar essa compilação (a única mundialmente perdida).

HerVen 80
Membro
Membro

Mensagem por HerVen 80 » 26 Jun 2012, 12:19

Gui Leão escreveu:
João Neto (Eng. Camin) escreveu:
Gui Leão escreveu:

João, existem várias versões. As duas principais eram as seguintes:

1ª) Esquete inédito do Beterraba e do Peterete assaltando uma casa seguido de um esquete também inédito do Chaves, que parecia mais antigo que os comumente exibidos pelo SBT. Chaves estava com calças da cor azul e brincava com um revolvinho. A vila estava toda enfeitada. (Houve até quem dissesse que parecia um episódio de Carnaval.)

2ª) Em primeiro lugar, um episódio do seriado "Punky, a Levada da Breca". Depois, "A proposta" (1975) e cenas desconexas de um episódio em que Chaves brincava com um revólver de brinquedo.

A primeira parece estar centrada apenas naquilo que foi exibido de CH. Não quer dizer, necessariamente, que antes do esquete dos ladrões não tenha vindo "Punky". Já a segunda é mais recente. Se não me engano, trata-se de uma síntese que o Gustavo Berriel fez dos vários relatos que ele colheu de fãs que afirmavam estar ligados no SBT na fatídica hora do TJ Brasil.

Lembro-me que, na ocasião em que o Berriel elaborou a lista de exibição dos episódios no SBT, ele até afirmava que "O revolvinho" deveria ser a versão de 1973 das bombinhas. Por isso, é que acho que a conclusão pela exibição de "A proposta" foi uma suposição. Ele deve ter ouvido de alguém que as crianças brincavam com instrumentos musicais e interrompiam o Seu Madruga e concluiu, com as informações que tinha na época, que deveria ser "A proposta".

Acho perfeitamente possível que tenha sido assim: Punky + Os ladrões assaltam uma casa + o esquete da sinopse de 25/9/72 cortado (sendo que esse esquete teria um bloco dedicado às interrupções e outro às bombinhas)

Com o corte, o SBT teria deixado de exibir "Madruguinha" (1972), que deve integrar essa compilação (a única mundialmente perdida).
Sério Gui! Suas teorias, são as que mais fazem sentido pra mim! Tudo está indicando, que episódio existe e foi ele mesmo que passou nesse dia! Ninguém falou se era a versã de 1975 como Nhonho! Só disseram que eles interrompiam a conversa tocando instrumentos! E se somar esses 2 episódios, perdidos mundialmente, mas a dos Ladrões, que nem imagin qual é, mas a Punky, soma os 45 minutos que o jornal levava! Só que como estourou o tempo, eles cortaram, Madruguinha versão 72 e o final do episódio do revolver, fazendo os brasileiros até hoje, ficarem sem saber como foi a conclusão do episódio.
Imagem

Responder